Ir para o conteúdo.

Início » Hardware e acessórios » Samsung promete um novo chip Exynos 5 Octa para a semana que vem

Até o momento, o Galaxy S4 é o único que conta com o processador Exynos 5 Octa (e de maneira limitada), mas mesmo assim a Samsung já prepara uma atualização do chip. E para a semana que vem! Seu nome, possivelmente, será Exynos Evolved, pelo menos é o que a imagem de divulgação sugere.

Anúncio do novo Exynos 5 Octa

Anúncio do novo Exynos 5 Octa

A informação foi confirmada pela própria Samsung, via Twitter. Não se sabe exatamente o porquê de uma atualização tão rápida (o Exynos foi anunciado no início de 2013), mas é possível que o novo processador possa, de alguma forma, superar os problemas de produção que limitaram a disponibilização do primeiro modelo.

Se a razão for mesmo esta, é possível até presumir que o novo chip possa equipar alguma revisão do Galaxy S4, embora seja mais provável que a novidade se torne o processador do Galaxy Note 3, que deverá ser apresentado em setembro deste ano.

E o que o novo Exynos 5 Octa terá de atrativo? Teremos que esperar até a próxima semana para saber. Mas é óbvio que o recurso que mais chamou atenção neste dispositivo estará lá: a tecnologia ARM big.LITTLE, que faz o chip trabalhar como se fosse composto por dois processadores quad core.

Recapitulando rapidamente, funciona assim: o Exynos Octa possui quatro núcleos Cortex-A15 (1,6 – 1,8 GHz) que entram em ação nas atividades mais exigentes; para tarefas mais básicas, o chip aciona quatro outros núcleos Cortex-A7 (1,2 – 1,4 GHz) e deixa os A15 em espera. Este esquema proporciona economia de energia e, portanto, alivia um pouco a bateria.

A expectativa é a de que o novo Exynos adicione frequências ligeiramente maiores aos núcleos (até porque a Samsung falou em mais “poder”, então…) e tenha integração de série com LTE. Façam as suas apostas!

Com informações: GSMArena.

9 Comentários (Deixe o seu!)

  • Vinicius Kinas
    1099c

    Se a Samsung conseguir colocar LTE embutido no Exynos e aumentar a produção, a Qualcomm vai chorar litros, rs.

    • Derik002
      1c

      Já tem a algum tempo exynos com LTE
      Inclusive o exynos 5

  • Bernardo Falquetto
    38c

    Barateando o custo e aumentando a potência, qualquer coisa é válida.

    • Gabriel
      923c

      Sem aumentar o consumo também.

  • Galaxy SIV+ chegando?

  • Arivaldo Freitas Jr
    1c

    Vixe, acabei de sentir meu galaxy S4 ficar lento de repente….

  • Esse aí deve ser o do note 3. Mas o SIV+ está SIM chegando. Procure por I9506

  • Já vi reviews mostrando que esse “Octa-core” é bem pior que o Quadcore no S4 4G. A perfomance que se ganha é bem medíocre já que o consumo de bateria não é tão pequeno. Nem a GPU tem uma perfomance tão grande também.

  • Gabriel Heringer Feliciano

    Note III

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.