Até o momento, o Galaxy S4 é o único que conta com o processador Exynos 5 Octa (e de maneira limitada), mas mesmo assim a Samsung já prepara uma atualização do chip. E para a semana que vem! Seu nome, possivelmente, será Exynos Evolved, pelo menos é o que a imagem de divulgação sugere.

Anúncio do novo Exynos 5 Octa

Anúncio do novo Exynos 5 Octa

A informação foi confirmada pela própria Samsung, via Twitter. Não se sabe exatamente o porquê de uma atualização tão rápida (o Exynos foi anunciado no início de 2013), mas é possível que o novo processador possa, de alguma forma, superar os problemas de produção que limitaram a disponibilização do primeiro modelo.

Se a razão for mesmo esta, é possível até presumir que o novo chip possa equipar alguma revisão do Galaxy S4, embora seja mais provável que a novidade se torne o processador do Galaxy Note 3, que deverá ser apresentado em setembro deste ano.

E o que o novo Exynos 5 Octa terá de atrativo? Teremos que esperar até a próxima semana para saber. Mas é óbvio que o recurso que mais chamou atenção neste dispositivo estará lá: a tecnologia ARM big.LITTLE, que faz o chip trabalhar como se fosse composto por dois processadores quad core.

Recapitulando rapidamente, funciona assim: o Exynos Octa possui quatro núcleos Cortex-A15 (1,6 – 1,8 GHz) que entram em ação nas atividades mais exigentes; para tarefas mais básicas, o chip aciona quatro outros núcleos Cortex-A7 (1,2 – 1,4 GHz) e deixa os A15 em espera. Este esquema proporciona economia de energia e, portanto, alivia um pouco a bateria.

A expectativa é a de que o novo Exynos adicione frequências ligeiramente maiores aos núcleos (até porque a Samsung falou em mais “poder”, então…) e tenha integração de série com LTE. Façam as suas apostas!

Com informações: GSMArena.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados