Ir para o conteúdo.

Início » Lei e Ordem Software e Apps » Internet Explorer rende multa bilionária à Microsoft

Tela de escolha no IE

A Comissão Europeia, entidade da União Europeia similar ao nosso CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), multou a Microsoft em quase 1,5 bilhão de reais por não cumprir o acordo que envolvia a exibição de outras opções de navegador no sistema operacional Windows vendido nos 27 países membros do bloco econômico. A MS informa que não recorrerá da decisão.

Este acordo vem de 2009, quando finalmente a Comissão encerrou uma ampla investigação sobre a prática de competição desleal ao colocar o Internet Explorer como navegador padrão em todos os computadores rodando Windows. Investigadores chegaram à conclusão de que sim, a Microsoft usara de sua posição dominante no mercado de PCs para incluir um software que não dava margem para concorrentes como Chrome produzido pelo Google, o Firefox da Mozilla e o Opera da norueguesa Opera Software.

A Microsoft e a Comissão optaram pelo caminho mais tranquilo: a adição de uma tela de escolha em todos os computadores – existentes ou fabricados a partir daquela data – para oferecer as demais opções de navegadores, o que inclui ainda o Safari produzido pela Apple e outros aplicativos de menor expressão.

Um porta-voz da fabricante reconheceu o “erro técnico” e informou que a Microsoft não tem planos de recorrer da multa. Ou seja, vai desembolsar os 561 milhões de euros (aprox. 1,436 bilhão de reais) e ainda pretende tomar novas medidas para que o acordo continue a ser cumprido.

Muito dinheiro

Muito dinheiro

Desde julho do ano passado, a Comissão Europeia voltou a investigar a oferta de outros navegadores no Windows devido a denúncia feitas por consumidores. No fim, confirmaram a suspeita de que a fabricante de software não vinha exibindo alternativas em todas as máquinas. A chegada do Windows 8, com a interface Metro e nenhum outro navegador disponível, complica ainda mais a situação. Ao menos a tela inicial do sistema na Europa exibe um live tile com a escolha de navegador (Browser Choice).

Há quem diga que o sistema é da Microsoft e, portanto, ela pode fazer o que bem quiser com ele. A Apple adiciona o Safari como navegador padrão do OS X e o Google embute o navegador Chrome no Chrome OS. Ninguém reclama dos outros, mas critica a MS. Por outro lado, a Microsoft tem o Windows instalado em mais de 1 bilhão de PCs ao redor do mundo. Qualquer opção feita por ela impacta diretamente uma série de desenvolvedores que produzem software para o sistema. Ao menos na Europa, as autoridades determinaram que esta prática se caracteriza como exploração de posição dominante.

Com informações: Comissão Europeia

68 Comentários (Deixe o seu!)

  • E antes que venha a chuva de críticas ao IE nos comentários: já usaram a versão mais recente, o Internet Explorer 10? Chutar o cachorro morto das versões anteriores não vale.

    • Já sim e, não gostei. Por mais que falem que ele melhorou, não vi essa melhora. Ele continua sendo o mesmo internet explorer odiado por muitos, mesmo após as melhorias.

      Continuo usando o Firefox no Windows 8, mesmo sem a interface metro. (nota: estou usando o pc do trabalho com o Windows 7, mesmo assim, com o firefox.)

      • “Não gostei.” Por qual motivo? É lento? Não reproduz as páginas corretamente?

        Eu não uso o IE porque prefiro o Chrome. Me parece mais rápido e sincroniza todas as minhas informações.

        • Lento, tosco, sem serviço de sincronia de Favoritos como o do Chrome e do Firefox, pouca capacidade de personlização, falta de add-ons… Está bom? Ainda posso enumerar outras 237 razões também, se quiser.

          • luizzz
            30c

            Lento: o IE 10 é um dos browsers mais rápidos. Supera até o Chrome em um “cold start”.
            Tosco: ??? (coitado, acho ele até bunitin… usa bem o espaço útil de tela, manipula o cleartype bem, etc)
            Serviço de sincronia de favoritos: bom, pra quem usa favoritos ainda, o recurso está embutido no Windows 8 e, instalando o Live Essentials ou Skydrive, vem com isto também.
            Pouca capacidade de personalização: ??? (o que seria isto, mudar cor de letra, skin, colocar botão personalizado? Isto é tão anos 2000 cara… ok, isto não deve haver mesmo)
            Falta de add-ons: ieaddons.com anyone?

            Se está bom? Não. Precisa ter argumentos mais convincentes meu caro. Imagino as suas outras “237 razões”…

            Obs: não uso IE, sou web developer há mais de 12 anos e essa coisa de “defender o browser que uso” é muito idiota. rs

          • Kessler
            1723c

            O IE tem sim serviço de sincronia. E funciona melhor que a porcaria de sicronia do Firefox, que tem que fazer uma macumba para configurar.

            • Leonardo Caldas
              49c

              Pelo contrário… a sincronia do Firefox chega a ser tão simples quanto a do Chrome. Fora que, desde que instalada uma extensão que gerencia profiles, ela se adapta a tantos profiles quantos sejam os que o usuário tenha.

              Se não me engano são 3 passos necessários da primeira vez em que se configura o browser em uma nova máquina. Daí pra frente, é transparente. E no meu caso uso FF neste micro com Windows, em outro com Linux e também uso a versão para Android. Nos três casos a sincronia funciona maravilhosamente.

            • Kessler
              1723c

              Tão simples quanto colocar usuário e senha e clicar OK?
              Não, não é.

              E a do Windows 8 também, basta lugar com a conta da MS no Windows.

            • Felipe Autran
              237c

              Tem que colocar o e-mail, a senha e aquela porcaria de chave que ele manda salva na primeira vez que você configura a conta. Eu já uso sem problemas, mas realmente não entendo a necessidade de ter essa complicação toda só pra sincronizar uns favoritos. Sem falar dessa chatice de ter que colocar um código quando vai sincronizar em um novo dispositivo. Login e senha são tão simples e é uma coisa tão básica.

      • Silvio Ney
        126c

        Talvez seja a mesmisse que você já acostumou…

        Ele tá bem mais rápido que o Firefox (eu acho), reproduz tudo corretamente, interpreta o html5/css3 direitinho, até onde eu testei.

        Gostei do IE 10 mas pelos mesmos motivos do Thássius eu prefiro o Chrome, Sincronização de preferências, informações, dispositivos e extensões.

        Se você for desenvolvedor, não adianta dizer que prefere o Firefox pela compatibilidade ou por conta do Firebug…O Console do Navedador do Google nunca me deixou na mão (Elements, Network, Console), não vejo diferença entre o Firebug, além de ser nativo.

        Outro ponto que dou pro Chorme é pro conta da performance e por não necessitar de tantos plugins pra rodar tudo, como ocorre no Firefox, que pede Flash, etc. (Não lembro de nunca ter instalado nada do tipo pra ele rodar um site X)

        • Vinícius
          1601c

          Lento eu acho que não, o Chrome ultimamente aqui no meu notebook está impossivel, travando o tempo inteiro, só entrar no youtube que dá crash no flash, dando erro, não carrega as páginas e quando carrega leva uma eternidade, já tentei reinstalar, mas enfim, não deu certo, importei os favoritos para o IE, e estou sendo feliz. Não, meu pc não é ruim. Core i5 + 6gb de RAM.

          • Silvio Ney
            126c

            Meu é um VAIO VPCEH10EB i3… Talvez ele esteja dando conflito com alguma extensão. Ele tá atualizado? O meu é o 25.0.1364.152 m.

            Às vezes algumas extensões ficam travando e assim você fica pensando que seja o Chrome em si. Outro fator que ‘ajuda’ o Chrome a travar é o servidor de sincronização dele, mas raramente dá confusão, só aconteceu uma vez e saiu até aqui no blog. Lembra Thássius, problemas nos servidores de sincronização do Google…

            • Vinícius
              1601c

              Não tenho extensões .-. , parei de usar.

            • Luandersonn
              1393c

              Instalar >3 extensões no Chrome = Trava, congela, falha.

          • Mauricio Junior
            35c

            Concordo com você. Sempre usei o Chrome e odiei o IE, já que sou desenvolvedor web. No entanto o Chrome ultimamente tem me dado um pouco de dor de cabeça com o Shockwave. Az vezes quando abro uma página no Chrome que tenha vídeo em flash, ele trava o Shockwave ou simplesmente não reproduz. Neste caso abro o IE10 e vai tranquilo. Continuo usando o Chrome ou FF por uma questão de continuar sendo muito bom, e também por uma questão de respeito a Google e a Mozilla Foundation, que apostaram na internet e se esforçaram para trazer modernidade e a padronização da web como conhecemos hoje, algo que a Microsoft não fez enquanto liderava o mercado de navegadores. Agora querem correr atrás.

            • Vinícius
              1601c

              Eu vou dar uma chance ao Opera, ainda mais agora que vai usar o Webkit, na real, antes ele era lento pra caramba, vamos ver agora com a mudança de engine.

    • destritux
      1c

      Sim já usei, e como desenvolvedor ha anos, posso afirmar que o IE é uma bosta bem grande… Recursos novos de html5. css3 e javascript são duramente repelidos por eles. Tudo que você vai programar é preciso pensar 3 vezes, só por causa deles..

      • Silvio Ney
        126c

        No IE 10 é diferente já.

        • destritux
          1c

          Não é não, a utilização de javascript no IE é um saco, implica com erros que só eles consideram erros… html5 então… tenta rodar um efeito 3d lá para você ver… Sem falar local storage, e toda a nova implementação… IE só funciona paginas simples… varias vezes fui privado de criar algo novo para minhas aplicações porque o IE não da suporte… Minha solução é criar aplicativos para o Chrome e firefox e assim ter a certeza que eles só serão utilizados em um navegador descente…

          • destritux
            1c

            É mais facil considerar as politicas de segurança do webstore do Chrome, que não são coisas simples, a contornar os xiliques do IE

      • Claudio Leal Neto
        1c

        Concordo plenamente com oThássius Veloso.
        Na verdade, não vejo o porque da Microsoft ter de pagar esta multa. Não costumo defendê-la, mas porque ela deve oferecer produtos de concorrentes em seu sistema operacional se a Apple e o Linux não fazem o mesmo?

        O Mac já vem com o Safari como padrão e não exibe esta caixa de diálogo, o Linux já vem com o Firefox…

        Se eu comprar um Ford posso então escolher qual vai ser o sistema de ar condicionado? Posso escolher um sistema de ar condicionado da BMW e um Airbag da Volvo?

        O novo IE 10 está ótimo, ainda prefiro usar o Chrome por causa da sincronização de favoritos e outros apetrechos, mas o IE 10 está muito melhor que os anteriores.

        • Renato França Silva
          1c

          É um desses xiliques de países metidos a sérios que acham que grandes corporações fariam praticas absurdas de thrust ;anti-concorrencia e formação de monopolio; só porque a MS domina o mercado de PCs e ficam se lembrando daquele equivoco judiciario da guerra dos Browsers

        • Mauricio Junior
          35c

          @Claudio – Concordo plenamente. Apesar de ser super fan do Linuz e usar Ubuntu para trabalho, não vejo porque de a Microsoft ter de ajudar seus concorrentes, já que o Linux não faz isso. No caso a loja de aplicativos do ubuntu traz o chromium como opção, mas já vem com o Firefox instalado. Assim como o Windows 8, que vem com o IE, mas se vc procurar na loja, tem o Chrome para instalar..

        • Quem sugeriu a tela de escolha de navegador foi a própria Microsoft. Não foi determinação da CE. Eles poriam enfrentar uma investimento, com direito a ampla defesa e ao contraditório, se não achassem melhor a tela.
          Depois, a multa veio em razão do descumprimento do acordo, só por isso. Não teria multa se não houvesse descumprimento. A culpa pela multa é da própria empresa.

    • Matheus Willder
      1c

      Chutar cachorro morto não vale? Então temos de esquecer o número de usuários que o IE8 tem e desconsiderar que alguns ainda usam o IE6?

      Bem, então vamos lá: A Microsoft ainda vai ter de correr um pouco para fazer do IE um navegador que bata de frente com os outros concorrentes (Firefox, Chrome): que seja compatível, personalizável para se adaptar a cada usuário, que seja rápido (já ouve uma melhora significativa no IE9/10), que não trave tanto.

      Tempo atrás pensei em gravar um vídeo de review dos melhores navegadores na época, mostrando as características de cada um: Chrome, Firefox e Internet Explorer 9.

      Sabe porque o vídeo não foi feito? Porque o IE não conseguia passar um minuto sem apresentar um travamento, isso sem plug-ins instalados. O Firefox também estava mal, mas apenas caso o Flash Player estivesse instalado. O Chrome se saiu melhor, mas eu não gosto de BBB (e entenda isso como quiser, você já tem suas conclusões sobre o Chrome e eu também tenho as minhas).

      • Mauricio Junior
        35c

        Apesar de o IE10 ter melhorado, no meu ponto de vista, acho uma falta de respeito usar o IE10 e criticar o Chrome e o Firefox e Opera (principalmente ele), já que elas sempre correram atras de modernizar e padronizar a internet como a conhecemos, algo que a Microsoft não se preocupou em fazer durante os anos em que monopolizou o mercado de browsers. Agora eles querem correr atra. Sempre ignorou a mudança nos padrões da internet, nunca se esforçou para implementá-los (porque achava que o mercado era deles), nunca se importou com as novas tecnologias como CS3, HTML5 e um bom motor Javascript. Agora por uma questão de honra e respeito a Google e a Mozilla Foundation, eu uso os navegadores Geeks. Eu diria que a Microsoft foi muito preguiçosa e negligente quanto a Internet, não acho que eles mereçam uma fatia no mercado de navegadores. Outra coisa. A galera tem falado muito de IE, FF e Chrome, mas o primeiro navegador a querer implementar 100% as normas da W3C, foi o Opera, que sempre foi muito leve rápido e compatível, apesar de hoje ficar atras somente do Chrome.

    • Já sim e não gostei.
      Continua dando pau aqui na intranet do escritório. Coisa que não acontece com nenhum outro browser.

    • Ezequiel Gervasio Gouveia
      70c

      Eu ainda prefiro o Chrome..
      Realmente o IE 10 melhorou,mas comparando com o Chome,o IE ainda é ruim e sempre ficará pra trás,em desempenho e vários outros fatores

    • Emerson
      57c

      Uso o Google Chrome como padrão, só por ter me acostumado com ele, pois o Internet explorerer tava muito ruim, ai instalei o windows 8, me surpreendi muito com o Internet Explorer 10, mas continuo no Chrome por causa de extensões etc. Mas uma vez ou outra, uso ele.

    • Não uso porque não tem Tecnoblog Notifier nele. :(

      Pessoal do Tecnoblog, vamos dar um jeito nisso?

      • Vinicius Kinas
        1099c

        Tá falando sozinho agora, é? Ou é pra por pressão no Mobilão? :P

    • Não e nem pretendo. Anos de promessas de melhoria infundadas e NADA… Desculpe, Microsoft, mas nem testar quero. :(

  • TaylerPadilha
    1c

    E a Microsoft só chegou na “posição dominante” porque: 1) A Apple quer ser de nicho e 2) O Chrome OS ainda é novíssimo.
    Para a UE, a culpa da Microsoft ser dominante é dela mesma, e apenas dela (e não das concorrentes medíocres), uahauhaahuuah!!!.

    • Gabriel
      923c

      Não convém definir os motivos para o Windows ser um monopólio, o Google chegou no domínio das buscas devido a competência pura. Isso não exime a empresa de possíveis abusos pela sua posição.

      Além disso, o Windows é o maior exemplo dos efeitos de um monopólio. O sistema ficou decente em 2001 com Windows XP e bom de verdade em 2009 com a versão 7, antes disso era uma tranqueira. Antes da popularização dos webapps e do uso de plataforma Intel pela Apple, comprar um Mac ou usar Linux era um inferno para qualquer tipo de usuário

  • gustavodefy
    1c

    A versão 9 já estava bem melhor, a 10 realmente está bem legal.
    É claro que Mozilla e Chrome ainda são melhores, porém o IE já não é tão ruim quanto antigamente…

  • EDI LOPES
    940c

    Eu tenho uma raiva dessa coisa dizer que alguem esta abusando da sua posição dominante.
    Ninguem é fiel a nada. Se o Chrome hoje esta em 1 lugar é pq ele é bom. se ele ficar ruim e o IE ficar melhor, eu sou um dos que muda rapidinho.
    E outra coisa, ate as pessoas mais “ignorantes” ( em termos de tecnologia) que conheço, ja sabem que o Chrome é o melhor. IE se queimou e reverter isso vai da um trabalho danado.

  • Claudio Leal Neto
    1c

    Corcordo plenamente com o Thássius Veloso.
    Na verdade, não vejo o porque da Microsoft ter de pagar esta multa. Não costumo defendê-la, mas porque ela deve oferecer produtos de concorrentes em seu sistema operacional se a Apple e o Linux não fazem o mesmo?

    O Mac já vem com o Safari como padrão e não exibe esta caixa de diálogo, o Linux já vem com o Firefox…

    Se eu comprar um Ford posso então escolher qual vai ser o sistema de ar condicionado? Posso escolher um sistema de ar condicionado da BMW e um Airbag da Volvo?

    O novo IE 10 está ótimo, ainda prefiro usar o Chrome por causa da sincronização de favoritos e outros apetrechos, mas o IE 10 está muito melhor que os anteriores.

  • Clauber Telles
    2c

    Desculpe mas não troco o meu Google Chrome por nenhum Internet Explorer, nem o 10 :)

  • camposrodrigues
    1c

    Pelo amor de Deus…
    Se a Microsoft bloqueasse o download de outros navegadores vá lá, mas sempre é possível baixar o navegador de sua preferência. Como o texto mesmo cita, outros sistemas fazem a mesma coisa e não recebem nenhuma crítica. Alguns aliás são muito mais engessados, como o iOS por exemplo que, em alguns dispositivos, EXIGE que você use o Safari.
    Esse negócio de “Posição dominante” além de questionável é ridículo. Pra mim é simplesmente uma tentativa de tomar alguma coisa da MS. Nada mais.

  • destritux
    1c

    O problema em si nem o IE ser embargado no Windows, se ele fosse um navegador decente, nem precisava ser o melhor, apenas decente, não haveria problema, assim como o Google/Chrome Apple/Safari … Mas a MS usa de sua posição para empurrar guela abaixo, um produto de péssima qualidade o que dificulta a vida de todos, desenvolvedores e usuarios finais, que creem ser algo unico e por não conhecer coisa melhor se contenta com o lixo… Ninguem reclama do office vendido junto, ou do paint … Porque são produtos, que mesmo embarcados são considerados utilizáveis. Porque se for considerado isso um problema a própria venda de um computador com Windows já seria uma infração dessa lei…

  • Roberto Paes
    6c

    Desculpe Comissão européia, vai lá na Apple e aplique a mesma multa, pois o MAC OS não oferece outra opção de navegador também, apenas o Safari, pq vcs nunca multam ela ? Engraçado isso…

    • Iuri L Machado
      3c

      Porque a Apple não detém o monopólio sobre os PCs/Laptops. Além do mais, Safari? O que é o Safari? É aquela coisa que as pessoas fazem na África?

  • Claudio H.
    541c

    Por um lado, pensando como empresário da Microsoft, o sistema é meu, usa quem quer, e instala outro navegador quem quiser também.

    Mas deve-se pensar que alem de o Windows ser a maioria esmagadora de computadores pessoais e corporativos ao redor do mundo, ele detém uma grande massa de usuários desprovidos de conhecimento intermediário ou avançado em informática, ou seja, na prática eles não sabem nem como instalar outro navegador, imagina se eles sabem porque deveriam fazer isto…

    É basicamente o mesmo problema que uma emissora de TV enfrenta, ninguém obriga o espectador a assistir aquele canal específico, mas por outro lado, sabe-se que muitos assistem e levam o que passa lá como verdade, e por isso deve-se tomar cuidado com as informações transmitidas.

    Enfim, como desenvolvedor acho certíssima essa ação, já pensando como empresário, acharia até que justo, mas cobraria a mesma ação para os outros sistemas operacionais.

  • Ok. Convenhamos.
    Melhorou, mas ainda não é lá essas coisas.

  • Miguel Junior
    3c

    Just for the lulz, a MS deveria remover o I.E. do Windows, ai quem querer acessar a internet vai ter que arruma um instalador com pendrive.

    • bawlaw
      1013c

      Sudo apt-get install firefox

  • Yago G. Oliveira
    445c

    Saindo da questão do navegador…
    Essa multa bilionária está me cheirando extorsão. Por que tão caro?

  • Bruno Cassol
    6c

    Imagina se isso acontece com todos os outros programas da MS que já estão disponíveis no sistema. Editores de imagem, vídeo, players, etc. O Windows teria que vir em 3 DVDs… Palhaçada isso! E de todos os sistemas acho que o Windows é um dos mais abertos a customização seja ela de software ou hardware, o que pra mim é bem democrático.

    • Iuri L Machado
      3c

      E de todos os sistemas acho que o Windows é um dos mais abertos a customização seja ela de software ou hardware, o que pra mim é bem democrático.

      Customização? Não sabia que existia essa palavra para usuários de Windows…

      Enfim, just for the record, o SO que apresenta o maior número de customizações possíveis é o Linux, vide a quantidade de ambientes gráficos (GNOME, KDE, Unity, XFCE, LMDE, E17, etc) cada um com suas peculiaridades e customizações correspondentes.

      • Kessler
        1723c

        Dizer que o Windows não é personalizável (“customizacão” é um neologismo ridículo) chega a ser autista.

        Existem centenas de programas que podem mudar completamente o Windows, centenas de tweaks no registro e a Microsoft nunca fez muita questão de barrar isso. Com exceção do caso do menu iniciar do Windows 8, mas mesmo assim já é possível com programas.

  • RamonGonz
    578c

    A Apple adiciona o Safari como navegador padrão do OS X e o Google embute o navegador Chrome no Chrome OS. Ninguém reclama dos outros, mas critica a MS.

    Argumento interessante…

  • Michael F. Assis
    11c

    Acho que a Europa está querendo sair da crise as custas da Microsoft, com uma multa destas com certeza eles vão conseguir kkkkkkkkkk

    • Então a Microsoft está ajudando, já que foi em razão de dois descumprimentos do acordo firmado que a multa foi dada. Se tivesse cumprido o que ela mesmo propôs, não teria multa.

  • O pessoal não entendeu algumas coisas:
    1 – Quem sugeriu a tela de escolha de navegadores foi a Microsoft;
    2 – A Microsoft escolheu colocar a tela pra fugir de uma investigar sobre abuso de posição do mercado;
    3 – Então, para fugir da investigação, a MS e a CE fizeram um acordo, que foi descumprido por duas vezes pela MS. A multa foi em razão de dois descumprimento. A culpa é da própria Microsoft.

    • Barbara Tavora
      1c

      Eu entendi, mas, uma investigação sobre a prática de competição desleal ao colocar o Internet Explorer como navegador padrão em todos os computadores rodando Windows me parece uma idéia ridícula levando-se em consideração que as outras empresas fazem o mesmo com seus navegadores. Apple e Safari / Chrome OS e Chrome…

      E se alguém nessa comissão de investigação levasse em conta que muita gente tem o windows rodando mas não usa de forma alguma o IE essa idéia de monopólio ficaria ainda mais patética.

      • A investigação que seria feita era pra ver se a situação naquele momento não prejudicaria a livre concorrência e os consumidores. Windows detinha (e ainda detém) a maior parte do mercado e o IE era absoluto. Isso poderia causar grandes prejuízos para a economia, o desenvolvimento tecnológico e para os consumidores (despadronização e consequente dependência do IE que estava acontecendo).
        .
        A Microsoft trocou a investigação pela tela de escolha. O acordo, que vai até 2014, gerou vinculação jurídica e a Microsoft não cumpriu por duas vezes.
        .
        Nenhuma outra situação ocorre agora. Apple não tem 90% do mercado, como acontece no Windows, e Safari não tem outros 90, como acontecia com IE na época do acordo. Chrome OS tem meia dúzia de usuários e está longe da mesma situação. A investigação é feita com base na realidade fática, no caso concreto e temporal.

  • Linux Forever
    1c

    Oferecer outros navegadores? Pra quê? Eu quero é dominar o mundo.
    MSIE

  • Linux Forever
    1c

    Sudo apt-get install google-chrome

  • Murdock
    183c

    Nos iOS a Apple nem deixa mudar o navegador padrão, acho isso pior do que não oferecer outros logo de cara.

  • Ueverton Santos
    1c

    Se essa multa for verdade… a Microsoft pode até falir, e não é isso que eu quero!

    • A multa chega a 3% do lucro da empresa. É um valor irrisório.

      • Luandersonn
        1393c

        Acho que ele foi irônico e.e ou tentou fazer uma piada

        • Não sei não. Esses dias ouvi no ônibus alguém que jurava que a Coca-Cola era brasileira.

  • Vish, acho que alguns estagiários serão demitidos. haha

  • Rafael Lopes
    1c

    O Internet Explorer 10 é bom, mas o Google Chrome ainda é melhor! É que nem se comparam!

  • IE nem apelando consegue

    • foi só o tio Bill sair…

    • noticia velha pra porar

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.