Nova geração do MacBook Air é desmontada pelo iFixit

SSD do novo MacBook Air tem interface PCI Express e alcança 800 MB/s.
Apple substituiu memória DDR3L por módulos LPDDR3.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

É sempre assim: um novo gadget é lançado e o iFixit vai lá e desmonta para todos verem o que está escondido. Não foi diferente com o novo MacBook Air, lançado segunda-feira (10) na WWDC. O novo portátil da Apple traz a quarta geração de processadores Core da Intel e promete bateria com autonomia para funcionar durante “o dia inteiro”.

mba-2013-ifixit

Uma das mudanças do novo MacBook Air é o SSD. No modelo anterior, o SSD do MacBook Air utilizava interface SATA III. No novo, a conexão é PCI Express, o que permite maiores velocidades de transferência. O AnandTech fez um teste e conseguiu resultados de leitura e escrita próximos a 800 MB/s, o que é muito bom quando comparado ao SATA III, que não passa dos 600 MB/s (e ainda assim é bem rápido). Quem fabrica o SSD é a Samsung.

Outra novidade é o novo padrão de RAM. A Apple esqueceu o DDR3L e adotou o LPDDR3, que é menor e promete maior eficiência energética. O chip AirPort foi atualizado e ganhou suporte a redes Wi-Fi 802.11ac, novo padrão que utiliza a faixa de 5 GHz com taxas de transferência similares a uma Gigabit Ethernet. A bateria também recebeu modificações: ela é maior que a do modelo anterior e tem capacidade de 7.150 mAh.

O computador é bem montado, parece até uma obra de arte. Só que ele é tão bem montado que é difícil de ser reparado, caso aconteça algum problema: o MacBook Air recebeu nota 4 de 10 no índice de reparabilidade do iFixit (10 é mais fácil de reparar).

O principal motivo da nota baixa é que alguns componentes são soldados na placa mãe do notebook, como a memória RAM. Por possuir interface PCI Express, o SSD também é difícil de ser substituído, uma vez que o padrão ainda não está consolidado no mercado. Ou seja: não compre um MacBook Air se estiver pensando em futuros upgrades.

O novo MacBook Air já se encontra a venda no Brasil. O modelo mais básico é de 11 polegadas e custa R$ 4.199, com processador dual-core Intel Core i5-4250U de 1,3 GHz, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento em SSD.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados