Firefox vai bloquear Flash, Java e Silverlight por padrão

Próximas versões do navegador vão incorporar o "Clique para exibir"

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 1 semana

E os desenvolvedores do Mozilla Firefox batem mais um prego no caixão do Java: a partir das próximas versões, o Firefox vai bloquear por padrão a execução de plugins de terceiros, como Java, Flash, Silverlight e outros. O motivo? Entre outras coisas, segurança.

ctp-in-action1
os avisos que o usuário deve receber

O anúncio foi feito no blog da Mozilla e baseia-se no recurso “Click-to-Play”, incorporado ao Firefox no final do ano passado. Esse recurso permita ao usuário decidir se rodará ou não um plugin externo, bastando para isso ativar o plugin que quiser rodar. Se o plugin estiver desatualizado, ele se encarrega de avisar o usuário de uma atualização disponível.

A diferença é que agora esse recurso virá configurado para bloquear qualquer recurso externo, e caberá ao usuário a responsabilidade de decidir o quê, quando e onde executar. Por exemplo, ele pode decidir que vai executar o Flash sempre, ou apenas aquela vez, ou sempre para aquele site em específico, ou até mesmo para nunca rodar em um site específico.

Entre os motivos para essa decisão, estão a melhora na performance e estabilidade (afinal, boa parte da lentidão e consumo de memória dos navegadores vem justamente desses plugins), um maior controle por parte do usuário, e principalmente uma melhoria na área de segurança.

Com as constantes falhas encontradas no Java, a decisão da Mozilla vem bem a tempo: com isso, evitam-se problemas com invasões que não tenham sido causadas pelo Firefox em si. Quem acaba tendo um pouco mais de dor de cabeça é o usuário, que agora terá que configurar site a site a execução dos mais diversos plugins existentes.

Com Informações: iG Tecnologia

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados