Nokia libera atualização Amber para Lumias com Windows Phone 8

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A Nokia começou a distribuir o Amber para os Lumias com Windows Phone 8. A atualização traz uma série de funcionalidades novas, além de alterações no algoritmo de processamento de imagem para melhorar a qualidade das fotos. O Amber está sendo distribuído aos poucos e deve chegar a todos os aparelhos até setembro.

nokia-lumia-amber

Câmera, câmera, câmera

De acordo com a Nokia, as mudanças no algoritmo de processamento de imagem vão melhorar a reprodução de cores, nível de ruído, exposição e foco nas fotos tiradas pelos aparelhos. No Lumia 920, mais uma novidade: agora será possível ajustar o ISO de 800 até 3200, o que pode ajudar na hora de tirar fotos noturnas.

O Nokia Smart Camera, aplicativo que apareceu inicialmente no Lumia 925, agora estará disponível para todos os smartphones Lumia: você poderá baixá-lo na Windows Phone Store logo após instalar a atualização.

Ele faz alguns truques legais, como remover objetos em fotos e gerar imagens com sensação de movimento, além de possuir um recurso chamado Best Shot, que tira dez fotos de 5 MP em sequência e escolhe a mais nítida. Só que isso não funciona de maneira igual em todos os aparelhos: Lumia 720, 620 e 520, que possuem apenas 512 MB de RAM, tirarão sete fotos, com resolução de 1 MP.

Mas se você tem um Lumia 920, 925 ou 928, há mais um aplicativo de câmera: é o Pro Camera, o mesmo que equipa o Lumia 1020. Para quem possui conhecimento maior em fotografia, ele é uma boa pedida: dá para configurar o ISO, o balanço de branco, a compensação de exposição e até a velocidade do obturador.

Gestos e relógio

Você não vai mais precisar apertar o botão Power para ligar a tela: basta tocar duas vezes e o smartphone acordará. Além disso, o Amber traz o intuitivo movimento de silenciar o toque de uma chamada inconveniente apenas virando a tela para baixo.

E como vimos no Lumia 925, aparelho que testamos em primeira mão aqui no Tecnoblog e chega ao Brasil no quarto trimestre, quando você colocar o aparelho em espera, uma proteção de tela com um relógio entrará em ação, um comportamento que lembra o velho Symbian. Esse recurso estará presente em todos os aparelhos, exceto nos Lumias 520 e 625.

nokia-lumia-925-hands-on-relogio

Quando chega?

A distribuição da atualização não depende apenas da Nokia, ela ainda precisa ser testada pelas operadoras. Então o Amber pode demorar mais para chegar, especialmente se você comprou um Lumia em lojas de operadoras. Os primeiros a receberem o Amber serão os proprietários de Lumia 820 e 920 em determinados países. A Nokia espera que a atualização chegue a todos os usuários até o fim de setembro para os Lumias 520, 620, 720, 820 e 920.

O Amber também inclui o aplicativo de rádio FM (exceto no Lumia 620) e oferece mais velocidade na atualização de mapas do HERE Maps, além de trazer melhorias no Xbox Music e Internet Explorer. As novidades estão listadas no site da Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados