Mais um dia, mais uma atualização do Google Chrome, mas desta vez digna de nota: já disponível para Windows, OS X, Linux e Android, o Chrome 29 recebeu melhorias interessantes na omnibox (a barra de endereços que também funciona como campo de pesquisa) e agora conta com um botão de “reset”.

Com a atualização, a omnibox ficou mais esperta na tarefa de autocompletar endereços ou termos de buscas. Para isso, o navegador agora analisa com mais precisão o histórico recente de navegação e, desta forma, tem mais chances de acertar nas sugestões de links para um site que o usuário acessa com frequência, por exemplo. Os termos de buscas e links sugeridos também ganharam um pouco mais de destaque.

Chrome 29

A opção “reset”, por sua vez, restaura as configurações originais do navegador, como se este tivesse acabado de ser instalado. Ou quase, porque preserva temas, favoritos e aplicativos, de acordo com o Google. Seu uso é interessante, por exemplo, para quem estiver notando alguma instabilidade no Chrome ou tenha fuçado demais na opção “chrome://flags” (digite este termo na barra de endereços – sem aspas – se você não sabe do que se trata).

Para acessar a funcionalidade, vá ao menu e clique em “Configurações”, “Mostrar configurações avançadas” e “Redefinir configurações do navegador para os padrões originais”, no final da página.

Em sua versão para Android, o Chrome 29 finalmente adiciona suporte à API WebRTC, que permite comunicação por voz e vídeo a partir do navegador sem necessidade de plugins adicionais. No Mac, o navegador passou a oferecer também a nova central de notificações, recurso disponível para Windows desde a versão 28.

Por padrão, o Chrome se atualiza automaticamente, portanto, você já deve estar utilizando a versão 29. É possível conferir clicando no botão de menu e, em seguida, em “Sobre o Google Chrome”. Haverá um link ali para reiniciar e instalar o update, caso isso ainda não tenha acontecido 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados