Início » Jogos » Por estes motivos comprarei o PlayStation 4 no lançamento

Por estes motivos comprarei o PlayStation 4 no lançamento

Por
1 ano atrás

"God of War: Ascension"

Não seja early adopter. Não seja o cara que compra os aparelhos assim que estes são lançados, numa afobação da qual ele inevitavelmente te fará sofrer (talvez como o Kratos da imagem acima) quando começarem a sair notícias sobre superaquecimento ou problemas de produção.

Apesar de ser um sujeito bastante afobado, eu sempre evitei o ímpeto de adoção precoce. Comprei meu Xbox 360 apenas quando “Gears of War” saiu (no ano seguinte); meu PS3 chegou aqui dois anos depois do lançamento. E no caso do Wii, você tinha que dormir na frente das lojas se quisesse ser um early adopter quando ele saiu. Estava esgotado em todo lugar.

Apesar disso, acho que romperei esta longa tradição de esperar e comprarei o PlayStation 4 no lançamento.

Em primeiro lugar, eu penso que a direção que a Sony está tomando está certa em diversos aspectos, tanto no que diz respeito às funções que incorporaram no console, quanto em relação à forma como a comunidade consome games.

A função de compartilhar vídeos, por exemplo, é uma adição bem-vinda e que mostra pra mim que a Sony está de olho no vai e vem da comunidade gamer. Algum desenvolvedor notou que vídeos de gameplay são onipresentes no YouTube, Ustream e similares, e então eles facilitaram esse comportamento por meio de um botão dedicado no controle DualShock 4. Isso democratizará a produção de vídeos no segmento gamer, o que é uma medida muito bacana (e genial demais para ser exclusiva da Sony; de qualquer forma, aplaudo a visão dela).

E é curioso porque o botão Share é o tipo de coisa que, se tivesse sido inventado pela Sony, dificilmente pegaria.

Compartilhe a partida por YouTube

Compartilhe a partida por YouTube

E talvez eu esteja ficando mais ingênuo, mas achei até a adição do touchpad no controle uma medida acertada. Tudo bem que ela lembra um pouco o Sixaxis surgindo logo depois do Wiimote (olha, o nosso faz isso também, viu?); a história se repete e aí temos o controle do PS4 com funções de toque igual ao de um outro console lançado recentemente aí.

Enquanto a Nintendo apostou no WiiU com tablet-controle (criando o tal princípio do “gameplay assimétrico” que soa mais como um bug do que uma feature), a Sony optou por um caminho um pouco mais tradicional que, embora garanta novas possibilidades de gameplay, oferece ao jogador um esquema de controle com o qual estamos todos acostumados. Bom equilíbrio em “temos novidades” e “não mudamos tanto a coisa a ponto de ficar irreconhecível”.

E o painel de toque parece um pouco menos inútil que o malfadado Sixaxis, mas talvez eu esteja com muita boa vontade – ou não, já que pra ser menos inútil que o Sixaxis não é necessário muito. E em pensar que a Sony desmereceu a função de rumble em prol do Sixaxis na época.

DualShock 4

DualShock 4

Tá bom, tudo bem que a outra investida da Sony em trazer toque a um controle, o painel traseiro do PS Vita, ainda não resultou em nada. Você há de convir, entretanto, que haverá muito mais atenção de desenvolvedores voltada para o PS4 do que jamais haverá para o Vita. Eu acredito que essa gente terá a capacidade de tirar leite de pedra desse painel. Vamos cruzar os dedos para que não o usem de formas previsíveis e só pra dizer que estão usando, como em eventos rápidos e bobos que antecedem cutscenes (os tais QTEs).

O PS4 ainda não tem data de lançamento nem preço oficial (um mal sinal, na minha opinião, pra algo que sai ainda esse ano), mas eu já estou interessado. E você?

Aproveite e me fale também da última vez que você usou o Sixaxis. Fiquei curioso.

Vídeo: Trailer de “Killzone Shadow Fall”

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha