Aplicativo do YouTube para Windows Phone está de volta

E agora é possível enviar vídeos para o YouTube diretamente do aplicativo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft lançou em maio um cliente do YouTube para Windows Phone, mas o Google não havia gostado da ideia e solicitou a remoção do aplicativo da loja após notar dois problemas: ele não exibia anúncios e permitia o download de vídeos, o que não era permitido pelos termos de uso da API do YouTube. Agora, após resolver os problemas com o Google, a Microsoft disponibilizou o aplicativo novamente – e com uma funcionalidade nova.

windows-phone-youtube-1

O novo aplicativo do YouTube para Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft, tem a mesma interface Metro que vimos anteriormente. Suporta listas de reprodução, gerenciamento de perfil, inscrições em canais e tem integração com o Espaço da Criança, recurso do Windows Phone que restringe o acesso a conteúdo impróprio. Não há mais como baixar vídeos, e as propagandas passaram a ser exibidas.

A principal novidade fica por conta do upload de vídeos, que dispensa a necessidade de transferir o vídeo para o computador para só depois enviá-lo. Só que alguns estão reclamando das limitações.

Como o vídeo é transferido em background, o aplicativo do YouTube sofre com as restrições do Windows Phone impostas pela Microsoft, documentadas aqui. Para enviar um arquivo através da rede de dados, ele deve ter no máximo 5 MB – acima disso, só pelo Wi-Fi. Além disso, se o vídeo for maior que 20 MB, o aparelho precisa necessariamente estar ligado a uma tomada. E se você quiser enviar um vídeo maior que 100 MB? Bem, você não envia.

É claro que essas limitações estão aí para evitar consumo excessivo de bateria e também para que usuários desavisados com planos de dados muito limitados não reclamem depois. O problema é que não há nenhuma opção para liberar o envio de vídeos grandes. E esses limites são bem baixos: Peter Bright, do Ars Technica, afirma que um vídeo 1080p filmado pelo Lumia 1020 tem cerca de 3 MB por segundo.

O aplicativo do YouTube para Windows Phone pode ser baixado na Windows Phone Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados