Samsung revela processador de oito núcleos para smartphones

Exynos 5 Octa tem núcleos Cortex-A15 e promete não detonar a bateria

Paulo Higa
Por

Os fabricantes de hardware estão aproveitando a CES 2013 para anunciar seus novos processadores para dispositivos móveis. Depois do Nvidia Tegra 4 e da nova linha de chips Snapdragon, foi a vez da Samsung revelar o Exynos 5 Octa. O processador, como o nome sugere, possui oito núcleos e fornece altíssimo desempenho com consumo de energia reduzido.

exynos-5-octa

Segundo a Samsung, o Exynos 5 Octa é o processador móvel mais rápido do mercado e fornece o dobro de desempenho em relação ao antecessor Exynos 4 Quad, que é usado em smartphones topo de linha como o Galaxy S III. O desempenho gráfico também dobrou. Nós já vimos que o Exynos 5 Dual, presente no Nexus 10, é um ótimo processador, logo, esse Exynos 5 Octa deve deixar seu próximo smartphone (Galaxy S IV?) bem rápido.

O Exynos 5 Octa faz uso da tecnologia big.LITTLE da arquitetura ARM. Ele tem quatro núcleos Cortex-A15, que fornecem desempenho superior, e mais quatro núcleos Cortex-A7, que possuem maior eficiência energética e dão uma folga para a bateria. Dessa forma, se você não estiver executando tarefas que exijam muito processamento, o Exynos 5 Octa deixará ativos os núcleos Cortex-A7, fazendo com que o consumo energético fique até 70% menor em relação ao Exynos 5 Dual.

Vale lembrar que, no big.LITTLE, os dois grupos de núcleos não funcionam ao mesmo tempo; são apenas quatro de cada vez. Por isso, referir-se ao Exynos 5 Octa como um processador “octa-core” é até questionável, afinal, todo mundo chama o Nvidia Tegra 3 (que tem 4 núcleos de processamento e 1 núcleo de economia de energia) de processador “quad-core”, não “penta-core”.

Com informações: Engadget, Mashable, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados