Ontem recebemos a triste notícia de que o Google Reader será descontinuado. O serviço continuará funcionando até o dia 1º de julho, então você terá ainda algum tempo para encontrar um agregador de notícias substituto. O Tecnoblog reuniu cinco alternativas ao Google Reader para ajudar na escolha. Confira:

The Old Reader

Considerado por muitos como uma das melhores opções para substituir o Google Reader, o The Old Reader lembra a versão antiga do serviço. O forte dele é o compartilhamento de notícias entre usuários do mesmo aplicativo – não há como compartilhar o conteúdo com outras redes sociais, obrigando que você copie o link da notícia e faça isso manualmente.

oldreader

O The Old Reader é gratuito e está disponível em interface web e tem extensão para o Chrome e Safari, além de possuir página adaptada para smartphones. O serviço requer uma conta do Facebook ou do Google, usadas para logar no serviço.

Feedly

É uma das opções mais interessantes. Gratuito, o aplicativo tem uma interface bem limpa e funcional. É possível agrupar em pastas e é tranquilo de compartilhar o conteúdo, uma vez que o serviço possui integração direta com o Twitter, Facebook, Google+ e Buffer além de enviar email.

feedly

Além de possuir uma lista de leitura integrada, o Feedly também conversa com serviços de terceiros: é possível enviar seus artigos para o Pocket, Instapaper, Evernote e o esquecido Delicious. No computador, é possível usá-lo através de interface web. Quem gosta de ler em dispositivos móveis poderá contar com os aplicativos para iOS e Android.

Como o aplicativo é um cliente de Google Reader, você não precisará importar seus feeds manualmente. Quando o serviço da gigante das buscas for desativado, você nem perceberá a mudança: os desenvolvedores do Feedly já avisaram que os atuais usuários serão migrados para uma plataforma própria automaticamente.

Fever

O Fever tem uma proposta totalmente diferente como agregador de notícias. Ele agrupa notícias do mesmo assunto e exibe um termômetro: quanto maior a quantidade de artigos de uma mesma notícia, maior a temperatura sobre o assunto. Isso é muito interessante para quem acompanha vários veículos, uma vez que notícias replicadas ficam todas sobre uma mesma categoria. Se você não gosta desse tipo de agrupamento, pode usá-lo como um agregador RSS comum e organizar os artigos de forma cronológica.

fever

No entanto, ele não é um serviço, e sim um sistema em PHP e banco de dados MySQL. Custa caro (30 dólares), requer um servidor para funcionar, e consome muita banda e memória – não funcionará muito bem em hospedagens compartilhadas. Ele funciona diretamente no navegador e tem interface adaptada para smartphones, e possui suporte a aplicativos de terceiros, como o excelente Reeder. Veja o review completo do produto escrito pelo editor Paulo Higa.

NetNewsWire

Presente apenas no OS X, o NetNewsWire já é um cliente de RSS com interface mais antiga e lembra bastante clientes de emails. É possível organizar por pastas, e um dos recursos que gostei muito é o de poder abrir a interface web do site de origem do artigo dentro do próprio aplicativo.

netnewswire

Ele possui uma versão paga e uma gratuita com anúncios. O NetNewsWire até possui aplicativo para iOS, mas depende do Google Reader para funcionar. Como ele será descontinuado, isso não resolve muito bem o problema, a não ser que os desenvolvedores atualizem o aplicativo para funcionar de maneira independente.

Pulse

Minha birra com aplicativos do tipo Flipboard e Google Currents é em relação ao espaço mal aproveitado: as letras são bem grandes e em uma página se concentram pouquíssimas notícias. No Pulse isso também acontece, mas de forma menos exagerada. O conteúdo não é exibido em lista, e sim em blocos com imagens, podendo regular o tamanho deles para caber mais notícias em uma mesma tela.

pulse

O Pulse é gratuito e possui extensão para Google Chrome, além de bons aplicativos para Android, iOS e Windows 8.

E agora, como migrar?

É possível baixar sua lista de inscrições do Google Reader através do Takeout, plataforma da gigante de buscas que permite que você faça download dos seus dados que estão armazenados nos servidores do Google. Para isso, basta acessá-lo, selecionar que você quer exportar seus dados do Google Reader e aguardar seu arquivo ficar pronto.

takeout

É um arquivo compactado com todos os seus dados de artigos estrelados, compartilhados e demais notas, além da lista de inscrições. Para importar a lista de inscrições, procure a seção de importação no seu novo agregador de notícias e importe o arquivo subscriptions.xml.

Tecnoblog no Google Chrome

Se você usa o Google Chrome como navegador padrão, não deixe de instalar o Tecnoblog Notifier, extensão que avisa quando há novos artigos publicados no TB. Além disso, a extensão também é social, pois notifica quando há interações com algum comentário de sua autoria. Baixe já na Chrome Web Store.

tb-notifier

Receba mais sobre Google Reader na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados