Como desinstalar jogos da Steam

Conheça alguns métodos de desinstalação de jogos da Steam e saiba como fazer em poucos passos; é possível apagar vários de uma só vez

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Saiba como desinstalar jogos da Steam em poucos passos (Imagem: Divulgação)

É possível excluir jogos da Steam de forma individual ou vários de um só vez. A função pode ser feita diretamente pelo gerenciador de armazenamento da ferramenta no PC. A seguir, veja como desinstalar seus jogos da Steam em poucos passos.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo de desinstalação de um game via Steam é bem simples e pode ser feito de duas maneiras diferentes. Abaixo, você confere como excluir um jogo individualmente. Porém, no tópico seguinte, saiba como apagar vários de uma vez só.

  1. Acesse sua biblioteca

    Com sua Steam aberta no PC, vá até sua biblioteca de jogos e escolha qual deseja desinstalar;Como desinstalar jogos da steam pelo PC

  2. Selecione o jogo

    Na sequência, clique com o botão direito do mouse sobre o título, vá até “Gerenciar” e selecione “Desinstalar“;Como desinstalar jogos da steam pelo PC

  3. Confirme a solicitação

    Por fim, conclua a solicitação no botão “Desinstalar“;

Pronto! Mesmo com o jogo desinstalado do seu PC, o nome ainda continuará na esquerda de sua biblioteca. Para jogá-lo será necessário fazer o download e instalação novamente.

Caso queira excluir vários jogos de uma só vez, a Steam oferece a possibilidade pelo Gerenciador de Armazenamento. Veja mais detalhes abaixo.

Como apagar todos os jogos de uma vez

  1. Acesse a página de downloads
    Primeiramente, vá até à página de downloads que pode ser acessada em “Biblioteca“;
    Como desinstalar jogos da Steam
  2. Abra as configurações
    Na sequência, clique no botão de engrenagem para abrir as configurações da Steam;
    Como desinstalar jogos da Steam
  3. Selecione a opção
    Clique em “Pastas da biblioteca” para abrir o Gerenciador de Armazenamento da plataforma;
  4. Desinstale os jogos
    Escolha os jogos que deseja desinstalar e confirma no botão posicionado abaixo;

Vantagens em desinstalar os games

O usuário do Steam faz o download dos jogos e armazena em seu computador. Mesmo que não esteja instalado, os direitos sobre software são seus, estando disponíveis os downloads quantas vezes forem necessárias.

Para não sobrecarregar o HD com informações desnecessárias, que serão lidas toda a vez em que o PC for ligado, é interessante armazenar somente os arquivos dos jogos que está utilizando.

Após alguns anos, a biblioteca acaba ficando com muitos títulos, o que deixa o computador lento caso não seja feita essa limpeza e rotação de jogos disponíveis no HD. Ou seja, quanto menos informações para serem processadas existirem no seu computador, mais rápido o PC fica.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados