Ir para o conteúdo.

Início » Celular e tablet » Aqui vão algumas dicas para você liberar espaço no seu iPhone

iphone-economizar-espaco-2

16 GB de armazenamento: esse espaço é suficiente para você? Para mim já foi, mas não é mais. E fui perceber isso só agora, que estou com o meu novo iPhone em mãos, recém-comprado em uma Apple Store nos EUA.

Eu até consigo vender ele aqui e ganhar uns trocados em cima, mas não temos outra viagem marcada para lá nos próximos meses, então trocar não é uma opção. Ou eu faço uma limpa nele, ou fico assim, sem espaço para mais nada mesmo.

Muita gente não sabe, mas o iPhone de 16 GB não tem exatamente 16 GB de espaço de armazenamento. O iOS come um pedaço disso e o que sobra para o usuário é algo em torno de 13 GB.

Eu não sou um app freak. Mantenho instalados apenas alguns aplicativos que uso bastante e outros que uso de vez em quando. O resto, deleto sem dó. Mas tenho um problema sério com músicas. Tenho quase dois mil arquivos no meu iTunes e todos entraram na biblioteca por algum motivo. Por mais que eu não escute tanto algumas, fico pensando “e se um dia der vontade?”.

Assim, dos 13 GB disponíveis no iPhone, 10 GB eu ocupo só com músicas. Ou seja, precisava fazer algo em relação a isso.

Diminua a qualidade das músicas que vão para o gadget

Aqui vai um dado factual: a não ser que você seja algum freak da música e possua fones de ouvido alienígenas, nunca irá precisar de arquivos com 320 kbps de bitrate.

A Apple sabe disso, tanto que oferece a opção de baixar a qualidade dos arquivos na hora de sincronizar a sua biblioteca com os gadgets.

bitrate

Na hora de sincronizar o seu gadget, basta selecionar a opção 192 kbps e esperar. Vai demorar um pouquinho na primeira sincronização, já que ele precisa converter todos arquivos que estiverem com qualidade superior a isso. Mas depois é instantâneo.

Você pode baixar ainda mais a qualidade se quiser, mas não recomendo. Na época da internet discada, o pessoal costumava usar 128 kbps, mas nesse bitrate a perda é muito grande. Você pode testar, se não gostar é só mudar depois e esperar que a conversão ocorra novamente. Os arquivos originais continuam intactos, então você não precisa se preocupar com isso.

Apagando as músicas que você realmente não ouve

Abra a sua biblioteca no iTunes utilizando o modo Songs. Então ordene as faixas pela quantidade de Plays, como na imagem abaixo:

plays

Você realmente precisa desses arquivos ocupando espaço na sua biblioteca? Se nunca ouve, talvez dê para fazer uma faxina.

Apagando arquivos duplicados

O iTunes possui outra função nativa que é muito útil para organizar a biblioteca: a limpeza de faixas duplicadas. Ele simplesmente pega o nome de todas as faixas e lista as que possuem nome igual.

duplicadas

Como não há uma inteligência envolvida, a lista apresenta alguns falsos positivos. Por exemplo, versões diferentes da mesma faixa (ao vivo, acústica etc) são apresentadas como sendo iguais.

É um processo um pouquinho mais trabalhoso — você precisa escutar um trecho de cada faixa para comparar e ver se pode excluir. Mas pode te liberar um espaço bacana. Aqui consegui excluir quase 100 faixas, o que me liberou perto de 300 MB de espaço.

Removendo o lixo do iOS com o PhoneClean

Esta dica eu recebi pelo Twitter do leitor Reinaldo Versuri e é uma das mais práticas. Assim como nos sistemas de desktop, nos dispositivos móveis os aplicativos também guardam cache de imagens, scripts e outros conteúdos. Se você for viciado em redes sociais, vai ficar surpreso em ver a quantidade de espaço que os aplicativos de Facebook, Twitter e Instagram usam só para fazer cache de tudo.

phoneclean

O PhoneClean é um aplicativo gratuito que limpa tudo isso e algumas coisinhas mais — como downloads mal sucedidos, por exemplo. O funcionamento também é muito prático: basta instalar o programa, plugar o seu iGadget e mandar ele escanear o aparelho.

Depois de alguns minutos vem o resultado, que no meu caso foi 399 MB de lixo.

Desative o upload do Photostream no iPhoto

O PhotoStream é um recurso simples mas muito legal para quem utiliza o ecossistema da Apple. Quando configurado, o iPhoto passa a fazer upload das últimas 1.000 fotos, ou últimos 30 dias da biblioteca (o que bater primeiro) para o iCloud. Essas fotos são baixadas automaticamente em todos os dispositivos onde o Photostream estiver ativado.

Isso é legal para quando o gadget está com espaço sobrando, pois você fica com as fotos mais recentes sempre nas mãos, para mostrar para os amigos e tal. O problema é que isso come um espaço considerável.

upload-iphoto

A dica então é desativar o upload de fotos no iPhoto. Dessa forma, o iPhone continua subindo suas fotos para o iCloud (e sincronizando com o iPhoto automaticamente), mas deixa de baixar as imagens que você mantêm no computador.

Concluindo

E aí, o que acharam das dicas? Não é como comprar um iPhone de 32 GB, mas já dá para voltar a sincronizar o gadget com o iTunes e quem sabe até adicionar novos apps e músicas.

Vocês costumam utilizar mais algum recurso para aliviar o armazenamento do seu iGadget? Contem aí nos comentários! :)

36 Comentários (Deixe o seu!)

  • Matheus Fernal
    5c

    Não é exatamente uma dica válida, mas no meu caso uso o Rdio pra escutar música então é muito mais fácil manter uma pequena quantidade de musicas offline no aparelho porque as que não estiverem continuam disponíveis online podendo ser ouvidas ou mesmo sincronizadas via wifi ou em um 3G melhorzinho sem precisar ir até o iTunes do computador. Também tem o iTunes Match que nunca usei mas acredito que funciona de maneira semelhante.

    • André Noia
      63c

      Eu também uso o Rdio. É bom demais e você não entope a memória do telefone com músicas que eventualmente vá ouvir. Deu vontade? Sincroniza no dispositivo ou escuta via streaming. Depois é só apagar se quiser.

  • Cab
    109c

    Pois é cara, seu grande problema é seu gosto absurdo por música a ponto de guardar 10gb de música num telefone de 13gb. Eu se fosse tu deixava apenas as que mais costuma escutar mesmo e caso batesse aquele desejo insaciável de escutar alguma música, bastava ir no app do YouTube e resolver o problema (claro que tem outras opções mais sofisticadas como o Grooveshark, Rdio, Spotify mas pelo menos o YouTube é de graça).

    Não tenho iPhone mas meu telefone também tem os mesmo 13gb de espaço dos quais ainda tenho 10gb livres (seria muito mais se não mantivesse 2.45gb de fotos e vídeos em alta resolução no telefone).

    Resumindo: Se livre de suas músicas. =P

  • iosplayers
    1c

    Caraca Mobilon, recomendo a você assinar o iTunes Match, assim você escutaria suas musicas via stream e sobraria todo esse espaço gasto com musicas…

    • Escutar músicas via streaming? E plano de dados pra isso?

      • twi_62420647
        1c

        Usa o pacote de dados da TIM e se mate em seguida :)

        • Plano de dados, problemas:
          -1- 10MB por dia.
          -2- Velocidade de conexão.
          -3- Conectividade, não pega em lugar nenhum.

          Internet móvel no BR é piada.

  • Cassio Delmanto
    3c

    eu queria saber se tem algum jeito de apagar aqueles Outros em amarelo… às vezes ocupam um espaço enorme… pelo que pesquisei, dá para restaurar o celular… mas eita trabalho chato… hahaha…

  • Musica geralmente é leve, eu escuto as minhas pelo 3G da tim de 50cent, mas a maioria das vezes utilizo no wifi

  • Adão Rossi
    1c

    Por isso que não compro um Nexus… acho bizarro um aparelho tão caro não ter cartão de memória… tenho músicas demais no celular… músicas pra todo tipo de ocasião..kkk meu RAZR Maxx com 16gb interno + microSD de 64gb está dando conta \o/

    • quem falou de nexus?

      • @mos_axz
        1069c

        O Nexus tem o mesmo “problema” do iPhone e dos WP 7.5, que é não ser expansível via microSD. Por isso ele falou disso.

  • Alessandro Guarita
    4c

    Achei muito legal o aplicativo que limpa lixo do iPhone, vou baixar.
    Mas já que o maior problema do autor do artigo é música, eu posso sugerir o uso do iTunes Match: não é um serviço caro e vc ouve TODA a sua biblioteca via streaming (o que pode totalizar muito mais que o espaço dos iDevices, dependendo de quem for). Já tem meses que eu uso e estou plenamente satisfeito: claro que às vezes dá uma trabalheira procurar algo numa biblioteca imensa, mas posso escolher o que eu quiser e ainda usufruo de shuffle e Genius :)

  • Anderson Freitas
    11c

    iTunes Match.. é o que farei!

  • Alberson Melo
    6c

    Achei interessante esse removedor de “lixo”, mas utilizo o Spotify e sincronizo muita coisa dele offline. Esses dados teoricamente são “cache” do app. Alguém sabe com certeza se vai apagar isso também?

  • Reinaldo Versuri 
    1c

    Obrigado por me citar na dica do PhoneClean, também envio várias dicas para outros blogs e depois aparecem como “Conteúdo original” e esquecem de quem enviou.

    Abraços.

    • Não sei por que saiu esse avatar e sem meu link do Twitter.

  • Legal a dica do removedor de lixo, nunca tinha me ocorrido que celulares armazenassem cache dessa mesma forma. Agora não poderei testar porque acabei de restaurar o meu, então não faria diferença.

    Eu tento sempre me policiar pra dar umas revisadas nos apps e ver quais eu tenho usado e quais podem ser deletados, porque sempre baixo apps novos, especialmente naqueles esquemas de “grátis por um dia”. O que mais ocupa a espaço do meu telefone são joguinhos.

    PS: Fui clicar em logar pra comentar nesse post e acabei sendo enviado pra postagem do podcast 33

  • trovalds
    704c

    Dicas interessantes MESMO. Mas gostei foi das SS da sua biblioteca de músicas, descontando uma ou outra coisa, show de bola!

  • Alexandre Peixoto de Andrade
    10c

    Quando Lí o titulo achei que seria apenas mais um do mesmo.

    Mas dou meus parabéns fizeram realmente uma matéria inteligente, explicativa, e eficiente.

    Eu como Ex-user de iPhone sei muito bem como Limpar espaço e espremer como um limão.

    Mas essa dica ainda conseguiu espremer até o carosso do limão.

    Parabéns.

  • Eu to com um horrível problema em meu celular.. O iOs dele ainda é o 5 e eu estou tentando atualiza-lo pro 7 há decadas. Mas pra isso ele precisa de 3.7 de memória, meu aparelho possui 8GB. Eu já apaguei tudo. Fotos/Musicas/App, etc. Os gigam subiram pouco e quando eu conecto com o iTunes a aba "outros" tá lotada, tomando 5GB da minha memória, sendo que eu já não tenho mais o que apagar. HELP!

    • vc conseguiu? pq eu to com o mesmo problema! :/

  • eu ganho mais quants gb a mais o meu iphone tem 16,esta opção da certo

  • O PhoneClean não aparece no App Store :/

    • E nem vai aparecer, vc precisa fazer o download do programa em seu computador para daí fazer a limpeza no seu aparelho.

    • o phoneclean voce baixa a parte

  • genteeee me ajudemmm
    já desinstalei quase todos os aplicativos,músicas e fotos e num consigo baixar o IOS 7 pq num cabe…..me salvem!!!

    • tathiana.gonzaga78
      1c

      Dê uma olhada nas mensagens não apagadas no seu celular…

    • tathiana.gonzaga78
      1c

      Apague as mensagens lidas… Ocupam espaço tbm… Tinha só 3 gb livres… Apaguei as mensagens e apareceram 8 gb livres!!! =}

  • Preciso atualizar meu iphone, já apaguei todos os aplicativos, todos mesmo, não tenho nem músicas, e o celular pede 3,7 GB de armazenamento, eu só tenho 3,2 GB livre, vc sabe o que mais posso apagar pra libarar espaço? Desde já obridada ;)

  • Danilo Carvalho

    ONDE esse PhoneClean é gratuito????????????????????????

    • hunf__
      1c

      Eu baixei gratuitamente… abriu o site do app fez o download!!! Simples rápido e fácil e ainda liberou 1,01GB de espaço…

  • hunf__
    1c

    GENTE EU BAIXEI O PHOTOCLEAN E LIBEROU MAIS DE 1GB DE ESPAÇO…

  • Patngama
    1c

    O PhoneClean somente está disponível pago…

  • siena07
    1c

    Queria saber se posso salvar minhas fotos só no iCloud e liberar espaço no iphone. Pesquisei e pesquisei e não encontrei nada a respeito disso. Não vejo utilidade no iCloud se não for pra isso.
    Meu iphone é de 8G e fotos são meu maior problema.

  • Jaciel Carlos Schmidt
    1c

    segui a dica do amigo de baixar a qualidade das musicas para 192kb, e baixou de 2gb para 1,2gb. o problema é que meu espaço livre manteve-se com somente 2gb. não entendi o motivo. devo deletar todas as músicas e baixa-lasnovamente ja com 192kb? outra grande duvida que tenho é: por que os vídeos não ocupam espaço na memoria do celular, e as musicas sim? seria muito interessante utilizar a memoria virtual do I cloud para musicas, pelo menos. obrigado, abraços

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.