Início » Software e apps » Opera lança versão 15 para Windows e OS X com código baseado no Chromium

Opera lança versão 15 para Windows e OS X com código baseado no Chromium

Por
1 ano atrás

opera-15-abre

A Opera Software lançou hoje a versão estável do Opera 15, que abandona o antigo motor de renderização Presto para dar lugar ao WebKit (ou Blink), também usado no Chrome. Como o código do Opera 15 tem como base o Chromium, muitas partes estão parecidas com o navegador do Google, como a tela de configurações e até o ciclo de desenvolvimento: a partir de agora, o Opera terá atualizações mais frequentes.

O Speed Dial, tradicional tela do Opera que mostra miniaturas de sites favoritos, foi refinado para adicionar o suporte a pastas. Para criar uma pasta, basta arrastar um ícone em cima do outro, como você faria no Android ou iOS, e os sites serão agrupados. Se você possui muitos sites no Speed Dial, agora há uma barra de pesquisa para encontrá-los rapidamente.

A nova versão tem um recurso chamado Stash, que reúne screenshots redimensionáveis de páginas da internet em um único local, ao lado do Speed Dial. Para adicionar sites ao Stash, basta clicar no ícone de coração, ao lado da barra de endereços. Funciona como um menu Favoritos ou uma lista de coisas para ler depois, só que mais bonito.

Há ainda a tela Descobrir, que mostra notícias e artigos de sites em diversas categorias, incluindo ciência, esporte, saúde e tecnologia, algo que já tínhamos visto no Opera para Android. Infelizmente, não é possível adicionar sites manualmente, então ele ainda não serve como um leitor de RSS. Pelo menos o Tecnoblog está lá. :-)

O navegador traz mais algumas novidades menores, mas importantes, como a barra de endereços unificada, que agora serve para digitar endereços e termos de busca; um gerenciador de downloads novo, que aparece no canto da tela; e o modo Off-Road, que comprime páginas da web e pode ser útil quando você estiver usando uma conexão ruim.

O Opera 15 para Windows e OS X pode ser baixado nesta página. A versão 12, que possui funcionalidades ainda inexistentes no Opera 15, continuará sendo desenvolvida “por algum tempo” e receberá atualizações de segurança e correções de bugs.

Atualizado às 12h39.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha