Início » Review Software e apps » As pequenas grandes mudanças do Windows 8.1

As pequenas grandes mudanças do Windows 8.1

Este é o Windows 8 que você conhece, mas feito do jeito certo

Por
1 ano atrás

Há quase um ano, antes mesmo do lançamento do Windows 8 nas lojas de todo o mundo, veículos de tecnologia começaram a publicar as primeiras informações sobre um tal de Windows Blue. Nesta semana, durante a conferência Build, a Microsoft enfim lançou uma versão de testes do agora chamado Windows 8.1, que pode ser baixado gratuitamente hoje mesmo.

Como o nome sugere, este é o Windows 8 que você conhece, mas com pequenas mudanças. A Microsoft ouviu as reclamações dos usuários, aparou algumas arestas aqui e ali, consertou certos problemas e adicionou novos recursos, sem nada muito excepcional. Mas essas pequenas alterações fizeram a diferença.

O que o Windows 8.1 traz de novo? Confira nos parágrafos a seguir.

Para os conservadores

O menu Iniciar, marca registrada do Windows, estava ali no canto inferior esquerdo da tela desde o Windows 95, lançado há quase 18 anos. Ao longo do tempo, ele sofreu diversas modificações, ficou mais bonito e ganhou novas funções, como um campo de busca, mas o funcionamento continuava basicamente o mesmo. O Windows 8 quebrou essa tradição, substituindo o menu por uma tela e sumindo com o botão. O resultado, claro, foi uma chuva de reclamações de usuários que não conseguiram se adaptar.

windows-8-1-preview-config

Agora, a Microsoft decidiu colocar o botão Iniciar de volta. Ele fica sempre visível na área de trabalho clássica e não pode ser ocultado, pelo menos na versão Preview. Quando você estiver na interface Metro, basta mover o mouse para o canto inferior esquerdo para o botão aparecer. O menu Iniciar, porém, não voltou: a única coisa que o botão faz é exibir a tela inicial, aquela com estilo Metro.

Você ainda tem aversão aos aplicativos Metro e blocos dinâmicos? Não tem problema, a tela inicial também mudou: é possível configurar para que o botão abra apenas uma lista com todos os aplicativos instalados. Quase um menu Iniciar, mas em tela cheia.

windows-8-1-preview-todos-apps

Não é mais necessário passar pela interface Metro antes de começar a trabalhar de verdade: basta selecionar uma opção chamada “Ir para área de trabalho, e não para tela inicial, quando eu entrar” para que o boot seja direto para o desktop clássico. E como agora é possível usar o mesmo wallpaper do desktop na tela inicial, não há mais aquele choque ao alternar entre interfaces tão diferentes.

A parte Metro também melhorou

windows-8-1-tela-inicial

Para quem usa a nova interface do Windows, há algumas novidades. A tela inicial pegou emprestada alguns elementos do Windows Phone 8, incluindo a setinha que abre uma lista com todos os aplicativos instalados no sistema. Está mais prático nomear grupos, e você pode mover ou redimensionar vários blocos dinâmicos de uma só vez. E esses blocos ganharam dois novos tamanhos (grande e pequeno).

O multitarefa ficou melhor. Dá para usar mais de dois aplicativos Metro simultaneamente, inclusive em múltiplos monitores, e eles podem ser exibidos com a largura que você quiser; no Windows 8 havia apenas dois tamanhos de largura disponíveis. Alguns aplicativos foram atualizados para melhorar a experiência: ao abrir uma imagem no aplicativo Email, por exemplo, ela será exibida ao lado, em vez de simplesmente ocupar toda a tela.

windows-8-1-preview-apps

O Painel de controle Metro, que antes exibia poucas opções em relação à versão clássica, está útil de verdade no Windows 8.1. É possível fazer praticamente qualquer tarefa: alterar a resolução de tela, configurar mouse e teclado, escolher opções de economia de energia, selecionar os aplicativos padrão, agendar backups, conectar-se a um VPN e até ingressar num domínio de rede.

No Internet Explorer 11, nada novo no visual, exceto o fato de que a lista de abas agora está localizada na parte inferior da tela. As mudanças maiores aconteceram no motor: ele suporta WebGL, o que na prática significa que veremos mais aplicativos web com gráficos em 3D, e o protocolo SPDY do Google para carregar as páginas mais rapidamente. Agora é possível abrir infinitas abas, e ele também reproduz vídeo do Netflix com HTML5. Tchau, Silverlight.

windows-8-1-preview-ie11

O Bing está bem integrado ao Windows 8.1 e, além de exibir resultados da web numa interface bem agradável, encontra arquivos armazenados no HD, configurações locais e aplicativos instalados. Ao estilo Knowledge Graph do Google, há informações rápidas sobre alguns termos: pesquise por Bill Gates e descubra facilmente a idade, local de nascimento e patrimônio líquido do fundador da Microsoft.

windows-8-1-preview-bing

A nuvem está logo ali

O SkyDrive está mais importante no Windows 8.1. Ele aparece durante a instalação do sistema e ganhou uma seção especial no Painel de controle, onde é possível verificar a porcentagem do espaço usado na sua conta (e adquirir armazenamento adicional), além de configurar backups automáticos.

windows-8-1-sincronizacao-skydrive

Muitas configurações podem ser sincronizadas com o SkyDrive, incluindo as cores e layout da tela inicial; tema e papel de parede da área de trabalho clássica; os dados gerados por aplicativos; favoritos, guias, histórico, configurações e senhas do Internet Explorer; e configurações do Painel de controle.

A ideia é bem simples: como todas as configurações estão salvas na nuvem, você terá um ambiente personalizado de acordo com seus gostos pessoais em qualquer computador ou tablet com Windows 8. Basta entrar com sua conta da Microsoft.

Temos aplicativos novos

A Microsoft embutiu alguns aplicativos novos no Windows 8.1. Tem o bonito Alarmes, que será especialmente útil nos tablets, com alarme, temporizador e cronômetro; a útil Calculadora, com funções científicas e diversos conversores de unidade; a Lista de Leitura, que funciona como um “Favoritos” turbinado e guarda páginas para você lê-las posteriormente; e até o Receitas e Bebidas, com nome autoexplicativo.

Existe também o aplicativo Saúde e Bem-estar, que tem potencial para causar polêmica. Há uma seção chamada Verificador de Sintomas, que tenta descobrir qual problema de saúde você está tendo e mostra inclusive possíveis formas de tratamento.

Funciona assim: você clica na parte problemática do seu corpo (olhos, por exemplo) e marca numa lista o que está acontecendo. Estão secos? Vermelhos? Coçando? No final, ele mostra as informações sobre a possível doença, com sintomas, causas, diagnóstico e tratamento.

windows-8-1-preview-saude-bem-estar

O Saúde e Bem-estar é útil para descobrir mais informações sobre uma doença, mas pode ser perigoso se não for usado com cuidado: ele é um prato cheio para que usuários se mediquem por conta própria. Então vale reforçar sempre: um médico não pode ser substituído pelo Windows 8.1. Nem pelo Google.

Vale destacar algumas características bacanas do Saúde e Bem-estar: o Rastreador de saúde gera gráficos para você acompanhar seu peso, pressão arterial e colesterol (obtidos através de exames, claro), enquanto o Rastreador de dieta serve como um controle das calorias que você consome – basta dizer o que você comeu em cada refeição, e informações como calorias, gorduras, carboidratos e proteínas são preenchidas automaticamente.

O Windows 8 deveria ser assim desde o início

windows-8-1-preview-loja

O Windows 8.1 não traz nada de surpreendente ou inovador, mas é uma evolução significativa em relação ao Windows 8. Na verdade, a versão beta do Windows 8.1 faz a versão final do Windows 8 parecer um sistema operacional inacabado. As inúmeras novidades pequenas, quando combinadas, fazem uma diferença enorme na experiência de uso: ele está muito mais prático e intuitivo.

Com a volta do botão Iniciar e inclusão de algumas funções, como a possibilidade de dar boot direto para a área de trabalho e uma simples seta para exibir todos os aplicativos instalados, a Microsoft deixou o Windows 8.1 bem mais familiar para quem está migrando do Windows 7 ou versões anteriores. Isso também parece resolver o problema de quem optou por migrar para o Windows 8, mas usava softwares como o Start8.

windows-8-1-preview-loja-app

Os aplicativos Metro, que melhoraram bastante nos últimos meses com a liberação de atualizações pela Microsoft, ficaram ainda mais refinados. O aplicativo da Windows Store não parece mais uma série de quadrados e retângulos espalhados pela tela sem qualquer critério. Finalmente há alarme e calculadora nativamente. E ainda há aplicativos que vão melhorar até o lançamento da versão final, como o Mail.

O Windows 8.1, então, é o Windows 8 feito do jeito certo.

Caso queira testar o Windows 8.1 Preview, o download pode ser feito aqui. A versão final será lançada até o fim do ano e chegará através de uma atualização na Windows Store. Ela será gratuita para os atuais usuários do Windows 8.

  • João Almeida

    Paulo, tem alguma marca d’água no sistema, dizendo que é um preview?

    • Diogo Fernandes

      Tem sim…

    • http://www.flickr.com/photos/glassified_seconds/ @shootmeagain

      Aqui apareceu logo depois que eu atualizei, mas depois de um reboot sumiu.

      • Raphael Gomes Quendal

        Deve ser porque já ta ativado o sistema operacional

    • http://higa.me/ Paulo Higa

      Apareceu na primeira inicialização. Depois sumiu.

      • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

        No meu não sumiu não

    • Wesley Couto da Silva

      TEM! mas não tem! ;) ela some depois

  • Raphael Gomes Quendal

    Alguém me ajuda? Eu instalo a atualização pra poder instalar o Windows 8.1 aqui no meu Windows 8 Pro e não aparece nada quando eu reinicio, o que eu faço?

  • http://vidaoffline.wordpress.com Marcus Pessoa

    Tentei atualizar para o Windows 8.1 tanto pela Loja quanto com DVD, e em ambos os casos deu a tela azul da morte logo no início da instalação e não atualizou.

    Há algum problema com drivers aí, vou esperar a versão final.

    • Orley Lima

      Poxa, não fale assim.
      A tela azul tem até uma carinha triste agora. :(

  • http://www.androidnta.com.br Rodrigo Almeida

    Estou sonhando com esta atualização e que ela não demore “muito”. Já me deparei com alguns bugs bem chatos no Windows 8 “feito do jeito errado”.

  • toninhoquartelgeral

    baixei a ISO e vou brincar um pouco amanhã que estarei mais tranquilo.

    • toninhoquartelgeral

      Pra mim mesmo: Essa chave é universal para o Preview, certo?

      NTTX3-RV7VB-T7X7F-WQYYY-9Y92F

      • Denis

        Sim

  • Fer

    “Este é o Windows 8 que você conhece, mas feito do jeito certo”

    “Mas retrocedido” seria mais cabível… O botão pra abrir a tela inicial é desnecessário, pois em qualquer, QUALQUER, versão anterior do Windows, já bastava jogar o mouse no canto e clicar pra abrir o menu, nunca foi preciso mirar no botão, o canto era o ponto de referencia.
    Boot direto pra área de trabalho? Pra que? Pra checar o wallpaper? O boot pra tela inicial faz perfeito sentido, porque tua área de trabalho tá vazia, tu teria que ir pra tela inicial pra abrir alguma coisa (a menos que tu lote o desktop de ícones).
    Ir direto pra tela de todos aplicativos? Fazia mais sentido com o Windows 8… Porque não tinha botão visível pra exibir todos os apps!
    Isso sem falar naquele fundo de tela animado… Que vai de completo encontro com o objetivo da modern interface: simplicidade!

    • Victor Gama

      Concordo com grande parte do seu comentário, mas tem gente que realmente não consegue se adaptar ao botão “escondido”. Só fiquei chateado com a Microsoft sendo 8 ou 80. Colocaram o botão de volta, mas não tem opção para escondê-lo. :P

      Sobre mostrar toodos os apps, aquela seta me incomoda demais, está praticamente perdida ali! O ideal seria fazer da mesma forma que nos tiles: Se você continuar arrastando o ponteiro do mouse para a direita, a Start Screen “rola” para a direita; Logo, se eu arrastar o ponteiro para baixo, e continuar arrastando, mostrar todos os apps. Seria até mais touch-friendly na minha opinião.

    • Fernando Soares

      Se for só para ver uns e-mail ou dar uma olhada no Facebook realmente não faz sentido ir para a área de trabalho, porém, para quem utiliza o computador profissionalmente onde a maioria dos aplicativos (se não todos) são para a área de trabalho, não faz sentido ter que ficar clicando num “title” para ir para o desktop toda vez que o computador inicia.

    • Bruno Di Castro

      Concordo em gênero, número e grau.

    • André Macêdo de Andrade

      O que foi o Modernet ficou estressado, só por uma simples volta do Botão Iniciar e do Boot direto para Area de Trabalho, infelizmente para você e felizmente para mim e muitos dos novos usuários do Windows 8 e Windows 8.1, usam o Windows desde o Windows 95 ou menos, então achei ótimo as mudanças e que legal jogar o mouse no canto, me conta qual canto, porque no Windows XP o botão iniciar é enorme no lado esquerdo e mesmo no Windows 7 depois do botão iniciar nem tem espaço para apertar em nada no lado esquerdo.

      • Fer

        Embora no Windows Vista (e depois o 7) o botão tenha deixado de preencher todo o canto esquerdo, o canto continuou sendo o ponto de referencia pro clique, faça o teste, não é necessário mirar no circulo do iniciar, basta jogar o cursor no canto e clicar!

        Os usuários tem dificuldade pra se adaptar? Que interessante… Acha que ninguém teve dificuldade pra se adaptar com a Ribbon (interface introduzida com o Office 2007)? Mas a Microsoft não voltou atrás e… T’aí, a Ribbon chegou até ao gerenciador de arquivos, pois se mostrou bem melhor do que aqueles menus iguais ao do System 1 (Mac OS) de 1984.

        A Microsoft tem é que investir em tornar a descoberta de como o novo Windows funciona menos árdua, como aquele tutorial que aparece ao terminar a instalação do Windows… Ótima ideia, só que quem vai ter duvida em como navegar pelo Windows não é quem acabou de instalar, mas sim a pessoa para qual ele instalou.

    • Bueno Fernandes

      Existem pessoas que nasceram na lua!

      Acham que por ser dessa tal geração Y, são melhores ou as únicas do mundo!
      FER442c é muito simples expor sua opinião porém existem pessoas que usam o Windows desde 1980 e acompanham cada modificação efetuada, porém nem todos se adaptam a tais modificações até mesmo porque existem programas que NÃO SÃO COMPATÍVEIS COM ESSA VERSÃO, dessa forma antes de expelir palavras sem pensar lembre-se:

      TUDO TEM UM COMEÇO, MEIO E FIM… E Você ainda está no começo.

  • Anderson Cristopher Dos Santos

    Pena que o meu wireless não funcionou. Ele identifica um Realtek 8192DE, mas na verdade é um Atheros AR 9285, de um Lenovo G470. Quando instalei manualmente o driver… BAM! Tela azul e reinstalação do Windows 8, que agora tb não reconhece o wireless.

    • Renato Frota

      Anderson, não sei se você já fez a instalação do driver manualmente e como identificou anteriormente que é um Atheros… mas toma cuidado que esse G470, assim como os anteriores, G450 e G460, tem uma INFINIDADE de variações e muitos deles vêm com o Wireless da Broadcom e não da Atheros, como muito se lê na internet e até no site da Lenovo.

      • Anderson Cristopher Dos Santos

        Já voltei pro Win 8. Eu sabia que era um Atheros pq tinha o driver em backup. Depois que retornei ao Win 8, fui conferir… e era o AR 9285 mesmo.

        • Leonardo Coelho

          Então, meu note Lenovo G480 tá dando esse mesmo problema! Como eu faço pra corrigir ele ou instalar esse driver, pois não consigo usar o Wireless dele por conta disso!
          Me deem um HELP ai!

  • Bruno Barbosa

    Onde fica essa opção “Ir para área de trabalho, e não para tela inicial, quando eu entrar” ?

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      Botão direito na barra de tarefas> propriedades

      • Bruno Barbosa

        Muito obrigado!!

  • Fernando Camilo

    “…há informações rápidas sobre alguns termos: pesquise por Bill Gates e descubra facilmente a idade, local de nascimento e patrimônio líquido do fundador da Microsoft.”

    Só eu notei que no texto está o tio Bill e a imagem é do Ballmer? hahaha

  • trovalds

    Pelo menos a MS não deu “um passo atrás” com o Menu Iniciar. Ele está lá, mas na prática não serve pra (quase) nada.

  • brenopapito

    Só uma pergunta. Atualizei meu Windows 8 original para a versão 8.1 só que o idioma foi trocado para o inglês. Como vocês deixaram em pt-br ? Desde já agradeço toda atenção !

    • http://facebook.com/vinicius.barroscolli Vinícius

      ele já vem em portugues.. se não, vai em control panel > Clock, Language and Region > Add a language

  • lickis.saile

    E a exigência de se cadastrar um cartão de crédito para realizar download até mesmo de programas grátis da loja da microsoft?
    Eu particularmente não consigo baixar nem mesmo o Skype da loja.

    • Denis

      Não precisa de cartão para baixar apps gratuitos :)

  • Wendell Luiz

    Gostei muito, as novas funções são realmente úteis e bem formuladas, além da loja estar bem mais bonita :P

  • neto.greijal

    Fiz a atualização do W8 para W8.1 pela Windows Store, fiz como solicitou, no entanto não funcionou o wifi, dai, tentei atualizar o software do fabricante direto do site e deu tela azul. Ai tive que fazer o refresh do meu PC. Tenho um Lenovo S400 i5, 4GB DDR3, 500GB SSD. Aconteceu com alguém???

  • Vitor Salvatore

    Nem tinha visto isto, agora que reparei. Duas novidades, uma talvez seja bug…
    Agora quando você dá ALT+TAB, os apps Metros também aparecem na lista, como apps normais.
    E a outra, é Que quando você arrasta um APP fazendo swipe, para fechar ele, ele diminui o consumo, deixa só cerca de 2mb, e pouco processamento, e quando abre, ele abre bem mais rápido, e agora o IE, está usando um cache, que sem internet carregou a pagina do YouTube, mas o vídeo não! ¬¬’

  • http://www.mnweb.com.br mauraoemau

    Alguém teve problema ao pausar o download e não conseguir recomeçar ?

    • Renato Frota

      Eu consegui recomeçar (no Chrome) mas ele bugou. Ficou com apenas 2GB. E agora eu baixo e baixo outras vezes, e só vem esses 2 GB. Tive que baixar em outro navegador (Maxthon).

      Vou testar o SHA-1 dele agora.

      • http://www.mnweb.com.br mauraoemau

        Eu tive o problema mas foi na loja windows store

      • Orley Lima

        Renato, tentou limpar o histórico de download e o cache do navegador?

        • Renato Frota

          Já fiz outro download, o SHA-1 bateu e consegui instalar. Estou no Win 8.1 =)

          Meu problema agora está no fato de que o Chrome da área de trabalho acaba de ser automaticamente substituído pelo Chrome da interface Metro! aff…

  • Rezembrim

    Então, fiquei com uma dúvida. Quando começaram a aparecer rumores desse windows 8.1, um deles é que ia ter suporte pra resoluções de tela menores que 1024×768. Nesse preview já dá pra saber isso? Eu tenho um netbook com 1024×600 de resolução e deu vontade de testar esse Windows agora.

  • Renato Frota

    O sistema de busca deve estar um lixo, porque você busca Bill Gates e aparece todas as informações do Steve Ballmer… kkkkk (erro na matéria)

    • Orley Lima

      Não acho que tenha sido erro na matéria…
      Deram dois exemplos, apenas…

  • Rafael Moreira Lima

    Testando no Virtualbox, no momento estive com problemas para instalar na VM mas já está resolvido com a ajuda do velho Google.

  • Kim Pegorini

    O windows 8.1 tem um médico virtual. Eu li direito?! ¬¬ só falta vir algum político e dizer que era isso que faltava pra melhorar a saúde no Brasil.

    Eu to me matando na faculdade pra daqui uns anos chegar um paciente no consultório e dizer: “Doutor, nem precisa me examinar, o windows já me examinou e o Wikipedia confirmou o diagnóstico.. Agora eu só preciso da receita”

    Autodiagnostico pra uma sociedade cada dia mais hipocondríaca: receita do sucesso. /sqn

  • Alef Moreira Silva

    Tomara que nessa atualização os aplicativos padrão bem como windows store, bing noticias, clima , sky drive e outros abrão bem mais rápido do que atualmente ;•S

  • Gregory Martins

    Kra eu achei uma coisa estranha no meu Windows 8.1, tipo nos vídeo e no site diz q no Windows 8.1 da pra dividir a tela em 4 apps (eu acho). Mia no meu Windows 8.1 só da pra dividir para 2 apps eu já tentei varias vezes e ñ dá! Obs: e a resolução do meu pc é de 1360×768.

  • Paulo Rodrigo Cirilo Rolim

    Esse Windows 8 é lindo e com o 8.1 perfeito, basta melhorar a compatibilidade com algumas coisinhas e pronto!

    Pena que seja difícil para usuários que não entendem muito de informática…. :’(

  • p19cs73

    não encontra no windows update
    porque não serve como atualização para o windows 8
    ainda é versão de teste se vc quiser mesmo essa coisa tem de baixar os arquivos iso
    e formatar denovo
    ou fazer copias de back-up se quizer voltar ao windows 8
    ou espere o lançamento oficial
    isso ai é so um preview
    vc não quer seu pc ou not de cobaia da microsoft

  • João Veronese

    O legítimo produto feito para adolescente, nada funcional para uso profissional.

    • André Macêdo de Andrade

      Depois a Microsoft reclama de tantas pessoas usar esse sistema, que eu usei para fazer esse comentário. Se um monte de empresa não quer nem usar o Windows 7, imagina esse Windows 8 para Tablets, e jogados nos PC.

  • regert

    Baixei o Iso, a instalação faz uma atualização e remove os programs incompativeis, no meu caso, encontrei 2 problemas iniciais, falha de acesso a site de banco e falta de compatibilidade do AVG e o Avast com Sistema, uso o power shell para manter o Menu Iniciar funcional. Uma vez atualizado não tem retorno para o Seven ou o 8.0.

  • Evandro Caldeira

    Boa noite, tenho uma duvida, instalei o Windows 8.1, só que no caso criou um monte de pastas e arquivos que já existiam antes de eu atualiza-lo, tipo a pastas arquivos de programas, Windows, ( agora existem duas pastas com os mesmo arquivos cada) nisso meu hd fico cheio, o que eu poderia fazer? obrigado

  • regert

    Outro bug que encontrei foi que o protocolo GAS Tecnologia Filter Driver ainda é incompatível com o Windows 8.1 quando o Notebook retorna de Suspender/Hibernar apesa de conectar o wif a Internet fica com status “Limitado” e só reconecta após reiniciar o micro, desabilitando esse protocolo a conexão com a internet é normalizada, para desabilitar aqui tem o procedimento http://www.lofrano.com.br/277/gas-tecnologia-filter-driver.htm

  • Antonio Magalhães

    Tenho windows 7 e o 8 no pc. Creio que só usarei o 8 depois dessa atualização porque do jeito que está, não dá

  • seriados_Jt

    o meu deu tudo certim :D :D :D
    win 8.1 e mt bom

  • Maria Cardoso

    olá alguem pode mim ajudar eu fiz atualizaçao do widows8para8.1 mais o pc reiniciou mais agora so fica com a tela preta e aparece uma mensagem eu nao consigo fazer nada alguem sabe o q eu devo fazer!!!

    • Thaís Costa

      Olá Maria, atualizei o meu também e aconteceu a mesma coisa, você pode me informar se encontrou alguma solução?

  • htfozorio6189

    Tá .. botão aqui , ali ou acolá …. janela de não sei o que …. blá blá blá …. Tudo questão de se adaptar …. gostou fica … não gostou volta para o que estava antes e ponto.
    O que quero saber é o seguinte : Alguém já tentou efetuar um backup image para DVD no WIN 8.1 e conseguiu (sem software externo … usando os recursos no próprio WIN 8.1) ?????
    Pergunto porque tá dando erro (não me venham com dicas para fazer em HD externo ou PENDRIVE porque não foi isso que abordei – isso funciona).
    Diferente de uma mídia bootável com imagem ISO feita pelos recursos do próprio WIN 8.1, que já te avisa de cara que só é possível gerar em pendrive (de 512Mb – vc usa um de 4Gb – se não incluir as partições de recuperação ou de 16Gb se vc incluir as partições de recuperação), na geração de um backup image tem a opção para gerar em DVD mas dá o seguinte erro : CLASSE NÃO REGISTRADA (0×80040154) FECHE O BACKUP E TENTE NOVAMENTE.
    Nem o suporte avançado da MICROSOFT conseguiu até agora apontar o problema e/ou solução e mandaram meu protocolo de atendimento para o PAPA, PRESIDENTE DOS USA ou RAINHA DA INGLATERRA me dando a seguinte orientação : AGUARDE !!!!!!!!!!!!!!!!
    Já tentei fazer de tudo que me veio a mente e até agora não consegui resolver o caso.
    No WIN 8 esse problema já existia …. a saída era um FIX que enfiava garganta abaixo do WIN 8 um conjunto de programas, uma aplicação, do WIN 7, chamada WINDOWS 7 FILE RECOVER …. ou seja, vc ficava com WIN 8 no ar e quando abria o painel de controle batia com a cara num recurso do WIN 7 (nem o nome tiveram o trabalho de arrumar). Ocorre que o tal FIX que salvou o WIN 8 não funciona no WIN8.1 ……….. BUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMM !!!!!
    O suporte avançado do MS não sabe como resolver e mandaram para engenharia do projeto (sabe-se lá quando ou se vão responder).
    Humildemente, pra mim o ziriguidum está na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e965-e325-11ce-bfc1-08002be10318}000 OU O PROJETO WIN 8.1 NÃO PREVÊ TAL AÇÂO … já que foi desenvolvido para tablets ou smartphones (que não têm DVD). Daí a segunda pergunta : Então por que deixaram a opção presente ?????? Outro detalhe ….. apesar de aparecer em MEU COMPUTADOR … estar com drive OK e funcinar para qualquer coisa (menos para o backup image) ….. o diabo da unidade de CD/DVD fica como NÃO RECONHECIDA no GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS do WIN 8.1 (daí entender que PODE ser limitação de projeto).
    O fato é que botão aqui ou não …. janelinha colorida … sai daqui e vai pra lá ….. tudo isso são detalhes. Mas ter uma função básica de qualquer SO não funcionando é de empenar a roda da frente de qualquer carro. O XP e o 7 estavam redondos …. Os caras mandam o 8 dódoi mas com remedinho (um FIX disponibilizando recurso do WIN 7 – o WINDOWS 7 FILE RECOVER) … não satisfeitos mandam logo em seguida um 8.1 …. sendo que este SEM REMEDINHO (prometeram uma atualização para Abril próximo que vai dar o que falar – não sei se bem ou mal) …. e tem mais ….. em Outubro já deve rolar o WINDOWS 9 ……… hahahahahhahahahaah ……. sabe lá com quais surpresas ……
    Então, botãozinho, janelinha e blá blá blá ….. são importantes …. mas existem coisas antes disso para que possamos chamar o troço de SISTEMA OPERACIONAL ……e a MS não está nem aí ….. e a gente é que paga o pato ……
    Quando a gente usa o WIN para postar no facebook ….. para assistir um vídeo engraçado …. para conversar besteirol em redes sociais …… para matar um monstrinho e ser o líder no score do joguinho ….. a gente se preocupa com botãozinho e janelinha …… mas quando usamos o suposto SO profissionalmente e coisa muda de figura e ter limitação técnica sem solução (incluindo o suporte da própria MS) ….. ai é complicado.
    Se alguém tiver uma luz para o problema …. manda bala …… a gente aceita qualquer ajuda.
    Estou estudando uma saída elegante (saídas pela esquerda existem várias) ou pelo menos ser formalmente informado que é limitação do próprio projeto. Se descobrir …. posto aqui …..
    Em termos de performance tanto o 8 como o 8.1 são ótimos…… Mas existem limitações básicas e técnicas (apresentei uma mas existem outras) …. que os coloca como crianças que estão em fase de engatinhar ………. ainda não são bípedes (que andam em 2 pernas) como o XP …… e como o 7 (este passou raspando, quase caiu de 4 na hora da prova final).
    Fora isso …. só tenho mais uma coisa pra escrever …. VIVA O WIN 9 !!!! E A GENTE QUE SE DANE !!!!!!!!!!! Ahahahahahahahahahah ….. Bora continuar discutindo de barrinha …. de iniciar … de janelinha …… bora se prender em design ….. se consegue fazer um backup ou não aaaaahhhhh isso é detalhe ……………. pra que a gente precisa de troço de backup ???? Isso é bobagem …. qualquer problema a gente formata a máquina e pronto ……………… Ahahahhahha.
    Pessoal, vamos pensar grande …. é claro que a parte de interface é importantíssima ….. mas existem coisas mais importantes que não estão redondas no 8 muito menos no 8.1 .

  • Matheus Mariotto

    se eu atualizar eu perderei tudo q esta salvo no meu not??

  • Cristiano Camargo

    Fer:
    É incrível como os comentários de quem aceitou bem a interface Metro são arrogantes!
    Olha, para nós, senhores de 50 anos de idade, conservadores e tradicionalistas, o botão iniciar foi mutíssimo bemvindo sim, e por nós, nunca teria sido deixado de lado, por que é simplesmente utilíssimo !
    Acho que a MS fez muitíssimo bem de voltar este botão e deixar o desktop intacto.
    E não, no meu e em muitos outros casos o Desktop NUNCA está vazio não senhor: no meu caso ,por exemplo, tenho 21 pastas no Desktop que acesso diretamente, fora mais 14 ícones de atalhos para aplicativos que mais uso.E meu Desktop tem wallpaper de anime hentai, que mudo todo mês.
    Para mim o Windows tem de possibilitar o máximo de personalizações possíveis.
    E é extremamente prático e fácil salvar no desktop um arquivo ou imagem, para usar no facebook ou na internet em geral e depois colocar na pasta que a gente quer, no desktop.
    Qdo fiz a migração do 7 para o 8, eu ficava completamente perdido sem conseguir achar minhas pastas, Meu Computador, Painel de Controle,ou mesmo o Desktop.Isto porque gente como nós, que já não temos mais 18 anos de idade,gostamos de “user-friendliness”, ou seja, os ícones bem na cara, de frente para os olhos, sem nada escondido, sem ter de procurar nada,temos que achar tudo na hora, tem de estar tudo ‘a mão, e ficar indo com a seta do mouse num cantinho ou outro não é assim tão intuitivo para nós.
    Para nós a interface metro é inútil e totalmente dispensável. O importante mesmo é o desktop e o botão iniciar, com todas as funções tradicionais.
    Aliás, interface metro foi feita para telas sensíveis ao toque, mas elas ainda estão longe de ser maioria, e convenhamos, usar tela sensível ao toque num computador desktop ou all in one, com sua tela vertical , é altamente imprático!Experimente digitar um livro de 300 páginas inteiro, como eu faço(sou escritor), no teclado virtual de uma tela sensível ao toque, se na horizontal, como num tablet, já é difícil e cansativo, imagine então numa tela vertical…não dá, não é?
    Então acho muita arrogãncia da Microsoft achar que todos os desktop e telas de LCD comuns vão desaparecer e que o OS tem de ser baseado em telas sensíveis ao toque.Isto é muito úlil para celulares smartphones e tablets,não muito para notebooks,e principalmente não para computadores de verdade!
    Na verdade eu só consegui me adaptar e usar bem o Win 8 porque instalei o programinha StartMenu 8, estaria até hj procurando onde foram parar as pastas ,arquivos, programas, Meu Computador, Painel de Controle, etc e não teria achado!Porque/Ora , poorque não estavam logo na cara, na frente dos olhos e sim, escondido em algum lugar por aí, tudo espalhado e bagunçado…
    É preciso que a MS perceba que nem todo mundo se adapta e atualiza com tanta rapidez a mudanças tão radicais assim.Eu, por exemplo, ainda estou “brigando” há mais de um mês para conseguir usar direito o meu Iphone 4S…já estou pensando até em trocá-lo por um Nokia Lumia 920 ou 1020 , que, como tem Win 8, vão ser bem mais familiares e fáceis de usar para mim !
    Agora o que realmente me interessa de verdade saber sobre o Win 8.1 é: será que ao fazer a atualização, o Windows vai formatar a máquina e apagar todos os arquivos, todas as pastas e ícones do desktop, retirar todas as personalizações e desinstalar tudo quanto é programa instalado?

    Escritor Cristiano Camargo

  • Erik Yan

    olá pessoal, estou com um problema! Atualizei meu notebook para windows 8.1 e agora alguns aplicativos não estão abrindo, quando tento, aparece uma guia com a mensagem (Falha na configuração do clique para executar), agora não sei o que devo fazer. Se alguém souber me avise. obrigado!

  • _vidalvanessa

    Olá. Eu comprei um novo computador há alguns semanas e ele veio com o windows 8. Essa semana passada apareceu a atualização para o windows 8.1, só que eu já havia comprado o office, só que ainda não havia instalado. Eu gostaria de saber se ao atualizar para o windows 8.1 o office que eu comprei ainda será compatível. Obrigada.

  • fabiorcamargo

    Possuo dois note’s um de uso pessoal(Win8) e um para o trabalho(Win7), sou bem satisfeito com o desempenho do Win8, estou planejando migrar o do trabalho também para Win8 ou 8.1, muito mais facil de usar, muito mais leve, porém muda toda uma cultura(custome) que havia no uso do computador.
    Meus amigos que trabalham com manutenção de computadores, aboliram o Win7 estão trabalhando só com Win8, porém eles entregam computadores configurados e orientam quanto ao uso, os usuários após a adaptação agradecem e não pretendem voltar ao 7.

  • Carol_mordaski

    olá, eu atualizei meu pc para o windows 8.1 e, ele não reconhece mais a senha de usuario, o computador informa que o pc não está apto pra funcionamento, o que eu faço ? minha senha continua a mesma não foi modificada, mas o pc não a reconhece após a atualização

  • Juliana Alves

    Ola
    Gostaria de saber, se eu realizar a atualização do windows 8.1, pode ocorrer a perda dos meus arquivos ? E se eu atualizar ele ira remover o Office 2007 que esta instalado ?

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha