Tem uma frase que diz que, se você não está sendo pago e nem ganhando dinheiro com algum serviço, então você é a mercadoria. Ela é principalmente aplicável a redes sociais; não é novidade para ninguém que todas elas ganham dinheiro fornecendo dados dos usuários para outras empresas. Uma dupla de especialistas em segurança italianos descobriu que, além dos próprios administradores do FB, há outro grupo ganhando muito, mas muito dinheiro com usuários da rede social – ilegalmente: são spams, que chegam a render até 390 milhões de dólares.

Andrea Stroppa e Carlo De Micheli são os especialistas que descobriram o esquema. Eles estudaram os valores em 20 sites que compõem uma espécie de mercado negro de páginas do Facebook. Essas páginas “vendem” os usuários das páginas; quer dizer, as postagens. Normalmente, são textos curtinhos com links encurtados que redirecionam para outros sites, inclusive os de scam.

spam_page-_lg

Também há uma parcela de 9% dos sites pesquisados por Stroppa e De Micheli que redireciona para anúncios do Google. Ou seja, o Google leva, indiretamente, uma fatia desses lucros, que chegam a render entre 87 milhões e 390 milhões de dólares por ano. O valor das postagens varia de acordo com a quantidade de likes da página: 13 dólares para as que têm cerca de 30 mil e até 58 dólares para as de mais de 100 mil.

A posição do Facebook quanto a esse tipo de comércio fica clara nos próprios termos de serviço: essas práticas vão contra as regras da rede social, que dizem que não é permitido postar propagandas de terceiros sem a permissão dela.

Falando em uso indevido, vale lembrar o caso que ocorreu nesta semana de mal uso de dados de usuários do Facebook. A rede social teve de pagar 20 milhões de dólares em indenizações para os que tiveram seus nomes e avatares associados a publicações do tipo “história patrocinada”, que mostra amigos que curtiram uma certa página, como sugestão para que você também o faça – você já deve ter visto isso no seu News Feed. Parece muita grana, mas não é: cada um dos usuários receberá cerca de 15 dólares. E, desde o começo das vendas das histórias patrocinadas, o Facebook já ganhou mais de 234 milhões.

Assim fica difícil saber quem é o good guy e quem é o bad guy nessa história…

Com informações: The Register, Folha de S.Paulo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados