Ir para o conteúdo.

Início » Celular e tablet » Mais uma do iFixit: conheça o Moto X por dentro

Sendo um dos smartphones de maior destaque do momento, não demoraria muito para que o Moto X fosse desmanchado pela turma do iFixit e tivesse as suas “entranhas” avaliadas. E, olha, o aparelho não decepcionou, não.

De certa forma, esta “dissecação” era esperada porque a Motorola havia dito que o projeto do Moto X aproveita algumas técnicas bastante engenhosas para fazer com que o aparelho possa oferecer todos os seus recursos e, ao mesmo tempo, manter um tamanho compacto. E há mesmo algumas características inusitadas.

Para começar, tanto a tampa traseira quanto a bateria são fixadas ao resto do aparelho com material colante, sendo necessário aquecê-lo para liberar os itens. No caso da tampa, a fixação é feita a partir de um material adesivo azul, que também tem a função de prender adequadamente os componentes, uma vez que a parte traseira é curvada.

Moto X - Detalhe interno da tampa (fonte: iFixit)

Outro detalhe que chamou a atenção é que o flash LED do dispositivo também fica fixado na tampa, ou seja, ao removê-la, o flash sai junto. No que seria a placa-mãe, está um chip de memória eMMC NAND da Toshiba (de 16 GB, neste caso), além dos demais que são esperados (processador, RAM, etc).

Ambas as câmeras (traseira e frontal) podem ser removidas individualmente, facilitando a sua substituição. Mas o mesmo não vale para a tela e a lâmina de touchscreen, pois ambas formam uma única peça, encarecendo a sua troca.

Como o objetivo principal da “dissecação” é avaliar a facilidade de reparo do aparelho, o iFixit não poderia deixar de dar a sua nota: 7, de um índice que vai de 0 a 10 (quanto maior, mais fácil de consertar). De fato, tirando o excesso de componentes colados, o pessoal do site não teve muitas dificuldades para abrir e desmontar o smartphone.

Moto X desmontado (Fonte: iFixit)

O Moto X, vale lembrar, tem tela AMOLED de 4,7 polegadas (1280 x 720 pixels), 2 GB de RAM, processador Snapdragon S4 de 1,7 GHz (dual core), câmera de 10 megapixels (frontal de 2 megapixels), 16 ou 32 GB para armazenamento interno de dados e bateria de 2.200 mAh. O lançamento no Brasil acontecerá no próximo dia 3, e nós estaremos lá para trazer as novidades direto do evento.

12 Comentários (Deixe o seu!)

  • Realmente não decepcionou, é um aparelho com ótimo hardware.

    • Escute só, mano Hezerbuz, não é por nada mesmo, mas eu só aceito a adição de quem se identifica, nada pessoal, por favor, está certo?

      Bem, abraços e até mais então, prezado!

  • Que estranho a aparência dele desmontado.

  • _dann_o
    39c

    Moto X, esse vai pra lista do bom velinho… ancioso em tê-lo

  • Gaba
    1912c

    Alguém pode me dizer porque o X é “um dos smartphones de maior destaque do momento“??

    O que ele tem que os outros não tem?

    • Orley Lima
      207c

      É o primeiro smartphone que foi produzido pela Motorola depois da compra pelo Google.
      As capinhas customizaveis.
      A nova versão do Android que já vem de fábrica.
      O novo Google Now (que provavelmente entenderá português)

      Tá bom?

      • Gaba
        1912c

        Hum. Nada de inovador na minha opinião.

        Se fosse realmente como diziam, que poderia escolher o hardware, ai sim, seria inovador.

        • Orley Lima
          207c

          De fato.
          Mas isso destruiria a linha de montagem e o valor do aparelho seria sem comparação, infelizmente…
          O maior atrativo pra mim na verdade é o novo Google Now. =D

      • matheusstreppel
        2c

        Errado, ele vem com Android 4.2.2 e não a nova, 4.3

    • daniellz
      1c

      Um processador exclusivo para voz, outro para contexto, duração de bateria de cerca de 24 horas, e alguns outros truques legais =)

  • luizriic
    1c

    Eu ja tinha visto em alguns blogs que a tampa traseira do moto X não era removível, mas recentemente achei um anuncio no ebay com uma capa substituta para ele e com uma observação “fácil de colocar e tirar”, gostaria de saber se esse tipo de capa pode ser colocada em casa mesmo ou só quem entende pode colocar, se eu tentar tirar a tampinha do meu, posso quebrar? ou ela é removível

    http://www.ebay.com/itm/Original-Battery-Back-Cover-Motorola-Moto-X-XT1053-XT1055-XT1056-XT1058-XT1060-/271514498708?pt=US_Cell_Phone_PDA_Cases&var=&hash=item3f37867694

  • Lennan Azevedo
    1c

    Oii,
    comprei uma capa traseira para meu moto x, porém , não sei se posso remover a original para coloca-la. Observei na postagem de vcs que a tampa do moto x contém algumas peças coladas nela. Então tirem minha dúvida, se possível… Obrigada!

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.