Microsoft realiza evento gratuito para ensinar a desenvolver

AppDay ajuda entusiastas de tecnologia que desejam aprender a programar

Joel Nascimento Jr
Por
• Atualizado há 5 dias

Amanhã, a Microsoft promoverá seu evento anual para entusiastas de tecnologia que desejam conhecer e ingressar no mundo dos desenvolvedores de aplicativos. O Microsoft AppDay tem a proposta de, em apenas um dia, ajudar os participantes a criar e submeter seu próprio aplicativo para Windows 8 na Windows Store, mesmo sem ter experiencias anteriores com programação.

O evento, além de ser realizado presencialmente em vários lugares do país, pode ser inteiramente acompanhado online. As ferramentas de desenvolvimento para participar são o Windows 8 e o Visual Studio, que podem ser baixados gratuitamente pelo próprio site do evento. De quebra, todos os que conseguirem publicar seu aplicativo na Windows Store ganham um certificado da própria Microsoft reconhecendo sua participação.

microsoft-appday

Conversei com Fernando Martin, Developer Evangelist da Microsoft, sobre o evento.

Fernando, qual o nível de conhecimento necessário para participar do App Day?

Este evento virtual foi estruturado focando nas pessoas que têm interesse por tecnologia mas nunca tiveram a oportunidade de se aprofundar no mundo de desenvolvimento de aplicativos e games. O único pré-requisito é ter vontade.

Apesar de ser destinado ao Windows 8, é o App Day um caminho recomendável para quem quiser começar a desenvolver para o Windows Phone 8?

Sem dúvida. As interfaces dos nossos dispositivos nunca foram tão parecidas. A linguagem de programação é exatamente a mesma, mudando principalmente as características de hardware.

Quais os tipos de apps mais populares criadas pelos participantes?

Existem basicamente 2 tipos de apps. As que fazem alguma coisa e as que possuem algum tipo de conteúdo. Convidaremos as pessoas a fazerem este segundo tipo. Normalmente o programador tem sua primeira experiência fazendo um “Hello World”. Os participantes costumam fazer um tipo de “olá mundo”, porém muito mais sofisticado, com um propósito.

Mais importante do que focar no tipo de app que teremos no final do evento, focamos no sentimento de sucesso que o participante terá. A app do AppDay é como a primeira pintura de um artista. O quadro não será uma obra de arte que vale milhões, mas será com certeza o primeiro passo para uma jornada promissora hoje no mercado de trabalho.

Quantos participaram no evento do ano passado e qual a previsão para este ano?

Nunca tivemos nada parecido, e ter atingido o número de 10 mil pessoas cadastradas no evento espalhadas em todo o Brasil, já ultrapassam de longe nossas expectativas.

O App Day é o inicio para quem se interessar a desenvolver apps. Depois dela, qual seria o passo seguinte para se tornar um desenvolvedor?

Os caminhos são diversos e recursos é o que não falta. Eu diria que manter o interesse e ter resiliência, mesmo nos momentos difíceis e frustrantes, é muito importante. Os sites MSDN e Microsoft Virtual Academy possuem diversos materiais onde orientamos sobre certificações e treinamentos, acho que pode ser um ótimo segundo passo.

***

Para mais informações e inscrição para o evento, visite a página oficial do AppDay.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter

Relacionados