Prometido logo no lançamento do sistema operacional, o Twitter finalmente liberou seu aplicativo para Windows 8. O programa é compatível com computadores e tablets (inclusive aqueles com Windows RT). O aplicativo segue os padrões dos clientes atualmente encontrados em dispositivos móveis ao trazer as abas Conectar e Descobrir, além de ser construído com a interface Metro.

É bem confortável usar o Twitter no Windows 8. Ocupando uma tela inteira, a interface é agradável e os elementos são bem grandes, algo que faz total sentido para uso um tablet. No entanto, se você não quer desperdiçar toda sua tela com uma rede social, basta mover o aplicativo para algum dos cantos da tela, uma vez que ele se adapta ã borda e você pode trabalhar normalmente com outro aplicativo enquanto lê o que seus amigos publicam.

É legal a integração do aplicativo com o hub de compartilhamentos do Windows 8: é possível, por exemplo, compartilhar uma URL diretamente do seu navegador ou aquela foto direto do rolo da câmera. Além disso, notificações push marcam presença nessa versão. Ele possui a tile dinâmica – as notificações serão exibidas diretamente na sua tela Iniciar.

No entanto, ainda há alguns detalhes a serem acertados: só consegui realizar o upload de uma imagem na terceira tentativa, de forma que recebi mensagens de erro nada agradáveis e que não descrevia nada concreto. Além disso, não há suporte para múltiplas contas, sendo necessário deslogar toda vez que for preciso usar uma conta diferente.

Um recurso do qual senti falta foi o de streaming em tempo real. Isso significa que sua timeline não atualizará sozinha, te obrigando a realizar essa tarefa manualmente. Em telas sensíveis ao toque é bem fácil, basta puxar o dedo de cima para baixo. Se você depende de um mouse, a tarefa é mais complicada: é necessário clicar com o botão direito e depois clicar em “Atualizar”, ou mesmo puxar a barra de rolagem manualmente (não é possível usar o scroll para isso). Isso está disponível no morimbundo aplicativo do Twitter para Mac, que não recebe atualizações desde junho de 2011.

O aplicativo é gratuito, totalmente em português e já está disponível para download na Windows Store. É uma excelente alternativa, afinal, com as mudanças da API do Twitter, será bem difícil de encontrar algum bom cliente gratuito para a rede social.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados