Sony anuncia nova geração do PlayStation

Com processador x86, PlayStation 4 possui arquitetura semelhante a de um PC.
Controle DualShock 4 tem botão Share para transmitir gameplay por streaming.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 8 meses
ps4_gus_abre

A Sony organizou hoje um evento em Nova York para anunciar a nova geração do PlayStation. Ele se chama PlayStation 4 e possui hardware com arquitetura muito semelhante a de um PC: o console tem processador x86 de oito núcleos da AMD, 8 GB de memória GDDR5 unificada, GPU de alto desempenho e disco rígido para armazenar dados localmente.

playstation-dualshock-4

O DualShock 4, nome dado ao novo controle, é bem parecido com aquele que vimos anteriormente. Ele possui um botão Share, que permitirá que você transmita seu gameplay através de streaming. As pessoas poderão dar palpites numa interface parecida com uma janela de bate-papo. Na parte central do controle, há uma pequena área sensível ao toque que funcionará como touchpad.

Por meio do botão Share, o jogador poderá usar diversos recursos sociais do PlayStation 4, que serão fornecidos pelo Facebook e pelo serviço de streaming de vídeos Ustream.

streaming-ps4

O PlayStation 4 poderá entrar ou sair do modo de espera instantaneamente, bastando pressionar apenas um botão; nada de esperar pelo boot. Inicialmente, não haverá retrocompatibilidade com jogos do PlayStation 3, mas a Sony diz estar trabalhando com “tecnologias avançadas” para incluir o suporte no futuro. Ainda há esperança para os seus jogos acumulados ao longo dos últimos anos.

Os jogos distribuídos digitalmente poderão ser executados antes que o download termine, por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Gaikai. Os downloads podem ser feitos mesmo quando o console estiver desligado, graças a um chip que funciona de maneira independente.

ps4_gus_sistema

De acordo com a Sony, jogos do PlayStation 4 poderão ser jogados no PlayStation Vita, através da funcionalidade Remote Play. Esse recurso depende do trabalho dos desenvolvedores, mas a Sony diz que a meta é fazer todos os jogos rodarem na pequena tela do console portátil.

E… é isso. Contrariando a lógica e o sentido da vida, a Sony não mostrou o PlayStation 4. Ele será lançado até o Natal.

Colaboraram: Gus Fune, Thássius Veloso.

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados