Rumor do dia: iOS 7 terá grandes mudanças na interface e corre risco de atrasar

Jony Ive está eliminando skeumorfismo no iOS, segundo a Bloomberg.
Apple ainda espera conseguir lançar iOS 7 até setembro.

Paulo Higa
Por

A próxima versão do iOS, agora sob o comando de Jony Ive, não terá mais as influências de Scott Forstall, grande defensor do skeumorfismo, então é quase certo que veremos boas mudanças na interface do sistema. Até agora não sabemos quão renovado será o visual do iOS 7, mas a Bloomberg diz que as alterações serão grandes: ele corre o risco de não cumprir as datas previstas no cronograma.

De acordo com a Bloomberg, “fontes com conhecimento do assunto” dizem que Jony Ive está revisando detalhadamente as novas interfaces dos aplicativos do iOS 7, o que está gerando os atrasos no desenvolvimento no sistema. A intenção é evitar um fiasco como o do Apple Maps, que virou motivo de piada e acabou deixando alguns coitados sem água e comida em lugares desertos.

ipad-ibooks

Jony Ive está querendo diminuir o skeumorfismo, prática que consiste em incluir elementos da vida real em interfaces, como o couro no aplicativo da agenda ou a fita cassete no Podcast, que foi removida na última atualização. As fontes revelam que Ive está “eliminando imagens realistas, como estantes de madeira na Banca, e explorando mudanças maiores para o Mail e o Calendário”.

No início da semana, o 9To5Mac havia dito que a nova interface seria “muito, muito plana”, eliminando brilhos e reflexos. Uma das fontes do blog chegou a equiparar a nova interface com o estilo Metro, usado no Windows Phone. Os ícones e outros elementos visuais mudarão, mas o iOS 7 não deverá ser mais difícil de usar que as versões anteriores: o núcleo continua o mesmo, e as interfaces funcionarão de maneira similar.

Há algumas alterações no projeto: Jony Ive teria estendido os prazos para testes, e parte da equipe que era responsável pelo OS X também está trabalhando no novo iOS, para acelerar o desenvolvimento. Com esse reforço, segundo a Bloomberg, a Apple ainda espera conseguir liberar o iOS 7 até setembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados