A Microsoft prometeu que a versão final (RTM) do Windows 8.1 seria enviada aos fabricantes e parceiros de hardware até o fim de agosto. Enquanto a empresa não faz o anúncio oficial, uma versão preliminar do Windows 8.1 começou a ser distribuída em sites de compartilhamento de arquivos. A build 9471, bem próxima da versão final, foi compilada no dia 26 de julho.

windows-8-1-9471

Não há muitas novidades visíveis em relação ao preview público do Windows 8.1, liberado no fim de junho. Alguns aplicativos foram atualizados: o novo Outlook finalmente está lá, com suporte ao arrastar e soltar de mensagens, e o hub Pessoas ganhou pequenas melhorias na interface para que o usuário encontre mais facilmente seus contatos. Ah, e o Skype agora vem pré-instalado.

Talvez o que mais chama a atenção na build 9471 é o aplicativo Help & Tips, que já existia no Windows 8.1 Preview, mas ainda não era funcional – ele apenas exibia uma tela branca com uma mensagem dizendo que a versão final do sistema incluiria dicas de como usar o Windows. Você provavelmente não precisará usá-lo, mas o aplicativo certamente torna o Windows 8.1 mais amigável para novos usuários.

windows-8-1-9471-help-tips

O Help & Tips mostra dicas que ensinam a alternar entre aplicativos na nova interface e ir para a tela inicial, seja com mouse ou touchscreen. Também há explicações sobre a tela que substituiu o menu Iniciar e a Windows Store, nova forma de procurar e instalar aplicativos que apareceu no Windows 8. Uma das telas do Help & Tips lista tudo o que há de novo no Windows 8.1.

Este vídeo dá uma passada rápida pelo sistema:

O Windows 8.1 build 9471 está vagando pela web, mas nós não recomendamos a instalação de sistemas vazados. E a versão final não está muito longe de ser lançada: ela fica pronta até o fim de agosto, para que os fabricantes preparem seus dispositivos “a tempo das festas de fim de ano” – não deve demorar muito para chegar a todos os usuários.

Como dissemos anteriormente, o Windows 8.1 será gratuito para os atuais usuários do Windows 8 e chegará como uma atualização através da Windows Store. Se você quiser testar o Windows 8.1 Preview, o passo a passo está neste post – mas lembre-se de que você não poderá atualizar o Preview diretamente para a versão final mantendo seus aplicativos e arquivos, nem voltar para o Windows 8.

Com informações: Neowin, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados