Ir para o conteúdo.

Início » Jogos » Mais servidores para “SimCity”, por favor

Incêndio em "SimCity"

“Simcity” vem atraindo as atenções do público que curte esse tipo de jogo – eu incluso. Porém, os relatos em torno do game passam longe de ser os melhores. Falhas nos servidores têm tornado o gameplay proibitivo. A EA promete corrigir o problema com a instalação de mais servidores ao longo dos próximos dois dias.

Primeiro de tudo, é de se estranhar que uma publisher do tamanho da Electronic Arts tenha dificuldade em escalar um jogo da importância de “SimCity”. Há meses que a mídia vinha falando desse grande lançamento. Aposto que as vendas antecipadas do jogo foram um sucesso. E eis que, ao primeiro contato depois de baixá-lo da Origin, o camarada não consegue ficar 20 minutos sem que o servidor o chute para fora do game.

O jogo requer conexão constante com a internet. Não tem choro, muito menos vela. Este é um pré-requisito descrito quando o consumidor vai lá comprar “SimCity”. Só que, com tamanha demanda, a EA não se preparou o suficiente.

A EA reconhece os diversos problemas técnicos que se tornaram “mais proeminentes” nas últimas 24 horas, informa uma mensagem no fórum dela. Diz ainda que a equipe de operações trabalha de forma ininterrupta para resolver as questões no menor tempo possível.

Mesmo aos trancos e barrancos, “SimCity” é um sucesso. Números da EA para o jogo: 38 milhões de edifícios destruídos; mais de 7 milhões de quilômetros de estradas foram construídos, mais de 18 milhões de incêndios iniciados; e mais de 40 milhões de encanações “recheadas de cocô”.

Vila inglesa na edição Deluxe

Vila inglesa na edição Deluxe

A edição limitada custa R$ 99,90 na Origin. Quem está disposto a gastar um pouco mais pode gastar R$ 139,90 na edição Deluxe com elementos da arquitetura alemã, francesa e inglesa (eu comprei esse!).

Vale lembrar que nos termos de serviço da loja virtual consta que não fazem reembolso de itens digitais. Mesmo se o jogo não funcionar como deveria? Não sei dizer. Eles se reservam o direito de oferecer reembolso em “circunstâncias excepcionais”.

Vídeo: Promessa de um produtor de “SimCity”

Assista a seguir a um produtor da EA Maxis respondendo a um repórter sobre a conexão constante. Ele promete que os servidores funcionarão em tempo integral, durante “todas as horas do dia” e com direito a backup.

20 Comentários (Deixe o seu!)

  • TaylerPadilha
    1c

    Fail do ano.
    Coincidentemente, o fail do ano passado foi o lançamento do Diablo 3 (e o jogo também, como um todo) justamente por TAMBÉM requerer uma conexão em tempo integral à internet para jogar o singleplayer. É, tá na hora dessas “grandes” desenvolvedoras de games para PC reverem as suas estratégias para [só tentar] combater a pirataria.

  • Paulo Higa
    466c

    Este review em vídeo de 11 segundos resume bem o jogo: http://tbnet.me/YPacH8

  • gtso86
    1c

    Entendo que a conexão em tempo integral é bacana por conta do Mundo SimCity onde você compra carvão sabe-se lá de onde, porém trazer isso como obrigatório faz a jogatina impossível. Odeio quando vejo aquele aviso no canto falando que o servidor está inacessivel, com isso minha cidade já começa dar sinais de lag e até falhas de energia acontecem (porque compro de uma cidade vizinha)

    Sem contar que parece que ainda jogamos o beta, vários bugs chatos desde ruas dentro da terra até interface que não aparece botões.

    PS: deixo o meu id na origin (gtso86) é chato jogar só com gringos :(

    • Nathan Oliveira
      1c

      Vou ver se consigo te add, queria jogar com Brs tb. Ontem eu nao tava conseguindo adicionar ninguem :/ o meu eh NateOliveira

      • Gabriel Tadeu
        1c

        Adicionado, agora jogar já são outros 500…

  • Emerson
    57c

    Esse jogo Simcity é como?Qual o Objetivo? Vi muitas pessoas falando dele, estou interessado em testar.

  • Raphael Moreira Alves
    1c

    Comprei o jogo e só consegui jogar no primeiro dia (5) depois foi tudo por água abaixo. O jogo é muito bom e isso de estar sempre conectado não é realmente um problema mas os servidores falhando sim são um problema. Enquanto funcionava achei bem interessante vc jogar como se estivesse no single player mas sofrendo interferência das atitudes de outros jogadores como criminalidade e tal. A tendência dos jogos é essa e os bons tempos de SImCity 2000 não voltam mais. Coisas precisam ser corrigidas e coisas precisam ser melhoradas mas em resumo o jogo está bem legal e proporciona diversão e desafio.

  • thiagovagostelo
    1c

    Bem, segundo o código de defesa do consumidor, não importa o que a empresa fala (ou coloque em contratos, etc), o consumidor, ao adquirir QUALQUER produto por meios digitais, tem 7 dias corridos para desistir da compra e receber o valor integral que pagou (inclusive do frete se existir) e, o melhor de tudo, não precisa nem explicar o porque da devolução pois o CDC não exige uma explicação por parte do consumidor :) Ou seja, quem quiser, tem o direito de receber o dinheiro de volta.

  • igorbeleza
    1c

    Gostei muito do jogo, ainda quando era Beta. mas esse esquema de ficar online o tempo todo “mata”o jogo. Acaba que vc nao tem muita liberdade. Sequer pode salvar uma cidade e, se fizer cagada, poder atrás. De repente vc está numa fazenda ou em um local qualquer onde não existe internet e acaba ficando na mão!

    O servidores caem tanto que cidades todas são perdidas por essa falta de respeito da EA.

    Deveriam rever seriamente essa questão do “always on”. Tinha tudo pra ser perfeito. Caiu por água abaixo!

  • Otávio C A Serra
    1c

    Eu fui um dos que compraram os jogos e tentou jogar no primeiro dia tanto Sim City quanto Diablo III. Em ambos os mesmos problemas. É possível jogar, “sentir” o jogo por alguns minutos, as vezes horas. Mas o fator de ser desconectado com mensagens enfadonhas é no mínimo ridículo. Sem contar lags e interrupções. Como amigos gringos do guru3D.com, sou da opinião que a culpa das duas produtoras (Blizzard e EA) é subestimar o potencial de seus produtos. Ambos jogos são super esperados por uma parcela imensa de pessoas. A solução é fazer uma fase beta em massa e investir em servidor. Mas ai aparece outro problema: investir em servidor encarece o investimento, e uma empresa que visa lucro, quer maximizar o mesmo, e sendo assim, enxuga o máximo que pode, partindo do mínimo estimado. Ai vira o que vira :(

    • igorbeleza
      1c

      Sem contar que, jogos como esses, duram anos e anos… Será que eles irão manter por tanto tempo os servidores no ar? Tem gente (eu) que joga Simcity 4 há quase dez anos e ainda curte muito!

  • Gustavo Cunha
    1c

    Tou louco pra q saia a versao pra mac…. Tao prometendo ate junho, mas sem data confirmada ainda =\

  • Pedro
    488c

    Se eu não tiver conexão com a internet não poderei jogar, é isso?

    • igorbeleza
      1c

      Exato!

      • Pedro
        488c

        Não curti. Acho legal jogos que usam a internet para interagir com outros jogadores e proporcionar uma jogatina mais agradável. Mas e se eu estiver viajando e quiser jogar no notebook (sem internet)?

        Sei que a internet móvel não é tão restrita e capenga em outros países, como é no Brasil, mas mesmo assim acho que a EA/Maxis deu uma vacilada.

  • Alexandre Cinci
    40c

    Estava me programando pra comprar o jogo, mas com essa obrigatoriedade, desanimei.

    Vlw EA por estragar o melhor jogo do ano

  • igor.soad
    1c

    Não consigo nem escolher o servidor que quero jogar, tenho outros amigos que também possuem net virtua e estão com o mesmo problema.
    Já os amigos da GVT conseguem jogar de boas =(

  • Marcoscs
    930c

    eu ontem consegui jogar mas tive que me logar num servidor do leste europeu. Como era noite no Brasil e alta madrugada na Europa, os servidores de lá não estavam tão congestionados.
    Mas os servidores dos EUA esquece, esses é praticamente impossível logar dependendo da hora.
    E hoje de manhã tentei logar e não consegui, em servidor nenhum.
    E pensar que gastei 140 contos pra isso…

  • celiomarcos
    1c

    pensar em reembolso eu considero piada. se os servidores funcionarem bem as piores queixas não existiriam. Certo que querem resolver isso. E bugs no gameplay não teria pq a Maxis não arrumar, ela sempre pareceu legal em dar atenção.

    Já o game em sí. Consegui jogar 9horas até agora. É ÓTIMO. um puro SimCity. Reclamações de coisas tipo terem removido alguns esquemas (encanamentos, metrô em subsolo, cabos de energia) não me fizerem a menor falta, alias ainda bem q foram removidas pois tem tanta coisa nova pra se preocupar. O esquema de níveis de zonas baseado nas ruas… uma idéia muito melhor que os antigos, nem sei mais como pensar na cidade usando o esquema antigo.

    Eu desenvolvi uma fobia nova é em relação ao limite da cidade, isso sim é algo novo e estranho de administrar

    • Raphael Moreira Alves
      1c

      Concordo. Consegui jogar por 21 horas no primeiro dia e gostei bastante do jogo. As pessoas acabam reclamando das mudanças em todo canto mas o legal é ter mudanças que tragam inovações e desafios.
      Quando resolverem isso do servidor voltarei a jogar sem ter que ficar reclamando de que cada detalhe é diferente dos antigos. Os jogos mudam, tudo muda. Os bons tempos de SimCity 2000 ou 4 não voltam mais. Ou se joga eles ou o novo.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.