e3 2013 02

Direto de Los Angeles, EUA – Dentro de algumas horas começam as conferências da E3, a maior e mais importante feira de games do mundo. A primeira é a da Microsoft, que vai falar sobre games para o Xbox One (pelo menos, é o que esperamos). A última, da Sony, revelará o PlayStation 4. As duas são, sem dúvidas, as mais aguardadas da feira e seus consoles, os protagonistas desse ano.

Mas tem muita (MUITA) coisa sendo mostrada pelas centenas de expositores, além dos novos consoles de oitava geração. Reunimos alguns outros títulos que esperamos ver por lá na lista abaixo, que não está em ordem de preferência, expectativa, alfabética… é completamente aleatória.

Battlefield 4

bf4 e3

O novo game da franquia está com lançamento previsto para 29 de outubro desse ano. A principal mudança até agora é a nova engine utilizada, Frostbite 3, que trará mais realismo nos gráficos, tanto em expressões faciais quanto nas explosões. Na E3, a EA prometeu revelar como vai ser o multiplayer na conferência marcada para o dia 10, além de outras surpresas. Também devemos saber mais sobre o DLC China Rising.

Só para relembrar: a apresentação do game foi feita com um vídeo de 17 minutos. Não significa que a do multiplayer também será, mas  não seria ruim se fosse.

Call Of Duty: Ghosts

cod e3

Apresentado junto com o Xbox One, também tem como principal novidade o upgrade da engine utilizada, que melhora os gráficos e faz com que os personagens se movam com mais fluidez. Foi buscado criar um elo emocional maior entre eles e o jogador. Inclusive, há um cachorro na equipe.

Como a apresentação inicial foi praticamente uma entrevista com produtores para falar de detalhes técnicos, deve estar guardada para o evento a parte prática: gameplay, multiplayer, novas armas, como o cachorro vai se comportar… Aposta: o último item vai ser muito destrinchado.

Batman: Arkham Origins

batman arkham origins e3

O jogo que fecha a trilogia Arkham chega em outubro às lojas e, em vez de continuar a história de Arkham City, vai voltar ao começo da “carreira” do Homem-Morcego no combate ao crime em Gotham. Entre os vilões, estão o Exterminador e o Coringa. Já foi liberado um trailer do jogo, mas nada de gameplay até agora. Provavelmente, será visto na feira.

Também há o rumor de um multiplayer, no qual será possível jogar como os vilões para derrotar o Batman; talvez que seja uma surpresa para a E3. Além disso, há a versão do jogo para Vita, Batman: Arkham Origins Blackgate, que deve estar lá e, por ser 2D, deixou todo mundo curioso.

Steambox

steam e3

Desde a CES de 2012 aguardamos o console da Valve. Se sabe bem pouco sobre ele; nem o visual foi revelado até agora. A única garantia é o hardware de PC para competir com os consoles da oitava geração e levar levar games do computador para a sala com a interface Big Picture do Steam.

Sendo otimistas, é coerente que ele apareça na E3 para dividir a cena com os consoles de oitava geração. Mas provavelmente não veremos nada: o engenheiro de hardware da Valve, Ben Krasnow, garantiu que nada será anunciado nesse ano.

Watch Dogs

watch dogs

Um dos títulos mais aguardados do ano, o game se passa numa Chicago futurista em que o personagem principal, Aidan Pearce, invade smartphones e outros aparelhos para conseguir informações que o ajudem a concluir suas missões. Também tem armas, perseguições e tudo o mais, como todo jogo de ação. Tipo um GTA hacker, em termos simples.

Ele foi apresentado na E3 de 2012, inclusive com um gameplay. Mais uma aposta: como o Vita vai funcionar como controle “interativo”, não é impossível que haja uma demonstração no PS4 combinado com o console portátil exibindo a tela do smartphone que o personagem usa para hackear outros.

The Last Guardian

the last guardian e3

Talvez a maior lenda da E3, ele foi anunciado em 2009. O jogo está sendo desenvolvido pelo Team ICO, que enfrentou várias dificuldades desde essa época, desde técnicas a demissões, e, quatro anos depois, ainda não foi lançado.

No entanto, há vários indícios de que possa ser finalmente mostrado: o diretor criativo, Fumo Ueda, deu a dica para todos ficarem ligadinhos em uma revelação da Sony em breve; o site E3 Insider o listou entre os lançamentos para a feira; e Kenny Linder, ex-funcionário do estúdio BigBig (parte da Sony do Reino Unido), disse que o título está sendo preparado para PS4. Será que agora vai? Vamos ficar de fora da aposta.

Destiny

destiny e3

MMOFPS futurista da mesma produtora de Halo para Xbox 360 e One, PlayStation 3 e 4 e PC , tem a promessa de ser o melhor jogo já lançado para fãs da categoria. Destiny será lançado em 2014 e é um dos títulos mais aguardados para a E3 2013.

Um dos diferenciais desse jogo é o mundo persistente, com muita história construída por cima e integração com smartphones. A Bungie prometeu criar um dos universos mais imersivos na história dos games e pretende manter o jogo com conteúdo fresco por pelo menos 10 anos.

Um teaser revelou que o gameplay será mostrado na conferência da Sony no dia 10. Isso não significa, no entanto, que estará disponível para testes. Mas temos fé de que sim.

Shield

Créditos: Kotaku AU

Aposta da Nvidia para entrar no mercado de consoles portáteis, o Shield está em pré-venda por 350 dólares. No hardware, o destaque é o chipset Tegra 4 e a possibilidade de rodar jogos do PC por streaming.

Ele foi apresentado na CES desse ano e passou pela GDC. Na E3, também é presença garantida. Como ainda não passou pelas mãos de ninguém do TB, estamos ansiosos pela oportunidade de experimentar e contar como ele é.

Oculus Rift

oculus rift e3

É o óculos de realidade virtual mais preciso lançado até agora. Foi financiado no Kickstarter e os kits para desenvolvedores já foram despachados. Ele até já foi demonstrado em vários eventos, como a GDC e a CES, mas a graça na E3 deve ser que há mais títulos com suporte ao Rift. A Epic Games anunciou na semana passada que a Unreal Engine 4 também terá, o que aumenta o leque de possibilidades.

E, mesmo que não estejam disponíveis novos títulos, é um gadget muito legal e queremos brincar com ele. De novo.

zelda e3

Não, não estamos na E3 de 1991, até porque a primeira edição foi em 1995; um remake de A Link To The Past foi prometido para 3DS, aproveitando a tecnologia disponível 22 anos depois para fazer algumas mudanças.

A essa altura do campeonato, você já deve saber que a Nintendo não vai fazer conferência esse ano, mas um Nintendo Direct no dia 11 vai apresentar as novidades. E, em vez de concentrar todos os hands on de games em um booth, espalhou os lançamentos em várias lojas Best Buy nos EUA e, entre eles, deve estar o novo Zelda. Aliás, nenhuma Best Buy em Los Angeles participa da ação, mas a imprensa vai participar de um evento restrito para ver os novos jogos.

Falando em remakes, os de Duck Tales e Castle Of Illusion também devem estar em demonstração lá.

Metal Gear Solid: Groud Zeroes e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

mgr5 e3

É um jogo só, mas em duas partes. Um dos carros-chefe da Konami, foi revelado na conferência pré-E3 na semana passada que o jogo vai ser mais pesado e sombrio que os anteriores, abordando temas como preconceito racial e vingança. Também foi anunciado que o ator Keifer Sutherland será o responsável por dar voz e movimentos a Snake – o que fez David Hayter, dono da voz do personagem nos últimos 10 anos, xingando muito no Twitter.

Ainda é uma incógnita se haverá uma demo de MGS5 disponível para testes na feira. Não foi divulgada nem uma data de lançamento do jogo, então é difícil saber em que pé está. Mas não custa sonhar ver Snake falando com a voz do Jack Bauer pessoalmente essa semana.

Assassin’s Creed 4

ac4 e3

O sexto game da franquia tem um novo protagonista, Edward Kenway. Ele é avô de Connor, personagem principal de AC3, e tem a tarefa de resgatar o carisma perdido com o fim da trilogia de Ezio Auditore.

Por ser um pirata, o elogiado modo de batalha naval do game antecessor (que não tem nada a ver com “B13! Água!”) com certeza está no jogo. A maior expectativa é quanto à história que se passa no presente após os acontecimentos finais de AC3.

Mirror’s Edge 2

mirrors edge e3

É só boato, pode ser que sim e pode ser que não, mas a continuação de Mirror’s Edge seria uma ótima surpresa na E3 – e, ao contrário do que as pessoas falarão caso exista mesmo, pegaria todo mundo desprevenido.

Mirror’s Edge 2 chegou a ser listado duas vezes na Amazon, uma como um game para Xbox 360 e outra para Xbox One, mas logo as páginas foram removidas. Além disso, o ex-funcionário da DICE Ben Cousins revelou que o jogo estava em desenvolvimento e  Karl-Magnus Troedsson, o gerente geral da empresa, disse que levará surpresas para a E3.

E agora: será que todos os jogos e consoles estarão disponíveis? Será que conseguiremos dar conta de jogar todos? Será que dessa vez veremos The Last Guardian? Será que vamos amar o cachorro no novo Call Of Duty? Será que veremos a carinha do Steambox? Fique ligadinho na nossa cobertura para responder essas e outras questões existenciais pré-E3. 😉

Receba mais sobre E3 2013 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados