Rumor do dia: Nokia vai criar gadget que ajuda a encontrar tudo que você perder

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 4 dias

Dizem que a Nokia está se preparando para lançar um gadget que vai ajudar as pessoas que sempre perdem suas chaves, ou o guarda-chuva, ou o crachá da empresa… Ou seja, todo mundo. Se trata de um pequeno dispositivo que funciona com Bluetooth 4.0 e NFC que mostra onde está seu item perdido.

Se o rumor for verdadeiro, o gadget vai se chamar Treasure Tag e é bastante similar ao Tile, um sensor que já existe para encontrar objetos perdidos com a ajuda do iPhone.

O Trasure Tag deve funcionar junto com um app específico e se parear ao smartphone via NFC. Pelo app, será possível gerenciar o sensor e encontrar o objeto perdido em um mapa que usa a realidade aumentada do Nokia LiveSight.

Quando estiver ativada e próximo do smartphone, a tag começará a apitar, revelando sua localização. Ela não pode ser desligada, mas a bateria deve durar seis meses.

O Trasure Tag parece ter sido desenvolvido especialmente para usar no chaveiro, mas, ao que parece, nada impede que seja utilizado em outros objetos que se escondam com frequência.

treasure tag

O caminho inverso também funcionará: vai dar para encontrar o smartphone com o Treasure Tag em mãos – obviamente, sem ajuda do map. O smartphone emitirá um som de notificação, caso esteja por perto.

Segundo o The Verge, será lançado nas próximas semanas, assim como o update que dará suporte a Bluetooth 4.0 aos smartphones da linha Lumia. Devem surgir, também, outros acessórios que façam uso dessa tecnologia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados