Latitude 10 é o primeiro tablet da Dell para negócios

Dispositivo roda Windows 8 completo com acesso à área de trabalho.
SSD de 64 GB permite usar 38,6 GB depois que sistema está instalado.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias
Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)

Austin, Texas – A multinacional Dell mostrou nessa quarta-feira (12) o ultrabook Latitude 10 voltado especificamente para o mercado corporativo. Ora, ora, temos alguns tablets (alô, Playbook) por aí que atende esse público, você deve estar pensando. Pode ser. Ainda assim, o Latitude 10 tem grande importância para a fabricante por rodar, pela primeira vez, o sistema Windows 8 no sabor mais completo.

Eu tive a oportunidade de brincar rapidamente com um desses no centro de exposições em que ocorre o evento Dell World, nos Estados Unidos. Devo dizer que estou impressionado com a rapidez com que o dispositivo responde aos comandos no visor touchscreen de 10,1 polegadas. Michael Dell, o fundador da Dell, entrevista a ninguém menos que este intrépido repórter, disse que utiliza o Latitude 10 diariamente no escritório e ainda destaca a presença – bem como a aposta da companhia – do Windows 8.

O Latitude 10 testado por mim em seu cerne processador Atom de 1,8 GHz (Z2760) fabricado pela Intel. Espantou-me a memória RAM de 2 GB, pois eu imaginava que seria mais. Ainda assim, o aparelho responde bem no acesso à internet, reprodução de vídeos com o app nativo do Windows 8 e também na exibição de documentos do Microsoft Word.

Lembra-se que havia polêmica e dúvida em relação ao espaço que fica livre no armazenamento de tablets com o mais novo Windows. Pois bem, o Windows Explorer do Latitude 10 nos revelou que havia 38,6 GB livres de 52,2 GB reconhecidos pelo sistema. Provavelmente a Dell inclui naquele modelo específico um SSD de 64 GB. Alguns modelos do Latitude 10 terão mais – até 128 GB, obviamente custando mais caro.

Índice do Windows no Latitude 10 (foto: Thássius Veloso / Tecnoblog)
Índice do Windows no Latitude 10

Outra curiosidade referente ao tablet para negócios, no Latitude 10 haverá modelos com bateria removível. Um vídeo publicitário mostrava o dono de uma máquina dessas trocando a bateria comum por outra maior, o que certamente dá mais autonomia de uso.

Nos ajustes do sistema operacional marcava pontuação de 3,3 pontos no índice do Windows. Não é deslumbrante, mas também não se esqueça de que estamos falando de um tablet.

Representante da Dell disse que a presença do Windows 8 completo, sem ser a versão RT, garante a compatibilidade com aplicativos mais antigos. Detalhe importante para o ambiente corporativo.

O Latitude permite plugar um Dock com acesso a uma série de portas, além de ele próprio incluir leitor de SD Card (entre outros que prefiro não mencionar pois depende do modelo). A Dell Brasil ainda não divulgou o preço para o mercado nacional. Cá no evento Dell World está saindo por 329 dólares para os presentes (no varejo custa a partir de 649 dólares). Nada mal.

O repórter viajou para os Estados Unidos a convite da Dell. Atualizado às 0h48.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados