As novidades do Windows 8.1 reveladas pela Microsoft

Botão Iniciar, melhorias nos aplicativos e mais opções de personalização

Paulo Higa
Por
• Atualizado hoje às 22:22
windows-8-1

Algumas novidades do Windows 8.1 vazaram nas últimas semanas, mas agora temos as informações oficiais, vindas diretamente de Redmond. No blog oficial do Windows, a Microsoft exibe alguns dos novos recursos que estarão no sucessor do Windows 8, incluindo mais opções de personalização, melhorias nos aplicativos nativos e integração mais profunda com o SkyDrive. Sim, o botão Iniciar também está lá!

Olha ele aí!

O botão Iniciar aparece numa das screenshots que demonstra as novas opções de multitarefa na interface Metro. Olha só:

windows-8-1-multitarefa

Segundo a Microsoft, o botão Iniciar é uma das melhorias de usabilidade para quem usa mouse e teclado. Ele aparecerá quando você arrastar o mouse para o canto inferior esquerdo da tela. Na área de trabalho clássica, o botão estará sempre visível, assim como nas versões anteriores do Windows. Como esperado, a volta do botão Iniciar não implica a volta do menu Iniciar: ele apenas direcionará o usuário para a nova tela inicial.

Para os usuários mais conservadores, uma boa notícia: quando você clicar no botão Iniciar, ele poderá abrir tanto a tela inicial, com os novos blocos dinâmicos, quanto uma tela que lista todos os aplicativos instalados no sistema, ordenados por nome, data de instalação, categoria ou frequência de uso.

Mais opções de personalização

Na área de personalização, o Windows 8.1 vai permitir que o usuário transforme a tela de bloqueio num porta-retratos digital, exibindo fotos armazenadas no HD ou SkyDrive. Também será possível tirar fotos com a câmera do dispositivo sem fazer login.

A nova tela inicial suporta quatro tamanhos de blocos dinâmicos e pode ser configurada para exibir o mesmo papel de parede da área de trabalho. Vários atalhos para aplicativos podem ser selecionados ao mesmo tempo para redimensioná-los, rearranjá-los ou desinstalá-los.

windows-8-1-tela-inicial

Aplicativos instalados pela Windows Store não terão mais seus blocos dinâmicos colocados automaticamente na tela inicial, o que deve diminuir a bagunça. Em vez disso, eles aparecerão numa área separada onde você poderá optar por fixá-los ou não.

Integração com o Bing

O botão Pesquisar na barra lateral terá maior integração com o Bing, que exibirá resultados da web, aplicativos, conteúdo no SkyDrive e arquivos armazenados localmente. Você poderá executar algumas ações diretamente do Bing, como reproduzir uma música ou vídeo.

windows-8-1-bing

Novos aplicativos, SkyDrive e Painel de Controle mais completo

Alguns aplicativos nativos, como o Fotos e o Música, ganharam novos recursos e tiveram a interface redesenhada. A Microsoft também promete novos aplicativos, mas eles ainda não foram apresentados oficialmente. Entre eles provavelmente estão Alarme, Calculadora e Gravador de Som, que apareceram em março através de imagens vazadas.

Há melhorias no multitarefa: será possível usar vários aplicativos Metro ao mesmo tempo e redimensioná-los na largura que você quiser; no Windows 8, há apenas dois tamanhos.

Outras novidades incluem salvamento de arquivos diretamente no SkyDrive, que poderão ser acessados mesmo offline, além de Internet Explorer 11 mais rápido e com sincronização de abas entre dispositivos. O Painel de Controle com interface Metro ganhará mais opções: alterar resolução de tela, configurar as opções de energia, ver informações sobre o dispositivo, mudar o serial e até ferramentas mais avançadas, como a possibilidade de ingressar num domínio de rede.

windows-8-1-skydrive

E aí?

Nas palavras da Microsoft, o Windows 8.1 “não apenas responderá aos feedbacks dos usuários, mas também adicionará novos recursos e funcionalidades que melhoram a experiência em telas sensíveis ao toque e aproveitam o potencial dos dispositivos móveis”. A empresa afirma estar trabalhando para levar o novo Windows aos mais diversos tipos de dispositivos, incluindo quiosques e caixas eletrônicos.

O Windows 8.1 poderá ser testado quando a Microsoft liberar uma versão preview, no dia 26 de junho, durante a conferência para desenvolvedores Build. Os usuários do Windows 8 receberão a atualização até o fim do ano, de forma totalmente gratuita.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados