O que é blog?

Também conhecido como diário online, o blog é um site informativo que se popularizou nos anos 2000 e apresenta conteúdos em ordem cronológica reversa

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é blog? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O blog é um site pessoal ou profissional que popularizou (e muito) a produção de conteúdo na internet. Hoje, é o principal meio de comunicação de diversos portais, como o Tecnoblog. Veja abaixo o que é blog e como ele surgiu.

Blog é um site informativo, também chamado de diário online, onde os conteúdos são apresentados em ordem cronológica inversa, ou seja, com destaque para as publicações mais recentes, muitas vezes chamadas de blog posts.

Mesmo trazendo aparências variadas, um blog, geralmente, segue a mesma estrutura: cabeçalho com barra de menu e pesquisa; espaço dos conteúdos, onde são destacadas as publicações mais recentes; barra lateral onde pode ter links para redes sociais ou os conteúdos mais lidos; e rodapé com demais informações sobre o blog.

Outra característica importante dos blogs é a periodicidade. Diferente de um site institucional de uma empresa, onde os conteúdos são sempre os mesmos, o blog é uma página atualizada com posts de forma frequente, para manter a sua ordem cronológica inversa. Com isso, permite uma comunicação recorrente com o público, principalmente por causa dos comentários e compartilhamentos.

Além de existir os blog pessoais, que funcionam como um diário na internet, modelo que se popularizou bastante no começo dessa era, ainda podemos nos deparar com outros tipos de blog, como:

  • negócios ou corporativo, feito por empresas para manter seus clientes e parceiros atualizados;
  • nicho, onde são abordados temas específicos como culinária, moda, tecnologia, entre outros;
  • profissional, que junta o blog pessoal com o corporativo, geralmente para promover um único profissional e o seu próprio trabalho.

Como surgiu o termo?

pessoa na frente do computador com um blog aparecendo na tela
O blog como meio de comunicação ganhou tração no início dos anos 2000. (Imagem: Kenny Eliason / Unsplash)

A palavra “weblog” (que pode ser traduzida como “registro na rede”) não tem um significado próprio por si só e foi criada em 1997 por John Barger, autor do blog Robot Wisdom, o primeiro site do tipo no mundo.

Ela foi abreviada para “blog”, em 1999, pelo escritor Peter Merholz, que quebrou os dois termos para formar a frase “we blog”, ou “nós blogamos”.

Pouco tempo depois, o programador do Pyra Labs Evan Williams usou a palavra “blog” como substantivo e como verbo, criando a conjugação “blogar”. Foi a Pyra Labs que desenvolveu a ferramenta Blogger, comprada posteriormente pelo Google. Hoje, Williams é um empreendedor e fundou outra plataforma de blogs, o Medium.

O blog como meio de comunicação ganhou tração no início dos anos 2000, com o lançamento de ferramentas de hospedagem que facilitaram a criação de sites pessoais e democratizaram a criação de conteúdo, reduzindo ou eliminando a necessidade do usuário ter conhecimentos extensos de programação.

Tais plataformas como Blogger, WordPress, Medium, Tumblr e Wix, por exemplo, possuem serviços gratuitos, em que qualquer um pode começar seu próprio diário online do zero.

Com informações: First Site Guide 1 e 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Blogger na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados