dropbox-platform

O Dropbox realizou ontem sua primeira conferência para desenvolvedores, a DBX. O CEO Drew Houston anunciou o Dropbox Platform, uma plataforma que lembra o iCloud e vai permitir que aplicativos de terceiros sincronizem dados com a nuvem. Ela funciona através de APIs e componentes multiplataforma, que o Dropbox chama de Drop-ins.

E isso é bem legal, porque abre várias possibilidades. Um desenvolvedor poderá, por exemplo, permitir que o usuário salve o progresso de um joguinho nos servidores do Dropbox, usando a Datastore API. Dessa forma, o usuário pode começar a jogar num smartphone Android e continuar no iPad, da mesma fase em que parou.

Dois Drop-ins foram demonstrados ontem. O Chooser fornece aos aplicativos acesso instantâneo aos arquivos do usuário no Dropbox, enquanto o Saver permite que eles salvem dados com um toque.

dropbox-chooser-saver

Algumas empresas já se interessaram na plataforma do Dropbox, incluindo Shutterstock, PicMonkey, 1Password, CloudOn, FedEx e Yahoo. Recentemente, o Yahoo integrou seu serviço de email ao Dropbox, permitindo que os usuários enviem anexos maiores, de até 150 MB, diretamente da interface web do Yahoo Mail.

Com essas novidades, o Dropbox diz estar lançando o sucessor do disco rígido e afirma que “sincronizar é o novo salvar”. Para o futuro, a empresa promete novos Drop-ins e suporte a mais plataformas. Atualmente, o Chooser é compatível com Android, iOS e interface web, enquanto o Saver funciona na web, através de JavaScript.

É claro que o sucesso do Dropbox Platform depende da criatividade e adoção pelos desenvolvedores. Se você é um deles, todas as informações, incluindo códigos de demonstração, estão disponíveis nesta página.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados