Ir para o conteúdo.

Início » Jogos » Criaram uma versão linda e não-oficial de Portal para Nintendo DS

Que chorem os haters, mas não dá pra negar a importância de Portal no mundo dos jogos. O puzzle da Valve foi lançado em 2007, ganhou uma sequência em 2011 e até hoje continua figurando entre os mais vendidos do Steam.

Todo o fanatismo em torno de Portal acabou rendendo ótimos curtas e artes, além de, claro, servir como inspiração para outros desenvolvedores de games.  Jordan “Smealum” Rabet e “Lobo”, dois aventureiros no mundo dos jogos independentes, por exemplo, construíram uma versão caseira do título para o Nintendo DS, o Aperture Science DS.

aperture-science-portal-nintendo-ds-by-smealum-and-lobo

O jogo é todo inspirado em Portal, mas com um toque da personalidade dos criadores. Sua primeira versão já pode ser baixada aqui, com 14 níveis, um editor de fases e enredo original, mas o desenvolvimento do jogo não para por aí.

Segundo Smealum, há ainda a ideia de inserir na narrativa do jogo o personagem Doug Rattman, de Lab Rat, uma história em quadrinhos da Valve também baseada em Portal: ”Nós nunca escreveríamos toda a história de fundo, mas a ideia principal era tê-lo correndo pela Aperture com seu companion cube, lutando contra GLaDOS. Evidentemente o primeiro lançamento não contém nenhuma dessas coisas, mas estou esperançoso de que nós iremos colocar isso lá eventualmente, se estivermos motivados o suficiente”, disse o desenvolvedor.

Como o jogo ainda se encontra em fase inicial, é fácil encontrar bugs e quebrar algumas fases, de acordo com o produtor, que resolveu tomar a decisão de criar a versão para o portátil da Nintendo como um desafio pessoal, graças aos desafios encontrados graças às restrições de desenvolvimento para o console.

O resultado foi um jogo bastante semelhante ao original, mas com um “quê” nostálgico, por causa dos gráficos. Olha só:

Os produtores ainda não têm a ideia de trazer o jogo para outras plataformas, mas seus próximos projetos incluem um provável trabalho para o Oculus Rift. Alguém já pensou em como seria misturar Portal e o dispositivo de realidade virtual? Eu já. E seria fantástico.

8 Comentários (Deixe o seu!)

  • Nossa… muito foda! :O

  • haha, super graficos D:

  • Edmilson Junior
    283c

    Quanto tempo até os detentores dos direitos do portal acabarem com a brincadeira deles?

    • Orley Lima
      198c

      A Valve é de boas quanto a isso. Ainda mais por eles liberarem o jogo para download e não cobrarem… =)

  • Muito legal! Se tiverem curiosidade em outros conteúdos não-oficiais, confiram uma prévia de meu livro Cobaia e Portais, inspirado no Portal – http://ptbr.kobobooks.com/ebook/Cobaia-e-Portais/book-uPdsE5jJUk2R___J7eVPCg/page1.html. Acredito que a Valve não virá atrás de mim ou dos desenvolvedores por duas razões: estamos promovendo um conteúdo da companhia e ela motiva a produção de vídeos no YouTube com propriedade intelectual deles, mesmo que a temática seja bem controversa.

  • Orley Lima
    198c

    MANO! Portal com Oculus Rift? OHMYFUCKGOD!

  • Cara existe Hater da Valve e de Portal ,,, este game é só incrivel

  • Adorei, seria muito bom se tivesse um mesmo, compraria sem sombra de dúvidas!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.