O reality show Big Brother Brasil estreia somente na terça-feira (12/jan), mas a TV Globo lançou hoje um aplicativo que vai ajudar na divulgação do programa. A Realidade Aumentada do Big Brother Brasil (BBB) 10 permite que usuários de computador “interajam” com os participantes da casa, por meio da webcam.

A equipe de produção do programa anunciou o novo recurso no Blog da Produção. Para usar a realidade aumentada é preciso acessar uma página especial e baixar um PDF no qual há uma figura que será identificada pela câmera do computador. Em seguida, o usuário deverá baixar o aplicativo de cada um dos participantes do reality show. Há versões para Windows e para Mac OS.

Eu fiz o teste no meu MacBook White – que eu amo e odeio ao mesmo tempo. Como não poderia deixar de ser, escolhi a tuiteira-usuária-de-script e publicitária Tessália (@twittess) para brincar com a realidade aumentada do BBB. Imprimi o PDF e baixei o aplicativo dela para Mac. O resultado você confere abaixo:

Twittess na tela do meu MacBook. Ela é uma das "sisters". (Clique para ampliar)

Não sei se o problema foi com o MacBook, mas o vídeo capturado não estava a 30 fps (quadros por segundo), resultando em uma reprodução meio lenta. Assim que coloquei a figura com o “B” na frente da webcam, fui surpreendido com uma Twittess dando tchauzinho e fazendo sinais. Nada mais do que isso. Movimentar o papel significa movimentar a participante.

É a primeira vez que vejo um programa de televisão brasileiro de grande audiência fazendo uso da realidade aumentada. Agora é esperar para ver como os usuários farão uso da tecnologia e se ela será empregada em mais produções.

Uma coisa, no entanto, é certa: a realidade aumentada (RA) veio para ficar. De acordo com a empresa de análises Juniper Research, o mercado de realidade aumentada movimentará mais de US$ 700 milhões em 2014.

[Atualização em 12/jan às 22:20] A equipe de produção do BBB 10 colocou no ar mais uma opção de realidade aumentada. Dessa vez trata-se da casa do Big Brother: o quarto Tattoo, que tem tatuagens cobrindo móveis, tapetes e até mesmo as paredes. A visualização desse quarto em 3D está disponível para computadores com Windows (.exe) ou Mac OS (.command).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados