Início » Web e redes sociais » Adeus, memes: novo algoritmo privilegia páginas de “alta qualidade” no News Feed do Facebook

Adeus, memes: novo algoritmo privilegia páginas de “alta qualidade” no News Feed do Facebook

Páginas de humor e memes, isso pode significar problemas para vocês

Por
49 semanas atrás

Em mais uma manobra para priorizar o conteúdo considerado relevante e diminuir a zoeira, o Facebook virou a mira para páginas de humor e de memes em geral. Ou melhor, as tirou do holofote com um novo algoritmo que ajuda a “organizar” o News Feed.

Para desenvolvê-lo, o FB pediu que um grupo de pessoas respondesse algumas perguntas em relação ao conteúdo que viam na rede social. Por exemplo, “você confia na fonte desta informação?”, “você a compartilharia ou recomendaria a outras pessoas?”, “você realmente se interessa pelo assunto ou ele está tentando burlar o News Feed ao pedir likes?” e “você consideraria esta uma postagem de baixa qualidade ou um meme?”.

Pela última frase, dá para entender que as páginas de humor terão um pouco mais de trabalho daqui para a frente.

Poxa, Mark, deixa a galera rir também!

Poxa, Mark, deixa a galera rir também!

Com base nas respostas da pesquisa, a rede social criou um algoritmo que avalia mais de mil fatores para determinar se um conteúdo é de “alta qualidade” ou não, como a frequência que é escondido do feed, se o perfil da página está completo e se as pessoas que curtiram a página curtiram outras também consideradas de alta qualidade.

O resultado, no grupo que testou essa novidade, foi satisfatório: diminuíram as ocultações de posts e aumentaram os engajamentos.

A conclusão é de que quem já produz conteúdo considerado de alta qualidade pelos critérios do FB deverá ver mudanças apenas para melhor em suas páginas. Já as que apostam em humor trazido dos confins da internet podem começar a ter problemas no engajamento – palavras do próprio Facebook ao TechCrunch: “páginas que produzam algum conteúdo de memes e baixa qualidade podem esperar um pequeno decréscimo. As que postam exclusivamente esse tipo de conteúdo podem ver uma queda maior”.

O novo algoritmo será disponibilizado para todos os usuários nas próximas semanas.

    • Alex Oliveira

      Pois é, facebook pra mim é isso, compartilhar piada e dar risada

    • Rodrigo Ribeiro

      Vou “facebookizar” o TecnoBlog:

      http://d3j5vwomefv46c.cloudfront.net/photos/large/802750055.jpg

      Tenho pra mim que se o FB continuar com essa mania de querer controlar o modo como os usuários utilizam a rede vai acabar dando um tiro no pé.

      Eles levam o lema “A bola é minha e você joga do jeito que eu quero” muito a sério.

  • Alberth Andrade Silva

    Acho bom esta atitude, pois a maioria das páginas de humor no face de brasileiros são totalmente horríveis, sem conteúdos tanto originais quando de terceiros, zona total e nada de criatividade, só links alternativos. Saí da página Sheldon Piadista por causa de conteúdos muito repetitivos, sem graça e nexo e a maioria dos posts eram de terceiros e qualidade muito baixa do que ela tinha antes.

    • tigolex

      deveria achar bom, já chega de tanta babaquice no facebook.

  • http://rafaelmarcon.tumblr.com Rafael Marcon

    Contanto que não prejudique o Site dos Menes, beleza

    • tigolex

      sim, eu já tive a mesma idéia que você uma vez.
      Se isso existisse, pessoas seriam muito felizes.

  • tigolex

    enquanto houver babacas, haverá zuera.
    Achei extremamente boa a idéia, pois não aguento mais ver esses retardados “HU3HU3HU3HU3 BR BR, ZUERA, HURR DURR CAMSER, HUR DURR” compartilhando essas porcarias de “swamp man, pai de familia, etc”, quero ter meu facebook limpo.
    Nem excluindo pessoas do facebook resolve :/

  • Tony Lins

    Já era chegado o tempo de tirar essas coisas que só incomodam no news feed. Wooohooo!

  • Swdezerbelles

    Bom ou ruim? Pra mim, perfeito.. já para a galera que ama um meme, problemas virão por aí. Agora é esperar pra ver se realmente esse algoritmo vai fazer o que promete e principalmente, como isso irá repercutir nessa rede que infelizmente foi “orkutizada”.

  • Faraó Fodalhão

    Tio Mark só pode esta de zoa com a minha cara, a zuera fera ela é milenar! Never Ends!

  • jorge_h_pinheiro

    é menes

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha