Ir para o conteúdo.

Início » Negócios » Sabe qual é o maior arrependimento de Ballmer na MS? Isso mesmo: o Windows Vista

O futuro ex-presidente da Microsoft, Steve Ballmer, disse nesta sexta-feira (23.ago) que um dos maiores arrependimentos dele no comando da empresa foi – veja só – o processo de transformar o projeto Longhorn no que acabou sendo o Windows Vista. Faz sentido. De acordo com o Instituto DataThás, é o pior sistema operacional de todos os tempos e de todas as galáxias.

A declaração foi feita durante uma entrevista com a jornalista americana Mary Jo Foley (da ZDNet), praticamente a papisa em termos de Windows e soluções Microsoft, logo depois de anunciar a aposentadoria em no máximo um ano.

Então fica assim: a gente se encontra em outra ocasião (foto: divulgação / Microsoft)

Então fica assim: a gente se encontra em outra ocasião

Ballmer foi aparentemente muito sincero na resposta. Disse que ele teve a chance de cometer muitos erros “e provavelmente porque as pessoas querem se focar no período A, período B”. O que quer que isso queira dizer… Em seguida, ele citou o antecessor do aclamado Windows 7. Segundo Ballmer, “há efeitos colaterais de quando você coloca uma grande equipe para fazer algo que não se prova tão valioso assim”.

De fato, o Windows Vista foi muito detestado. Eu tinha uma máquina que rodava tranquilamente o sistema, então não posso me queixar do trabalho feito pela Microsoft, mas os problemas com drivers tornaram-se uma constante para muitas pessoas neste mundo da tecnologia. E sabe como é: não importa onde está a falha, no fim das contas a culpa recai sobre aquilo que está mais evidente diante de nossos olhos. No caso, o Windows. E acredite, ainda hoje o sistema está em uso entre 3,5% e 5% de todos os computadores no mundo, segundo dados diversos de empresas de análises de mercado e consultoria.

E qual foi a maior conquista de Ballmer à frente da MS? O executivo citou a participação dele durante o surgimento do “da computação pessoal inteligente”, desde os anos 1980, até recentemente. Ballmer citou o bilhão de pessoas que atualmente utilizam o Windows “e ainda mais agora com os celulares, ainda que nem todos sejam nossos celulares”. Ele tem toda a razão. Embora haja resistências infantis em reconhecer isso, a Microsoft tem grande importância no modo como lidamos com os computadores atualmente. Mesmo com todas as besteiras e enganos na história da companhia.

Entre outras perguntas diversas sobre os negócios, a vida, a carreira e mais, Steve Ballmer deu uma resposta relativamente grande sobre o motivo pelo qual a Microsoft não quer mais ser uma empresa tipo a IBM, voltada especialmente ao mercado corporativo. Ele afirmou que não há como distinguir certas atividades, do tipo atuar no campo do email no segmento corporativo, mas não fazer o mesmo no segmento de computação pessoal. O mesmo vale para os gadgets (leia-se tablets e smartphones): “ninguém conseguiu inventar um dispositivo que seja somente corporativo ou somente consumidor”.

O que Steve Ballmer pretende fazer quando assinar a carta de demissão e finalmente deixar a Microsoft? “Francamente, eu não sei.” Mas acrescenta que provavelmente haverá um segundo capítulo em sua vida para novas realizações. Mais ou menos como o parceiro Bill Gates, que continua como presidente do conselho da Microsoft, além de chefiar a Fundação Bill & Melinda Gates com a esposa, na tentativa de retirar do mundo uma série de doenças. E por sinal, falando em Gates: o mentor de Ballmer não interferiu na decisão de se aposentar. “Ultimamente, esse tipo de coisa deve ser uma decisão pessoal”, respondeu Ballmer.

Lembra dele? (imagem: divulgação / Microsoft)

Lembra dele?

Atualizado às 23h44.

70 Comentários (Deixe o seu!)

  • Marcos Silva

    "De fato, o Windows 8 foi muito detestado. Eu tinha uma máquina que rodava tranquilamente o sistema, então não posso me queixar do trabalho feito pela Microsoft" Isso foi um ato falho? Não era pra estar escrito Windows Vista no lugar de Windows 8?

    • Marcos, você tem toda a razão – eu cometi um lapso na hora de escrever. Jamais diria que o Windows 8 é um sistema ruim. Aliás, pela experiência que tive até agora, gostei bastante. O artigo foi atualizado para evitar confusão =]

    • Não faz sentido criticar o Windows 8. Quem faz isso faz por ressentimento por causa do aspecto dele, que é apenas uma questão de costume.

    • Wellington Gabriel de Borba O problema do win8 é a falta de consistência. Ele era pra se focar na interface metro, mas no fim das contas o usuário acaba entrando no "aplicativo" desktop e fica lá. Fora que nem as ferramentas básicas do windows, como o paintbrush, ganharam versão metro. No fim das contas, a interface, que era pra ser onde a gente ia querer ficar, vira um menu iniciar esquisito. Neste caso, preferia que tivessem copiado o Unity. De qualquer maneira, outra coisa que eu acho que não ficou boa foi que estão matando as janelas. É muito esquisito alguém que usa o windows não ter janelas. Eu nunca uso as coisas fullscreen, de tão acostumado que sou. Isto funciona bem em tablets, mas não no dia-a-dia, pra trabalho. Além de toda a resistência por mudanças, que já sabemos que existe.

  • Vergonhinha alheia dessa keynote. Vamo amadurecer, né Apple?

  • Piero Lourenço

    Instalei o windows 8 no meu ultrabok… comeu uma bateria violenta.. voltei para o windows 7 e estou feliz com 9 horas de bateria…

  • Alberto Prado

    Pra mim o pior sistema foi o Windows Me. Windows Vista é muito bom perto do Me.
    Como no caso não era ele que estava na frente da MS quando o Me foi lançado…

    • Ramon E. Ritter
      1c

      É verdade: quem acha o Vista ruim é por que não conviveu com o Me…

    • Pensei a mesma coisa lendo o artigo.

    • André Mansur
      2c

      Não sei o que é pior: esse francês falando um inglês desgramado tentando desesperadamente encontrar copia da MS em seus produtos ou a platéia que ri copiosamente sem nenhum senso critico.

      • rafaholanda
        55c

        Todo evento da Apple é assim, as pessoas riem de qualquer coisa que é mostrada, fanboys….

      • cara, historicamente é isso que a microsoft sempre faz, copiar a Apple e outras empresas, a ultima foi este bizarro windows 8 com aplicativos de tela cheia que nem o ipad, onde eles so trocaram os icones por quadrados e chamam isso de revolucionário
        os tablets com windows tem botão unico que vai para home que nem no Ipad, nisso nem os tablets com android tiveram coragem de copiar, ja que são geralmente 3 botões

        olha uma lista bem interessante que eu compilei :

        Windows copia MacOS
        Bing copia Google ( bing sequestrando os resultados da google , este é cumulo da copia : http://tecnoblog.net/55826/bing-copia-na-cara-dura-os-resultados-do-google/ )
        Xbox copia Playstation ( xbox 360 não trouxe nada de novo, so tem um preço mais camarada )
        Kinect veio para competir com o Controle do Wii ( mais não é copia descarada )
        .Net copia JAVA
        IE copia Netscape
        Zune copia Ipod
        Windows copia IOS ( só trocou icones por quadrados )
        bing maps copia de google maps
        Até o google street view eles tão copiando

        • Américo
          91c

          .Net não copia Java. Ele veio pra concorrer e de cara tentou pegar um nicho maior do mercado. Em partes ganha, em partes perde, mas copiar já é exagero. A MS viu uma chance de ganhar dinheiro e fez. Quem não quer ganhar dinheiro?

          E a Microsoft copia porque as concorrentes se deixam copiar e por vezes se negam a ir pra cima. Deixa os mercados populares para a MS. A Microsoft não é boba… Então eu não sei qual é o problema aqui. Ela pode ser uma copiadora nata, mas ainda assim não fosse ela e essa mania de copiar, ainda não teríamos chegado nem perto dos avanços que temos hoje. A tecnologia só avança se houver consumo para o que está hoje no mercado.

          Repare, não estou dizendo que a MS é a melhor empresa do mundo nem inocente nem nada… Cada qual quer sua fatia de mercado e está disposta a brigar com isso. E cada qual com suas armas. Então até aqui, não vejo problemas no que a MS já fez.

      • Download Inglês
        Pode dizer pq copiou?

      • Download Inglês Lady Gaga copia Madonna

      • Kleber Oliveira
        2c

        Download Inglês troll no Tecnoblog :/

      • Claudio Caetano Reis

        Download Inglês Então se páginas web usarem paginação semelhante a do Facebook, estarão copiando o Facebook? Há coisas que se tornam padrão (web patterns), mesmo tendo sido lançadas por corporações independentes.

    • O Me foi tão ruim que a MS criou uma política interna que proibiu qualquer uma a falar sobre ele. É sério.

    • Vinícius
      1601c

      O Vista é um bom sistema, só veio na época onde hardware nenhum aguentava. Mas isso foi bom, pois forçou os computadores evoluirem em termos de processamento e tecnologias.

    • verdade, mas teve um lado positivo. foi o desastre do ME que levou a Microsoft a transforma a família NT em sistema para os usuários que resultou no XP que par mim ainda é o melhor dos win

    • Américo
      91c

      Concordo com vc, o ME era muito pior, mas seu antecessor ainda era duro de trabalhar. Já o Vista tinha um antecessor redondinho, logo uma queda assim (do WinXP para o Vista) é de se detonar mesmo… Não sei se me fiz entender…

    • o Merda Edition realmente foi lastimável …

    • O Me foi do tempo do Bill Gates, com Ballmer foi o Vista mesmo!

    • George Arraes

      Eu instalava o Me original, atualizado até a tampa, mesmo assim o bicho era sangue ruim e travava com tudo

    • Eberson Allan Dos Santos
      2c

      Relembrar esse passado macabro, o ME ta no topo e logo após o Vista.

    • é mesmo e até foi esquecido

    • Eu ja tive problemas com windows vista, mas a maioria dos problemas aconteciam em maquinas que não tinham hardware suficiente para suportar o sistema, em maquinas acima de 2 gb de ram ele rodava sem problemas….

    • Comparar o Windows ME com Vista é um pouco complicado, existe um grande tempo entre o desenvolvimento dos dois, é o mesmo que disser que o Win8 e melhor que o Win3.1… Os recursos tecnológicos da época do ME eram muito limitados. agora na época do Vista, a tecnologia disponível permitia fazer algum sem tantas falhas…

    • Chinnon Santos isso não é desculpa.
      Na mesma época a Microsoft tinha o Excelente Windows 2000 Professional, o Me era inferior ao NT 4 Workstation que não funcionava quase em HW nenhum.

    • Eu vim aqui comentar isto, mas preferi curtir o seu. Ele é de longe o pior sistema operacional da empresa. Mas foi sob o comando do Gates ainda, de forma que ele não precisa se arrepender de ter sido o presidente à época. Pode sim se arrepender dos escândalos que dava pros funcionários na empresa à época e coisa do tipo. Mas o ME, pelo amor de deus.

  • Fernandu Z-luciu
    13c

    maçã podre pegando carona…

  • maçã podre no pedaço………

  • Bem. Como não sou um hard user, o Windows Vista nunca me deu grandes problemas, mas estou mais feliz com o meu Windows 8. :)

  • Maurício Rodrigues
    212c

    Para mim o vista fica longe de ser o pior se comparado com o ME. Sem falar que o 7 não deixa de ser o Vista melhorado, sempre achei o Vista um bom sistema, foi apenas pesado para as maquinas da época, mais como sempre usei hardware pesado nunca tive problemas com o mesmo. Como hoje em dia não tenho problema com o 8.

  • Mestre Meia Sete

    ME lixo pior que o Vista… Ahhh e já que é pra falar mal o 2000 também não ficou pra trás no quesito porcaria.

    • Anderson Da Silva Bandeira
      1c

      Que é isso, migrei do win98 para o win2k-pro quando saio (no trabalho) e valeu demais a pena.

    • George Arraes

      Anderson Da Silva Bandeira Verdade, o 2000 era mt bom. Principalmente para empresas

  • Gilberto Lucio
    16c

    Eu não sou da MS, mas meu arrependimento tbm foi o Windows Vista. Que belo pote de lixo. O Windows 7 é uma obra de arte ao meu ver!

  • Tiago Gabriel
    451c

    Windows Vista Caolho.

  • jacques
    70c

    O Vista, por mais odiado que fosse, nunca tive grandes problemas com ele, apesar de ter ficado pouco tempo com ele na maquina. Outro campeão de reclamações, o ME, cheguei a usar durante um tempo sem maiores complicações.

    Agora o windows 8, por mais que tentei usar, simplesmente não deu: corrompimento do fontcache.dat em praticamente quase toda inicialização, falta do global search, picos de load do HD e a incompatibilidade com o Share EX2 me fizeram remover esse SO com menos de 45 dias de uso.

    Enfim, vai tarde Ballmer, depois do windows 7, você não deu uma bola dentro.

  • Gabriel
    923c

    Eu gostava do Windows Vista, apesar de ter consciência que o hardware exigido era absurdo na época do lançamento. O design era muito bom, inclusive preferia o design daquela barra em relação ao Windows 7. Pior é que ainda utilizo o Windows XP no trabalho. :(

  • Marcvs Antonivs
    1c

    Tb nunca tive problemas com o Vista ( que rodava numa velha maquina Pentium 4 com uma placa de video porca ). Até gostava do Dream Scene.

  • Não entendi, ele se arrepende de ter destruído aquela coisa asquerosa que era o Longhorn? Ou apenas se arrepende de ter lançado o Vista cedo demais, antes de ficar realmente pronto (aka: Win 7) ?

  • Carlos Eduardo Santinato

    O windows vista realmente é um lixo, mas o ME foi muito pior.

    • Cara…eu Gostava do Windows Me…ele não travava comigo…. Agora o Vista…Misericordia !!!]

    • Ronaldo Toresin pow eu também, não sei se geral reclamada de mais, pois eu nunca tive uma tela azul com windows Me, naquela época atendia bem o que precisava, o windows vista também, usei desde o lançamento até a liberação do primeiro windows 7 consumer preview e nunca fui de invertir pesado em hardware :)

    • George Arraes

      Pô galera. O Me dava BSOD com drivers já conhecidíssimos. Tipo VGA sis630!!
      Hardware velho, mesmo assim dava tela azul

    • Carlos Eduardo Santinato

      dava tela azul até nos compaq com processador pentium 3. Só o win XP que prestou!

      • André Macêdo de Andrade
        17c

        Isso é piada demais, como o Windows ME mais leve travava num Compaq com Pentium 3, e eu acabo de digitar esse comentário de um Pentium 3 1 GHZ da Compaq que comprei esse ano usando o Windows XP SP3, o SP3 é de 2008, e ele roda bem demais e liga bem rápido, até no Facebook consigo entrar um pouco, ainda bem que eu só usei esse Windows ME em lan house.

  • Carlos Eduardo Santinato

    O windows vista realmente é um lixo, mas o ME foi muito pior.

  • Paulo Canaan

    querem subir uma ladeira muito ingrime com carro 1.0 e ainda reclama é fogo em
    o mesmo vale pro Vista em pc fraquinho, quem sempre reclamou é por que tinha pc de bosta

    • Paulo, entendo a sua leitura da questão, mas gostaria de expor o outro lado: se bem me lembro, a Microsoft pedia requisitos fabulosos para o Windows Vista rodar tranquilamente. Bem diferente da pegada de hoje, em que até as máquinas mais modestas e humildes são capazes de executar o Windows 7 sem problemas, bem como o Windows 8/8.1.

      • André Macêdo de Andrade
        17c

        Thássius Veloso, fico feliz de ver uma pessoa que é de um blog de tecnologia concordando comigo que em 2007 era muita exigência me lançar o Windows Vista, pedindo 1 Giga, processador de 1 GHZ e DirectX 9 na placa de vídeo para rodar o Aero. Qualquer pessoa normal sabe que naquela época os que moram em locais de melhor acesso a tecnologia tinha em media um Pentium 4 de 2.20 GHZ por ai, fora muitos que ainda tinham Pentium 3, ATLON Antigos ou computadores mais fracos ainda. Core 2 Duo, Core 2 Quad e Pentium Dual Core mal havia sido lançados.

  • Alexandre Cinci
    40c

    XP, isso sim era sistema operaciona :p

  • O Windows XP e o W7 foram as melhores coisas que a MS fez para o usuário doméstico, tanto que até hoje não conseguiram descontinuar o poderoso XP, agora o Vista não posso nem comentar um comedor voraz de memória e processador pesado até não dar mais. No lançamento acho que só tinha uns 5% de máquinas que tinham capacidade de rodar o bicho no Brasil rsrsr.

    • Concordo contigo mano e acrescento… demorei a abrir mão do Win98, pra mim um dos melhores. Em seguida o XP, e uso até hoje. NUNCA instalei qq outro em minhas máquinas, e já troquei, upei, … comprei notebook, etc. SEMPRE WINDOWS XP. não tem melhor!!!

    • Dalto Luiz Pizetta Loucura isso… suas máquinas não tem mais que 3GB de ram, não é?

  • Felipe Souza

    ah não acho o Vista um OS tão ruim,

    • Weslley Plaza
      0c

      Não acha por que,Voce deve ter de sobra uns 6,8GB de ram de sobra,pega uma maquina de 3gb em media. vc vai ver que maravilha

    • Felipe Souza

      Weslley Plaza é pra falar a verdade nunca testei o Vista em um desktop com hardware fraco,e realmente se for comprar ele é bem mais pesado do que Windows XP.

  • Não posso me queixar pq nos PCs que tive sempre funcionou muito bem, mas adaptar PCs mais velhos ou hardware barato com o Vista era um terror mesmo…

    • Em compensação, mandou muito bem no Windows 7.

  • Uma verdade sobre o Windows: Foi programado para ser ruim , assim empresas que investe no Windows ganham absurdos, enquanto nós temos que fazer manutenção sempre, seja comprando hardware, softwares, formatando e etc.. a lista é grande =/

    • pelo contrário, todo sistema operacional queria ser o windows. Rodar em qualquer tipo de máquina e dominar o mercado. Gostar de outros sistemas operacionais não deveriam cegar as pessoas sobre as qualidades do windows. Ele é bom, ele é fácil de mexer, tem soluções inteligentes e simples e por ai vai. Ele copia muita coisa de outros sistemas e também é copiado. Ele tem uma série de problemas, claro, e ainda assim, domina o mercado. Acho que tem motivo pra isto.

  • Windows 8 e o melhor até hoje em performance, interface e usabilidade.

  • o pior windows foi o Windows ME pois o vista nem se compara ao ME pois o sistema mesmo atualizado era horrivel muito instável mas o vista foi diferente pois teve tecnologia mas foi prematuro demais sendo que poucos fabricantes tiveram vontade de fazer drivers e isso existe ainda no 7, o vista era um lixo na versão rtm mas nos services packs seguintes amadureceu muito e sem duvida foi o melhor OS que já usei

  • Pior CEO de todos os tempos, não sou fã de empresas mas qualquer pessoa que pegue uma empresa na liderança e a deixe em terceiro lugar não sabe liderar

  • Galera falando mal do Vista, do Windows ME, é por que vc's não usaram o windows 3.1

  • Mas também coitado do Ballmer, deve ser muito trabalhoso comandar uma empresa dessa. Vale lembrar que nós somos humanos, e os computadores e o Windows foram feitos por humanos, então é claro que não vai ser perfeito! Nós sempre erramos!

  • Jonilson Oliveira

    Olha não tenho o que dizer contra o win8,acho ele um windows muito rápido e leve, embora a versão Pró não tenha todos recursos do win7. Como o meu pc é um pouco antigo, é um acer 32 bts de fato o operacional pelo fabricante é win. vista, acho que é por isso que não tenho problema. Ja usei o win8 mas continuo com win7.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.