10 jogos de simulação para PS4, Xbox One, Switch e PC

Lista traz jogos de simulação variados, para quem gosta de um desafio "mais realista" de gameplay

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 9 meses
Novo Flight Simulator já está disponível no Windows 10 / Divulgação / Microsoft

Jogos de simulação fazem parte de um nicho bem específico de games. Os títulos dessa categoria tentam emular, o mais próximo possível da realidade, experiências como: dirigir, voar, colocar o jogador no lugar de outro ser, gerenciar situações cotidianas, construir e etc. Você gosta deste gênero? Então dá uma olhada nesta lista.

O texto, a seguir, está organizado em ordem alfabética e inclui apenas algumas sugestões. Sinta-se livre para dar a sua opinião de games de simulação nos comentários.

Jogos de simulação PS4, Xbox One, Switch e PC

1. Animal Crossing: New Horizons (Nintendo Switch)

Animal-Crossing-New-Horizons

Animal Crossing: New Horizons, lançado em 20 de março de 2020, se tornou um grande sucesso no console híbrido da Nintendo por dois motivos: o início do isolamento social causado pela pandemia e um viciante sistema de gerenciamento da sua própria ilha.

Também some a isso as interações com outros bichinhos moradores e diversas atividades diárias a fazer, como: pesca, construção, nadar, caçar insetos e etc.

2. Bee Simulator (PS4, Xbox One, Switch e PC)

bee-simulator

É isso mesmo. Em Bee Simulator você é uma pequenina abelha que precisa explorar o mundo fazendo o que abelhas fazem: colher pólen e proteger sua colmeia, juntamente com as outras amiguinhas abelhas, dos ataques de terríveis vespas. Também é possível jogar com outras pessoas em modo cooperativo e jogador contra jogador.

3. Euro Truck Simulator 2 (PC)

Euro Truck Simulator 2 é um simulador de caminhões lançado em outubro de 2012. Neste game, você poderá viajar pelas estradas da Europa para fazer entregas percorrendo grandes distâncias ao cruzar países, como: Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Itália e etc. No título, sua resistência, velocidade e habilidade serão colocadas à prova.

4. Farming Simulator 19 (PS4, Xbox One, Switch, PC, Mac OS)

farming-simulator

A franquia Farming Simulator coloca o jogador numa simulação de fazenda elevando a experiência agrícola a um nível nunca visto digitalmente, segundo os desenvolvedores da Giants Software GmbH.

No game, você terá a oportunidade de desenvolver sua fazenda em ambientes americanos e europeus. Na edição 19 do jogo, novas atividades agrícolas e agropecuárias estão disponíveis, além de plantações e animais para cuidar.

5. Flight Simulator (PC)

flight-simulator

Um dos simuladores de voo mais famosos do mundo retorna, em 2020, ainda mais aprimorado. Neste título, o jogador poderá pilotar desde aeronaves pequenas a grandes jatos.

Crie um plano de voo e se aventure em qualquer lugar do planeta. O nível de detalhes e curva de aprendizagem dos vários controles pode assustar no início, mas nada que a prática não ajude.

6. Goat Simulator (PS4, Xbox One, Switch e PC)

goat-simulator

Caos. Esta é a palavra que define este infame simulador que te coloca no controle de um bode (ou uma cabra). Sua missão… Bom, o game não tem lá muitos objetivos definidos. Você apenas anda, pula, gruda nas coisas e quebra e/ou explode tudo no processo.

Existem alguns mini games, mas a graça mesmo é só andar por aí e ver o que é possível fazer. O título é entupido de bugs, mas desde que eles não façam o jogo “crashar” e sair é só encará-los como parte da experiência.

7. Gran Turismo Sport (PS4)

Gran Turismo Sport é o sétimo jogo da série de simuladores de corridas da desenvolvedora Polyphony Digital. Nesta simulação, o jogador poderá experimentar competições online criadas com o aval da própria FIA (Federação Internacional de Automobilismo), segundo a Sony.

Você poderá representar seu país ou algum fabricante de carros preferido em dois grandes campeonatos: Copa das Nações e Manufacturers Fan Cup.

8. Franquia SimCity (PC, Mac)

simcity

SimCity é um dos simuladores de cidades mais famosos já criados. Com vários conteúdos extras publicados ao longo dos anos, gerencie sua própria cidade em várias regiões do mundo, tomando decisões que podem levá-la a um futuro próspero ou ao total caos e decadência.

Como você lidará com a indústria, economia e questões populacionais determinará o rumo que sua cidade tomará. A decisão é sua.

9. Surgeon Simulator (PS4, PC)

Surgeon Simulator

Apesar do “simulator” no nome deste jogo, a ideia principal deste game é causar caos na mesa de cirurgia. Com controles propositalmente ruins e nada precisos, o jogador precisa conduzir operações em pacientes com a pior sorte do mundo em cair em suas mãos. Do estúdio Bossa Studios, este game já tem um segundo jogo que permite, inclusive, multiplayer.

10. The Sims 4 (PS4, Xbox One, PC, Mac OS)

the sims 4

Na série The Sims você cria e comanda pessoas. Pode-se dizer que o game é um simulador de pessoas e das relações entre elas. No título é possível personalizar centenas de elementos que vão além dos próprios Sims. Construa casas, tenha uma família, interaja com os vizinhos ou simplesmente se torne o terror da humanidade. É com você.

Receba mais sobre PC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados