Como o Yahoo permitirá que você obtenha logins de contas inativas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 dias

No mês passado, o Yahoo explicou em seu Tumblr oficial que faria uma limpeza nas contas inativas há mais de um ano para amenizar a escassez de nomes para novas Yahoo ID e permitir que usuários com logins do tipo “albert9330339@yahoo.com” possam utilizar algo como “albert@yahoo.com”, por exemplo. O processo aconteceu ontem e agora resta a dúvida: como a empresa distribuirá os nomes liberados?

A solução encontrada é bastante engenhosa (ok, nem tanto). O Yahoo criou uma espécie de wishlist onde o usuário deve cadastrar até cinco nomes pretendidos, por ordem de preferência. Se o primeiro login não estiver disponível, o sistema verificará a disponibilidade do nome seguinte e assim por diante.

Se ficar constatado que um login solicitado está liberado, o usuário será avisado por e-mail. A pessoa terá, então, até 48 horas para clicar no link existente na mensagem e confirmar seu interesse. Depois disso, o login será todo dela. A wishlist ficará disponível até o dia 07 de agosto.

Wishlist do Yahoo
Wishlist do Yahoo

Tudo muito bacana e bonito, mas talvez você tenha enxergado uma grave falha de segurança aqui. Suponha que eu esqueci a minha senha do Facebook e, por isso, utilizei a opção “lembrar por e-mail” do serviço. O problema é que eu era o detentor anterior do e-mail “albert@yahoo.com” e utilizei este endereço no meu cadastro. Fu… Ferrou: o novo dono da conta vai conseguir resetar a minha senha e acessar a minha conta do Facebook!

É um risco remoto, é verdade, mas não impossível. O pessoal do Yahoo sabe disso e encontrou uma solução (desta vez, sim, engenhosa): um novo campo para o cabeçalho das mensagens de e-mail de nome “Require-Recipient-Valid-Since”.

Funciona assim: caso você solicite um lembrete ou reset de senha no Facebook, por exemplo, o cabeçalho da mensagem informará por meio do novo campo qual a data da última vez que o endereço em questão foi utilizado para confirmar alguma ação. Caso a data seja anterior àquela na qual o e-mail passou a ter novo dono, o Yahoo não entregará a mensagem e notificará o Facebook para que este tente contatar o usuário de outra maneira.

A ideia é bastante interessante, mas precisa que a adoção do novo cabeçalho seja feita por outros serviços para funcionar, não só pelo Yahoo. Como convencer tantas empresas e instituições a implementar a mudança? Transformando o novo campo em um padrão, é claro.

Liberação de logins no Yahoo

Para isso, o Yahoo enviou uma proposta de padronização para a IETF (Internet Engineering Task Force) e está conversando com outras empresas (como Google, Microsoft e Twitter, provavelmente) para conseguir apoio para a ideia. O Facebook, pelo menos, já deu sinal verde – até porque a ideia veio de lá, na verdade.

A gente só vai poder saber nos próximos meses como ficou estou assunto. Mas, se o cabeçalho se tornar mesmo padrão, motivará a limpeza de contas inativas por outros serviços (já pensou você conseguindo pegar o seu primeiro nome como login do Gmail?), o que significa que a ideia tem grandes chances de ser aprovada ou, ao menos, de ser o caminho para outra solução.

Com informações: Yahoo Tumblr, Yahoo Developer Network Blog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados