O Dots, um jogo de ligar pontinhos coloridos em uma tela, é hoje um dos maiores sucessos da App Store. Em apenas uma semana, o app criado pela Betaworks já colecionou mais de 1 milhão de downloads, conquistando os primeiros lugares do ranking de aplicativos gratuitos do iOS em oito países e ficando entre os cinco primeiros em outras 15 App Stores do mundo.

Uma das razões do sucesso é que o jogo é bem objetivo e cabe direitinho nos momentos de microtédio do cotidiano – o intuito é ligar o maior número de pontos da mesma cor que estejam lado a lado (não vale a diagonal), de preferência formando um quadrado, o que faz com que todos os pontos da mesma cor sejam apagados do tabuleiro virtual.

A pontuação é marcada em turnos de apenas 1 minuto, então não é o tipo de jogo que você passa horas a fio em uma partida, mas o vício vem rapidinho, na ânsia de bater o próprio recorde ou ultrapassar a pontuação dos amigos.

dots-ligando-pontos
O objetivo básico é ligar pontos da mesma cor e, de preferência…
dots-fazendo-um-quadrado
…formar um quadrado – assim, todos os pontinhos da mesma cor somem

Os pontos (os Dots) de cada partida vão sendo acumulados pelo jogador, que pode posteriormente trocá-los por poderes que facilitam um pouco mais o jogo, como adiar o fim da partida em 5 segundos ou desaparecer com um pontinho pra facilitar alguma estratégia.

dots-poderes-especiais

Em uma entrevista ao Wall Street Journal, Paul Murphy, um dos criadores do Dots, credita o sucesso às horas que as pessoas precisam passar no transporte público, aguardando em filas ou outros momentos de espera. “Minha mulher jogou por cerca de 10 horas nas duas primeiras semanas. Ela não é um ponto fora da curva, existem muitos nova-iorquinos que passam horas no trajeto para o trabalho e eles jogam no metrô. É um negócio meio zen”, explicou ele.

Quem quiser arriscar suas horas de produtividade, pode baixar o Dots a partir da App Store gratuitamente – ele é compatível com iPhone, iPod e iPad que utilizem iOS a partir da versão 5.0. Mais detalhes sobre como jogar e algumas dicas de como fazer mais pontos podem ser conferidas no blog do Dots.

Receba mais sobre dots na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jacqueline Lafloufa

Jacqueline Lafloufa

Ex-autora

Bacharel em literatura, especialista em jornalismo científico e comunicação digital, Jacqueline Lafloufa também aprendeu sobre ciência e tecnologia no colégio técnico ETEP. Já trabalhou como programadora, mas hoje atua como produtora de conteúdo, ghostwriter, roteirista, escritora profissional, pesquisadora e podcaster. Foi autora no Tecnoblog de 2013 a 2014 e também já colaborou com o Facebook.

Relacionados