Já virou piada entre os profissionais de segurança em TI que todo dia a Oracle corrige pelo menos uma falha do Java, e todo dia surgem pelo menos duas novas falhas. E ao que parece nem o Facebook escapou dos problemas trazidos por esses bug, já que eles tiveram várias máquinas invadidas justamente por um bug no Java.

Não tá fácil pra ninguém
Não tá fácil pra ninguém

O time de segurança explica em termos não muito técnicos o que aconteceu: um grupo de funcionários da empresa acessou um site sobre desenvolvimento móvel, e esse site estava comprometido, hospedando um código malicioso que permitiu que um malware fosse instalado no notebook dos usuários. Como o Facebook jura de pés juntos e ajoelhado no milho que todas as máquinas lá estão sempre atualizadas e com anti-vírus instalado e atualizado, a invasão só podia acontecer a partir de um bug recentemente descoberto.

Depois que a invasão foi percebida pelo time de segurança, todos os computadores comprometidos foram devidamente limpos e a polícia local foi avisada. Além disso, foi feita uma investigação para descobrir mais a fundo o que foi comprometido na invasão e como exatamente ela aconteceu.

A boa notícia é que, segundo o Facebook, nenhum dado de usuário foi comprometido.

A má notícia (pelo menos para o Java) é que a investigação revelou que o código hospedado no site infectado se utilizava de um bug nunca antes visto para passar por cima das proteções de sandbox e, a partir daí, instalar código malicioso na máquina dos usuários que acessaram o site.

O Facebook avisou imediatamente a Oracle, que liberou no dia 1 de fevereiro uma atualização para o Java, resolvendo esse e outros problemas.

Na nota, a empresa também lembra que provavelmente muitos outros usuários de fora do Facebook podem ter sido infectados, e que com isso máquinas no mundo todo podem estar infectadas. Ou seja, lembre-se de manter seu Java atualizado e de configurá-lo para só executar quando for solicitado. E, na dúvida, formate sua máquina e comece de novo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados