Ir para o conteúdo.

Início » Web e Redes Sociais » Como o Yahoo permitirá que você obtenha logins de contas inativas

No mês passado, o Yahoo explicou em seu Tumblr oficial que faria uma limpeza nas contas inativas há mais de um ano para amenizar a escassez de nomes para novas Yahoo ID e permitir que usuários com logins do tipo “albert9330339@yahoo.com” possam utilizar algo como “albert@yahoo.com”, por exemplo. O processo aconteceu ontem e agora resta a dúvida: como a empresa distribuirá os nomes liberados?

A solução encontrada é bastante engenhosa (ok, nem tanto). O Yahoo criou uma espécie de wishlist onde o usuário deve cadastrar até cinco nomes pretendidos, por ordem de preferência. Se o primeiro login não estiver disponível, o sistema verificará a disponibilidade do nome seguinte e assim por diante.

Se ficar constatado que um login solicitado está liberado, o usuário será avisado por e-mail. A pessoa terá, então, até 48 horas para clicar no link existente na mensagem e confirmar seu interesse. Depois disso, o login será todo dela. A wishlist ficará disponível até o dia 07 de agosto.

Wishlist do Yahoo

Wishlist do Yahoo

Tudo muito bacana e bonito, mas talvez você tenha enxergado uma grave falha de segurança aqui. Suponha que eu esqueci a minha senha do Facebook e, por isso, utilizei a opção “lembrar por e-mail” do serviço. O problema é que eu era o detentor anterior do e-mail “albert@yahoo.com” e utilizei este endereço no meu cadastro. Fu… Ferrou: o novo dono da conta vai conseguir resetar a minha senha e acessar a minha conta do Facebook!

É um risco remoto, é verdade, mas não impossível. O pessoal do Yahoo sabe disso e encontrou uma solução (desta vez, sim, engenhosa): um novo campo para o cabeçalho das mensagens de e-mail de nome “Require-Recipient-Valid-Since”.

Funciona assim: caso você solicite um lembrete ou reset de senha no Facebook, por exemplo, o cabeçalho da mensagem informará por meio do novo campo qual a data da última vez que o endereço em questão foi utilizado para confirmar alguma ação. Caso a data seja anterior àquela na qual o e-mail passou a ter novo dono, o Yahoo não entregará a mensagem e notificará o Facebook para que este tente contatar o usuário de outra maneira.

A ideia é bastante interessante, mas precisa que a adoção do novo cabeçalho seja feita por outros serviços para funcionar, não só pelo Yahoo. Como convencer tantas empresas e instituições a implementar a mudança? Transformando o novo campo em um padrão, é claro.

Liberação de logins no Yahoo

Para isso, o Yahoo enviou uma proposta de padronização para a IETF (Internet Engineering Task Force) e está conversando com outras empresas (como Google, Microsoft e Twitter, provavelmente) para conseguir apoio para a ideia. O Facebook, pelo menos, já deu sinal verde – até porque a ideia veio de lá, na verdade.

A gente só vai poder saber nos próximos meses como ficou estou assunto. Mas, se o cabeçalho se tornar mesmo padrão, motivará a limpeza de contas inativas por outros serviços (já pensou você conseguindo pegar o seu primeiro nome como login do Gmail?), o que significa que a ideia tem grandes chances de ser aprovada ou, ao menos, de ser o caminho para outra solução.

Com informações: Yahoo Tumblr, Yahoo Developer Network Blog.

14 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gabriel Gonçalves
    76c

    Droga. Pegaram Jaspion (imagem do post) hahaha

  • Luiz Alberto
    1c

    O Yahoo tem um sério problema com logins, pelo menos comigo. Eu tinha um email do Yahoo há muito tempo a trás e desativei. Em uma certa época criei uma conta do Flickr usando o Facebook e acabei criando um Login yahoo por tabela.
    Agora com o Novo Flickr decidi reativar minha Yahoo id original pra usar o Flickr. Tudo certo até o momento de vincular meu Facebook a essa conta inicial. Vinculou normalmente, mas se eu tentar logar no Flickr usando o FB, ele entra segunda conta, não na minha original. E eu não consigo desativar essa conta de maneira alguma.
    Resultado: Não posso usar o FB login no Flickr.Se eu usar, caio na conta errada.

  • qgustavor
    97c

    E nisso tudo quem gabha? A Yahoo, que começou com a história. Um povo vai querer usar-la só pra ter um e-mail bonito.
    E eu que uso meu domínio esquisito e hotmail na índia pra ter um e-mail com meu nome?

    • Luiz Alberto
      1c

      Quando o Hotmail anunciou o Outlook, devia ter criado um alias com seu nome@outlook. Agora poderia utilizá-lo como email principal, sem trocar a conta ;)

  • Leonardo Ferraz
    7c

    Tchau, vou criar agora um Outlook. Sempre usei o Yahoo mas acho que essa estratégia vai fracassar….

  • Bruno Guerreiro
    41c

    Eu acredito que isso não é um problema de segurança do Yahoo e que eles nem deveriam se preocupar com isso.
    Inclusive, todos os provedores deviam praticar a regra de que se não usar em 3~6 meses, o e-mail é automaticamente cancelado e volta a ser disponível.

    É obrigação do usuário se cadastrar –e manter atualizado– com um e-mail que ele efetivamente utiliza em qualquer serviço que seja.

  • Felipe Lima

    maldito o cara que pegou o "felipe@yahoo.com" :(

  • Engraçado. Antes eu usava o Yahoo, mudei pro live por causa do WP, hoje meu Windows Phone não usa meu e-mail live original. Se eu conseguir pegar o Matheus@yahoo.com, mudarei de novo. Boa estratégia Yahoo…

  • imhotep
    1c

    Problema desses nomes simples, por exemplo, jose@yahoo.com, é que a chance de receber spam é bem maior (ou refugo do usuário anterior q perdeu o login).

    Lembro na época em que o iG surgiu, eu consegui o meu primeiro nome. Mas o q eu recebia de spam era absurdo (claro, os antispams na época eram ruins ou inexistiam).

    • EFG
      292c

      Nem me fala… os antispam do Yahoo são uma praga e meu email de spam (acho mais sensato que usar o email pessoal para registrar em foruns e etc) vive lotado de spam fora da pasta de spam e olha que o login são 11 digitos…

  • portela.thiago
    650c

    Recebi um e-mail deles (Yahoo) com esta mesma imagem da matéria e os dizeres: “queremos q vc volte”…

    me senti mal, insensível por ter abandonado eles.. hahahahahhaahhaha

  • Entrei nesse wishlist, ele avisou que um dos nicks que eu pedi já está disponível (antigamente nao estava)

    Tentei fazer a mudança, mas ele criou uma conta nova! Nao importou nada da minha outra conta que estava logada.

  • Olha, eu tenho o augusto@outlook.com e… HAJA SPAM! :( hahahahahaha

  • Ridículo isso! Eu direcionava meus emails do yahoo para outro email, e agora, descubro que ela foi inativada. Palhaçada. E não mem deram nenhuma opção de "Hey, eu ainda uso a minha conta"

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.