Início » Celular e tablet » Troquei meu iPhone por um Android

Troquei meu iPhone por um Android

Eduardo Duccigne diz: "Enjoei"

Por
51 semanas atrás

Nota da redação: O Edu é um cara que curte tecnologia, como eu e você. E ele meio que trabalha com isso, já que vive de produzir material gráfico muito bacana. A dúvida era: qual celular escolher? Ele foi de Android, depois de anos usando iPhone. Essa é uma dúvida que tem aparecido bastante. Neste artigo, ele conta como a troca se deu. (Thássius Veloso)

Depois de quase três anos como fiel usuário de iPhone – e consequentemente de iOS – enjoei do gadget da Apple e agora meu smartphone é um Android. Mais precisamente esse aí da foto, um Galaxy S4. O motivo da troca foi esse mesmo: enjoei.

O Galaxy S4 do Edu

O Galaxy S4 do Edu

Não que o iPhone/iOS tenha ficado ruim, longe disso. Ainda acho um aparelho fantástico e que funciona muito bem, mas pra mim essa dupla parou no tempo. Enxergo o telefone da Apple exatamente como o mesmo que o Steve Jobs apresentou ao mundo no dia 9 de janeiro de 2007. É claro que novas versões foram lançadas, o design físico ficou cada vez melhor, o iOS foi sendo aprimorado e tudo mais, mas a essência é exatamente a mesma. A mesma interface, o mesmo grid limitado, o mesmo tudo. Pra ser sincero, não consigo lembrar de sequer uma grande inovação nos últimos tempos. Minha esperança era o tão esperado iOS 7 sob a batuta do Jony Ive, mas novamente nada de novo foi apresentado.

Comecei então a abrir os olhos para a concorrência. Primeiro cogitei o Lumia porque acho fantástico o design do aparelho e à primeira vista a interface do Windows Phone me agradou bastante, mas recebi tanto feedback negativo que acabei desistindo rápido.

Com Android eu sempre tive um preconceito: o visual não me agradava. Sempre via interfaces muito feias que me lembravam aqueles computadores velhos cheios de tranqueiras. Esse preconceito começou a ir embora quando o Alexandre Nigri me mostrou as funcionalidades e principalmente a flexibilidade para customização do Android no seu antigo Galaxy S III. Foi a primeira vez que vi uma interface bonita e funcional na plataforma do Google.

Vi que o Android tinha muito do que eu achava que o iPhone deveria ter. Widgets funcionando diretamente na home screen, liberdade total para personalização de interface e funcionalidades. No iPhone eu trocava o wallpaper e instalava/desinstalava aplicativos. Nada mais. Sentia falta de um calendário mais eficiente logo de cara, por exemplo. Ou menos ícones na primeira tela para poder de fato ver aquele wallpaper tão bonito. Ou poder mudar tudo isso quando eu bem entendesse.

Depois de muito pensar e ler praticamente todos os reviews que existem por aí, a escolha foi feita. Por mais superficial que possa parecer, não é fácil fazer essa troca. Mas fui em frente, aposentei o antigo iPhone 4 e optei pelo Samsung Galaxy S4. Pensei em pegar o Nexus 4 e o HTC One, mas o primeiro não tem 4G e o segundo não é vendido no Brasil.

Vamos aos pontos positivos e negativos que senti logo nos primeiros dias:

Pontos positivos

  • A interface é minha e eu a deixo como eu quiser. Essa foi a base de tudo.
  • A tela grande assusta no início mas depois torna-se essencial.
  • A resolução (1920×1080 pixels) é impressionante, principalmente para vídeos.
  • O aparelho é super leve e fica confortável no bolso.
  • Sincronizei meus dados (contatos, agenda etc) facilmente. Viva o Google!

Pontos negativos

  • A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
  • Talvez aquele seu aplicativo favorito não tenha versão Android.
  • Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
  • O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
  • Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.

Coisas que você tem que se acostumar

  • São sistemas diferentes, não espere ter a mesma experiência de uso.
  • Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
  • É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
  • A fonte não é Helvetica (mas tem como baixar).

Conclusão

Pra mim, acho que vale a pena arriscar em algo diferente se você também está enjoado do seu iPhone. Teste, experimente. É só um celular e não uma operação de mudança de sexo. Pode ser que amanhã a Apple lance algo inovador e me faça querer voltar atrás. Quem sabe?

Se você gostou da home screen que aparece na foto, aqui vai a lista dos apps e widgets que utilizei:

eduardoduccigneEduardo Duccigne »

Designer de Interface, viciado em Coca-Cola, Instagram e tecnologia. Nas horas vagas, escreve seus pensamentos no Blog do Edu.

Ele está no Twitter.

  • Gabriel Gonçalves

    Um rápido comentário sobre o post:
    VSCO.está selecionando beta-tester para o Android já ;)

      • http://www.facebook.com/bitstorm1978 Andre Souza

        O iPhone é um excelente telefone para quem não entende nada de tecnologia: Se vc não pode mudar nada, não consegue fazer cagada tb! :P

        Eu não fiquei 3 meses com o iPhone… sou muito fuçador, e titio Jobs não me deixava brincar com o aparelho!!! Nada contra, mas… como sou usuário avançado, o iPhone 5 perde MUITO feio para meu Galaxy S4… estabilidade, velocidade, recursos… e custa praticamente o mesmo. iPhone de novo para mim só quando lançarem novamente outro aparelho revolucionário, pois o iPhone5 deixa MUITO a desejar… :/

    • Tales Cembraneli Dantas

      Nossa, tive um Milestone, o telefone era fantástico para época e com teclado físico ficava perfeito, é uma pena as empresas não investirem em modelos mais modernos com teclado qwert físico como era no meu querido Mile…

      • lucas.2601

        Nunca tive que reiniciar o meu android. é diferente você ter um android mid end e um high end. se voce tiver um high end pode comparar a vontade com qualquer iphone que voce quiser. eu sempre tive high end, estou no 4º android e nao penso em abandonar exatamente pelos pontos positivos citados no post que para mim pesa mais que os negativos (tem mais, claro) citados

        • sias

          Pior é ver cara dizendo que comprou um tablet Android que vive travando…Daí tu vai ver ele comprou um Foston…. Quando é um aparelho Android…chamam pelo nome do sistema. Quando é um Apple é pelo nome do aparelho.

      • kantaro

        Sim, iPhone também trava. Aceite que dói menos.

    • Lucas Herrera

      Imbatível e insuperável = tem uma maça atrás, isso nenhum outro telefone vai ter mesmo.

  • Thiago Roberto

    Boa troca, não se arrependera

  • Raphael Rios Chaia

    Usei iPhones do 3GS até o 4S, e mudei exatamente pelo mesmo motivo do autor do texto: o telefone da Apple, pra mim, havia parado no tempo, e seus melhores recursos não funcionarem no Brasil era… frustrante.

    A única diferença em relação ao texto é que parti pra linha Lumia. Peguei o 920 independente dos feedbacks negativos (que em sua maioria são de usuários de WP7, e não 8), e estou muito, muito satisfeito. Já estou inclusive me programando para trocar pelo 1020 no ano que vem.

    Por fim, ótimo texto: traz a verdade que as pessoas insistem em ignorar, a que diz que sistema bom é o que traz satisfação pro dono. Não importa se você usa iOS, Android ou WP: o que conta é sua experiência pessoal com o sistema. Afinal, ninguém paga suas contas :)

    • Gaba

      Comigo aconteceu parecido. Passei de Android para Lumia. Não me arrependo.

      Essa frescura que o pessoal tem de que falta App pra mim nem existe. Tenho todos os apps que necessito…

      • Robson C.

        Será? Meu iphone 4s é tão entupido de apps que as vezes baixo uns que “vazam” da tela porque não tem mais espaço. Da pra contar nos dedos de uma mão as vezes que travou.

        Outra coisa. O iOS funciona BEM e continua funcionando no 3GS.

        E realmente, não da pra comparar em hardware de um iPhone com os novos Galaxy, mas a experiência e fluidez do sistema operacional é outra coisa.

      • andreswinck

        o 3GS pode não ter recebido todas funções, mas já valeu muito ter atualizado, mesmo se continuasse com o iOS5 estaria muito acima do Android 2.3. Agora troquei o iPhone e estou também com Android para desenvolver, te digo que cada um usa o celular que acha melhor. O sistema iOS é o que melhor se adapta para meu uso, não vou ficar discutindo qual é melhor, mas sei que para mim vai ser dificil voltar a conviver com os problemas do Android. O Play não tem nada a ver, o que aconteceu era que estava cheio de bugs devido as modificações da LG, que não iria liberar o 2.3, depois de muitos pedidos liberaram o 2.3 e sem atualização para o 4. Em 2013/2013 o mercado era de 2.2, hoje já é dos 4.x. Para desenvolvimento isso é um pouco ruim. As alterações das marcas nos aparelhos acabam estragando o ótimo trabalho do Google, o melhor é um aparelho fiel ao source, com sistema nativo Google, hoje é o caso do Nexus 5. Alguns problemas enfrentados que não existem no iOS, hoje já foram resolvidos no 4.x, mas quem tem android de 3 ou 4 anos não consegue utilizar: crash durante ligações, só tirando a bateria para voltar, falta de memória (os apps não podiam ser instalados em cartão de memória, só na pequena memória interna), para fazer algumas alterações avançadas era necessário root, não tinha screenshot, jogos com gráficos feios em 2D, os um pouquinho melhor e o único 3D não eram compativeis com o modelo que eu tinha, essa fragmentação não existe no caso do iOS porque só existem 3 aparelhos (iPod Touch, iPhone e iPad), enquanto que Android é livre e existem diversos aparelhos de várias marcas, fazendo com que alguns apps sejam exclusivos para alguns aparelhos. Mas como mencionei, o Android 4.x mudou muito, o Google aprendeu a organizar as duas versões (2 para smartphone e 3 para tablet) e criou a versão 4 para ser uma evolução. Hoje esta aprendendo com o mercado, o Google Now quando foi lançado só servia para buscar na internet, mas não fazia configurações e no aparelho e nem enviava mensagens e registrava eventos no calendário como o Siri do iOS. Mas aos poucos as coisas estão mudando, pode olhar como exemplo o Windows Phone qua aprendeu a não ser tão errado como o 7.5 e o 8.1 está vindo com tudo que os outros sistemas possuem, porque são tendencias de mercado. Na minha opinião continuo preferindo o iOS que esta criando muitas tendencias, mas cada um usa o que acha melhor.

  • sias

    Resumindo: o melhor é o que te atende melhor….que te oferece aquilo que tu procura. Muito bom o post.

  • Bernardo Falquetto

    Eu sai do Iphone 3GS pra um Lumia920. Me arrependo um pouco na parte de apps, mas em questão de usabilidade, customização e uso do telefone como TELEFONE, ele realmente supera o Iphone de longe.

  • fabiosantossilva

    Eu tive 4 Galaxy S4, tanto versão Octa-Core , quanto, Quad-Core. O aparelho é incrível, tela fantástica, interface altamente customizavel… eu não sou “fanboy”de nada…digo, pego aquilo que mais atende minha expectativa ( Seja Android, seja IOS). Os 2 pontos fortes para mim no Galaxy S4 são a Tela e a Câmera. Só que infelizmente, o Android ainda precisa caminhar muito para ter estabilidade; apesar de 2GB de RAM, o aparelho “engasga” quando há muitos aplicativos em background ( o que não deveria ocorrer), e isso não acontece no IPhone. Apesar da bateria “maior” ela dura menos. Eu uso meus celulares pra ouvir musica e videos quando vou à academia. Em 2 horas, eu chegava sempre a quase 50% de consumo, enquanto com o Iphone 5, consumia-se 30%. O Push notifications do Android tbm fica atrás. Eu recebia notificações de vários aplicativos ( inclusive do próprio google), muito antes no IPhone. Outro grande problema( e este nao deve ser ignorado), é compatibilidade de aplicativos. Vários deles simplesmente funcionam em alguns aparelhos, e travam e outros, devido a alta fragmentação do Google. Por isso acabei fazendo o caminho inverso : Android – IOS. Aleluia que tenho estabilidade e perfomance novamente.

  • otaviocastro

    Eu nunca saí do iPhone. Tenho desde 2007. Antes tive um HTC com Windows CE (rsrs, que evolução hein?!). Não saio do iPhone pq nunca consegui me interessar por nenhum Galaxy da vida. Mas uma coisa é certa: se um dia eu for trocar, eu trocaria pelo S4 tb. Não vejo outro aparelho no mercado brasileiro que seja a altura do iPhone senão o S4.

    • n0nameface

      A maioria dos novos aplicativos ainda sai primeiro para iOS.
      Resposta: Realmente pode acontecer isso, mas não demora mais do que alguns dias para lançarem para Android.
      –> Ele falou que não vai sair pra Android? A sua resposta de alguma forma responde o fato dos apps saírem primeiro pra iOS?

      Talvez aquele aplicativo favorito não tenha versão Android.
      Resposta: Se esse aplicativo favorito for pouquíssimo conhecido, pode até ser que não tenha para Android. Mas se for algum app famoso, pode ter certeza que o Android tem.
      –> Isso acaba com o fato de ainda o aplicativo X não ter versão pra Android? Só porque ele é “pouquíssimo” reconhecido?

      Faltam opções de aplicativos para edição de foto como o Afterlight e VSCO.
      Resposta: Assim como faltam, existem uma enorme variedade de opções alternativas.
      –> Ele não pediu alternativas, pelo pouco de português que eu entendi, ele usa o Afterlight e o VSCO e sente falta deles pra Android, não solicitou uma alternativa, é a mesma coisa que uma pessoa reclamar que não tem Photoshop pro sistema operacional X e uma pessoa sugerir uma versão genérica, geralmente profissionais dependem de certas ferramentas que não podem ser substituídas por genéricas.

      O iPhone continua sendo mais bonito fisicamente.
      Resposta: Isso é uma opinião pessoal sua que não deveria ser contada como ponto negativo.
      –> Pois é, de acordo com o post dele, é o ponto de vista dele, acho que fica claro quando se lê o texto.

      Alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o seu aparelho.
      Resposta: Pode não ser compatível se for algum aparelho antigo com versão inferior ao Android 4.0. Pois após essa versão do sistema operacional, o Google vem focando em atualizar o Google Play Services para que qualquer aparelho com Android tenha novidades em seu smartphone sem
      restrição de versão.
      –> Me conte um pouco sobre o Android 3.X, me fale por quê a Google simplesmente abandonou os 2.X em detrimento dos 4.X e, assim que lançou os 4.X já estava falando de como estava trabalhando nos 5.X por causa das falhas que o 4.X e como eles sonham em um dia unificar as interfaces tablet e de smartphone em uma mesma versão de OS, enquanto um cara com iphone está limitado a capacidade do hardware, uma pessoa com Android está limitada a boa vontade das operadoras/fabricantes de continuarem lançando atualizações para seu celular, independente de ser antigo ou novo, daí o que resta é um nicho para fanáticos por celular que rootam seu dispositivo para continuarem atualizando ele sem garantia nenhuma. Alguns jogos são lançados na Play Store e o que acontece é de você baixar, ver que não funciona (dentro dos 15min é claro) e solicitar reembolso porque tem tanta versão de Android que os desenvolvedores não tem como testar.

      Personalizar é bacana mas exige um certo trabalho de pesquisa.
      Resposta: Isso não é algo que tenha que se acostumar, é algo para se aproveitar e divertir testando diferentes personalizações, como você mesmo disse, o iPhone não oferece personalização além de wallpaper.
      –> O que ele quis dizer, até onde eu entendi, é que, apesar de ser possível personalizar, ainda não é pra qualquer um.

      É Android, mas cada fabricante tem suas modificações no sistema.
      Resposta: Se isso realmente é um problema para alguém, você pode simplesmente instalar CyanogenMod, ou como você mesmo fez, personalizou seu Android da forma que você mesmo quis, tornando essas modificações no sistema imperceptíveis.
      –> Realmente, é muito prático e rápido instalar o CyanogenMod e eu nem perco a garantia do meu dispositivo porque eu preciso rootar ele…

      A fonte não é Helvética.
      Resposta: Isso geralmente é um problema apenas para Designers, como eu e você!
      –> Eu sou desenvolvedor e não gosto de Helvetica.

  • Diogo Ramos Gutierre

    Relato legal, honesto.
    Queria deixar a minha opinião pessoal.
    As pessoas que falam da aparencia dos aparelhos, na minha opinião o aparelho mais bonito é o Iphone 4, mas o 5 é feio.

    Pra mim fica:
    Iphone 4 > Galaxy s4 > Iphone 5

  • viniciusghietti

    Boa troca espero que você goste do seu novo aparelho com android realmente a tela grande pode incomodar um pouco no início mas você acaba se acostumando atualmente tenho nexus 4 não procure por nada ps so Pelo s4 hehe

    • viniciusghietti

      Noa troco por nada :S Usei o reconhecimento de voz e as vezes da uns bugs loco kkkkk

  • Leandro Nascimento

    Kill yourself!

    • Raphael Rios Chaia

      Dont fight, switch :)

    • n0nameface

      To com a mesma dúvida… cansei da obsolência programada dos Androids, quem fica babando pra ele é porque nunca usou o mesmo dispositivo por mais de 3 anos, tenho um Galaxy S1 que dois anos depois de comprado simplesmente não quer funcionar praticamente nada, comprei um Xperia Play também no lançamento e agora, incrivelmente dois anos depois, também começou a querer parar de funcionar…
      Daí o que eu fiz foi instalar uma rom customizada que é o que todo mundo diz que você “tem” que fazer só pra poder usar meu celular por mais um tempo já que eu não quero outro Android, Iphone to vendo a galera pulando fora e WP8 ainda não tem alguns APPs que eu uso no meu dia-a-dia

  • http://www.minhasdicas.com.br Thiago Leite

    Excelente texto. Também estou fazendo minha experiência sem preconceitos com o Android (Venho de Windows Phone e iOS) e estou gostando, com poucas reclamações.

  • grsv.21

    Mas Android é liberdade e iOS é algo sou usuário final não sei nada e deixo a apple tomar conta. Sem contar o hardware.

  • Marcelo Brito

    Quer um Android sempre atualizado, com todos os melhores recursos disponíveis e sem frescuras de fabricantes ou operadoras ?
    CyanogenMod… sem mais… o resto é só maçã…

    Flw…!!! :f

    • BidShelf

      Ok, o problema do Cyanogem é que você perde a metade dos recursos do aparelho. Falando do S4 (citado pelo autor), todos os “smarts” (smarteye, smtarstay, smarthealth…) vão por agua abaixo. Você fica com celular mais rapido, mas sem os recursos. :(

  • Diego

    Enquanto os androiders defendem especificações técnicas, “liberdade” (personalização e pirataria), widgets, camera de trilhos de megapixels, número de núcleos, etc… Quem realmente entende e usa Apple, sabe que ele tem o melhor recurso, que não pode ser medido ou provado com palavras: a experiência de uso.

  • Marcoscs

    “customização do Android no seu antigo Galaxy S III”
    eu vivo num mundo em que um aparelho com 1 ano e meio que foi lançado já é considerado ‘antigo’.
    de repente quem tá antigo sou eu…
    :(

    • n0nameface

      Fica 3 anos com seu Android e depois vem me falar essa sua afirmação de novo… todo mundo que tem Android que eu conheço troca de celular todo ano, como se isso fosse normal, eu tenho um Galaxy S1 e um Xperia Play, ambos estão inutilizaveis, depois de 2 anos, o Galaxy S eu joguei fora porque simplesmente não presta nem pra fazer ligação mais direito

    • n0nameface

      Dead Trigger não funciona no Galaxy S apesar de dar pra baixar, ou Android agora é só o Galaxy S4?

  • joao vitor Oliveira

    Esse papo de experiência de usuário é falta de argumento para dizer que o ios é melhor que android…Tenho um Gnexus 4.3 e um Ipad 2 e posso dizer que não quero saber de Iphone (não sou fanboy de marca, para mim o que me importa é cxb)…acho o itunes um saco…
    O usuário é quem deve definir o que melhor lhe atende. Hoje os high-ends estão muito parelhos ficando a escolha pelo gosto…

  • _dann_o

    depois de uma temporada no WP voltei para o Android. O Android já é e deve se consolidar ainda mais como a plataforma dominante. Tanto a nova versão do SO é muito eficiente e magnifica, como a heterogeneidade de aparelhos disponível o torna imbatível. Sem as limitações de opções de hardware (Apple) e apps (WP) existentes por ai.

  • TaylerPadilha

    E desde quando os posts do Tecnoblog têm tantos comentários?! Ahauauahauah!!!!

  • BidShelf

    Eu estou justamente fazendo o contrario, tenho S3 e estou pensando em ir pro iPhone. Sou usuario Androi desde o primeiro smartphone da google chamado Google Nexus One. O Android tem um monte de customização que talvez o iPhone não tenha, o problema é que quando você aplica estas “customziações” ele começa a engasgar nos lags. As aplicações ficam lentas e as transições praticamente param gastando o dobro de bateira, isso falando de um Galaxy S3 que é um aparelho que até 2 meses atrás era Top de linha com hardware de fazer inveja em muito PC. O Touchwiz da Samsung é um lixo, inteface feita e ainda consegue deixar o aparelho lento a todo momento.

  • https://twitter.com/#!/Renatomobilion Renatomobilion

    Eu ainda estou na duvida, não sei se adquiro o iPhone ou S4?! :/

  • gabrielamrs33

    Caro Usuários de android, admitam, se não fosse por causa do sr steve e seu celular revolucionário, todo mundo estaria usando nokia tijolão ainda, e o seu galaxy s4 com interface bonita, não existiria.

  • Robson C.

    Depois de ler a matéria e os comentários só digo que vocês mudam de telefone de mais. Pretendo ficar com o meu por pelo menos mais 4 anos.
    E no meu caso, por experiência própria com iPhone de ouro membro da família, e outros produtos da Apple, sei que o iPhone vai me favorecer nesse sentido. Talvez tenha de trocar a bateriaa no futuro, mas só – o que é pior de fazer no iPhone claro, mas não é o fim do mundo.

  • eduardo.rybeiro

    Já experimentei diversos aparelhos com o Sistema Operacional Android, mas a Apple sempre vem me buscar de volta. A qualidade dos gadgets da maçã é inquestionável. Estabilidade, fluidez, design imbatível, ainda não vi um celular tão bonito quanto os iPhones. Nada contra o Android, é apenas minha pequena observação.

  • cmagnoguerra

    Caro Edu. Meus motivos para trocar da aparelho são parecidos com o seu. Cansei do IOS. nem digo que quero um android para customizar. Sou advogado e uso para o meu trabalho. O iOS me atende PERFEITAMENTE. Contudo pretendo trocar de aparelho e aos invés do iPhone 5 estou optando pelo GS4. Motivos.:
    Tecnologia 4G que a minha operadora já oferece.
    possibilidade de andar com uma bateria extra na pasta.
    Aumentar a capacidade de memória com um chip.

    Mas. A minha grande dúvida.

    Ao trocar iphone pelo samsung eu perco os programas que comprei (e são muitos) no AppStore ?

  • fredzanitti

    eu fiz isso… troquei meu iPhone 5 por um Galaxy S4… e vou te falar viu… ARREPENDI AMARGAMENTE!
    Que saudade do meu iPhone… já anunciei no OLX pra me livrar desse trambolho.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha