Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet Review » Review: Samsung Galaxy S4 Mini, o pequeno notável

samsung-galaxy-s4-mini-fecha

O mercado de smartphones está cada vez mais cheio de telas gigantes, algumas de 5 polegadas ou mais. Quem procura um aparelho topo de linha, mas com tamanho menor, praticamente não tem opções entre os Androids. E mesmo o iPhone pode sair dessa lista em um futuro não muito distante: veículos tradicionais já afirmam que a Apple está testando telas de 5,7 polegadas.

A solução da Samsung para os smartphones pequenos e decentes é o Galaxy S4 Mini, com tela de 4,3 polegadas. Ele foi anunciado no fim de maio e chegou às lojas brasileiras no início de agosto por 1.399 reais. O hardware é inferior ao do Galaxy S4, mas com 1,5 GB de RAM e processador dual-core de 1,7 GHz, ele promete ser um “smartphone compacto e poderoso” e oferecer “alto desempenho”, nas palavras da Samsung.

Será que a versão compacta do Galaxy S4 é uma boa opção de compra? Usei o Galaxy S4 Mini como smartphone principal nas últimas duas semanas e nos próximos parágrafos você confere as minhas impressões.

Design

samsung-galaxy-s4-mini-frente-alt

Não há muito o que falar sobre o design de um smartphone da Samsung porque, como você deve saber, a sul-coreana adota as mesmas ideias em praticamente todos os aparelhos, dos mais baratos aos mais caros. As principais características da Samsung estão aqui: os cantos arredondados e assimétricos, o botão Home físico, a tampa flexível de policarbonato na traseira e as bordas de plástico que imitam metal.

Visualmente, o Galaxy S4 Mini é como seu nome sugere: uma versão compacta do Galaxy S4. As cores e texturas são idênticas, as curvas são muito parecidas e os sensores, botões e conectores estão localizados nos mesmíssimos lugares. No entanto, não há o LED de notificações do irmão mais caro, então você precisa obrigatoriamente ligar a tela para verificar se há algo novo.

samsung-galaxy-s4-mini-frente-topo

A tampa traseira do Galaxy S4 Mini exibe a inscrição Duos se o modelo for dual SIM, como é o caso do modelo que testei. Ao removê-la, o usuário tem acesso imediato ao slot do SIM card secundário, mas como ele fica obstruído pela bateria, não há como trocar o chip sem desligar o aparelho. Embaixo da bateria, há a entrada do cartão microSD e o SIM card primário, que também é microSIM.

samsung-galaxy-s4-mini-microsim-microsd

As laterais abrigam o botão Power e o controle de volume. Não há botão dedicado para a câmera. Na parte inferior estão localizados a porta microUSB e o microfone; no topo, temos o conector para fones de ouvido de 3,5 mm, o microfone secundário para cancelamento de ruídos e o sensor infravermelho, que pode ser usado pelo aplicativo WatchON para controlar TVs e outros aparelhos eletrônicos, inclusive de outros fabricantes.

samsung-galaxy-s4-mini-conector-fone

E a pegada é ótima: com apenas 61,3 mm de largura e 8,94 mm de espessura, é possível tocar em qualquer ponto da tela com o polegar sem fazer alongamentos. O Galaxy S4 Mini tem praticamente a mesma largura do Motorola RAZR i, que é confortável de segurar, mesmo por quem tem mãos pequenas, e possui apenas três milímetros a mais nas laterais em relação ao iPhone 5. Pesando 107 gramas, ele também não incomoda no bolso.

Tem muito plástico brilhante? Tem. Isso faz o Galaxy S4 Mini parecer “barato” em relação ao Xperia SP, RAZR i ou Nexus 4, que possuem carcaças com partes de metal ou vidro? Faz. É um ponto negativo? Sim. Mas isso não é um impeditivo na hora de escolher um smartphone, pelo menos para mim.

Tela

Como de costume, a Samsung colocou uma tela com painel Super AMOLED no Galaxy S4 Mini, o que na prática significa brilho alto, pretos bastante profundos e cores saturadas, às vezes até demais. O visor tem 4,3 polegadas e resolução de 960×540 pixels, com densidade de 256 pixels por polegada.

Em tempos de telas 1080p em celulares, a resolução do Galaxy S4 Mini não é muito alta, mas é mais que suficiente para não enxergar pixels individuais a uma distância normal e ver textos com fontes bem nítidas. O ângulo de visão também é ótimo, próximo a 180º, bem diferente da tela TFT LCD do Sony Xperia SP, em que há perceptível variação de cores ao inclinar o aparelho.

Com o brilho no máximo, a visualização sob a luz do sol é boa. Uma modificação de software da Samsung permite que o usuário configure uma compensação de brilho de -5 até +5 quando o brilho estiver no modo automático. Assim, quem gosta de telas mais brilhantes pode mantê-la bastante iluminada mesmo em ambientes mais escuros.

Software

samsung-galaxy-s4-mini-s-voice

Considerando que o Android 4.3 até agora só chegou aos dispositivos vendidos no Google Play, dá para dizer que o Galaxy S4 Mini vem com um sistema muito bem atualizado: é o Android 4.2.2, o mesmo do Galaxy S4. Mas isso não importa muito, porque a Samsung colocou sua interface TouchWiz Nature UX 2.0 por cima e poucos detalhes restaram do Android desenvolvido pelo Google.

A tela de bloqueio pode ser desbloqueada deslizando o dedo para qualquer direção e mostra um efeito de luz quando isso acontece. A mensagem que aparece acima do relógio pode ser personalizada, e a parte inferior comporta até cinco atalhos para os aplicativos de sua escolha.

Nas configurações padrão, a tela de bloqueio não suporta widgets: você só pode manter o relógio e a mensagem personalizada. Quando os widgets são ativados, a tela à direita mostrará uma lista de aplicativos favoritos. Também é possível configurá-la para abrir o aplicativo da câmera, como acontece no Android puro.

Uma das maneiras de desbloquear a tela, em vez de deslizar o dedo, é dizer “Olá, Galaxy”. Isso abrirá automaticamente o assistente de voz S Voice, que no Galaxy S4 Mini entende o português brasileiro. Basta dizer “Navegar para Rua Vergueiro, 1353”, “Me acorde amanhã às 9h00”, “Desligue o Wi-Fi”, “Abra o Twitter” ou “Qual é o tempo para amanhã?” e ele responderá. O reconhecimento de voz não é perfeito, mas funciona bem.

Na central de notificações, há uma útil barra de configurações rápidas, que permite ativar e desativar coisas como Wi-Fi, dados móveis e rotação de tela, e um seletor para configurar o brilho da tela. No modelo Duos, botões permitem escolher qual chip será usado para acessar a rede de dados – os dois estão sempre ativos para receber chamadas.

samsung-galaxy-s4-mini-sim1-sim2

O menu de aplicativos tem uma opção para ocultar ícones, escondendo alguns aplicativos que vêm pré-instalados e não podem ser desinstalados facilmente: ChatON, Dropbox (que dá 48 GB grátis por dois anos), Flipboard, Gravador de Voz, Group Play, Manual do usuário, Meus Arquivos, S Memo, S Planner, S Translator, S Voice, Samsung Apps, Samsung Hub, Samsung Link, Story Album, TripAdvisor e WatchON.

samsung-galaxy-s4-mini-home

O Polaris Office, que costuma vir nos aparelhos Galaxy, não aparece no menu de aplicativos porque a Samsung optou por incluir uma versão básica, que apenas lê documentos do Word, Excel e PowerPoint, e não possui capacidades de edição. Também há cinco joguinhos de demonstração que funcionam por alguns minutos, mas eles podem ser desinstalados com dois toques.

Há alguns truques de software herdados do Galaxy S4, como o Smart Stay, que deixa a tela ligada enquanto o usuário estiver olhando para o aparelho, e algumas aplicações para os sensores: se você estiver vendo informações de um contato e aproximar o smartphone do rosto, o Galaxy S4 Mini poderá fazer uma chamada automaticamente, por exemplo.

Mas boa parte foi embora. Os Air Gestures, por exemplo, não estão aqui. No Galaxy S4, eles permitem ativar a tela, rolar a página para baixo e aceitar chamadas apenas fazendo gestos, sem tocar na tela. O Air View, que exibe prévias de pastas aproximando o dedo da tela, também foi removido. E a possibilidade de usar dois aplicativos ao mesmo tempo não existe aqui – mas considerando o pequeno tamanho da tela do Galaxy S4 Mini, provavelmente essa funcionalidade não seria muito útil.

Multimídia

A Samsung manteve o Play Music e Play Filmes do Google, mas adicionou os seus próprios players de áudio e vídeo. Eles não possuem recursos matadores, mas são bons.

O tocador de música da Samsung tem o equalizador SoundAlive, que também pode adicionar efeitos sonoros, como reforço de graves e simulação de sala de concertos; alguns deles funcionam apenas com o fone de ouvido conectado. Há suporte a comandos de voz, o que significa que você pode dizer “Pausar” ou “Aumentar volume” para o celular. Uma aba chamada Salão de Música permite encontrar músicas que o aparelho considerou excitantes, calmas, apaixonadas ou alegres.

O player de vídeo rodou sem problemas arquivos *.avi em XviD e séries em *.mkv com resolução 720p. Ele suporta até mesmo legendas em *.srt, então é pouco provável que alguém precise instalar um aplicativo adicional, como o MX Player, para assistir a algum vídeo. Entre os players de vídeo pré-instalados em smartphones, certamente a Samsung está um passo à frente dos concorrentes.

O som é suficientemente alto e bem definido para tocar funk no ônibus e acordar pessoas no avião. Ah, e ele suporta rádio FM também – funcionalidade que o irmão maior não possui.

Câmera

samsung-galaxy-s4-mini-camera

Para um smartphone de linha média, a câmera do Galaxy S4 Mini é decente. As fotos, com resolução de 8 MP, possuem bom nível de detalhes e poucos ruídos, pelo menos em ambientes onde a iluminação ajuda. Durante a noite, as imagens não são muito agradáveis de se ver: elas saem borradas e sem definição. Mas como as câmeras dos aparelhos dessa faixa de preço não costumam se sair bem nessas situações, isso já era esperado.

Os vídeos são filmados com resolução de até 1920×1080 pixels a 30 frames por segundo e também possuem boa qualidade. É possível pausar a gravação a qualquer momento e tirar fotos enquanto estiver filmando. O aplicativo da câmera não parecia totalmente otimizado: certas vezes, após parar a gravação, o vídeo continuava sendo gravado por até dez segundos, com imagem congelada e áudio sendo captado.

Novamente, algumas funções foram herdadas do Galaxy S4, como a Foto com som, que tira uma foto e capta áudio por alguns segundos, além dos diversos efeitos de imagem (sépia, escala de cinza, solarizar, entre outros). O Story Album, aplicativo da Samsung que gera álbuns de fotos automaticamente, também foi incluído no Galaxy S4 Mini.

samsung-galaxy-s4-mini-camera-aplicativo

Conectividade e acessórios

Na caixa do Galaxy S4 Mini, além do aparelho, a Samsung incluiu o manual de instruções e vários papeis promocionais; um cabo microUSB; um carregador de tomada de 1.000 mA, que leva a bateria de 0% a 100% em cerca de duas horas; um fone de ouvido intra-auricular e pares de borrachinhas extras para pessoas com ouvidos menores ou maiores.

samsung-galaxy-s4-mini-acessorios

O fone de ouvido intra-auricular do Galaxy S4 Mini é o mesmo que acompanha vários outros aparelhos da Samsung e possui qualidade bastante satisfatória. Ele possui um microfone integrado e, além de um botão para atender chamadas (que também serve para pausar e reproduzir a música), tem controle de volume embutido – ainda não entendi por que outros fabricantes não colocam esses botões.

A Samsung prometeu que dois modelos do Galaxy S4 Mini chegariam ao Brasil, com o mesmo preço sugerido de R$ 1.399. O GT-I9192, usado neste review, está sendo vendido nas grandes lojas brasileiras desde o início de agosto com 3G e suporte a dois SIM cards. O GT-I9195 é a versão com 4G apenas um slot para chip. Além da diferença na conectividade, o modelo com 4G possui chip NFC, inexistente no 3G dual SIM – o resto do hardware permanece igual.

Hardware

O Galaxy S4 Mini não diminuiu apenas no tamanho em relação ao Galaxy S4, mas também nos componentes internos.

O processador quad-core de 1,9 GHz saiu para dar lugar a um dual-core de 1,7 GHz; a RAM diminuiu de 2 GB para 1,5 GB; a GPU Adreno 320 foi substituída por uma humilde Adreno 305; o armazenamento interno foi de 16 GB para 8 GB; e a resolução da câmera traseira é de 8 MP, contra 13 MP do irmão mais caro. Com a mudança do SoC, de Snapdragon 600 para Snapdragon 400, o suporte ao novo Wi-Fi 802.11ac também foi embora.

Apesar do hardware mais básico, o Galaxy S4 Mini não decepcionou. As várias animações da interface TouchWiz foram exibidas de maneira bem fluida e o desempenho em jogos (pelo menos em Real Racing 3 e Dead Trigger) foi satisfatório. No entanto, em uma ocasião, durante uma partida de Fruit Ninja, houve engasgos incômodos – após uma olhada no gerenciador de tarefas, percebi que o sistema estava consumindo mais de 1,2 GB de RAM.

Nos benchmarks sintéticos, o Galaxy S4 Mini obteve bons números, mas foi pior que o Xperia SP, provavelmente devido a GPU, que no aparelho da Sony é uma Adreno 320 – uma grande vantagem em relação ao smartphone da Samsung.

Estes são os resultados:

samsung-galaxy-s4-mini-benchmark

Bateria

Como o Galaxy S4 Mini tem pouco armazenamento interno disponível em relação ao meu smartphone principal, um velho Galaxy Nexus, não havia espaço suficiente para sincronizar todas as minhas músicas do Rdio. Então minha rotina mudou um pouco: em vez de ouvir músicas offline, sincronizadas na memória do aparelho, decidi ouvir músicas por streaming, usando a conexão 3G. Mesmo assim, a bateria do Galaxy S4 Mini durou bastante.

Num dia típico, saindo de casa às 9h, ouvindo duas horas de músicas por streaming, lendo emails e feeds durante 30 minutos e deixando as notificações ligadas o dia inteiro, conseguia chegar às 20h sempre com algo entre 25% e 45% de carga restante. A bateria de 1.900 mAh do Galaxy S4 Mini parece ser suficiente para aguentar um dia de uso para a maioria das pessoas.

samsung-galaxy-s4-mini-bateria

O aparelho obteve ótimo desempenho nos nossos testes de bateria, que envolvem execução de arquivos multimídia, navegação na web, ligação telefônica e jogos. A tabela completa e uma descrição detalhada da metodologia do teste podem ser conferidos neste link.

Com uso intenso, o gasto de bateria foi de 46%, ou seja, em três horas, o nível de bateria caiu de 100% para 54%. Com uso moderado, o gasto foi de apenas 30%.

Pontos negativos

  • Design cansado e acabamento abaixo da média;
  • Preço sugerido acima dos concorrentes.

Pontos positivos

  • Bateria com boa autonomia;
  • Desempenho satisfatório;
  • Fones de ouvido de ótima qualidade.

Conclusão

samsung-galaxy-s4-mini-frente

Se você leu tudo e chegou até aqui, percebeu que o Galaxy S4 Mini não tem nenhum grande defeito. E, de fato, ele é um ótimo aparelho. O design está dentro do esperado para um smartphone da Samsung, a tela tem definição aceitável, a câmera está boa para um aparelho intermediário, a bateria dura bastante e o hardware oferece desempenho decente.

Entretanto, com preço sugerido de R$ 1.399, o Galaxy S4 Mini chegou ao Brasil um pouquinho mais caro do que deveria, se considerarmos seu principal concorrente. O Xperia SP foi lançado por R$ 1.229 e as lojas da Claro começaram a vender o aparelho no pré-pago por R$ 1.099, deixando o smartphone da Sony com a melhor relação custo-benefício do mercado brasileiro entre os intermediários.

Como o Xperia SP tem GPU melhor, acabamento superior, tela com maior definição (apesar do problema com o ângulo de visão) e preço mais acessível, se eu estivesse querendo comprar um smartphone intermediário agora, minha escolha seria o smartphone da Sony.

Outra excelente opção é o Nexus 4. Ele não possui 4G como o Xperia SP e o modelo single SIM do Galaxy S4 Mini, mas tem hardware superior, atualizações diretas do Google e baixou muito de preço nas últimas semanas – hoje, pode ser facilmente encontrado por cerca de R$ 1,2 mil. Recentemente, algumas lojas fizeram uma promoção do Nexus 4 por R$ 879. E como o Google diminuiu em 100 dólares o preço do Nexus 4 nos EUA (a versão de 8 GB agora custa US$ 199, enquanto a de 16 GB fica por US$ 249), ele pode ter ainda mais espaço para baixar de preço no Brasil também.

Mas o Galaxy S4 Mini tem o seu público alvo, claro. Se você está querendo um aparelho compacto, com hardware decente e suporte a dois chips, não há opções melhores. Ele possui características bem superiores ao Galaxy Grand Duos, podendo realmente ser chamado de “dual chip premium”, e ocupa o posto de melhor dual SIM do mercado brasileiro entre os grandes fabricantes.

Especificações técnicas

  • Bateria: 1.900 mAh.
  • Câmera: 8 megapixels (traseira) e 1,9 megapixels (frontal).
  • Conectividade: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.0, USB 2.0 e infravermelho.
  • Dimensões: 124,6 x 61,3 x 8,94 mm.
  • GPU: Adreno 305.
  • Kit contém: Samsung Galaxy S4 Mini, fone de ouvido (3,5 mm), carregador, cabo USB e manuais de instrução.
  • Memória externa: suporte a cartão microSD de até 64 GB.
  • Memória interna: 8 GB (5 GB disponíveis para o usuário).
  • Memória RAM: 1,5 GB.
  • Peso: 107 gramas (4G single SIM) ou 108 gramas (3G dual SIM).
  • Plataforma: Android 4.2.2 (Jelly Bean).
  • Processador: dual-core Snapdragon 400 de 1,7 GHz.
  • Sensores: acelerômetro, bússola, giroscópio, proximidade.
  • Tela: Super AMOLED de 4,3 polegadas com resolução de 960×540 pixels e proteção Gorilla Glass 2.

Atualizado às 23h34.

99 Comentários (Deixe o seu!)

  • Parabéns Paulo Higa por mais um review de qualidade!!!

    • Paulo Higa
      460c

      Cara, obrigado. Mas você tem algo a comentar sobre o aparelho em si? :-P

      • Sim! Ele pelo fato de ser menor, pode ser atrativo para alguns consumidores que não gostam muito do tamanho da tela do Samsung Galaxy S4. Entretanto, as especificações técnicas são um tanto inferiores comparado ao Galaxy S4.

        Mais para um aparelho deste porte é uma boa escolha, o preço pode não ser o mais adequado comparado com a concorrência, entretanto se o consumidor final não deseja investir em um aparelho como o Galaxy S4 com todas as suas especificações técnicas potentes, é um ótimo investimento.

        Resumindo, para quem usa somente para necessidades básicas, como por exemplo: navegar na internet, ouvir músicas, assistir vídeos em alta definição e rodar alguns aplicativos é uma boa opção escolher o Galaxy S4 Mini. Já aquele usuário que precisa de utilizar o máximo de um aparelho com Android, o Galaxy S4 é uma opção ideal.

        Lembrando também que para quem quer ter um primeiro smartphone com Android, o Galaxy S4 Mini é uma excelente opção e vai durar um bom tempo com o usuário final, e não deixa a desejar.

        É isto, kkkk, fiz um rápido resumo! ;)
        Até mais!
        Abraço!

  • Muito bom o review. Parece mesmo que esse é o tal do "smartphone dual sim premium" que a Samsung prometeu.

  • Rogério Santos
    16c

    É um excelente smartphone, porém, tem preço muito elevado. Por pouco mais de 1.000 você pode comprar o Nexus 4, que tem especificações melhores.

    Se a Samsung lançar uma versão “single sim” por aproximadamente 800, vende feito água.

  • Smartphone com 100% cara de Xing Ling. Trocar um Nexus IV pelo S4 Mini é uma insanidade. Salvo se o objetivo é ter duas linhas.

    Paulo Higa, porque você se absteve de comentar que o Nexus 4, superior em todos os parâmetros, está na mesma faixa de preço ou até mais barato do que o S4 Mini?

    • Paulo Higa
      460c

      Porque o Nexus 4 originalmente foi posicionado numa categoria acima do Xperia SP e do Galaxy S4 Mini (lançamento por R$ 1.699) e não lembrei das promoções absurdas que Ponto Frio, Casas Bahia e Extra fizeram nos últimos dias, então acabei não colocando ele na conclusão.

      O texto foi atualizado, obrigado pelo toque. :-)

    • Sabe informar se ele tem suporte a usb audio? Um celular básico desses com um bom dac usb me livraria do combo pesado MP4 + Celular.

    • Sabe qual é o problema?? O Nexus não tem marketing, o S4 mini vai vender muito mais que o Nexus 4 por ser um 'Galaxy'.

  • A bem da verdade, o Nexus IV na atual faixa de preço, em torno de 1300 reais, vai dificultar bastante as vendas dos smartphones intermediários. Em que pese o fato de que o Nexus ainda não é muito conhecido no Brasil. Mas isso deve mudar no médio prazo.

  • Gilberto Nunes
    24c

    O preço ainda é alto demais, tá mais caro que o Nexus 4. Se for comparar custo X benefício ainda fico com o RAZR i que tá na casa dos R$800,00.

  • Só não entendi o termo design cansado.

    • Paulo Higa
      460c

      A Samsung anuncia em média um smartphone novo por semana, quase sempre com o mesmo design. Pode ser uma estratégia de marketing para fortalecer a marca e deixar os aparelhos mais "identificáveis", mas acho que chega uma hora que cansa.

      Explicando com uma imagem: http://tecnoblog.net/wp-content/uploads/2013/08/galaxy.jpg

    • Leonardo Ribeiro

      Paulo HigaA apple é a mesma coisa todo ano e todos falam que é inovação.

      • O problema é que a Apple faz só um smartphone por ano. A Samsung, uns 200.

  • gokernel
    372c

    Espero que não seja uma porcaria como o s 3 mini … comprei no sábado e vendi no domingo:

    O S III mini é uma porcaria:
    01 – Ler o manual(.pdf com 105 páginas) fica engasgando.
    02 – não abriu o .pdf(The art of assembly).
    03 – Bateria que some logo a carga … Mesmo com o brilho em torno de 15 %.
    04 – Som baixo…
    05 – Aparelho que parece muito frágil … acredito que na primeira queda perdiria.

    Pretendo sábado próximo comprar o RAZR i … Paulo, alguma dica de aparelho na faixa de 1000 com android ?

    • Paulo Higa
      460c

      Se conseguir pegar o Nexus 4 na promoção (chegou a R$ 879 esses dias) e não precisar de 4G, vai sem medo. A bateria não é das melhores e a câmera também não tira fotos muito boas, mas acho que o hardware parrudo e as atualizações rápidas compensam esses contras.

  • Sérgio Luiz

    Comparar esse cel com o poderoso nexus 4 é brincadeira!!!

  • Leandro Nascimento
    74c

    Cara, é Android… já começa ruim! hahaha

  • Senti falta do vídeo de teste da câmera, que você sempre faz dos aparelhos. Gostaria de usá-lo para comparar com o teste do Xperia SP. Rola de fazer essa comparação entre os dois modelos em ambiente com as mesmas condições? Obrigado.

    • Paulo Higa
      460c

      Atualizado com o teste de filmagem. :-)

      • Valeu camarada. A câmera parece realmente ser boa para registros do dia-a-dia. Se não for pedir muito. Comparando o S4 mini com o Xperia SP, levando em conta principalmente câmera, áudio e bateria, qual dos dois você recomendaria? Obrigado mais uma vez.

        • Eu li seu review novamente e percebi que essa pergunta já havia sido respondida. Desconsidere-a por favor.

  • André Noia
    63c

    Higa, disse tudo na parte dos pontos negativos. Eu só acrescentaria que o Touchwiz da Samsung também já está mais que batido.

  • Ogan Hudson
    1c

    Se for pra pegar um galaxy a este preço, então que seja o S3.

    • Eu sei que o preço está além da expectativa. Só que aqui nesse caso é um Dual Chip e não um single chip que nem um S3. (y)

  • O aparelho é bom, foi bem mais trabalhado do que o S3 Mini. Mas tem só algumas coisas que me incomodam, por exemplo: poderiam ter colocado uma tela HD porém a qualidade da tela é boa. Poderia ter bateria um pouco maior, e o principal, uma GPU melhor, poderia ser uma adreno 320 de modelo antigo, mas essa que ele tem é muito ruim, eu acho isso pq pelo preço alto que ele é vendido sabe.

  • Camile Dias

    Qual é melhor o Iphone 4 ou o Galaxy s4 mini? Obrigada ..

    • Leonardo Ribeiro

      Oque é melhor? É melhor você não comprar um celular porque todo mundo tem ou porque é bonito, se quer um android bom, de verdade, que não trave, que tenha a qualidade da google e que sempre vai estar atualizado compre um nexus 4, se quer um bom smart com android que nao seja um nexus 4 compre um moto x, agora o resto na minha opnião é tudo merda.

    • Melhor Nokia Lumia 720

    • Nokia Lumia 920

    • Leonardo Ribeiro Moto x: 1800 reais (não vale isso, quem sabe daqui a um ano…)
      Nexus 4: 900 reais e câmera lixo.

    • Olá, o meu galaxy s4 mini caiu e trincou o vidro, poderiam me informar uma loja de confiança que possa fazer a substituição?

  • Paulo Higa. A câmera do S4 mini realmente parece ser boa para registros de vídeos do dia-a-dia. Só não sei se fico feliz ou preocupado pelo fato de ela não ter “engasgado” nesse teste. Se não for pedir demais e confiando na sua experiência na área, eu gostaria de ter sua opinião sobre ama questão. Considerando principalmente a qualidade de áudio, câmera e bateria, você escolheria o S4 mini ou o Xperia SP?

    • Desconsidere o comentário anterior, por favor.

  • iasmin47
    1c

    Hoje eu estava vendo uns vídeos e vi que ele não armazena aplicativos no cartão de memória e o chip dele é micro, isso é verdade?

  • Qual é melhor o galaxy s4 mini ou razr i, por favor me respondam???

    • Paulo se poder me responder tbm qual bateria entre os dois dura mais. vlw abraço

    • Tive os dois e o fator determinante foi ter dois chios mas o razr I tem bateria melhor porém nao roda alguns jogos

  • Parabéns pelo review Paulo, muito bem detalhado.

  • mateusferri
    1c

    Bom dia Paulo,

    Gostaria de saber como posso fechar alguns aplicativos que estão sendo executado no Galaxy S4 mini.

    Ex: uso o whatasapp e so clico na seta para voltar, isso nao quer dizer q eu fechei o aplicativo correto!?

  • sviegas.rs
    1c

    Pessoal, peguei o celular na sexta-feira. Até agora tenho percebido que preciso, Às vezes, recarregar 2 vezes por dia. A bateria está acabando muito rápido, mesmo com o brilho diminuído. Isto é normal? Estou afim de ir na loja e trocar. Porque tá demais isto.

    Tipo, durante o dia, só o uso para ver as horas e os e-mails que chegaram, mas é coisa de 5 minutos. Meu colega tem um S3 e a dele dura bem mais que a minha. Hoje desconectei do carregador eram 7:30. Agora são 19h e a bateria já está em 18%.

    É normal?

  • rafaellsferreira4
    1c

    Paulo, boa noite.. tire algumas dúvidas minhas se possivel..
    tenho um GALAXY S2, um Dual-core 1.2 GHz Cortex-A9, Chipset; Exynos, GPU; Mali-400MP e 16gb de memoria interna..
    eu instalo muitos jogos pesados nele.. REAL RACING 3, NEED FOR SPEED; MOST WANTED, SIX GUNS, um de TENIS que ocupa 1 giga de espaço, entre outros… como os aplicativos são pesados, eu instalo todos no cartão de memoria de 16gb que comprei… e coloco td no cartão… musicas, videos, jogos só os aplicativos que não podem ser instalados no cartão que deixo na memoria do aparelho…. as minhas dúvidas são;

    1ª) O SAMSUNG GALAXY S4 MINI DUOS, quero com 2 chips, roda esses aplicativos que o S2 suporta??

    2ª) eu posso instalar um cartão de memoria de 16gb por exemplo e instalar os aplicativos na cartão para preservar a memoria do equipamento?

    3ª) os dois chips SIM dele são micro SIM ou são SIM normal, ou um é MICRO e o outro NORMAL??

    4ª) em relação ao S2 perco muito ou na verdade ele é melhor que o S2?? pergunto isso pq uso o S2 pra td.. ver o saldo do banco, colocar credito no celular pelo aplicativo do banco, ler/enviar e-mails, GPS, radio FM, player de musica, ver videos mo youtube.. uso bastante o aparelho… conseguirei usa-lo da mesma forma que uso o S2 hj?? ele se equipara ao S2??

    Pode dar mais essas explicações sobre o aparelho?? lembrando que preciso do dual chip..

    Obrigado!!!

  • Muito bom o review Parabéns hehe…. no momento colocaria tambem o optimus g como opção de compra, pois pode se achar ele por valores até inferiores a esse e o unico quesito que o s4 mini leva vantagem é o fato do dual sim…. mas muito bom o aparelho

  • Alem do lg optimus 4x hd que é um smartphone respeitavel e pode ser encontrado por valores bem abaixo que esse…

  • Oi.. boa tarde… uma dúvida, ele lê arquivo PDF? obrigada

    • Natália Tobias

      A grande maioria dos smartphones lê arquivos em PDF. Pois o sistema Android, tem aplicativos justamente com esse intuito, por exemplo o Adobe Reader. Logo, sim, esse smartphone lê arquivos em PDF.

  • Bom dia, comprei um galaxy s4 mini ontem e estou um pouco perdida para usa-lo. Alguém sabe como tira print?

    • Use o botao do meio e o botao de bloquear o aparelho, os dois juntos :D

    • Artur Leal

      Raysa Viana ô monga, isso eh so no iphone

    • Artur Leal a Rayssa está certa… é só segurar por 2 segundos…

  • lucas77.s4n
    1c

    O mini s4 pode ser inferior ao xperia SP , mas a interface do xperia e aquelas luzes chamativas e desnecessária estraga completamente o aparelho , tem a opção de desligar, entretanto , eventualmente ela acende, respeito quem gosta de tal extravagancia , isso é opinião pessoal , no fim levei o mini s4 tem recursos úteis , tirando o recurso de foto com vídeo , que deveria ser excluído também ,, o resto é útil, como o dual chip e a expansão micro sd , se não fosse isso minha opção seria nexus 4 …

  • comprei um galaxy 4 mini a dois dias , e venho percebendo varias vezes ao dia , a perda de sinal com a operadora ( claro ) ; nao envia sms , nao faz ligação etc …. oq fazer pra solucionar ? obrigado !

  • E esse que eu quero…..

    • Conpra então

    • Conpra então

    • meu S4 nao sai a voz quando ligo para alguem. preciso de ajuda

  • valeskkareis
    1c

    Paulo comprei o Galaxy S4 mini, porém nos primeiros minutos de uso ele já estava quente! Isso é normal ou o aparelho veio com algum problema?

    • camila_naciff
      1c

      o meu também fica assim

  • Amigo, estou em duvida entre esse S4 Mini e o iPhone 4S. Qual é o melhor? (sem levar em conta o sistema operacional)

  • rbmilet
    1c

    Possuo o aparelho S4 Mini há um mês, embora a matéria informe que não há controle de movimentos (Air Gestures), ele tem sim: um controle de pausar a reprodução de mídia cobrindo o aparelho com a palma da mão.

  • Estou afim de compra rum celular… Gostei do S4 Mini e o Nexus 4. Porém, gostaria de saber qual é a melhor opção de GB's, a do nexus de 16 GB sem externo ou S4 mini com 8 GB e possibilitando +64GB externo ? Agradecido.

  • Paulo vc sabe se tem como deixar o fundo de tela preto em vez desse azul??

    • Joaquim Marinho Neto

      E só tirar foto com dedo na lente vai sai preto lógico e usar como papel de parede, eu faço isto no meu iPhone fica muito bom!

  • Deveria ser lançado galaxay s4 grande de 2 chip o i9502 aqui no brasil dai eu ficaria feliz…
    Problema do galaxy s4 mini que ta caro de mais pro nivel de hardware que tem mesmo sendo melhor dual chip nacional vale no maximo mil reais..

  • Dúvida urgente: Comprarei o meu "RAZR I" amanhã por R$ 699,00 novo na promoção das Americanas da Black Night, agora, to tentando descobrir se é a melhor aquisição no momento nessa faixa de preços e desempenho? esse S4 Mini ou esses dos link a seguir: http://www.tudocelular.com/compare/2345-2432-2361.html me add no faceb… urgente , please!!!

  • Anonymous

    NÃO RECOMENDO A LOJA SAMSTORE, VINCULADA À CISSA MAGAZINE. Comprei o S4 Mini Duos nessa loja e sinto-me lesado, pois aparelho veio com defeito. Trata-se de pura picaretagem. Vendem produtos com preços abaixo dos concorrentes, mas não vale a pena. Reclamei mas o atendimento pós-venda é péssimo, bem diferente de quando fiz a compra. FUJAM DESSA LOJA!!!

  • Gilberto Bispo

    Ola amigo eu tenho uma duvida pois já tentei falar com o sac samsung sem sucesso tenho um Galaxy S4 mini duos e o meu aparelho não permite que eu escolha o uso do chip 1 ou 2 após ter selecionado o contato, eu tinha um razr3 e podia escolher em qual chip usar depois que já havia selecionado o contato mesmo porque a minha agenda esta toda em um unico chip

  • Gilberto, eu só ligo do mesmo chip sempre..mas pelo que entendo, ele vai fazer a ligação do chip que estiver selecionado.. (pra selecionar o chip vc abaixa aquela barrinha onde vc aciona o wifi, por exemplo e escolhe entre os dois chips)

  • Gilberto Bispo

    Paloma Murad bom é o que eu estou fazendo mas na minha opinião é ridiculo ter que fazer toda esta ginastica na hora de escolher um chip a ser usado, ex: o chip2 quase não uso por oi pré pago se vc seleciona o mesmo depois esquece de voltar pro pos pago seus creditos vão embora em uma unica ligação….rsrsrs….repetindo isto é ridiculo

  • Enayla Werneck

    Olá amigo, preciso de ajudar, pois depois que configurei o e-mail no galaxy, todo sms que recebo, aparece uma notificação no e-mail, como se fosse e-mail mesmo, como faço pra bloquear essa função? help!

  • Poxa, adorei o parecer técnico! Ajuda bastante a gente, a se decidir por um modelo! Valeu!

  • Concordo plenamente com a análise o aparelho é tão bom quanto foi informado e realmente não deixa nada a desejar em relação ao Grand Duos. Hoje não vejo outro aparelho dual sim com tantos recursos.

  • Leitores de plantão. Lembrem-se que se forem fazer comparações referente ao S4 mini, que façam com aparelhos dual chip. Pois, se fosse pra ser comparado como aparelho de um chip, compararia com o próprio S4.

  • Parabéns pelo blog,Estou querendo compra um S4 mini Dual, por que tenho a necessidade de ter dois chips mais em procura pela net me deparei com duas tipo de S4 mini Dual com os seguintes códigos de referencia; GT-I9192ZKLZTO e GT-I9192ZKL, Gostaria de saber qual e a diferença entre ele por que em alguns site a diferença no preço e grande e qual e o melhor?? obrigado

  • ele tem sensor de gestos e percebe se vc esta olhando para a tela durante a reprodução de videos???

  • novo sonho de consumo

  • Novo sonho de consumo , tão lindo o meu futuro baby !

  • pra comprar um mini s4 nesse preço, bem melhoro lançamento da samsung o Win Duos, alem de ser dual chip, vem com processador quadcore, a tela de 4,5 só perde no s4 mini na resoluçao da camera, mais ainda sim é bem melhor !

  • Realmente ao meu ver, essa é a melhor opção para um dual chip até o momento.

  • Perfeito, so faltou as bardas ao invés de plástico brilhante ser de alumínio escovado.

  • Eu queria saber como passar musicas do pc para o Samsung Galaxy s4 mini muito complicado

  • Possuo um S4 mini duos e na minha opinião não deixa a desejar. Um ótimo aparelho. O preço sugerido é esse mas se der umas pesquisada da pra encontrar BEM mais barato. Eu mesmo comprei o meu por R$998,00 . No mais é ótimo. Roda todos jogos que testei perfeitamente, não ocorre travamentos ou engasgos, e na questão da câmera não tive esse problema que foi dito no vídeo. Creio que seja um problema específico.

  • Obrigado Paulo, pela consultoria. Ajudou muito!…

  • Estou decepcionado. Comprei um S4 mini com uma sede danada e agora enfrento um problema de perda de sinal. Só volta depois de desativar e ativar os SIM Cards novamente.

    • Kelly Cristiene

      Ninguém merece rsrs

    • E os jogos ele roda na boa? Já vi relatos que a versão brasileira só roda RR3 de jogo pesado.

  • Boa noite,
    eu comprei meu galaxy S4 mini, e não consigo mandar mensagem e abrir a internet, se tiver alguém pra me ajudar, eu agradeço.

  • Maicon Bruno Maia

    Parabéns, continue com as publicações. Decidi a compra do meu primeiro smartphone acessando o Tecnoblog. Quanto ao G S4 Mini, é um ótimo celular, para uso social e profissional, suportando dois chips, seu diferencial, além da qualidade de processamento. A qualidade da câmera é boa, atende bem. Tela super sensível e com tamanho agradável para leitura e pegada. Fiz a comparação entre este e o iPhone 4S, tem quase as mesmas medidas, em compensação, G S4 Mini tem tela maior e isto possibilita melhor uso de recursos para leitura e aplicativos. Antes deste lançamento, minha opção de compra era o iPhone 4s e 5.

  • Daleth Carolina

    comprei um galaxy s4 e quase nem uso ele sóo que a bateria esta acabando muito rapido,alguem sabe me dizer oq eu posso fazer para q minha bateria dure mais?

  • Marcello Portari
    1c

    O que é muito interessante é que eu testei um s4 mini e um MotoG, e não vi diferença alguma, Juro mesmo ! achei até a tela do Moto G mais bem definida por ‘pasmem’ metade do preço no site da motorola!!!

  • Gabriela Tedeschi

    tenho um S4 mini, e está sendo muito agradável… porém não estou conseguindo conectar minhas musicas no som do carro, com o cabo USB o que devo fazer?

  • camila_naciff
    1c

    tenho um S4 mini, ele realmente e bom , porém não consigo muda o papel de parede dele de forma nenhuma , o que eu faço ?

  • Me informe se tem como criar mais uma página na tela inicial? Desde já agradeço.

  • emaildagreice
    1c

    Excelente review :)
    Só que ainda não consegui me decidir entre o S4 mini ou o Lumia 925, alguém pode me dar uma luz??

    Já tenho um android, o galaxy S, que atualmente trava muito.

    O que procuro é um telefone com 4G (neste caso o I9195 em vez do 9192) e com uma câmera decente. Fiquei com a impressão que a câmera do 925 é melhor que a do S4 mini, mas não sei se isso procede.

    De desvantagem me parece que o Windows Phone é muito limitado em relação a aplicativos. E não sei se é um OS bom pq nunca experimentei, então preciso da opinião de quem conheça ambos. :/

    No mais, questão de desempenho, duração da bateria (fico olhando a internet boa parte do dia), alguém pode me dar uma opinião?

  • Gostaria de saber se posso colocar um cartão de memoria de 8GB de qualquer marca ou tem uma marca especifica no celular 4S mini.

  • Lu Andrade Pacagnelli
    1c

    Gostaria de saber se voçê fez alguma teste de captação de sinal de operadora.
    Pois tenho um Smart de outra marca e não pega bem ocila muito o sinal e tive um
    outro anterior que pegava normal.

  • josielle.alecrim
    1c

    Mudei o fundo da tela inicial, mas queria voltar para o azul original. Como faço?

  • Sérgio Mendes
    1c

    Meu S4mini tem o áudio muito alto, já baixei o máximo possível e ainda continua um volume não ideal para uma conversa tranquila. Todos que estão a minha volta diz que escuta a voz da pessoa próxima, sem contar que a pessoa que está falando, diz escutar sua própria voz. Não sei mais o que fazer, só tem dias de comprado, fiquei triste por causa disso, pois o restante do aparelho não tenho nada p/ falar. Alguém pode me ajudar com alguma dica que possa baixar mais o volume, algum app. Não queria levar para assistência.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.