libreoffice-writer

O LibreOffice, suíte de produtividade que surgiu a partir do código do OpenOffice, ganhou hoje uma grande atualização. A versão 4.0 traz maior compatibilidade com os documentos do Microsoft Office, apresenta melhorias de desempenho e traz uma série de correções. A interface continua a mesma, mas você poderá personalizar os aplicativos com os Personas do Firefox.

O editor de texto Writer agora pode importar anotações e comentários de documentos do Office, o que melhora a compatibilidade com documentos OpenXML e Rich Text. O novo LibreOffice também é capaz de ler arquivos do Publisher e aprimorou a importação de projetos do Visio. Quem precisa editar planilhas gigantes do Excel também será beneficiado com as mudanças no código, que deixaram a abertura e o salvamento de arquivos mais rápidos.

Apesar das melhorias de compatibilidade, é claro que o LibreOffice pode não suportar alguns recursos avançados do Office ou estragar a formatação daquela apresentação linda que foi feita no PowerPoint. De qualquer forma, se você usa a suíte de código aberto e não quer pagar (ou assinar) o Office, é possível usar os visualizadores que a própria Microsoft fornece gratuitamente.

Nos menus do LibreOffice, há uma nova opção (meio escondida) que permite alterar o plano de fundo dos aplicativos. As imagens vêm dos Personas, que originalmente foram criados para que os usuários personalizassem o Firefox. Não é um recurso indispensável, mas… tem quem goste. Vale lembrar que o Office 2013 também ganhou uma opção para alterar o plano de fundo, mas as imagens são pré-carregadas e não é possível escolher um fundo personalizado.

A lista completa das novidades do LibreOffice 4.0, que inclui integração com a interface Unity do Ubuntu e um aplicativo para controlar apresentações remotamente pelo Android, está nesta página. A suíte está disponível para Windows, Linux e OS X, e o download gratuito pode ser feito aqui.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados