Ir para o conteúdo.

Início » Podcast » TB Cast #43 – A resposta para os e-books, e-readers e tudo mais

ArtPod43

Neste episódio especial, @mobilon, @paulohiga e @thassius se reuniram aqui no Tecnocenter para contar suas primeiras experiências com e-readers (cada um comprou um Kindle nas últimas semanas!). No programa, contamos com a participação de Bia Kunze, a @garotasemfio, que acompanha o mercado de livros e os passos da Amazon há anos. Dê o play!

Links citados no podcast

Foto citada no podcast

Oops! :-(

Oops! :-(

Comentário do ouvinte

Guilherme Vellozo Viana

Galera, vocês se prenderam muito no Ubuntu Edge ‘celular’ e falaram pouco o fato de ele também ser um computador. Todo o armazenamento, processamento e memória desse dispositivo não é pra ter um simples celular e sim o SEU computador pessoal no SEU bolso. Simples e lindo. Como falei com uns amigos a alguns minutos atrás no fb, se fosse a Apple que fizesse isso as pessoas estariam mais excitadas do que poodle quando chega visita em casa. É a portabilidade de se ter um sistema móvel e um sistema desktop pra onde você quiser ir. E é um sistema completo, gente, um sistema muito usado e respeitado. Não é como aquele negócio Atrix que tem um ‘sistema desktop’ frankstein. É o Ubuntu desktop que o usuário vai ter ao transitar para o monitor! ;)

E o chromecast apesar do estardalhaço é basicamente um ‘hdmi sem fio’, como vocês mesmo concluíram, por fim. Não chega a ser um minipc, como uns aí que tem pelo mercado em que se pode até instalar distros linux feitos pra arm. Uma pergunta: as próximas smart tvs (as atuais não são tão smart assim, muito pelo contrário) já não vão possibilitar tudo isso de uma maneira mais fácil sem a necessidade de se ter mais um gadget? Ou não seria ainda mais fácil ter um minipc (com android) no hdmi ta tv pra fazer tudo isso? já tem controles remotos funcionando (um bocado bem) pra eles vendendo por aí pela internet. Tudo feito na china e sem marca, claro.

Assinatura

Assine gratuitamente nosso podcast para receber o episódio mais recente assim que ele sair do forno. Basta usar um agregador de podcasts e assinar nosso RSS, ou se inscrever em nosso canal no SoundCloud. Aos que usam o iTunes para gerenciar podcasts, o nosso feed está cadastrado lá na lojinha da Apple.

27 Comentários (Deixe o seu!)

  • Estou ouvindo…
    Parabéns adiantadamente!!!

  • "42 a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida o universo e tudo mais!"

  • Paulo Costa
    40c

    Pergunta indiscreta: de quem é esse Kindle na abertura da matéria? O proprietário já deve saber, mas há um tempo a Amazon BR estava liberando os Special Offers comprados nos EUA e transferidos para a loja nacional das propagandas, basta pedir, segundo dica do Ponto Geek (pesquisem “Como remover propagandas do seu Kindle sem pagar” lá).

    • Paulo Costa
      40c

      Ficou estranho, corrigindo:
      “há um tempo, a Amazon BR estava liberando as Special Offers de Kindles comprados nos EUA e transferidos para a loja nacional, eliminando gratuitamente as propagandas. Basta pedir, segundo dica do Ponto Geek”

    • Paulo Costa
      40c

      Comentei sem ouvir, agora vai:
      A atualização que a Bia falou aos 22 minutos não seria só para o PaperWhite, e nada para o K4?
      Aos 27 minutos: ligar o modo avião no metrô?! Com sistema de localização em caso de perda ou roubo já é difícil recuperar o telefone, em modo avião fica difícil… hehe

      • frankcastiglione
        1c

        “Com sistema de localização em caso de perda ou roubo já é difícil recuperar o telefone, em modo avião fica difícil… hehe”
        Verdade. Melhor ligar um modo “Não perturbe”

  • Isso de passar e passar e não virar nem um porcento, eu passei isso lendo o quinto livro do game of thrones

  • OFF TOPIC: Beringher C-1? Igual o que tenho aqui em casa! ;D
    Tá, agora vou ouvir o podcast.

  • O "site bem antigo" e com livros em português, talvez seja esse: http://www.leituradiaria.com/ última atualização em 2007. Usei poucas vezes e funcionou, parei pela falta de tempo. Lembrei na hora, quando o dailylit foi mencionado. O DailyLit é mais antigo, de 2006, o Leitura Diária é de 2007.

  • Josué Junior
    28c

    Este episódio ficou só falando do Kindle. Mesmo todos os participantes tendo preferência pelo leitor digital da Amazon, na minha opnião, faltou material para explicar sobre o Kobo, até para não ser parcial…faltou fazer a lição de casa aí, galera; até porque existem milhares de pessoas que querem comprar um e-reader e estão na dúvida assim como eu: Kobo ou Kindle? Pois vocês colocaram no título como: “A resposta para os e-books, e-readers e tudo mais”.
    Forte abraço e parabéns pelo trabalho galera!!!!

  • frankcastiglione
    1c

    Apesar da tela ser frágil, prefiro usar o Kindle sem capa (até mesmo porque a oficial é caríssima). Ao contrário do que eu pensava no começo, dá para colocar ele no bolso traseiro de uma calça jeans (só não vale sentar em cima, né?) ou no bolso de um paletó / jaqueta tranquilamente. E no caso de mochilas, a dica é deixar naquele compartimento com espuma.
    .
    Sei que todos aqui são fissurados em tecnologia, mas quanto a “falta de recursos” do Kindle, essa é a intenção mesmo: quanto menos coisas para mexer e distrair, mais focado na leitura ficamos. E esse é o objetivo de quem realmente gosta de ler. Inclusive, prefiro essa edição básica ao Paper White (aposto que eu ficaria tocando na tela e mudando de página sem querer a toda hora).
    .
    Uma dica para quem não quiser gastar comprando modelos 3G: quando precisar, compartilhe a conexão do seu Smartphone, pois os livros do Kindle tem menos de 1 MB e podem ser baixados em menos de 1 minuto.
    .
    Uma dica para quem quer fazer anotações, mas não possui o Paper White: apenas marque o trecho, depois faça a anotação no aplicativo do Kindle do smartphone, depois que sincronizar, ambos dispositivos exibirão as notas.
    .
    Não sei se é permitida a postagem de links, mas se alguém quiser ver, fiz um post no final do ano passado com minhas primeiras impressões:
    http://positroniko.com/2012/12/26/kindle/
    .
    PS: Sei que foi usada uma certa ironia, mas ainda que a população média no Brasil não leia tanto como em outros países, há sim um grande mercado de livros impressos. E mesmo que as pessoas não leiam, promoções malucas como as do Submarino fazem com que pessoas (como meu colega de trabalho) comprem trocentos livros a preço de banana, mesmo que nunca leiam.
    .
    Há também o fator social: não vou entrar no mérito da “bisbilhotagem”, cada um deve usar seu bom senso, mas acho bem legal quando há aquela situação que uma pessoa está lendo algo e uma outra pessoa comenta sobre o livro com ela, puxando conversa. Pois no livro impresso é fácil identificar o que o outro está lendo pela capa, no Kindle, isso inexiste. *É claro que as mulheres mais tímidas que usavam sobrecapas em livros impressos para ler 50 Tons de Cinza, não devem achar ruim a “falta de capa” no Kindle! :-)
    .
    Parabéns, foi um ótimo episódio, como apostei neste formato (e-book), sempre estou acompanhando as notícias.

  • Pronto, agora vou ter que sair e comprar um Kindle…
    Já fazia algum tempo que eu estava querendo um, espero que ele ajude no meu TDAH :D

  • geografoBR
    1c

    Pessoal, vocês falaram que há como ter estatísticas d eleitura no KKindle. Tenho a versão 4 (a que tem os botões) comprada aqui no Pinguim. Pois bem, acho que tenho o meu atualizado na versão mais recente do firmware, mas não acredito que tenha essa função.
    Vocês se confundiram ou é algo escondido ou que eu não fiz?

  • geografoBR
    1c

    Pessoal, vocês falaram que há como ter estatísticas d eleitura no KKindle. Tenho a versão 4 (a que tem os botões) comprada aqui no Pinguim. Pois bem, acho que tenho o meu atualizado na versão mais recente do firmware, mas não acredito que tenha essa função.
    Vocês se confundiram ou é algo que eu não fiz?

  • Fernanda Archeman
    29c

    Gostei muito desse TB Cast, principalmente, por causa da participação da Bia.

    Revolvi então ouvir o anterior, que ainda não havia escutado. Fiquei surpresa por ter tido meu comentário lido e mais surpresa ainda por terem debochado de mim por conta de uma brincadeira! Troféu Joinha pra vocês!

  • lecomte
    15c

    Muito bom TB Cast!

  • aroldo13
    1c

    Gostei do TB Cast, a participação de Bia enriqueceu muito a conversa. Mas acho que precisava também de alguém que tivesse experiência de uso com outros leitores concorrentes do Kindle para que se pudesse falar mais sobre suas diferenças.

    Numa próxima edição do TBCast sobre esse assunto sugiro dois assuntos:

    1 – Qual o melhor e-book para ler PDF (Dizem que o KOBO acomoda melhor PDF e dá uma experiência de leitura para esse formato melhor do que o Kindle).

    2 – O processo de transferência de um livro físico para e-book.

    Segue aí duas matérias sobre o processo minucioso da editora Cosac & Naify para adaptar seus livros físicos para e-book.

    Moby Dick: http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=14524

    “Clarice,”, Vermelho Amargo, Luto e Melancolia: http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=14714

  • Em relação a foto, o meu kobo deu o mesmo problema e a Kobo disse que foi eu que danifiquei… veja parte do email deles:

    "Quando nossos aparelhos foram criados, os Developers desenvolveram um padrão que nos indica quando houve quebra interna da tela.

    Se o senhor analisar a tela do seu aparelho, poderá notar que no topo, na parte branca, existe uma linha transversal curva que vai do topo esquerda e dirije-se para o lado direito ainda na metade superior branca do seu aparelho.

    É uma linha que não é paralela, mas sim curva. Esta é a linha que nos indica que houve dano físico no seu aparelho."

    E eu usava capa alcochoada.. Resultado: perdi o erader… Disseram que foi "mal uso"…

    • Já aconteceu comigo, a capa precisa ser rígida na parte da tela para impedir que algo "toque" na tela acidentalmente :/ comprei outra no Alibaba, eBay, sei lá… e troquei.

  • Ótimo cast, só tenho uma critica a menina sem fio…
    O pré-conceito de que o Brasileiro não lê é mais velho do andar para trás…
    Vocês tem alguma pesquisa ai sobre o numero de livros vendida no Brasil no ultimo ano? Creio que não deve ser algo pequeno, quantas lojas FISICAS da Saraiva e afins existem? Acha que se a venda fosse pequena, isso não seria descontinuado? Mesmo que outros produtos sejam vendidos, o foco deles nas "MegaStore" é a enorme quantidade de livros… Claro, comparado a mercados externos, somos muito pequenos, mas esta marca de que Brasileiros não lê é coisa do passado.
    Abraços.

    • Cara, sou bibliotecário e digo: o povo lê pouco mesmo.
      Acontece que os que leem, e que movimentam boa parte do mercado, são "leitores técnicos", universitários, pesquisadores, etc etc etc. Esse que movimentam de fato o mercado.
      Infelizmente o brasileiro lê pouco mesmo, mas claro, em comparação com outros países, pois sem parâmetros de comparação não temos base nenhuma para afirmar isso.

  • Bem legal. Eu não sei se vocês conhecem o administrador de biblioteca Calibre. Como eu baixo muitas fanfics, o Calibre administra todos os meus livros e fics, converte formatos (pdf pra epub ou mobi e diversos outros formatos) além de sozinho mandar pro meu Kindle ou pro meu Android. Pra mim, que uso multi formatos, e leio muuuuuuuuuuito, o Calibre é indispensável. Fora que eu mantenho a minha biblioteca na pasta do Dropbox, então ainda que dê pau no PC, não perco nada! Fora que é muito mais fácil editar metadados dos livros e explorar sinopses pelo PC do que pelo Kindle. E pra quem lê fics como eu, o site http://www.flagfic.com é INDISPENSÁVEL!!!

  • Ih cara, quebrou o vidro interno da tela. Aconteceu com o meu Nook também. Comprei a tela no Alibaba da vida, junto com uma capa rs.

  • Anonymous

    Não troco meu Kobo Glo por Kindle algum. Não me prende a loja nenhuma pra ter meus livros, não me prende a formato de livro proprietário nenhum ( Ok, da pra transformar AZW em ePUB, mas pra que fazer isso se já posso ter isso de cara? ), o acabamento do Kobo é de muito bom gosto e de qualidade, fora a tela q eh incrível (resolução 720p). Só o fato de eu poder colocar um cartão de memória de 32GB no meu Kobo Glo, já seria o suficiente pra repensar se deveria ir pra Amazon. E pra finalizar, o pessoal da Kobo sempre lança atualizações no software, e realmente ele tem melhorado muito. Enfim, quem é esperto e pensa primeiro em produto de qualidade, em detrimento de status de marca famosinha, compra algo que é muito mais barato e com qualidade igual ou até superior.

  • aoshi_senpai
    1c

    Falaê Tecnoblogalhudos, tudo beleza?

    O meu Kindle PW chegou no último dia 12. Como tinha perdidos todos os meus casts do feed, fui adicionando vagarosamente até chegar no Tecnoblog. Imaginem o meu espanto ao ver o tema do podcast…

    Eu nunca fui um grande adepto da leitura em livros impressos, mas ler na tela do meu iphone era pouco agradável. Por isso resolvi dar adeus a todos os meus livros impressos (alguns, na verdade vários, eu nunca havia lido) e embarquei na experiência Kindle.

    Como faz uma semana que estou com o bichinho, confesso que ainda não me adaptei totalmente com o esquema do controle na tela. Mas essa porra desse E-ink faz realmente a mágica que promete: A tela realmente é IDÊNTICA a uma folha impressa.
    Optei pelo Kindle pela quantidade de títulos que a Amazon oferece e, principalmente pelo preço. Apesar de o preço ser comparável ao título impresso (alguns não possuem nenhuma diferença e a maioria pouca diferença) a amazon está bem mais agradável que o ibook da apple. Em alguns poucos títulos, percebi que o número do preço é igual na Apple e na Amazon, mas a empresa de Cupertino cobra em USD enquanto na amazon eu pago em BRL.

    Por fim, devo dizer que a autonomia de bateria é, sim, muito boa. Dúvido, entretanto, que chegue as 8 semanas prometidas pela Amazon. Claro que existem vários agravantes como, por exemplo, eu ter brincando bastante nas configurações dele essa semana, ele ser 3G e eu ter lido mais ou menos 1 hora por dia. De qualquer maneira, se continuar no mesmo consumo, a bateria vai chegar a 2 ou 3 semanas, o que não é ruim também… Se eu puder dar uma dica de um jovem adepto dos E-readers, ela seria: o modelo 3G não vale a pena… Comprei o 3G porque estava muito na fissura de ter logo o meu kindle, e a **** Frio não tinha mais a versão wifi em estoque. Foi só eu comprar, e no dia seguinte ela foi reposta… De qualquer maneira, a dica do Frank é válida: use o 3G do seu telefone para baixar no kindle, os livros realmente baixam para o aparelho na velocidade da luz…

    Comentário gigante, me desculpem… O cast foi excelente, sou fã de vocês e da Bia.

    Um forte abraço a todos;
    Ja ne! ˆ_ˆx

    • Opa, adoramos comentários gigantes como esse! :-)

      Vamos ler ele no próximo TB Cast. o/

  • Quanto às notas no Evernote: http://www.vidasempapel.com.br/kindle-no-evernote/

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.