Quem já fez vôos nacionais nos Estados Unidos sabe como eles são rígidos com a segurança depois dos atentados de 11 de setembro. Então, essa notícia não deve ter sido muito bem recebida por lá: um hacker chamado Hugo Teso fez uma palestra no Hack In The Box mostrando como desenvolveu um app para Android que permite controlar um avião!

Teso disse ter passado três anos estudando para conseguir fazer o aplicativo funcionar e, como era piloto, foi um pouco mais fácil (então, não pense que dá para sair de um hackathon controlando aviões).

Ele comprou os equipamentos necessários para se comunicar com uma aeronave no eBay e se aproveitou de falhas de segurança no ADS-B (sistema utilizado para localizar os aviões e enviar informações como altura e condições climáticas) e no ACARS (usado na comunicação dos pilotos com a torre) para identificar e “entrar” nos aviões. Afinal, eles são controlados por computadores, ou seja, hackeáveis.

hugo teso

Então, pelo aplicativo PlaneSploit, também desenvolvido por ele, Teso demonstrou que, com comandos simples e bastante intuitivos, é possível reorientar a trajetória de um avião sem sair de casa usando o acelerômetro do smartphone. Entre as opções do app, estão a de mudar o percurso apenas tocando no mapa (“please go here”), indicar que há algo errado ao ligar luzes de emergência e alarmes (“be punckish”), literalmente sumir do mapa (“kiss off”) e derrubá-lo (“visit ground”).

Como a intenção não é fazer terrorismo, mas sim apontar a fragilidade do controle aéreo, foi utilizado um ambiente virtual para a demonstração e o hacker falou apenas o básico, sem detalhar demais o processo.  Além disso, explicou que a invasão só funciona no piloto automático. Ou seja, se o piloto detectar que o avião está sendo hackeado, é só desligá-lo e utilizar os controles analógicos. A má notícia que segue é que os aviões mais novos não têm esses controles.

Como todos os equipamentos utilizados foram os mesmos que na vida real, não dá para deixar de imaginar o estrago que faria nas mãos da pessoa errada. O PDF da palestra está disponível aqui, mas é praticamente inútil sem conhecimentos sobre aviação. E, obviamente, o aplicativo não está no Google Play!

Com informações: Computer World

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados