Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Troquei meu iPhone por um Android

Nota da redação: O Edu é um cara que curte tecnologia, como eu e você. E ele meio que trabalha com isso, já que vive de produzir material gráfico muito bacana. A dúvida era: qual celular escolher? Ele foi de Android, depois de anos usando iPhone. Essa é uma dúvida que tem aparecido bastante. Neste artigo, ele conta como a troca se deu. (Thássius Veloso)

Depois de quase três anos como fiel usuário de iPhone – e consequentemente de iOS – enjoei do gadget da Apple e agora meu smartphone é um Android. Mais precisamente esse aí da foto, um Galaxy S4. O motivo da troca foi esse mesmo: enjoei.

O Galaxy S4 do Edu

O Galaxy S4 do Edu

Não que o iPhone/iOS tenha ficado ruim, longe disso. Ainda acho um aparelho fantástico e que funciona muito bem, mas pra mim essa dupla parou no tempo. Enxergo o telefone da Apple exatamente como o mesmo que o Steve Jobs apresentou ao mundo no dia 9 de janeiro de 2007. É claro que novas versões foram lançadas, o design físico ficou cada vez melhor, o iOS foi sendo aprimorado e tudo mais, mas a essência é exatamente a mesma. A mesma interface, o mesmo grid limitado, o mesmo tudo. Pra ser sincero, não consigo lembrar de sequer uma grande inovação nos últimos tempos. Minha esperança era o tão esperado iOS 7 sob a batuta do Jony Ive, mas novamente nada de novo foi apresentado.

Comecei então a abrir os olhos para a concorrência. Primeiro cogitei o Lumia porque acho fantástico o design do aparelho e à primeira vista a interface do Windows Phone me agradou bastante, mas recebi tanto feedback negativo que acabei desistindo rápido.

Com Android eu sempre tive um preconceito: o visual não me agradava. Sempre via interfaces muito feias que me lembravam aqueles computadores velhos cheios de tranqueiras. Esse preconceito começou a ir embora quando o Alexandre Nigri me mostrou as funcionalidades e principalmente a flexibilidade para customização do Android no seu antigo Galaxy S III. Foi a primeira vez que vi uma interface bonita e funcional na plataforma do Google.

Vi que o Android tinha muito do que eu achava que o iPhone deveria ter. Widgets funcionando diretamente na home screen, liberdade total para personalização de interface e funcionalidades. No iPhone eu trocava o wallpaper e instalava/desinstalava aplicativos. Nada mais. Sentia falta de um calendário mais eficiente logo de cara, por exemplo. Ou menos ícones na primeira tela para poder de fato ver aquele wallpaper tão bonito. Ou poder mudar tudo isso quando eu bem entendesse.

Depois de muito pensar e ler praticamente todos os reviews que existem por aí, a escolha foi feita. Por mais superficial que possa parecer, não é fácil fazer essa troca. Mas fui em frente, aposentei o antigo iPhone 4 e optei pelo Samsung Galaxy S4. Pensei em pegar o Nexus 4 e o HTC One, mas o primeiro não tem 4G e o segundo não é vendido no Brasil.

Vamos aos pontos positivos e negativos que senti logo nos primeiros dias:

Pontos positivos

  • A interface é minha e eu a deixo como eu quiser. Essa foi a base de tudo.
  • A tela grande assusta no início mas depois torna-se essencial.
  • A resolução (1920×1080 pixels) é impressionante, principalmente para vídeos.
  • O aparelho é super leve e fica confortável no bolso.
  • Sincronizei meus dados (contatos, agenda etc) facilmente. Viva o Google!

Pontos negativos

  • A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
  • Talvez aquele seu aplicativo favorito não tenha versão Android.
  • Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
  • O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
  • Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.

Coisas que você tem que se acostumar

  • São sistemas diferentes, não espere ter a mesma experiência de uso.
  • Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
  • É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
  • A fonte não é Helvetica (mas tem como baixar).

Conclusão

Pra mim, acho que vale a pena arriscar em algo diferente se você também está enjoado do seu iPhone. Teste, experimente. É só um celular e não uma operação de mudança de sexo. Pode ser que amanhã a Apple lance algo inovador e me faça querer voltar atrás. Quem sabe?

Se você gostou da home screen que aparece na foto, aqui vai a lista dos apps e widgets que utilizei:

eduardoduccigneEduardo Duccigne »

Designer de Interface, viciado em Coca-Cola, Instagram e tecnologia. Nas horas vagas, escreve seus pensamentos no Blog do Edu.

Ele está no Twitter.

265 Comentários (Deixe o seu!)

  • Brunno Alves
    0c

    DICA: Para quem não tem dinheiro ou não quer desembolsar 4 dólares pelo Nova Launcher, estou usando o Solo Launcher, que tem grande parte (ou até mais) funções que o Nova e é completamente de graça e leve. No Xperia P ficou ótimo =)

  • Augusto Santana

    Possuo o Windows Phone e pro meu uso me agrada, fluido e tal, organizado e todos os aplicativos que eu uso esta no windows phone. A falta de varios é sim uma problematica, mas ainda acredito no sistema. Vai do gosto de cada um mesmo, cada um usa de uma forma o aparelho. No meu caso, estou feliz com o meu wp e paguei barato. Enfim.. Os 3 sistemas ao meu ver tem suas falhas. Tem que analisar qual é melhor pra vc levando em conta o seu uso e o preço que pode pagar =]
    Apoio o crescimento do Wp, pois quanto mais concorrencia melhor para nos usuarios.

  • Lucas Berquó
    35c

    Sinceramente, Android top não trava fácil assim não. Galaxy S4, Xperia ZQ, Optimus G, Nexus 4… duvido que travem. Se acontecer de travar, vai ser culpa do app… e isso não vai fazer com que vc reinicie o aparelho. É só fechar o app e continuar a usar seu telefone. Hoje os dual-cores já dão conta do recado e fazem bonito com Android 4+… quanto mais os quad-cores. Essa é a minha opinião.

  • Bruno Fernandes

    O maior problema do Android se chama USUÁRIO!

  • Bruno De Blasi
    4239c

    Ultimamente o iOS tem perdido muito usuário por isso, e eu sou mais um dessa lista. Em maio, estive com o iPhone 5, o RAZR i (me encantei por este aparelho) e o Lumia 920 na mão, e o iOS foi o que mais parecia chato depois de usar iOS desde o iPhone 3GS. O Lumia não tem aplicativos, então continuei com o Android (que usava um Galaxy Ace como segundo aparelho há uns meses).

  • Helder Kareka

    E agora vai enjoar dos Galaxys. è o x é o y, é o 2, o 3, o 4, todos fisicamente iguais……

  • Todos reclamam de possíveis travações do Android, isso acontecia bastante com meu antigo galaxy W, agora adquiri o Nexus 4, rola liso, nenhuma trava até o presente momento

  • Vou te dar uma dica, existe uma ROM chamada MIUI que deixa tudo muito mais bonito no seu Android e ira te fazer sentir menos falta do iPhone, pois tem o estilo do iPhone com a versatilidade do Android. Caso queira apenas ter um gostinho dela, baixe o launcher na Playstore.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.miui.mihome2

  • Trocou o IOS pelo lerdroid? O único feedback negativo do Lumia só pode ter sido a quantidade de apps que não é tão grande como os outros, mas tem os principais apps das outras plataformas! Sem IOS só se for Windows phone, lerdroid não dá pra mim!

  • Cara, fiz a mesma coisa que você. Após utilizar o Iphone 4s durante algum tempo, tive alguns problemas intermitentes na placa de wireless ao atualizar. Resolvi depois de muita tentativa e erro trocar de aparelho. Estou com o Galaxy S4 há uma semana mais ou menos, já da pra perceber muito a diferença entre os dois sistemas. To curtindo pra caramba, ele me atende bem melhor na organização de agenda e também contato com os clientes, além das integrações que são incríveis. Continuo achando o IOS um sistema muito bom e não descarto a possibilidade de voltar, mas neste momento eu não voltaria para o iphone de forma alguma.

  • paguem 2.500 num celular sem nada novo (iphone) vai la idiotas

  • Josias P. Guedes

    boa tarde amigo edu olha acho que voce fez a escolha certa porque eu amava iphone ios e com o tempo passei a enjoar dele simplismente pelo fato de se ficar preso ao itunes e aquela mesma coisa de sempre interface velha e chata.hoje eu simplismente adoro android e não troco por nenhum aparelho da apple nenhum mesmo faço o que eu quiser com o android instalo tudo que eu quero ja tive varios aparelhos androids de marcas e modelos diferente e cada vez tento adquirir um melhor e mas moderno. hoje utilizo um amaprelho genesis gp501s dual core 4 gigas de memoria dois chips e tudo mas tela de 5 nao me imagino com um aparelho menor que isso cada vez mas o android melhora e com certeza vai chegar o dia que ele dominara o mundo mobile.parabens pela escolha.viva o android viva a vida.

  • Rafael Brugnollo
    2c

    Alguém sabe se tem algo melhor ou da mesma qualidade que o iRig e/ou Apogee Jam para android?
    http://www.youtube.com/watch?v=whcspdq9hl4

  • Gabriel Gonçalves
    76c

    Um rápido comentário sobre o post:
    VSCO.está selecionando beta-tester para o Android já ;)

    • Silvio Ney
      126c

      https://vsco.co/vscocam/androidbeta

    • Eduardo Duccigne
      2c

      Po, que bacana. Eu não sabia disso. Agora sim :)

  • Mano eu era usuário de Android então passei a usar WP, e agora irei essa semana para iOS embora já tivesse usado o Iphone 5 . O que posso dizer de todos eles !

    gosto é gosto ! :)

  • Michelle Rocha

    eu tb já fiz isso… Tive Motorola Milestone, Nexus e Samsung S3 .. sempre acabo voltando pro iPhone, o imbatível e insuperável.

    • Acho legal as pessoas criticarem o iPhone sem nunca ter usado um. Tive um Motorola Milestone e um S3, não troco meu iPhone por nenhum dos dois. E não é só o OS.

    • Michelle Rocha

      Hugo Calazans como eu disse, tive o Nexus.. Android sem firula nenhuma. Ainda assim dava suas travadas e esquentava pra kct !!!!!!

    • Michelle Rocha

      iPhone e iOS foram feitos um pro outro.. o 2 se completam, almas gêmeas. Android é um putão, serve pra geral, por isso nunca é 100% por mais q o celular tenha hardware fuderoso.

    • Eu comprei o Iphone 5, e realmente é muito bom o smartphone, mas depois que a Samsung anunciou o Galaxy S4 eu fiz a troca, e não me arrependo nenhum pouco, só não aceita que o Android é superior quem é muito fanboy, sobre travamentos, eu realmente não sei qual o celular que vocês tem pra travar (e só existe esse argumento com os usuários apple), e acho que um smartphone que é feito totalmente pelo fabricante, desde a carcaça até o OS, o minimo que ele deve fazer é rodar liso (e nem roda literalmente liso).
      enfim, a Samsung + android já ultrapassaram a apple, mas qualquer escolha que fizer estará bem servido, as duas marcas são ótimas, e você pode preferir uma ou outra, mas não podemos deixar de dizer que o android está a frente.
      obrigado, falou

    • Filipe Fleming Tirando android puro, android x ios é dar turo no pé, ios dá de lavada! Android puro x IOS, guerra de igual para igual, porém, depois de ter 2 aparelhos de R$ 1499 e ser deixado as baratas (Milestone 2) peguei um 3gs para testes e quase tive um choque de realidade, a qualidade do sistema da apple é gritante em relação ao android. Rom stock pura da Google é show, mas isso hoje vocÊ encontra pagando menos no Nexus 4. Sinceramente só volto ao android como plataforma primária quando puder trocar por aparelhos que tem suporte direto da google, samsung, sony e afins para mim não rola mais (muito menos motorola). OU é Nexus ou Apple, nada mais (NO MEU VER).

    • Roberto Tamelini Junior

      Exatamente, eu não suporto o Android.. acho chato… tedioso.. vc pode personalizar um milhão de coisas, mas na realidade a "maioria" personaliza 3 coisas e acha que o telefone foi feito para ele.. é igual ao Linux… é ótimo mas não rola…. fazendo um paralelo, prefiro comprar uma Ferrari, que já esta toda pronta que um carro qualquer e "tunar" ele…o android é o carro que se pode tunar só isso

    • voltarei brevemente..aguardando so o prazo em que ao menos posso comprar um celular na claro ..perdi o meu com 3 meses de uso :(

    • Fez uma ótima escolha.

    • O problema não é arriscar em algo diferente, o Problema é a diferença entre preços .

    • Esse negocio que o Android trava e o iOS não é pura lorota, eu tenho amigos que tem iPhone e varias vezes eles me disseram que o aparelho estava lento e tento que reiniciar as vezes. A questão é a seguinte, assim como um computador se você entulhar seu smartphone de aplicativos ele vai ficar lento, podendo até travar sendo um iPhone ou Android. Certa vez um amigo veio me perguntar qual eu achava melhor, eu sempre fui usuário do Android mas eu disse a ele que tinha que ver o que ele queria. Se o que ele queria era ter acesso ao iMessage, Facetime e outras coisas mais que a família tinha o melhor mesmo seria pegar um iPhone. Mas tem gente que quer um só para dizer que tem um itreco.
      Eu sou um usuário consciente que se eu entulhar o meu S4 de apps vai ficar lento, travar, reiniciar ou outras coisas mais.
      Também prefiro o Android pela liberdade de fazer o que eu quiser, quando quiser. Mudo interface, mudo versão do sistema, mudo de ROM e por ai vai. Se você esta satisfeito com a mesmice do iPhone que o próprio escritor disse na matéria tudo bem fique com o seu iPhone mas não venha me dizer que é melhor porque roda liso e sem lentidão, meu S4 roda assim tb e não precisei pagar 2500,00 nele.

    • Silvio Ney
      126c

      Por quais motivos ele é 'imbatível' e 'insuperável'?

      • O iPhone é um excelente telefone para quem não entende nada de tecnologia: Se vc não pode mudar nada, não consegue fazer cagada tb! :P

        Eu não fiquei 3 meses com o iPhone… sou muito fuçador, e titio Jobs não me deixava brincar com o aparelho!!! Nada contra, mas… como sou usuário avançado, o iPhone 5 perde MUITO feio para meu Galaxy S4… estabilidade, velocidade, recursos… e custa praticamente o mesmo. iPhone de novo para mim só quando lançarem novamente outro aparelho revolucionário, pois o iPhone5 deixa MUITO a desejar… :/

    • Michelle Rocha

      só tendo a expriencia usuario pra entender..

    • Tales Cembraneli Dantas
      83c

      Nossa, tive um Milestone, o telefone era fantástico para época e com teclado físico ficava perfeito, é uma pena as empresas não investirem em modelos mais modernos com teclado qwert físico como era no meu querido Mile…

    • Michelle Rocha Argumente o imbatível e insuperável.

    • Caio Freire

      Só de você ter um iPhone e um Android, você vai entender Paulo. Começando pelo tempo de uso, quando o android começa a dar suas travadinhas e você tem que reinicia-lo ;]

      • lucas.2601
        2c

        Nunca tive que reiniciar o meu android. é diferente você ter um android mid end e um high end. se voce tiver um high end pode comparar a vontade com qualquer iphone que voce quiser. eu sempre tive high end, estou no 4º android e nao penso em abandonar exatamente pelos pontos positivos citados no post que para mim pesa mais que os negativos (tem mais, claro) citados

        • sias
          51c

          Pior é ver cara dizendo que comprou um tablet Android que vive travando…Daí tu vai ver ele comprou um Foston…. Quando é um aparelho Android…chamam pelo nome do sistema. Quando é um Apple é pelo nome do aparelho.

      • kantaro
        92c

        Sim, iPhone também trava. Aceite que dói menos.

    • Henrique Alves
      5c

      Desculpa, mas nda é imbativel e superavel… Cada usuário tem que ir atras no que lhe agrada mais, supre suas necessidades e ele consegue mexer com mais facilidade… Esse pensamento de "iphone é o rei" é bem 2009…

    • Michelle Rocha Sinceramente, já tive esta experiência. Não sou fã de nenhum dos SO, só acredito que para celular o Android ainda é melhor, já para Tablet eu fico com o iPad.

    • Stock Android (Android puro) é uma coisa, Android com skins das fabricantes é outra. Eu não sou fanboy nem da Apple, nem do Google, mas não teria um iPhone de forma alguma. E olha que eu tenho muito mais produtos da Apple (MacBook Air, iPod e iPad) do que do Google (um smartphone bem velhinho HTC Desire S com custom rom Andromadus). Eu não compraria um iPhone. O Android puro ultrapassou o iOS. A flexibilidade e liberdade do Android é incomparável. As amarras da Apple são muito frustrantes (vejo pelo meu iPad). Por isso, meu próximo celular será o Moto X.

    • Lucas Herrera
      327c

      Imbatível e insuperável = tem uma maça atrás, isso nenhum outro telefone vai ter mesmo.

    • Eduardo Rigler

      Hugo Calazans Concordo em gênero, numero e grau. Android puro é o que há.

    • iUsers sempre falaciosos. "Ah é melhor porque é melhor".

    • Os usuários de android só descobrirão que o iPhone é INFINITAMENTE melhor depois que usarem. Eu era usuário de android desde 2010. Amava. Até meu celular travar no show da minha banda favorita, quando eu estava a um metro da banda. Não conseguia tirar fotos, toda hora reiniciando… decidi então experimentar o iPhone. Me arrependo de não ter pensado nisso antes. iPhone é bem melhor, mais bonito, não trava, não reinicia, bateria melhor, tudo melhor… só usando pra saber mesmo.

    • Já eu adoro as customizações do CyanogenMod, prefiro ele que o AOSP (android puro).

    • É o mesmo mimimi de sempre. Cadê o iMaps? iOS 7 clonando o Android e WP8? Legal. :)

    • Tentou Windows Phone?

    • Nicholas Pufal
      1c

      Opção cada um faz a sua, mas eu particularmente ando preferindo Android. Tive iPhone por 3 anos e grande parte dos meus estresses eram com a parte física dele. Por duas vezes meu botão de sleep/home emperrou. Também tenho outros produtos da Apple como um MBP e um iPad 2. No iPad, o botão home já deu problemas tb.

      Mas voltando ao tema de smartphones, não gostei da experiência Android que tive em um Galaxy S3. Larguei de mão ele e fui para um Nexus 4, onde aí sim pude ver que o sistema operacional está muito bom (estou rodando o 4.3) e os meus problemas eram por conta da porcaria do TouchWiz da Samsung. Essa coisa de ficar brincando de instalar custom rom não é comigo, o que de fato consolida o S3 como uma péssima opção.

      Eu entendo o que muitos usuários de iPhone dizem quando falam de experiência do usuário. A experiência é realmente muito boa, mas acho que já passou a fase em que a Apple corria na frente em termos disso. Hoje em dia prefiro Android, o Jelly Bean é absurdamente bom. Quanto a travar vez ou outra, ambos travam. O iPhone por algumas vezes tive que fazer um reset.

      Em termos de tablet ainda prefiro o iOS. A vez que experimentei um da Samsung achei terrível – lento, confuso…

    • Michelle Rocha Tirando a qualidade do aparelho Apple que realmente é inquestionável, o sistema operacional só lhe deixa ter experiência como usuário mesmo… Frustrante.

    • Os argumentos de quem defende ios são os mais vagos e imbecis que vejo aqui, muitas vezes não tem explicação nenhuma, só é porque é, coisa de fã, coisa de burro que defende algo sem ter um porque

    • Ja tive os dois sistemas por muito tempo e sempre top de linha (hoje estou muito muito feliz com meu galaxy note 2). E posso citar uma única vantagem no ios aplicativos que só existem pra ele. E só! Agora se quiserem eu cito uns 99 motivos de ter Android top de linha! Além de coisas que o ios não é capaz de fazer. Da hora que acordo até a hora de dormir faço mais de 20 coisas diferentes utilizando meu Android, coisa que com o ios não teria como ahh e só pra constar, nunca precisei reiniciar meu note 2, já o iphone 4s da minha namorada, diversas vezes.

  • troquei meu iphone 4 pelo sIII com certeza não me arrependo :)

  • Dario Coutinho
    1c

    "Dá não amigo vei" Ultimamente Apple tá um saquinho para quem gosta de gambiarras. E nem estou falando em pirataria OK? Fale de coisas legais que podíamos fazer no Cydia. Era um mercado paralelo de aplicativo ao qual eu tinha muita coisa comprada lá. Customizações, programas, emuladores..etc.

    Hoje tudo isso foi pro saco e o iOS é um sistema onde você faz o básico. Consumidor brasileiro quer salvar coisas, compartilhar com o PC, compartilhas com amigos via BT, NFC e outras coisas. O iOS simplesmente não é a cara do brasileiro, ponto.

  • Thiago Roberto
    19c

    Boa troca, não se arrependera

  • Quem é o melhor?
    http://www.tudocelular.com/compare/2418-2344.html

    Comparar uma perfumaria com S4 kkkkkkkkkkkkk

  • Gostaria de saber que tipo de feedbacks negativos tu teve do Windows Phone, uso desde seu lançamento e não pretendo mudar acredito ser a plataforma que tem um futuro promissor e pra mim é a mais moderna das 3

    • Fadel Luciano
      1c

      Resolveram os problemas de notificação das redes sociais que vc recebe 1h depois,ja tem Instagram?Bateria dura mais que 20h?

    • O WP tem seus defeitos (e são bem chatinhos conforme tu vai indo mais a fundo), mas acabam sendo deixados de lado no fim.
      Mas também fiquei curioso em saber quais as criticas.

    • Henrique Alves
      5c

      Windows Phone e magnifico, mas peca no principal de um smartphone ao meu ver: APLICATIVOS. Eh esse o simples fato de eu até hoje não ter ido pro WP.

    • Ricardo Borgneth

      Uma humilde dica: Não instale 2000 mil apps que seu Android vai continuar sempre rápido ! Parabéns pela decisão ! É muito legal passar a ter o controle ao invés de apenas fazer o que te deixam fazer. Iphone é muito bom, mas realmente é focado num publico 'noob-manso'. Para uma pessoa que escreve uma coluna sobre tecnologia, é até estranho usar Iphone. Abrs e novamente PARABÉNS !

      • Eberson Allan Dos Santos
        2c

        Ricardo também acho estranho depois de um tempo percebi que no Tecnoblog tem muita matéria puxando sardinha pro lado da Apple, acho isso chato pois que realmente entende de Tecnologia sabem muito bem que iPhone são bons apenas na aparecia e que na pratica perdem de lavada para Android Top de linha, Sei que muitos usam sua opinião mais na maioria das vezes não a um comprativo real, exemplo foram os pontos negativos e positivos achei muito superficial não trazem nada de concreto e real. Espero que aos pouco esse Blog se torne mais imparcial.

    • Henrique Alves Tenho Windows Phone há quase um ano e aplicativos também foram o pior problema. Parece bobo, mas faz muita falta. Tudo sai pra iOS e Android, tem coisa que sai até pra Kindle (!) e não sai pra Windows Phone. É bem frustrante.

    • Eriston Celino
      5c

      Tenho um Nokia Lumia 720 com Windows Phone 8, o S.O é fantástico, muito fluido e bem organizado. O Fato de não ter os mesmo apps que tem para IOS e Android não é problema nenhum, pois sempre tem outros apps que podem substituir como é o caso do Instance p/ para Instagram e ainda tem o 6tagram que está chegando com certificação do próprio Instagram. Os principais apps como Whatsapp/Facebook/Twitter/Skype já estão nele. Não tem a mesma quantidade de Jogos que Android e IOS, mas os que tem são de excelente qualidade!

    • Victor Carmo
      17c

      Tenho um Windows Phone e uma coisa que me faz ter vontade de mudar é a Marketplace. Quase não tem app naquilo!!!!!

    • Já não basta o monopólio que a microsoft tem no PC vc ainda quer usar algo com nome windows em smartphone
      acho que as empresas fabricantes de celular preferem não gastar nada com o android do que virar refem da microsoft como a industria de PC é !
      e ainda bem que temos o android para competir com a microsoft neste ramo

    • Allan An

      Glauber, não sei se vocÊ já teve um IOS ou um ANDROID de ponta, eu tenho os dois, um i5 (Esposa) E um Siii, e tive um LUMIA… o sistema PUSH do windows phone é super falho, ele limita 6 aplicativos rodando, qdo tu vai ver, abre o setimo e mata o outro, eu cheguei a trocar mto email com o pessoal da IM+ e só faltou eles dizerem tbém que estavam tristes com o sistema, o whatsapp, foursquare, tudo pra ele nao funcionavma direito, foi o maior dinheiro jogado fora que tive até hj num celular, fiquei bem decepcionado.

    • Henrique Dourado para de falar como se estivéssemos nos anos 90 isso já está chato, idiota, ridículo e insuportável.

  • Adoro as opiniões apaixonadas de cada defensor de um sistema operacional. Pra não ter dúvida uso o IPad e os telefones da Samsung (note2 e S4). Muito satisfeito.

  • Eu passei pelos três sistemas e estou pensando também em voltar pro Android. O hardware é melhor com um preço menor do que do iPhone (pagar 2,5k num celular é um absurdo pra mim).
    O que me preocupa são, mesmo, os apps. O ~clubinho do ios~ sempre tem alguma novidade que ou no android não tem, ou não funciona no meu, ou só tem para a tela x ou y. É muito frustrante.
    A falta de apps foi a pior coisa no Windows Phone e tenho medo de voltar pro Android e eles continuarem me faltando; por outro lado, pagar tão caro num iPhone e não ter algumas liberdades é meio frustrante também (sinto falta do swype por exemplo).
    Ainda não sei o que fazer mas foi bom ler o texto, deu uma boa impressão do S4.

    • Marcos Rosa
      1c

      Ana Franco … O hardware dos iPhone sempre estão um passo atrás dos Androids mais fodásticos. O que a Apple leva vantagem é que o iOS só funciona no iPhone. E tem aquela história da liberdade: toda a liberdade que temos nos Android nos custa um certa instabilidade. No iPhone é tudo amarrado, limitado… Por isso ele nunca trava. O pessoal que desenvolve o Android têm que lidar com várias combinações de hardware (a Apple tem que lidar apenas com o tamanho do armazenamento interno de seus iPhones, pq o hardware é quase sempre o mesmo, exceto pelo processador que muda em cada geração de iPhone). Vai da cabeça de cada um: muitas vezes os contras de um determinado aparelho Android são compensados pelos prós (como é o meu caso, com meu Sony Xperia S).

    • Eberson Allan Dos Santos
      2c

      Verdade a maioria das pessoas que fala que teve um Android comprou um de R$500 a R$800 a o invés de comprar logo um Top de linha, Meu S3 não trava constantemente como muitos dizem e olha que rodo clips de 720p em background em vez de usar musica e nunca tive problema, Acho que o aparelho se comporta de acordo com o dono, abrir o Google Play e sair baixando tudo que vê sem ver os comentários e meio que burrice, e mesma coisa com o PC abre o Baixaki sai baixando e instalando todos jogos e programa que quer sem prestar atenção logo terá que chamar um Técnico para fazer a limpeza e desinstalar as tranqueira. o Povo tem que lembra que Android e igual a um PC seja na liberdade ou na versatilidade, e o IOS e igual aos MAC's e totalmente limitado e fechado pois como o hardware e inferior deve se bloquear instalações aleatória para não reduzir o desempenho.

    • Ana Franco É serio isso ? "O iPhone 5 corresponde a qualidade do Galaxy S4"
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Vejo Vantagem larga em tudo:
      http://www.smartzone.com.br/2013/03/comparativo-tecnico-galaxy-s4-vs-iphone-5.html

    • Bom, o swype você tem como instalar no iPhone. Quanto ao preço, engana-se quem diz que "iPhone é caro e Android é barato"… Na verdade não é bem assim. A diferença é que existem androids com preços mais acessíveis (mas com qualidade menor). Porém, celulares com a qualidade (nisso me refiro a velocidade, gráfico, apps, funções, etc) do iPhone possuem praticamente o mesmo preço que ele. O iPhone 5 corresponde a qualidade do Galaxy S4, sendo: R$2.400,00 o iPhone 5 e o S4 cerda de R$2.100,00. A diferença é bem pouca. Agora o que não dá pra comparar é o preço de um android inferior com o de um iPhone, pois com este android, você nunca vai conseguir a qualidade gráfica, velocidade, desempenho, suporte a apps e entre outras coisas. Vale lembrar que também existe iPhone de R$800,00 (o 3, que é comparado a androids de preços menores tb). Eu particularmente ainda prefiro o iPhone. Já tive 3 androids, conheço bem a experiência, era um saco quando eu queria baixar um app e ele dizia: "Este aplicativo não é compatível com o seu dispositivo móvel". Ou quando ele simplesmente desligava do nada. A vida que levava pra abrir um aplicativo… esse tipo de coisa. Claro que não posso generalizar, um S4 provavelmente não me causaria estes problemas, porém, pagaria praticamente o mesmo preço que paguei no meu iPhone 5. Então enfim, espero ter ajudado ;)

    • Bem, eu sou apaixonada pelo meu S3. Antes eu queria muito um iPhone, mas agora eu nem penso na possibilidade de trocar o Android pelo iOS, mesmo porque isto com todas as forças o iTunes (nem troco as músicas do iPod por causa disso).
      Uma amiga minha tem um S3e comprou um iPad, odiou e está querendo vender.
      Acredito que se vc comprar um Android top não vai se arrepender em relação a um iPhone. Mas se for comprar um mais barato, o risco é maior.

    • Isso com todas as forças = odeio com todas as forças (e às vezes odeio o swype tbm :P)

    • Com a diferença entre um S3 e um iPhone vc compra um Kindle! Rs

    • Ana Franco Sei o que você quer dizer e concordo. O android que eu tinha era baratinho e quero comprar um S3 ou S4 mesmo. Ainda assim, os reviews que tenho visto mostram que o hardware do S4 é melhor com o preço semelhante do iPhone. Me expressei mal mas isso que quis dizer.

    • Ana Franco Esses três Androids que você teve que travavam e desligavam sozinhos COM CERTEZA não custavam o mesmo do que um iPhone da época. Odeio quando comparam plataformas sem ser com hardwares equivalentes….a maioria das pessoas comparam iphones de R$ 2,5 mil com Androids de 500 reais… pelo amor de Deus, né? Uma conhecida minha disse que nunca mais Android depois de um iPhone 5… lógico! O dela era um Android de 700 reais!!!! Eu fiquei uma semana com um iPhone 4, que na época era mais caro que qualquer outro Android que já tivera, e no final dos 7 dias, tive vontade de jogar o bicho pela janela… só instalava os apps que eu queria fazendo gambiarra pra criar conta do iTunes americano… e ele ficou uma semana sem foto nem música nenhuma no aparelho porque até hoje não consigo entender porque não existe drag & drop… tão mais fácil….

    • Caio Everton
      2c

      Acho que uma boa solução para o Android é sempre procurar um celular que tenha o sistema "puro", com suporte direto da Google e sem as tweakagens das fabricantes, como o Nexus 4, o S4 Google Play Store Edition e o HTC One também GPSE.

      MUITO dificilmente você não conseguirá que apps não funcionem nele. Talvez algum que tenha no iPhone não tenha pro Android, mas ter na Play Store e não funcionar no aparelho será quase impossível. Plus, sempre terá o sistema mais recente, sem depender da boa vontade das fabricantes.

    • Ana Franco com todo respeito acho que você erra quando diz que o Android correspondente ao iPhone 5 é o Galaxy S4. Na verdade o S4 está a frente, e com aproximadamente R$1200 reais você compra um Android que corresponde ao iPhone 5. iPhone é um grande celular, mas eu acredito que o preço não corresponda ao que ele oferece, mas tem a questão de gosto também, se o iPhone é o que te agrada e você possui dinheiro pra comprá-lo, você nunca irá se arrepender. Já para quem não se importa com a plataforma e sim com os aplicativos sociais, o Android é a melhor opção sem dúvidas.

    • Alexandre Alberto
      2c

      Ana Franco. Perdoe-me a discordância. mas Iphone 5 se compara + ou – a Galaxy S 3 (três). Quem sabe o iPhone 6 ou 7 se aproxime ou empate com o S4. Mas aí já terão outros S's por aí…

    • Smartphones devem ser comparados por preço.

    • Ana Franco Concordo com tudo o que vc disse!!tinha um android e fui para o Ios, sem palavras ,aprovadíssimo!!testei o android puro,no caso o nexus e a estrada ta sendo tampada o trabalho ta ficando bem feito!!
      A questão é,a apple segura tecnologia,é uma estrategia da empresa,não tem uma outra explicação!!Se a google continuar com esse sistema puro vai continuar a revolucionar,na minha visão hj os 2 estão excelentes(android PURO e IOS),vai da escolha do consumidor !!

    • Ana Franco o s4 custa a partir de 1740,00 e o iphone 5 é inferior até ao s3,http://www.magazineluiza.com.br/smartphone-samsung-galaxy-s4-4g-android-4.2-camera-13mp-tela-5-wi-fi-proc.-quad-core/p/0867177/77/te/tece/?gclid=CKTZyoDI7LgCFZRj7Aodl0AAHA

      http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:2253:2254:39761

    • Marcos Hira

      Rosana Ribeiro Silva pesquisa sobre programas alternativos p passar as musicas nao precisa do itunes necessariamente . eu uso o copy trans control center ele e compativel com o meu iphone 4s e com o ipad 3

    • Marta Preuss Compre um Nexus! roda todos os aplicativos presente na Play Store, vai demorar pra ficar obsoleto no mercado e você terá sempre a última versão do Android no seu aparelho. Foi a melhor coisa que fiz.

    • Ana Franco, o IPHONE 5 é similar ao Galaxy S3. Talvez mas muito talvez mesmo, o processador do IPHONE 5 fique entre o S3 e o S4 mas o resto é tudo inferior. Então a questão do preço ainda mantém. O IPHONE É CARO SIM. Eu tinha um IPHONE 4S e comprei um celular android chinês da marca ZOPO. É incrível. Tem resolução FullHD, 1 GB RAM e algo que nunca vi num top ainda, dois chips. Instala tudo e roda tudo. Talvez o novo Galaxy S3 Duos me convença. A "travadinha" se dá por um bug já comentado no kernel do Android, onde a tela não recebe prioridade imediata ao touch, causando um lag imperceptível… Mas em preço é, e o IPHONE sempre foi mais caro pelo que entrega, um design e um aparelho sem defeitos aparentes.

    • O Iphone 5 corresponde ao Nexus 4, que custa R$1000,00. Pode assistir videos de comparação entre os dois. O S4 esta muito a frente desses, e o Iphone 5s muito a frente de todos…

  • Ainda acho o Galaxy S4 mais bonito que o iPhone 5, não que o iPhone 5 seja feio. As outras desvantagens, ainda são relacionadas a aplicativos, que continua sendo o grande trunfo da App Store. Além de a maioria dos aplicativos pra Android não terem grande utilidade.

  • Mas e ai , resultado final prefere IOS ou android ? eu tive IOS e achei muito travado troquei para o android e não volto mais , só falta agora pegar um android top de linha rs

  • Raphael Rios Chaia
    225c

    Usei iPhones do 3GS até o 4S, e mudei exatamente pelo mesmo motivo do autor do texto: o telefone da Apple, pra mim, havia parado no tempo, e seus melhores recursos não funcionarem no Brasil era… frustrante.

    A única diferença em relação ao texto é que parti pra linha Lumia. Peguei o 920 independente dos feedbacks negativos (que em sua maioria são de usuários de WP7, e não 8), e estou muito, muito satisfeito. Já estou inclusive me programando para trocar pelo 1020 no ano que vem.

    Por fim, ótimo texto: traz a verdade que as pessoas insistem em ignorar, a que diz que sistema bom é o que traz satisfação pro dono. Não importa se você usa iOS, Android ou WP: o que conta é sua experiência pessoal com o sistema. Afinal, ninguém paga suas contas :)

    • Gaba
      1912c

      Comigo aconteceu parecido. Passei de Android para Lumia. Não me arrependo.

      Essa frescura que o pessoal tem de que falta App pra mim nem existe. Tenho todos os apps que necessito…

  • Quando começar as "travadeiras", você vai voltar, vai sim! :-)

    • A curto prazo os samsung (minha experiência) até valem a pena. Mas a longo prazo não. E como nem todo mundo nada em dinheiro, é bom levar em conta isso.

    • Gabriel Bianco de Paula Tenho 2 milestone, tanto o que roda com 2.3 (podre) quanto o 4.1 (cngmod) são lixos! Hoje só existem (para mim) nexus 4 ou iphone, o resto é rasgadeira de grana!

    • Fadel Luciano
      1c

      E se não voltar????vai mudar alguma coisa?

    • Fausto Cruz

      Infeliz daquele que tem iPhone e acha que este nunca trava…
      Eu concordo com os comentários do Gerson Arbigaus. O travamento ocorre pelo aplicativo que vc instala e não pelo SO em si. Aplicativo bem desenvolvido não gera problema algum, não importando o modelo do aparelho ou versão de SO.

    • Descreva o Hardware do Iphone 5 e o preço da versão 32gb!
      Galaxy s4 nunca travou ,e um dos mais completos aparelhos do mercado…
      Você poderia me enviar os dados que te pedi por NFC?

    • Michelle Rocha

      poisé… que porcaria de travas o S3 tinha .. nem o iphone 4 rodando o ios6 ficava tão lento!! Ainda bem q eu tava em ny e comprei um iphone 5 sem chorar pelo preço

    • Carolina Ribeiro

      Tenho um Galaxy Nexus a 1 ano e nunca tive problemas de "travadeiras". O S4 sendo mto mais poderoso, acho mais dificil ainda! A não ser, claro, que a pessoa encha o celular de apps idiotas e inuteis… aí não tem celular que aguente!

      • Robson C.
        1c

        Será? Meu iphone 4s é tão entupido de apps que as vezes baixo uns que “vazam” da tela porque não tem mais espaço. Da pra contar nos dedos de uma mão as vezes que travou.

        Outra coisa. O iOS funciona BEM e continua funcionando no 3GS.

        E realmente, não da pra comparar em hardware de um iPhone com os novos Galaxy, mas a experiência e fluidez do sistema operacional é outra coisa.

    • Hugo Pereira

      Sou chato com a questão interface, mas nem é isso que me incomoda no android (mesmo sendo feio). O fechamento constante dos apps e as travadas me tiram do sério. Nem um iOS jailbroken com 257 tweaks instalados é assim tão instável.

      • Vou deixar contigo por uma semana meu Nexus 4, está a 127 horas sem reiniciar e sem travar :)

    • Eu tenho um Galaxy SII faz uns dois anos, e nunca tive problemas de travamento. O problema está naquilo que você baixa e utiliza.

    • Júlio César Sampaio
      1c

      Cara eu tenho um Motorola Razr i, e nunca presenciei nenhum travamento. Mesmo com vários aplicativos abertos. Esse papo de que Android trava é desculpa esfarrapada. Minha irmã tem um iphone 4 e trava bem mais que o meu. O Android té dá maior liberdade de utilizar o SEU celular da SUA maneira, personalizar, o que ao meu ver melhora a experiência consideravelmente. Já o iOS apesar de fluído, é basicamente o mesmo desde sei lá quando.

    • Carolina Ribeiro Amigona, o Nexus realmente não trava, mas os Samsung são uma travada por dia. Só quando parti pro CyanogenMod é que o S2 parou de travar.

    • Eduardo Rigler

      Será? É só não encher com todo o lixo que tem na Play Store, tem muita coisa boa e útil mas muita coisa que não presta (tá aí uma vantagem da App Store: restrição). Eu saí de um iPhone4 para um Galaxy S2, depois um Galaxy Nexus e agora tenho um Nexus 4 já pensando no próximo Android… Dei um iPhone5 pra minha noiva, mexi e continua a mesma coisa, não volto tão cedo não.

    • Nego compra Android de 500 reais e quer dizer que trava.

    • Tenho um iPad que trava direto e o o meu velho Galaxy Nexus só um vez em mais de anos de uso, vai entender né ? Também achei que o iOS não travava…

    • O problema na maioria das vezes, não é o aparelho ou o computador, etc e sim o próprio usuário! rsrsrs

      Eu usava um Sony Ericsson u20 com Android de fábrica 1.6. Atualizei ele até o 4.0 e jamais vi uma travada, lentidão, problema ou erro.

      Agora com posse de um SIII, preciso nem comentar, né?!

      E um detalhe básico, o Eduardo disse "No iPhone eu trocava o wallpaper e instalava/desinstalava aplicativos. Nada mais.", o que me faz pensar…

      REALMENTE as pessoas sabem usar seus celulares top de linha? 90% eu acredito que não.

      Seja iOS ou Android (o q no caso oferece uma gama maior de funcionalidades simplificadas e práticas) ou Windows Phone.

      Celular acabou aquele negócio de preciso só para fazer ligação, hj em dia é o q vc menos faz com ele! No entanto, tem gente q mesmo assim vende um rim por esse pouco de ligação e um wallpaper do cachorro, de um retrato "bico de pato" ou uma utopia qualquer.

    • Gabriel Bianco de Paula

      Os usuários de IPhone são os que mais reclamam das travadeiras do sistema Android, sendo que a maioria sequer utilizou o sistema.

      Acho curioso isso, pois quem usa o sistema Android fala bem do mesmo e não reclama, já quem não usa, fica reclamando de travadeiras. INTERESSANTE.

      É perfeitamente compreensível que uma pessoa prefira o Iphone a um aparelho Android, mas a pessoa pode justificar isso por tantos motivos……. Interface, Peso, Tamanho, Beleza, Aplicativos e tantos outros…….

      Usar da "desculpinha" de travamento é coisa de desinformado.

    • Luiz Curti

      Gerson Arbigaus se vc nao instalar NADA ele nao trava kkkk

    • Eu já me costumei com a "travadeiras" do meu Xperia S… A ótima câmera, a tela espetacular e a conectividade HDMI, no meu caso, compensam esse detalhe. A Apple vai ter que trabalhar muito para me fazer pensar em comprar um iPhone novamente.

    • Se pretende passar uns anos com o celular, o iphone ainda é melhor opção. Tenho o Galaxy S há 3 anos.. e em comparação da pra pegar o iphone 4 (o S4 não comparo com o iphone 5, e sim com o próximo que está pra sair). O meu S está impraticável. Já resetei ele de fábrica. Não tenho quase nada de app instalados. Não uso mais o wifi. Ou seja, serve para ligar e receber, sms, uma foto ou outra. Usar os app nele é um trabalho que chega a exaustão. Isso qdo ele não trava e tem que tirar a bateria pra voltar.

      Estou esperando sair o novo iphone pra enfim trocar o meu e poder ficar mais uns 3 anos tranquilo com ele.

    • Depois de um bom tempo, o meu S III teve um período que travou bastante, a chamada morte súbita, mas depois que atualizei a ROM ficou até melhor que antes. Amo Android.

    • Valdecir Neumann

      Carolina Ribeiro só formatar que resolve. Ops, não é computador!!

    • O negócio é que os usuários de iOS só tiveram a experiência de uso com Android antigo (2.2, 2.3), e com aparelhos de hardware ultrapassado. Queria que eles passassem uma semana com um Nexus 4 ou Galaxy S3 ou S4 pra sentirem a diferença e o quanto Android evoluiu.

    • Ândres Winck Schultz

      Eu tenho um iPhone 3GS rodando iOS6, nunca tive problema com travamento, o que gosto no sistema Apple é que um telefone de 2009 continua recebendo atualização e funcionando com a última versão. Nunca que um Android de 4 anos atrás continuará como novo e rodando a última versão. Tive um Android e o máximo que consegui atualizar nele foi para 2.3 porque o fabricante não permitiu instalar o Android 4.

    • Gerson Arbigaus concordo, quando comprei o meu ele rodava tudo sem travar, mas depois de instalar muitos aplicativos, e personalizar o sistema tive alguns probleminhas, mas nada que seja muito incomodo.

      acho que seria um absurdo que um sistema onde não se possa "fazer nada" apresente algum bug…

    • Michelle Rocha Vocês tem esses problemas de engasgos por causa das interfaces de usuário das fabricantes. Eu já usei várias interfaces e aparelhos diferentes, e com o Android Stock eu nunca tive esse problema. Meu nexus nunca trava ou engasga, nunca tive queda de desempenho. O Android é leve e rápido, o que estraga são as interfaces pesadas.

    • O que faz o celular travar é a TW , interface feita pela samsung . Use um android puro e quero ver travar

    • Todo mundo que eu vi com esse problema tinha a "economia de energia" ativada. Aí é falha de comunicação de pra que serve a opção é falha do usuário de não fazer uma busca rápida no Google antes de usar. Saí de um iPhone 4 para um Galaxy S4.

    • pois é, já tive que dar muito reset fisico em iPad tambem tambem

    • Leandro Alves

      Maior mito que existe: iPhone nao trava! Ele nao dá aquela ralentadas, mas travar trava! Agora só usuário haole que não sabe melhorar a performance do seu android (tantas launchers, tantas roms customizadas e boas por ai – vide cyanogem).. como diria uma amigo meu, iphone eh smartphone de mulher! ehauhae!

    • Allan An

      Michelle Rocha se minha esposa te houve me mata, fui pra nyc tbem, peguei o i5 na mão, com o s3 na outra e ela "compra" e os "genius" da apple tinham aquele crachá dizendo "vou te convencer a ter um iphone", fiquei com medo e não perguntei por que heheheheheh

    • Wendel Schelhan
      15c

      Pois é, né? É interessante quando o sistema é do usuário e realmente livre, assim você pode enchê-lo de tralhas e torná-lo lento! Não sei em que mundo que um Android trava. Pode até travar nas skins bizarras das fabricantes. Mas o dia que um Android puro travar é porque estarei fazendo impossíveis de fazer num HiPhone.

    • Carolina Ribeiro meu iphone 4 ta cheio de app idiotas e inuteis, pra ser mais sincero mais de 150 apps e não sei o que é travar. garanto que os donos de um android sabe, porque também já tive um.

    • Ândres Winck Schultz Seu iPhone 3GS não recebeu metade das funções que o iOS 6 é capaz de te dar, acorda! E sobre a atualização do seu Android antigo, aqui vai um artigo, não seja desinformado http://gizmodo.uol.com.br/google-play-services-android/

      • andreswinck
        1c

        o 3GS pode não ter recebido todas funções, mas já valeu muito ter atualizado, mesmo se continuasse com o iOS5 estaria muito acima do Android 2.3. Agora troquei o iPhone e estou também com Android para desenvolver, te digo que cada um usa o celular que acha melhor. O sistema iOS é o que melhor se adapta para meu uso, não vou ficar discutindo qual é melhor, mas sei que para mim vai ser dificil voltar a conviver com os problemas do Android. O Play não tem nada a ver, o que aconteceu era que estava cheio de bugs devido as modificações da LG, que não iria liberar o 2.3, depois de muitos pedidos liberaram o 2.3 e sem atualização para o 4. Em 2013/2013 o mercado era de 2.2, hoje já é dos 4.x. Para desenvolvimento isso é um pouco ruim. As alterações das marcas nos aparelhos acabam estragando o ótimo trabalho do Google, o melhor é um aparelho fiel ao source, com sistema nativo Google, hoje é o caso do Nexus 5. Alguns problemas enfrentados que não existem no iOS, hoje já foram resolvidos no 4.x, mas quem tem android de 3 ou 4 anos não consegue utilizar: crash durante ligações, só tirando a bateria para voltar, falta de memória (os apps não podiam ser instalados em cartão de memória, só na pequena memória interna), para fazer algumas alterações avançadas era necessário root, não tinha screenshot, jogos com gráficos feios em 2D, os um pouquinho melhor e o único 3D não eram compativeis com o modelo que eu tinha, essa fragmentação não existe no caso do iOS porque só existem 3 aparelhos (iPod Touch, iPhone e iPad), enquanto que Android é livre e existem diversos aparelhos de várias marcas, fazendo com que alguns apps sejam exclusivos para alguns aparelhos. Mas como mencionei, o Android 4.x mudou muito, o Google aprendeu a organizar as duas versões (2 para smartphone e 3 para tablet) e criou a versão 4 para ser uma evolução. Hoje esta aprendendo com o mercado, o Google Now quando foi lançado só servia para buscar na internet, mas não fazia configurações e no aparelho e nem enviava mensagens e registrava eventos no calendário como o Siri do iOS. Mas aos poucos as coisas estão mudando, pode olhar como exemplo o Windows Phone qua aprendeu a não ser tão errado como o 7.5 e o 8.1 está vindo com tudo que os outros sistemas possuem, porque são tendencias de mercado. Na minha opinião continuo preferindo o iOS que esta criando muitas tendencias, mas cada um usa o que acha melhor.

    • Anderson Taza

      Flavio Rubechini tive um galaxy s2 e travava raramente e era devido a quantidade de app, comprei o s3 e pronto, passei 1 ano e acho que travou só umas 2x coisa boba que em 4 segundos volta, agora tou com o s4 e nunca travou ja tentei abrir todos os apps com filme e tudo pra ver se ele pelo menos engasgava mas nada continua liso liso. Já meu iPAD de vez em quando da umas travadas bruta.

    • Carolina Ribeiro Também nunca tive problemas de "travadeiras" com o meu. As pessoas que conheço e que tem também não.

  • sias
    51c

    Resumindo: o melhor é o que te atende melhor….que te oferece aquilo que tu procura. Muito bom o post.

  • Bernardo Falquetto
    38c

    Eu sai do Iphone 3GS pra um Lumia920. Me arrependo um pouco na parte de apps, mas em questão de usabilidade, customização e uso do telefone como TELEFONE, ele realmente supera o Iphone de longe.

  • Fiz quase a mesma coisa que o Edu, só que no meu caso eu troquei o meu iPhone 4S por um lumia 820, queria o 920 mas como sou impaciente e não tinha, levei o 820 mesmo, estou gostando muito dele, principalmente das integrações por voz do sistema.

    • E verdade a unica coisa que não gosto e da loja de aplicativos por causa dos app que nao suprem o que todos querem, porém no resto tudo e ótimo, fluido, e a câmera que e muito boa, a integração de voz também e ótima.

  • Eduardo, concordo firmemente com você, a diferença é que sou usuário do Android desde o 2.1 e com o tempo, aprendi a valorizar a versão stock. Independente da potência do celular, as modificações do fabricante, cedo ou tarde, pioram muito o desempenho do aparelho. Hoje em dia, não troco a linha Nexus por nada (a não ser que futuramente novos lançamentos me façam mudar de idéia, mas por enquanto, sou Nexus).

  • Primeiramente parabéns, por pensar e não apenas seguir a "modinha".
    Com certeza qdo saiu do iPhone, você deu um salto tecnológico. E parabéns pelo comentário sobre a adaptação, pois a concorrência é interessante, se mais pessoas "abrirem os olhos" as empresas terão que se superar para atender o consumidor.

    Mas acredito que os pontos positivos que vc citou, também encontraria no Lumia .

    Além disso, sinto que o Lumia é um aparelho mais robusto – menos frágil. E o Windows phone flui tão bem, responde rápido (possuo os dois e me surpreendo com o WP). etc… E tem uma empresa conceituada, focada em responder todos problemas e questões. Sem segmentação.

  • Roberto Furutani
    1c

    Curiosidade: Não ter fonte Helvetica (por padrão) é fica tão ruim assim?

  • fabiosantossilva
    2c

    Eu tive 4 Galaxy S4, tanto versão Octa-Core , quanto, Quad-Core. O aparelho é incrível, tela fantástica, interface altamente customizavel… eu não sou “fanboy”de nada…digo, pego aquilo que mais atende minha expectativa ( Seja Android, seja IOS). Os 2 pontos fortes para mim no Galaxy S4 são a Tela e a Câmera. Só que infelizmente, o Android ainda precisa caminhar muito para ter estabilidade; apesar de 2GB de RAM, o aparelho “engasga” quando há muitos aplicativos em background ( o que não deveria ocorrer), e isso não acontece no IPhone. Apesar da bateria “maior” ela dura menos. Eu uso meus celulares pra ouvir musica e videos quando vou à academia. Em 2 horas, eu chegava sempre a quase 50% de consumo, enquanto com o Iphone 5, consumia-se 30%. O Push notifications do Android tbm fica atrás. Eu recebia notificações de vários aplicativos ( inclusive do próprio google), muito antes no IPhone. Outro grande problema( e este nao deve ser ignorado), é compatibilidade de aplicativos. Vários deles simplesmente funcionam em alguns aparelhos, e travam e outros, devido a alta fragmentação do Google. Por isso acabei fazendo o caminho inverso : Android – IOS. Aleluia que tenho estabilidade e perfomance novamente.

  • Discordo em:
    Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.

    Vou fazer uma pequena lista:
    - Photoshop Mobile
    - Snapseed
    - PicsArt
    - After Focus
    - Pixlr Express
    - Aviary Photo Editor

    Teste esses e depois fique a vontade para remove-lo da lista de negativos

  • Roberval Santos Junior

    Já usei todos os sistemas para celulares disponíveis e extintos do mercado. Até um dia desses, pensava no iPhone, mas o iOS7 veio e destruiu tudo. A Apple não é mais a mesma sem o Jobs. Espero que essa interface "neon" não atinja os MacBooks e nem os iMac's. Fico com meu Grand Duos.

    • Gabriel Antonio
      10c

      amém pela parte do osx auehuaheuahe'

  • Felipe Ermani
    2c

    Corrigindo (por ser um site de tecnologia): o Nexus 4 tem 4G (desativado por padrão) e é possível ativá-lo.

    • Só tem que ir pros EUA ou Canadá para usá-lo.

  • Primeiramente parabéns, por pensar e não apenas seguir a "modinha".
    Com certeza qdo saiu do iPhone, você deu um salto tecnológico. E parabéns pelo comentário sobre a adaptação, pois a concorrência é interessante, se mais pessoas "abrirem os olhos" as empresas terão que se superar para atender o consumidor.

    Mas acredito que os pontos positivos que vc citou, também encontraria no Lumia .

    Além disso, sinto que o Lumia é um aparelho mais robusto – menos frágil. E o Windows phone flui tão bem, responde rápido (possuo os dois e me surpreendo com o WP). etc… E tem uma empresa conceituada, focada em responder todos problemas e questões. Sem segmentação.

  • Weslley Costa

    Android é bugado, é difícil de se acostumar, prefiro ficar com a plataforma IOS mesmo!

    • Eberson Allan Dos Santos
      2c

      Weslley Costa Pelo que sei o iPhone 5 não roda um Filme em 1080p/60fps, já o Galaxy S4 roda tranquilo, e se for qualidade de Musica me desculpe mais você não entende nada pois os melhores nesse quesito e o HTC One e alguns Sony que trazem a tecnologia do Walkman.

    • vC É LOUCO !!! IOS É MUITO CHEIO DE FRESCURA POW

    • Weslley Costa

      Matheu's Miranda Eu sei manolo, é muita burocracia no itunes e entre outras coisas, isso que desanima no sistema da Apple, mas prefiro o IOS, pois ele mantém a qualidade de música, filme e arquivos!

    • Weslley Costa hmmm, já tive iOS e atualmente estou com Android. Não é bugado não. Só que requer um pouco mais de conhecimento do seu aparelho para que ele não seja/fique bugado. Consigo ver vídeos no meu SIII de boa, e ouço música mt bem nele tb…

    • "O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente." Não se você tiver um XperiaZ :)

    • Conte-me mais sobre isso?
      Como assim mantém a qualidade da músicas e filmes? Que eu saiba o Android em si não reduz a qualidade de das músicas, a não ser que esteja ouvindo online, o que faz sentido quando se está no 3G. Ou talvez o aparelho que você testou não possui uma boa placa de som.

    • Henrique Sales

      Weslley Costa Google Play.

    • iOS tambem tem varios bugs, na verdade mais que o android. só pesquisar…

    • Allan An

      Liekki Åkerfeldt sem contar que no S3 tu assiste o video em janela e continua mexendo no aparelho ehehhehe pena que o s3 em si não funciona hehehe (o meu tá na "oficina")

  • otaviocastro
    1c

    Eu nunca saí do iPhone. Tenho desde 2007. Antes tive um HTC com Windows CE (rsrs, que evolução hein?!). Não saio do iPhone pq nunca consegui me interessar por nenhum Galaxy da vida. Mas uma coisa é certa: se um dia eu for trocar, eu trocaria pelo S4 tb. Não vejo outro aparelho no mercado brasileiro que seja a altura do iPhone senão o S4.

  • Troquei meu Android a 4 meses por um iPhone 4S, eu sei que meu aparelho Android não era Top de linha e havia ficado ainda mais devassado com o tempo (ok, era o Galaxy5, rsrs) e nunca mais pretendo voltar para o Android.

    • Comparar um Galaxy 5 com android 2.2 com um iPhone 4 ou superior é sacanagem.

  • Questão de personalizar o IOS… o jailbreak pode resolver seu problema… e até o que João Paulo falou… o problema não é arriscar o diferente… o problema é o preço pra arriscar…

    um iphone 5 hoje tá 2,5k o S4 tá 1,5k 2k (o que eu achei estranho, no lançamento ele tava a mesma coisa que o iphone, um mes depois baixou pra 2k, 2 meses depois ele estava o mesmo preço que o S3, ou o aparelho não teve boa aceitação ou sei lá o que pode ter acontecido)

    • Alex Duart isso que vc falou do jailbreak é verdade
      Mas é só esperar no máximo 1 mês que os grupos de pesquisa do IOS já lançam uma atualização de jailbreak

    • Eu uso o iPhone e nao tenho do q reclamar. Obs: o meu nao tem jailbreak

    • aonde você chegou o s4 por 1.5 mil? o mais barato que eu acho é 1.8 mil a vista.

    • Bom relato. Mas, dá uma olhada nos seus pontos negativos: 4 de 5 foram relacionados à aplicativos. Isso demonstra que, ao meu ver, a Apple só se segura por causa disso: os aplicativos. No dia que isso virar de lado (ou igualar), veremos quem é quem.

    • eu tb tenho o iphone e não tenho o que reclamar dele… já tive jailbreak, o unico problema do jailbreak pra mim, é que sai uma atualização nova vc não pode atualizar… ai desisti e parei de fazer… mas não me faz falta… e Guilherme, não foi o preço redondo como coloquei, mas menos de 2 meses atras (isso to chutando alto) eu vi uma promoção no Submarino, vc pagava esse valor a vista, e parcelado saia por 1699… o s3 tava 1599 ou 1499, não lembro agora… e no bolão da informatica tava a mesma coisa

  • Lukas Godoy
    1c

    Para edição de fotos gosto Snapseed, do Google.

  • A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
    Resposta: Realmente pode acontecer isso, mas não demora mais do que alguns dias para lançarem para Android.

    Talvez aquele aplicativo favorito não tenha versão Android.
    Resposta: Se esse aplicativo favorito for pouquíssimo conhecido, pode até ser que não tenha para Android. Mas se for algum app famoso, pode ter certeza que o Android tem.

    Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
    Resposta: Assim como faltam, existem uma enorme variedade de opções alternativas.

    O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
    Resposta: Isso é uma opinião pessoal sua que não deveria ser contada como ponto negativo.

    Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.
    Resposta: Pode não ser compatível se for algum aparelho antigo com versão inferior ao Android 4.0. Pois após essa versão do sistema operacional, o Google vem focando em atualizar o Google Play Services para que qualquer aparelho com Android tenha novidades em seu smartphone sem restrição de versão.

    Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
    Resposta: Isso não é algo que tenha que se acostumar, é algo para se aproveitar e divertir testando diferentes personalizações, como você mesmo disse, o iPhone não oferece personalização além de wallpaper.

    É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
    Resposta: Se isso realmente é um problema para alguém, você pode simplesmente instalar CyanogenMod, ou como você mesmo fez, personalizou seu Android da forma que você mesmo quis, tornando essas modificações no sistema imperceptíveis.

    A fonte não é Helvética.
    Resposta: Isso geralmente é um problema apenas para Designers, como eu e você!

    • Victor Carmo
      17c

      Só concordo com o "Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho."
      Minha mãe tem um Galaxy Tab 2 (7") e não roda nem Real Racing 3.

    • Roberto Tamelini Junior

      Dias? o Instagram ficou um lixo depois que saiu para android…antes do face comprar… e demorou bem mais que dias neh?

    • Isso você ta falando de Angry Bird né? Eu até to pensando em fazer a troca pra um Galaxy também, só to esperando a apresentação do 5s, mas te apresento muitos aplicativos famosos que não tem pra android, principalmente jogo, quanto mais caro o jogo ou o app menor são as chances de sair no android graças a pirataria… e dias? Vai falar com a gameloft, ela chega a demorar 3 meses dependendo do jogo pra fazer o lançamento pro android…

    • n0nameface
      4c

      A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
      Resposta: Realmente pode acontecer isso, mas não demora mais do que alguns dias para lançarem para Android.
      –> Ele falou que não vai sair pra Android? A sua resposta de alguma forma responde o fato dos apps saírem primeiro pra iOS?

      Talvez aquele aplicativo favorito não tenha versão Android.
      Resposta: Se esse aplicativo favorito for pouquíssimo conhecido, pode até ser que não tenha para Android. Mas se for algum app famoso, pode ter certeza que o Android tem.
      –> Isso acaba com o fato de ainda o aplicativo X não ter versão pra Android? Só porque ele é “pouquíssimo” reconhecido?

      Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
      Resposta: Assim como faltam, existem uma enorme variedade de opções alternativas.
      –> Ele não pediu alternativas, pelo pouco de português que eu entendi, ele usa o Afterlight e o VSCO e sente falta deles pra Android, não solicitou uma alternativa, é a mesma coisa que uma pessoa reclamar que não tem Photoshop pro sistema operacional X e uma pessoa sugerir uma versão genérica, geralmente profissionais dependem de certas ferramentas que não podem ser substituídas por genéricas.

      O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
      Resposta: Isso é uma opinião pessoal sua que não deveria ser contada como ponto negativo.
      –> Pois é, de acordo com o post dele, é o ponto de vista dele, acho que fica claro quando se lê o texto.

      Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.
      Resposta: Pode não ser compatível se for algum aparelho antigo com versão inferior ao Android 4.0. Pois após essa versão do sistema operacional, o Google vem focando em atualizar o Google Play Services para que qualquer aparelho com Android tenha novidades em seu smartphone sem
      restrição de versão.
      –> Me conte um pouco sobre o Android 3.X, me fale por quê a Google simplesmente abandonou os 2.X em detrimento dos 4.X e, assim que lançou os 4.X já estava falando de como estava trabalhando nos 5.X por causa das falhas que o 4.X e como eles sonham em um dia unificar as interfaces tablet e de smartphone em uma mesma versão de OS, enquanto um cara com iphone está limitado a capacidade do hardware, uma pessoa com Android está limitada a boa vontade das operadoras/fabricantes de continuarem lançando atualizações para seu celular, independente de ser antigo ou novo, daí o que resta é um nicho para fanáticos por celular que rootam seu dispositivo para continuarem atualizando ele sem garantia nenhuma. Alguns jogos são lançados na Play Store e o que acontece é de você baixar, ver que não funciona (dentro dos 15min é claro) e solicitar reembolso porque tem tanta versão de Android que os desenvolvedores não tem como testar.

      Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
      Resposta: Isso não é algo que tenha que se acostumar, é algo para se aproveitar e divertir testando diferentes personalizações, como você mesmo disse, o iPhone não oferece personalização além de wallpaper.
      –> O que ele quis dizer, até onde eu entendi, é que, apesar de ser possível personalizar, ainda não é pra qualquer um.

      É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
      Resposta: Se isso realmente é um problema para alguém, você pode simplesmente instalar CyanogenMod, ou como você mesmo fez, personalizou seu Android da forma que você mesmo quis, tornando essas modificações no sistema imperceptíveis.
      –> Realmente, é muito prático e rápido instalar o CyanogenMod e eu nem perco a garantia do meu dispositivo porque eu preciso rootar ele…

      A fonte não é Helvética.
      Resposta: Isso geralmente é um problema apenas para Designers, como eu e você!
      –> Eu sou desenvolvedor e não gosto de Helvetica.

  • fiz mas troca, estou feliz da vida.

  • "O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente."
    É comparação do Sistema ou do aparelho? E beleza é questão de gosto.

  • Com certeza o Galaxy S4 é melhor que o iPhone…. Alias… O que não é melhor que um iPhone hoje ???

    • A pergunta é = O que não trava como o iphone não trava?
      São softwares mais polidos, sistema com mais gestão de processos e ram como um unix-like tem que ser. O que me dá fobia é o cara pegar um chip fake octacore e achar que tá com tudo, do nada o sistema dá uma agarradinha de leve o cara fala que foi só algo momentâneo, daí você compara um iphone dual core andando melhor que um octa. Sinceramente, Android hoje é Nexus 4, o resto é rasgar dinheiro, chip com tecnologia fake pagando de octacore, sem contar que estão empurrando o s4 3g tendo o 4g, sei como é…
      Temos de analisar bem os 2 mundos e entrar no android sabendo que não é um ios e entrar no ios sabendo que não é um android.
      Tenho um velho 3gs que dá um show no milestone 2, e veja:

      1 x 3gs (600mhz + 256ram) x 2 Milestone 2 (1000mhz + 512ram).

      Android? Só Nexus 4!

  • Somos dois! Troquei iPhone 4S por um Galaxy S4. Na loja fiquei fuçando no iPhone 5 e no S4 . Na minha opinião e na realidade a Apple parou no tempo e agora só tem nome. Tudo no S4 é melhor,mais rápido,em HD,etc .
    Se eu quisesse o iPhone 5 tinha comprado porque os dois são quase o mesmo preço .
    Mas me apaixonei pelo galaxy ,da de 10 a 0!!

  • Diogo Ramos Gutierre
    139c

    Relato legal, honesto.
    Queria deixar a minha opinião pessoal.
    As pessoas que falam da aparencia dos aparelhos, na minha opinião o aparelho mais bonito é o Iphone 4, mas o 5 é feio.

    Pra mim fica:
    Iphone 4 > Galaxy s4 > Iphone 5

  • Caio Freire

    Só não vou pro Android, pelo fato de gostar muito de vários apps do iOS, e sem contar, no iMessage :/

  • Veii na moral, devia ter ido de NEXUS 4. Android na essência!!
    fraquinha matéria… Justificativas muito sem sal.. Ó a credibilidade de vocês indo pro buraco.

    • Sou mais WP (não preciso de Instagram ^^)

    • Hahahahh chegou a ler a matéria Rafael Schadeck?

    • Li sim velho… por isso citei o Instagram, olha o que o autor fala sobre ele "Designer de Interface, viciado em Coca-Cola, Instagram e tecnologia.".

      Okay, se ele gosta de Instagram tanto assim (puta aplicativo inútil, na boa ^^), que fique com IOS ou Android mesmo.

    • HAHAHAHAHAHAH

  • Tenho um Nexus 4, e não me arrependo, não sinto falta de nenhum aplicativo, apesar de me chatear com os lançamentos serem feitos primeiro no Iphone.

  • Leandro Martínez

    Symbian ainda é o melhor….kkkk ;)

  • viniciusghietti
    295c

    Boa troca espero que você goste do seu novo aparelho com android realmente a tela grande pode incomodar um pouco no início mas você acaba se acostumando atualmente tenho nexus 4 não procure por nada ps so Pelo s4 hehe

    • viniciusghietti
      295c

      Noa troco por nada :S Usei o reconhecimento de voz e as vezes da uns bugs loco kkkkk

  • Eduardo, não sei porque lembrei de você..

    • E depois terá do Android para o Windows Phone :D

  • Você repetiu os pontos negativos, que, em resumo, se baseia em um só: apps saem primeiro para iphone. Android ta ganhando mais espaço para os desenvolvedores, e em relação ao visual, acho que o do S4 é melhor do que o do Iphone, questão de gosto.

  • Eu tive um Galaxy Tab 7 Plus e em 2 meses não agüentei e vendi. Versão velha do sistema, aparelho com qualidade ruim, defeito que levei à autorizada e ficou 2 semana com o aparelho parado. Agora tenho um iPad e sou feliz, não quero outra vida… Rs

  • Leandro Nascimento
    74c

    Kill yourself!

  • E QUANDO JÁ ESTAMOS ENJOADOS DO ANDROID O QUE FAZEMOS ???????

    • Raphael Rios Chaia
      225c

      Dont fight, switch :)

    • n0nameface
      4c

      To com a mesma dúvida… cansei da obsolência programada dos Androids, quem fica babando pra ele é porque nunca usou o mesmo dispositivo por mais de 3 anos, tenho um Galaxy S1 que dois anos depois de comprado simplesmente não quer funcionar praticamente nada, comprei um Xperia Play também no lançamento e agora, incrivelmente dois anos depois, também começou a querer parar de funcionar…
      Daí o que eu fiz foi instalar uma rom customizada que é o que todo mundo diz que você “tem” que fazer só pra poder usar meu celular por mais um tempo já que eu não quero outro Android, Iphone to vendo a galera pulando fora e WP8 ainda não tem alguns APPs que eu uso no meu dia-a-dia

    • muda o launcher ! acho meio dificil enjoar !

  • Excelente texto. Também estou fazendo minha experiência sem preconceitos com o Android (Venho de Windows Phone e iOS) e estou gostando, com poucas reclamações.

  • Eu troquei o iPhone por um Windows phone por motivos financeiros.. ANDROID NUNCA MAIS!

  • Guilherme Borzio

    Fiz a mesma coisa. Depois de anos com o iOS troquei pra um S4. Mas não senti esses pontos negativos. Achei até meio chato usar os serviços do google pra sincronizar. Muitos criticam o iTunes, mas eu sinto falta dele, era tão simples sincronizar tudo por lá, tanto que até baixei o Kies, mas é horrível. Fora isso eu só acho meio ruim os apps sairem primeiro pra iOS, já que o mercado de android tem crescido consideravelmente. Eu curto muito meu aparelho, toda vez que olho acho um aparelho atraente e me da vontade de usa-lo :P sem falar da excelente tela pra assistir seriados na Netflix :D Eu acho que a apple não manda mais no mercado de smartphones.

  • eu gosto do action launcher pro, holo icons, llama (app), touchpal wave (teclado/beta), wifi analyzer (app), power toggles (widget)

  • grsv.21
    1c

    Mas Android é liberdade e iOS é algo sou usuário final não sei nada e deixo a apple tomar conta. Sem contar o hardware.

  • Marcelo Brito
    1c

    Quer um Android sempre atualizado, com todos os melhores recursos disponíveis e sem frescuras de fabricantes ou operadoras ?
    CyanogenMod… sem mais… o resto é só maçã…

    Flw…!!! :f

    • BidShelf
      3c

      Ok, o problema do Cyanogem é que você perde a metade dos recursos do aparelho. Falando do S4 (citado pelo autor), todos os “smarts” (smarteye, smtarstay, smarthealth…) vão por agua abaixo. Você fica com celular mais rapido, mas sem os recursos. :(

  • "A fonte não é Helvetica", não poderia faltar essa observação em um comparativo vindo de um designer, kkk, adorei.

    A Samsung e a Apple se parecem muito com a Coca-Cola e o Guaraná, ambos estão no mesmo mercado, porém buscam consumidores distintos.

  • Sandro R. Dos Santos

    Boa matéria!

    • Rodrigo Sackis

      Eu não trocaria android por iOS

  • Erick Xavier
    4c

    Gostei muito da sua posição, mas o que me incomodou foi somente o ponto "Pontos Negativos", você falou ali 4x sobre aplicativos não existirem no Android, só mudou a forma como foi dito.

    E o 5º ponto é uma opinião pessoal, mas tá valendo ;) Apesar de eu discordar…

    Quanto ao Afterlight, pro Android existe um app parecido (com uma interface feia) mas muito funcional que é o Afterfocus (ele tem uma versão Pro tb). Ele tem um tratamento de cores e focos muito bom. E quanto ao VSCO, tem o Photoeditor. Recomendo ambos.

    Links:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.motionone.afterfocus
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.iudesk.android.photo.editor

    Abraços!

    • Erick Xavier
      4c

      Ah, quanto a personalização, existe um canal no facebook muito bom que fala sobre isso, veja: http://www.youtube.com/user/mycolorscreen

  • "Minha esperança era o tão esperado iOS 7 , mas novamente nada de novo foi apresentado." Cara como assim ???????? iOS mudou completamente foi uma grande inovação, tudo diferente, e vc diz que nada de novo foi apresentado ??? :o

  • O texto dá a sensação de que ele achou o S4 e o Android ok, mas que assim que a Apple chamar ele volta. Ou seja, só vale a pena porque não é definitivo.

  • Assim como vc e eu… todo mundo q migrar hoje vai ter a sensação de q eh a melhor opção no momento… nao digo qualquer aparelho, refiro-me ao GS4. Mas quem sabe como foi dito… A Apple pode despertar e lançar algo q desperte o nosso interesse novamente… O GS4 ainda vai "converter" muita gente… hahahaha Abraço moçada!

    • GS4 muito melhor que iPhone5.

    • Oliver Andre

      Povo mentiroso… Android não trava? Aplicativos param de responder até no Galaxy S3, e independente de qual rom esteja! Já tentei muitos e muitos androids, TOPs de linha inclusive, comprei Galaxy S2 no lançamento pra substituir meu antigo 3GS, o arrependimento… Troquei por Galaxy Note, chegou no Ice Cream Sanduich outro sofrimento… Instalar Jelly Bean então nem se fala! Minha ultima frustração foi o galaxy S3, (burro que fui, ter insistido) não importa o hardware incrível que o aparelho tem, fica obsoleto em um ano! Hoje o galaxy SIV é o garanhão, o hardware a ser batido… Quando a samsung resolver lançar outro HIGH END vocês vão ver que que é bom… pagar dois mil num aparelho e depois de um ano ver ele por R$ 1200 novo.

  • Paulo Neto
    19c

    Legal o texto, mas vou continuar de iPhone 5 mesmo.

  • Diego
    11c

    Enquanto os androiders defendem especificações técnicas, “liberdade” (personalização e pirataria), widgets, camera de trilhos de megapixels, número de núcleos, etc… Quem realmente entende e usa Apple, sabe que ele tem o melhor recurso, que não pode ser medido ou provado com palavras: a experiência de uso.

  • Marcoscs
    929c

    “customização do Android no seu antigo Galaxy S III”
    eu vivo num mundo em que um aparelho com 1 ano e meio que foi lançado já é considerado ‘antigo’.
    de repente quem tá antigo sou eu…
    :(

  • Eu também havia enjoado. Saí do iPhone 4 para o Galaxy SIII, aí começou a travar, engasgar, aplicativos que fechavam sozinhos e etc. Enjoei de novo e voltei pro iPhone 5.

  • Mateus Mendonça

    Chore, brigue, xingue, diga o que quiser mas fluidez e estabilidade não estão presentes no robô.

  • Como assim: "Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho."
    Não tenho problema nenhum com meu S4 e comprei logo no começo, mas vai saber né…

  • Já utilizei quase todos os sistemas mobiles (iOS, Symbian, Android, WP7.X), pra mim o melhor é o Android e o que eu utilizo é o iOS, só por causa do ecossistema da Apple que é imbatível.

  • Ano passado perdi meu iPhone 4S em momento de pura distração. Nunca havia pensado em comprar um iPhone antes, porque sempre achei que não valia o que a Apple queria que pagássemos por ele aqui no Brasil. Mudei de ideia quando minha irmã resolveu viajar para NY. O dólar estava em baixa (paguei cerca R$ 1,80 na ocasião). Então, o meu iPhone 4S saiu por pouco mais de R$ 1.200 reais (um preço justo para o que ele oferecia, na minha opinião). Assim que o perdi, arrumei um quebra-galho (Samsung Galaxy Y Pro) e me dei super bem com ele, apesar de todas suas limitações por se tratar de um Smartphone de entrada. Hoje estou de Sony Xperia S, e estou extremamente satisfeito com ele. Pelo preço que paga em um iPhone hoje, aqui no Brasil (mesmo no MercadoLivre ou com importadores independentes) ele não vale o que querem que paguemos por ele. Estou me dando bem com Android, e não penso em sair desse mundo tão cedo. Depois do 4S, a Apple não lançou nada que me fizesse mudar de ideia… Mas tudo da Apple é assim: ou vc ama, ou vc odeia. E no momento, não ando morrendo de "amores" por nada além do meu iPod Classic de 160GB e meu MacBook Pro (que por sinal está parado com problemas na placa-mãe).

    • Leandro Creder

      sempre preferi android, tenho um galaxy e segunda comprei outro galaxy (dessa vez para minha mulher) e nao me arrependo, de um galaxy so para outro de preferencia

  • Cesar Scavone

    Fiz a mesma coisa… e fiz merda… Troquei um 4S num S3 e estou prá lá de arrependido!

  • Gabriel Bianco de Paula

    Os usuários de IPhone são os que mais reclamam das travadeiras do sistema Android, sendo que a maioria sequer utilizou o sistema.

    Acho curioso isso, pois quem usa o sistema Android fala bem do mesmo e não reclama, já quem não usa, fica reclamando de travadeiras. INTERESSANTE.

    É perfeitamente compreensível que uma pessoa prefira o Iphone a um aparelho Android, mas a pessoa pode justificar isso por tantos motivos……. Interface, Peso, Tamanho, Beleza, Aplicativos e tantos outros…….

    Usar da "desculpinha" de travamento é coisa de desinformado.

    • n0nameface
      4c

      Fica 3 anos com seu Android e depois vem me falar essa sua afirmação de novo… todo mundo que tem Android que eu conheço troca de celular todo ano, como se isso fosse normal, eu tenho um Galaxy S1 e um Xperia Play, ambos estão inutilizaveis, depois de 2 anos, o Galaxy S eu joguei fora porque simplesmente não presta nem pra fazer ligação mais direito

  • a um mês atras meu amigo disse, meu celular não trava (android) já hoje não diria o mesmo…. já tive android é incombinável um celular de 1ghz travar em aplicações simples, quem usa android e não viu travar, espere que verá, e o melhor, solução? troca de aparelho! hoje eu uso iphone, sinto falta da personalização, aplicativos e outras coisas de android, mas não voltaria pelo menos por enquanto!

  • Victor Carmo
    17c

    "Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho."
    Existe algum app que não funciona no Galaxy S4?

    • n0nameface
      4c

      Dead Trigger não funciona no Galaxy S apesar de dar pra baixar, ou Android agora é só o Galaxy S4?

  • joao vitor Oliveira
    6c

    Esse papo de experiência de usuário é falta de argumento para dizer que o ios é melhor que android…Tenho um Gnexus 4.3 e um Ipad 2 e posso dizer que não quero saber de Iphone (não sou fanboy de marca, para mim o que me importa é cxb)…acho o itunes um saco…
    O usuário é quem deve definir o que melhor lhe atende. Hoje os high-ends estão muito parelhos ficando a escolha pelo gosto…

  • Juliana Ponsinet

    Passei pela mesma coisa, exceto pelo fato de tentar antes o Lumia 920. Não gostei do Windows Phone e, ao invés de voltar pro iphone, fui pro S4. Apaixonei! A qualidade da tela, vídeo, câmera impressiona. É leve, rápido e não trava nada!! Vale mto a pena!

  • _dann_o
    39c

    depois de uma temporada no WP voltei para o Android. O Android já é e deve se consolidar ainda mais como a plataforma dominante. Tanto a nova versão do SO é muito eficiente e magnifica, como a heterogeneidade de aparelhos disponível o torna imbatível. Sem as limitações de opções de hardware (Apple) e apps (WP) existentes por ai.

  • TaylerPadilha
    1c

    E desde quando os posts do Tecnoblog têm tantos comentários?! Ahauauahauah!!!!

  • Autran Neto

    Ja sofri demais android nunca mais! eu estou largando o android e indo pra o IOS! heheh pra você ver como são as coisas!

  • Gabriel Lecomte

    Gostei bastante do texto. Só não concordo quando você fala que Apple não inovou com o iOS 7 (já estou vendo as pessoas me chamando de fanboy…), mas mesmo assim parabéns!

    • Augusto Pereira

      Fanboy …lol. :p

  • Troquei de um iPhone 4S para um Razr HD, também por que tinha enjoado de tudo do ios e o ios7 não me agradou, estou gostando muito do Razr HD, sua bateria é incrível para um smartphone com 4g, e olha que sempre estou usando os dados, nunca travou, até por que mesmo quando tinha o iphone eu só tinha o essencial em apps, no android o mesmo, agora esperando o Moto X.

  • Ray Silva

    Utilizei um Android por um tempo. Realmente muito bom. Já tive Iphone, sinceramente não me agradou…não que seja ruim, pelo contrário, é muito bom, mas não conseguiu minha fidelidade.

    Atualmente utilizo Windows Phone, foi citado no post, e sinceramente não tenho queixa nenhuma dele. Está certo que a quantidade de aplicativos é menor, porém, os essenciais estão lá e funcionam muito bem.
    Só sinto falta do Waze!

  • Estou com o Xperia ZQ muito satisfeito:)

  • Raphael Kaulitz
    2c

    Evolução! :)

  • Comprei um SIII a 6 meses e o celular em si é fantástico, porém a TouchWiz é muito pesada e tenho medo de rootear o aparelho e dar alguma coisa errada. Penso num próximo celular o iPhone, mas pelas amarras da Apple isso me deixa com o pé atrás. Windows Phone acho que tá meio cru (não sei, pois não mexi no sistema) e o Nexus 4 não aceita cartão de memória (ainda confio muito no SD pra mandar tudo "pras nuvens") e o S4 com Android puro não vem pro Brasil. Alguém se habilita a me ajudar com suas experiências nos SO's pois não quero dar um tiro no pé fazendo uma escolha da qual vou me arrepender e cara.

  • Edmilson Junior
    283c

    Comentários demais, leio com calma depois. Seu texto foi bem consistente e a imagem me convenceu a testar o Widget de tempo e de calendário.

  • mimimi de fanboys !! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    cada um tem seu ponto positivo e negativo é isso!
    o problema desses hipster de boleto que tem aqui no brasil!

    É que preferem pagar uma fortuna só para ter aquele logo da maçã, por puro status!!
    nem sabem usar todo o potencial desse telefone que é sim muito Bom!
    Quando aprender a notar diferenças técnicas e não frescurinhas de "ai olha eu tenho um Iphone!"
    ai podemos conversar, E sim existem muitos aparelhos com Android que dão uma surra nos Iphone!!

    Vocês tem que se acostumar com isso!!E eu sou um desses sortudos!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    #chupaapple

  • Pelo que vi na foto do cel, tu colocou os comandos do player de música no dock, como se faz isso? Tenho o Nova mas não encontrei como fazer isso, achei interessante. Se puder responder agradeço

  • É bem tenso toda essa mudança, mas tem o Smart Switch que transfere TUDO que tem no iPhone pro Android — desde notas, músicas à contatos e mensagens — e isso me aliviou um pouco na hora de mudar. Sistema somos nós que fazemos né, então dá pra adaptar com qualquer coisa.
    Só fico triste pelos aplicativos, dando adeus ao Tweetbot, por exemplo.
    Mas tô amando, é uma puta máquina :-P

  • Allan An

    Dúvida besta, não cheguei a testar no meu siii que deu morte súbita e ainda não voltou MASSSSSSSSSSSSSSSSSSSS ao mudar de launcher, aquele bando de funções do galaxy somem? (exemplo da paradinha que filma teu rosto e não desliga a tela)

  • Ernâni Machado Alvarenga
    3c

    Nego fica falando em "travadeira" em "Android" e "Samsung"… fala o nome do aparelho, cacete. Tenho um Samsung Galaxy S3 há mais de um ano e nunca travou o SO ou funções do aparelho. Já encerrei app que parou de responder, mas isso são outros quinhentos, é problema do desenvolvedor daquela app. Isso que as pessoas tem que saber diferenciar.
    aJá meu Nokia Lumia 820, com o último Windows Phone, já congelou – mais de uma vez e bizarramente -, acessando as Configurações do Sistema, por exemplo. Sorte que é um Lumia com bateria removível, já que nem o botão Power respondia. Nunca vi nada assim.

    Depois do último update não tive mais esse problema.

  • BidShelf
    3c

    Eu estou justamente fazendo o contrario, tenho S3 e estou pensando em ir pro iPhone. Sou usuario Androi desde o primeiro smartphone da google chamado Google Nexus One. O Android tem um monte de customização que talvez o iPhone não tenha, o problema é que quando você aplica estas “customziações” ele começa a engasgar nos lags. As aplicações ficam lentas e as transições praticamente param gastando o dobro de bateira, isso falando de um Galaxy S3 que é um aparelho que até 2 meses atrás era Top de linha com hardware de fazer inveja em muito PC. O Touchwiz da Samsung é um lixo, inteface feita e ainda consegue deixar o aparelho lento a todo momento.

  • Eu ainda estou na duvida, não sei se adquiro o iPhone ou S4?! :/

  • gabrielamrs33
    1c

    Caro Usuários de android, admitam, se não fosse por causa do sr steve e seu celular revolucionário, todo mundo estaria usando nokia tijolão ainda, e o seu galaxy s4 com interface bonita, não existiria.

  • Robson C.
    1c

    Depois de ler a matéria e os comentários só digo que vocês mudam de telefone de mais. Pretendo ficar com o meu por pelo menos mais 4 anos.
    E no meu caso, por experiência própria com iPhone de ouro membro da família, e outros produtos da Apple, sei que o iPhone vai me favorecer nesse sentido. Talvez tenha de trocar a bateriaa no futuro, mas só – o que é pior de fazer no iPhone claro, mas não é o fim do mundo.

  • Matéria meio inútil… troquei o iphone porque enjoei… "Sou fanático por tecnologia e não aguento usar o mesmo sistema por muito tempo, tenho que experimentar algo novo"… tá bom… daqui a algum está saindo do android e usando outra novidade do mercado. O único motivo pra alguém trocar um iphone por um galaxy é estar enjoado mesmo, pois fora isto não há vantegens reais em migrar de um lado para outro ou vice-versa.

  • Enquanto isto tem gente que não troca o iphone por nada… http://garotasgeeks.com/wordpress/2012/09/12/por-que-eu-nao-troco-o-meu-iphone-por-nada/ .

  • Android só trava se colocar algum apps com vírus, pois tenho um def com cyanogem 4.1 socado de apps e nunca travou nem meu Xperia s com rom original, nem meu galaxy tab 2….. iOS também é muito difícil travar ótimo sistema assim como windows phone, mas realmente Android é o sistema mobile superior do momento…. nao deixa nada a desejar… até aparelhos medianos como Xperia SP já se equivalem ao iPhone então Apple precisa se renovar no próximo smartphone da família….

  • Anderson Taza

    Sábia escolha..

  • Responsável por esse blog de tecnologia, favor arrumar o local de comentários do facebook para plataformas Mobile, tentei acessar de um iPhone e ficou incrivelmente impossível de comentar aqui!!! A tela cortada sem condição de clicar no Comentar….

    • acho que nesta postagem só aceitam comentários direto do android ;)

  • eduardo.rybeiro
    1c

    Já experimentei diversos aparelhos com o Sistema Operacional Android, mas a Apple sempre vem me buscar de volta. A qualidade dos gadgets da maçã é inquestionável. Estabilidade, fluidez, design imbatível, ainda não vi um celular tão bonito quanto os iPhones. Nada contra o Android, é apenas minha pequena observação.

  • Acho que todos poderiam fazer como eu fiz. Eu tenho as três plataformas, claro que eu não posso usar ambas ao mesmo tempo, mas, consigo ter uma noção de qual sistema é melhor, em minha OPINIÃO. Eu acho que o WP é bem interessante. Eles tentam colocar na cabeça das pessoas que ele não tem aplicativos o que é uma inverdade. As principais tarefas ele cumpre com louvor.

  • Esse artigo acabou antes de começar. Ejaculação precoce.

  • Pra mim o único problema é não tem o Afterlight. rs

  • cmagnoguerra
    1c

    Caro Edu. Meus motivos para trocar da aparelho são parecidos com o seu. Cansei do IOS. nem digo que quero um android para customizar. Sou advogado e uso para o meu trabalho. O iOS me atende PERFEITAMENTE. Contudo pretendo trocar de aparelho e aos invés do iPhone 5 estou optando pelo GS4. Motivos.:
    Tecnologia 4G que a minha operadora já oferece.
    possibilidade de andar com uma bateria extra na pasta.
    Aumentar a capacidade de memória com um chip.

    Mas. A minha grande dúvida.

    Ao trocar iphone pelo samsung eu perco os programas que comprei (e são muitos) no AppStore ?

  • já usei android, windos phone e IOS no meu caso o IOS E O MELHOR POIS NÃO TEM MUITO TRAVAMENTO COMO NO WP E NO ANDROID, USO E RECOMENDO IPHONE PRA QUEM , ESTA PROCURANDO UM SMARTPHONE BOM !

  • Estou com o meu 4S praticamente desde o lançamento, o celular ficou muito lerdo dps da atualização para o iOS 7, tudo trava, WhatsApp, Instagram, quando estou digitando mensagens, até quando vou colocar a senha… não tenho nada a reclamar da marca Apple, tenho toda a família, acho que a Apple revolucionou o mundo tecnológico, quando precisei de assistência técnica, eles não relutaram nenhuma vez em trocar meu celular prontamente (dentro do prazo de garantia), teve até uma vez que fiz o pedido de dois celulares 3 GS pelo site, e uma das caixinhas veio sem o celular por causa de um suposto "furto" dentro da transportadora, e logo eles mandaram outro… porém com a necessidade de trocar de celular, comecei a pesquisar preços, custo x benefício e resolvi que vou pegar um Android.

  • Eu mexi em um iphone 3g e notei um sistema que impoe muito limite, tipo não consegui enviar arquivos pelo bluetooth para o meu celular, senti falta dos botoes de voltar e opçoes que tem no android, o player de musica é muito simples, não encontrei nem o equalizador, o app do facebook fechou sozinho, parece ser complicado para passar musicas para ele, porém eu tenho que admitir, a tela tem muita qualidade nas cores, e a camera é boa, porem a bateria dura pouco.

  • Eduardo Ribeiro

    O Edu, já voltou para o iOS.
    http://blogdoedu.com/2013/12/02/voltei-pro-iphone/

  • Eduardo Ribeiro

    O Edu, já voltou para o iOS.
    http://blogdoedu.com/2013/12/02/voltei-pro-iphone/

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.