Governo planeja distribuir conversores de TV digital para população mais pobre

Mais de 11 milhões de famílias podem se beneficiar do "Bolsa Novela"

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Ana Paula Padrão em HD
Ana Paula Padrão em HD

Não é segredo para ninguém que a TV digital brasileira está longe de decolar. Vem caminhando a passos muitíssimos lentos no que se refere à adoção por parte da população. Sorte a nossa que o Ministério das Comunicações, esperto que só, percebeu uma oportunidade para fazer política social: planeja distribuir os conversores de TV digital para todas as famílias participantes do projeto Bolsa Família.

A doação dos equipamentos está em estudo, conforme apurou a reportagem da Folha. O ministro Paulo Bernardo disse ao jornal paulistano que a deia é “acabar com a era do Bombril na antena”, em alusão a um dos principais atributos da televisão digital, o sinal que chega sempre por completo – ou o televisor não exibe nada na tela.

Ainda de acordo com o jornal, o projeto ganhou o apelido de “Bolsa Novela” dentro do ministério. Fora a doação dos conversores, o governo federal considera ainda facilitar o crédito e diminuir os impostos recolhidos sobre este tipo de produto. A mordida da Dilma e seus pares chega a 25% do preço cheio de um conversor.

A ideia de facilitar o acesso à TV digital tem a ver também com a instalação da internet 4G LTE pelas operadoras de telefonia móvel. Como você sabe, a Anatel fez o leilão e vendeu diversas faixas na frequência do 2,5 GHz. Agora, pelo que nos consta, o mesmo Ministério das Comunicações pensa em licitar a faixa dos 700 MHz que atualmente serve aos propósitos da televisão analógica.

Primeiro o governo precisa migrar uma base grande da TV analógica para o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Em seguida, fica mais fácil desligar o sinal analógico para, em seu lugar, ativar o 4G LTE. Os Estados Unidos adotaram a mesma faixa de 700 MHz para a telefonia móvel.

O site da Caixa Econômica Federal informa que o programa social Bolsa Família atende pelo menos 11 milhões de famílias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados