LG compra sistema webOS, mas não vai colocá-lo em celulares

Gigante dos eletrônicos colocará a plataforma em televisores

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 11 horas

Quem aí se lembra do webOS? Faça o favor de levantar sua mão agora. A plataforma móvel da finada Palm, empresa absorvida pela HP, simplesmente desapareceu de nossa vista durante o processo de aquisição. Mas não por muito tempo mais: o site americano CNET reporta que outro gigante dos eletrônicos decidiu comprar o webOS. Brevemente, a LG deve colocá-lo em seus aparelho. E você chuta errado quando pensa que o sistema estará nos celulares da coreana.

Em vez de aproveitar o legado que a Palm deixou em termos de webOS para os smartphones da marca, os executivos decidiram que era hora de colocá-lo nos televisores produzidos na Coreia do Sul e nas instalações da LG ao redor do mundo.

webOS: estava na geladeira
webOS: estava na geladeira

Uma transação dessas, de compra de um sistema operacional, levanta algumas dúvidas. Por exemplo, o que está incluso no pacote? Ainda de acordo com o site americano, a LG fica com o código-fonte do webOS, a documentação e os sites oficiais, além dos engenheiros responsáveis por fazer a roda girar.

“A LG não tem qualquer intenção de usar o sistema em smartphones”, informa a CNET. Até porque a fabricante já tem muita dificuldade em vender os celulares com o sistema Android, convenhamos, uma plataforma muito mais sólida do que o webOS. Está no mercado há anos, em diversas marcas, e o que é mais importante: as pessoas o conhecem. Não passa pelo sufoco da Nokia em vender a linha Lumia com Windows Phone, uma plataforma decente que atrai olhares raivosos devido à herança maldita do Windows em computadores.

Embora não tenha tanta força no campo dos dispositivos móveis, a LG figura entre os maiores vendedores de televisão do mundo. Tem as Smart TVs que concorrem com as da Samsung. Uma plataforma como o webOS, penso eu, tem muito a acrescentar nessa seara. Vejamos o que a LG apresentará no evento Digital Experience, que acontece no próximo mês em São Paulo. Seria a primeira aparição dos televisores com a nova plataforma?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados