Ir para o conteúdo.

Início » Segurança » Twitter revela ataque hacker que afeta até 250 mil perfis

O Twitter revelou nessa sexta-feira (1º) uma informação preocupante: um grupo de hackers pode ter conseguido acesso a endereços de email, logins e outras informações da base de dados do site. O ataque, segundo eles, pode ter afetado até 250 mil contas de usuários da rede social.

O aviso de reset de senha: particularmente assustador.

O aviso de reset de senha: particularmente assustador.

A atitude padrão tomada pelo microblog diante desse tipo de ataque foi resetar as senhas de todos os usuários potencialmente afetados. A mensagem enviada pede que o usuário não volte a utiliza a senha anterior e dá outras dicas de segurança.

O texto no blog oficial do site diz que “detectamos padrões de acesso incomuns, o que nos levou a identificar tentativas de acessos não autorizados aos dados do Twitter” e revela que o ataque foi “extremamente sofisticado”. O artigo continua relatando que uma investigação mais profunda revelou que o grupo por trás do ataque pode ter acessado os endereços de email e senhas criptografadas de 250 mil usuários.

Ver uma rede social do tamanho do Twitter ter sua base de dados invadida é algo que raramente acontece. Então quando acontece, é possível que tenha realmente sido sofisticado. Se isso vai causar algum problema no futuro ou não, talvez nunca saberemos. Só sabemos mesmo que é uma boa hora para trocar a senha.

Nessa semana algumas empresas de mídia americana, dentre elas o jornal New York Times, expuseram ataques hacker sofridos ao longo de meses. O jornalão estadunidense acusa criminosos chineses de obterem acesso a dados de repórteres.

5 Comentários (Deixe o seu!)

  • David M.
    54c

    Aparentemente o meu twitter não foi invadido por que não resetaram minha senha D:

  • O que quebra as pernas nesse tipo de ataque é que a maioria das pessoas usa as mesmas senhas para outros serviços (email, redes sociais, etc). Se conseguiu e-mail/senha de um, só ir tentando nos mais famosos que uma hora vai

    • David M.
      54c

      ainda bem que tenho apenas um email associado ao Twitter que não tem a mesma senha.

  • Denilson Rocha
    22c

    Resetar as senhas dos potencialmente atingidos: OK!
    Não entrar em detalhes sobre qual “serviço não associado ao twitter” foi a porta de entrada do vazamento: FAIL.

  • Leonardo Caldas
    49c

    Uso uma extensão excelente no Firefox que tanto cria quanto gerencia logins/senhas em sites. É uma forma bastante prática de ter certeza de que a senha utilizada naquele site específico é única, e foi baseada em determinados padrões (número de caracteres, alternância de caixa, etc) para sua criação.

    Chama-se LastPass.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.