Kim Dotcom lança Mega, o sucessor do Megaupload

Serviço de armazenamento de arquivos oferece 50 GB no plano gratuito.
Todos os dados enviados pelo usuário são criptografados.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
novo-mega

Exatamente um ano após a morte do Megaupload, Kim Dotcom estreia o Mega, novo serviço de armazenamento de arquivos que promete dar uma bela dor de cabeça para as gravadoras. O Mega é um serviço que oferece 50 GB de espaço gratuitamente e criptografa todos os seus arquivos com uma chave que só você possui. Desta forma, nem os detentores de direitos autorais e nem o próprio Mega têm acesso aos seus dados.

O Mega, que ainda está em beta e já possui tradução para o português do Brasil, poderá ser usado gratuitamente ou por meio de uma assinatura mensal. No plano gratuito, é possível armazenar até 50 GB de arquivos, espaço bem maior que serviços concorrentes, como Dropbox (2 GB), Google Drive (5 GB) e SkyDrive (7 GB).

O plano pago mais barato é o Pro I, que oferece 500 GB de espaço, 1 TB de transferência e custa 10 euros por mês. O plano Pro II fornece, por 20 euros ao mês, 2 TB de espaço e 4 TB de transferência. O mais caro é o Pro III, que disponibiliza absurdos 4 TB de espaço e 8 TB de transferência, por 30 euros. Em todos os casos há desconto de 17% para quem optar por uma assinatura anual.

mega-gerenciador

Antes de enviar um arquivo para o Mega, é necessário concordar com os termos de uso, que isentam o serviço de qualquer responsabilidade em relação aos arquivos enviados pelos usuários. Como todos os dados são criptografados e, na teoria, nem mesmo o Mega possui a chave, ninguém saberá exatamente o que foi salvo. Há dois pontos aqui: isso deve incentivar o envio de arquivos piratas como no Megaupload, mas também pode tornar o Mega um reduto para outros arquivos ilegais, como fotos de pedofilia.

mega-pastas

Visualmente, o Mega é bem parecido com outros serviços de armazenamento de arquivos, como Dropbox e Google Drive, com a diferença que ele não possui um aplicativo de sincronização. É possível organizar arquivos em pastas (todos ficam no seu Cloud Drive), há uma lixeira e, claro, uma opção para compartilhar arquivos. Você também pode enviar uma pasta inteira de uma vez só.

Como esperado, o serviço está bastante instável nos primeiros minutos após sua estreia. Há muita lentidão no carregamento das páginas, que exibem uma simpática (e irritante) animação de nuvem com engrenagens. Vários usuários também relatam que não estão conseguindo se cadastrar e, mesmo após entrar no gerenciador, enviar um arquivo ou mesmo criar uma pasta é tarefa quase impossível.

mega-carregando

De acordo com Kim Dotcom, que está comentando sobre o lançamento em sua conta no Twitter, foram mais de 100 mil cadastros em menos de uma hora. Além disso, o tráfego da rede subiu de zero para 10 Gbps em apenas 10 minutos. Velocidade de download não deverá ser problema quando o serviço se estabilizar: segundo Dotcom, um único rack de servidores do Mega possui mais largura de banda que todo o país da Nova Zelândia.

O antigo Megaupload saiu do ar no dia 19 de janeiro de 2012, após uma operação do FBI prender o fundador Kim Dotcom e vários funcionários do serviço. Na época, os servidores do Megaupload foram apreendidos e todos os arquivos ficaram inacessíveis. Segundo Dotcom, 4% de todo o tráfego da internet passava pelos servidores do Megaupload.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados