Início » Celular e tablet » Sim, a câmera do Lumia 1020 é tudo isso mesmo

Sim, a câmera do Lumia 1020 é tudo isso mesmo

Por
1 ano atrás

Direto de Nova York, EUA – Acabei de colocar as mãos pela primeira vez no Lumia 1020, o smartphone da Nokia que foi anunciado hoje mais cedo. Ele é o primeiro Windows Phone com câmera PureView de 41 MP. Com isso, também vem com a responsabilidade de fazer fotos não apenas boas, mas excelentes para um smartphone. E ele cumpre o requisito.

nokia-lumia-1020-foto

A Nokia preparou um local em que há vários booths com situações específicas para testar a câmera do Lumia 1020: fotos com zoom, muita luz, pouca luz, utilizando o flash xenon… Pude passar por todas elas, mas foi impossível reproduzir como elas são na realidade, então preciso que vocês confiem no meu relato.

Talvez seja importante começar dizendo que sou uma negação para fotografia: não consigo fazer bons enquadramentos, as fotos saem sempre sem foco, enfim, não consigo mesmo. Quando vi a apresentação, já imaginei que a câmera do Lumia 1020 seria avançada demais para alguém leigo como eu. Mas, enquanto passei pelos booths, me surpreendi em como é fácil de mexer nela e em seus ajustes manuais.

Aliás, o automático é tão preciso que, pelo menos nessa primeira experiência, me pareceu até dispensável arrumar tudo na unha. Mas entendo que esses recursos são bem-vindos especialmente para os usuários avançados.

nokia-lumia-1020-interno

Como foi visto na apresentação, o zoom é de fato admirável, apesar de haver bastante ruído quando está no alcance máximo, de 25x. Em todo caso, parece bem útil para observar detalhes nas imagens.

Também é surpreendente o trabalho que ela faz em condições precárias de iluminação. Na demonstração, é pedido que todos (grupos pequenos, de umas 4 pessoas) na sala completamente escura façam fotos utilizando seus próprios smartphones de um rapaz dançando break. Depois, a pessoa fazendo a demonstração captura imagens com o Lumia 1020. No final, os resultados são comparados e aí é visível a diferença que o flash xenon faz: no Galaxy S4, a imagem ficou quase uma pintura abstrata com cores apagadas. No novo da Nokia, as cores ficaram extremamente vivas e o movimento do dançarino, congelado.

No mesmo booth também é feita a demonstração de lightpainting, que utiliza tempo de exposição prolongado enquanto outra pessoa mexe com uma fonte de luz. O resultado é perfeito.

No vídeo a seguir, brinco um pouco com o Lumia 1020 e sua câmera em mãos por alguns minutos. Desde já, peço que perdoe a dislexia!

Apesar de ser possível utilizar todas as funções dela sem a camera grip, é perceptível na mesma hora a diferença que ela faz no conjunto. Além de carregar a bateria, ela também deixa a pegada mais segura, o que diminui a tensão de, por exemplo, tirar uma foto tremida. Mas isso deve ser praticamente impossível de conseguir com o Lumia 1020 por conta do estabilizador de imagem: na apresentação de hoje mais cedo, uma das fotos demonstradas foi tirada em um barco no mar e mostrava outro barco navegando sem nenhuma trepidação.

É difícil falar do hardware sem utilizar o smartphone no dia a dia ou fazer os testes de rotina dos reviews aqui do TB, mas, no tempo que brinquei com o Lumia 1020, não tive nenhum problema. O sistema todo estava bem leve e fluido. O processador é um Snapdragon S4 com dois núcleos de 1,5 GHz. Ele conta com 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento e bateria de 2.000 mAh.

A primeira impressão do Lumia 1020 foi extremamente positiva. Em todo caso, não vejo a hora de fazer fotos do pôr-do-sol na sacada da redação do Tecnoblog com essa câmera incrível.

Ouça o TB Cast sobre Lumia 1020

A editora viajou para Nova York a convite da Nokia.

  • Márcio Esteves

    As empresas evoluem tudo menos a bateria, não fazem questão de evoluir.. porque será?

    • Robson Carvalho

      não é culpa das fabricantes de smarts, a tecnologia das baterias em sí evolui muito lentamente. Me arrisco a afirmar que nos últimos 10 anos a evolução foi muito sensível.

    • Maurício Rodrigues

      Ja se falam das baterias que serão alto carregáveis, usarão as telas como painéis para captar energia,agora quando algo assim chegara no mercado é a questão.
      Deveriam estudar algum material que segure mais a carga das mesmas, esta mais que na hora. Imagino eu um smart durando 5 dias como os antigos celulares preto e branco.

      • http://www.twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

        A Nokia já trabalha em uma bateria “eterna” ou quase isso, com carregamento pela antena de celular.

    • Maurício Rodrigues

      Em principalmente em países que o inverno é pesado com neve e etc, é uma função muito útil.

      • http://www.twitter.com/leossoliveira @leossoliveira

        Até em São Paulo as vezes faz um frio lascado e é preciso usar luvas de frio, e sem contar nos ciclistas e motociclistas que usam luvas.

        Até um motoqueiro pode se beneficiar desse recurso com um Lumia 520 olha só que legal xD um motoboy antenado na tecnologia perdido por ai e saca seu Lumia 520 (motoboy infelizmente ganha mal neh) e nem precisa tirar as luvas que ele usa pra se proteger e pode usar o HERE Maps Offline (pq ele vai estar sem sinal da Tim e se dependesse do GMaps..) pra checar qual é a melhor rota para o próximo corre.

    • TaylerPadilha

      Windows Phone 8 não oferece suporte para CPU quad-core.

      • http://twitter.com/yangm97 YanGM

        Suporta sim, e muito mais cores.

      • fac_713198649

        Quem disse?

    • fac_713198649

      Poderia sim, mas você já imaginou quanto custaria?

      • http://www.segundachuvosa.blogspot.com Gabriel

        Acredito que o Lumia 1020 não seja mais barato que os concorrentes diretos (Galaxy SIV, HTC One, Optimus G Pro) então poderiam, pelo menos, colocar um Snapdragon 600. Duvido que impactaria muito no preço, a maior parte dele deve vir da construção, tela e câmera.

        Não acho que faria muita diferença no dia-a-dia, mas pode ser que futuramente seja útil. Não há milagre de otimização em relação a jogos, então acho que seria uma boa ter um processador mais novo.

        Seria um detalhe legal, mas a câmera é certamente o destaque.

  • Daniel lucena

    Opa, Nova York, da pra trazer um iPhone 5 ai ?
    hahah

  • Jorge Henrique

    Parabéns Tecnoblog! Na frente da concorrência.

    O incrível é que ele com tudo isso é leve e fino (dentro do possível) e bonito! A lente ficou bem mais discreta que o N95. Show Nokia! Parabéns!

  • Fernada Archeman

    Giovana, fica aí até dia 26 e traz um pra mim, por favor! =P

    Muito boa sua cobertura, parabéns!
    Espero um review lindo, hein? Esse pode ser meu novo smartphone… haha!

  • Raphael Rios Chaia

    Alguém confirma se a versão desbloqueada que será comercializada nos EUA funcionará no Brasil? E o 4G, será compatível? Considerando seriamente trazer um pra mim dos EUA em outubro…

    • Vitor Salvatore

      Por enquanto não, pois é bloqueado o celular, contrato de fidelidade de 2 anos.

      • Raphael Rios Chaia

        Por isso me referi a versão desbloqueada – a que geralmente é vendida bem acima dos 299 dólares anunciados, sem o contrato de fidelização da AT&T…

        • Vitor Salvatore

          Mas até agora não tem previsão de chegar o desbloqueado, na europa, portugal, se não me engano, eles utilizam a mesma frequência do 4g que nós, então se comprar lá, desbloqueado, dá!

          • Raphael Rios Chaia

            AT&T sem contrato, valor confirmado: 659 obamas.

  • fac_713198649

    Muito show!

    • André Macêdo de Andrade

      Internet Explorer 8 em Windows 2000, como fez essa macumba rs.

  • portela.thiago

    Eu quero!!!!

  • Leandro Nascimento

    Orgulho de você, Nokia!

  • Jeef

    Parabéns TB, Giovana!

    Cara, que voz sexy, a dela.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha