A Boston Dynamics é uma empresa especializada em robótica que ficou bastante conhecida ao projetar o robô quadrúpede BigDog em parceria com a DARPA (Agência de Projetos de Defesa Avançados Americana, em tradução livre). Mas este não é o seu único projeto do tipo. Nesta sexta-feira, a companhia apresentou o WildCat, que consegue ser ainda mais impressionante.

O impressionante WildCat

O incrível WildCat

Este robô é apontado como uma evolução do Cheetah, uma máquina cuja anatomia lembra um felino. Apesar de ser chamado de WildCat (“gato selvagem”), este robô é capaz de trotar, galopar e mudar de direção, lembrando os movimentos de um cavalo, na verdade.

Tudo isso é feito de maneira autônoma, sem auxílio de suportes que o auxiliam a se manter em pé, por exemplo. E o que mais impressiona é que, nos testes feitos em área aberta (mostrados no vídeo abaixo), o WildCat conseguiu alcançar a velocidade de 26 km/h e fazer curvas com pouca desaceleração.

Segundo a Boston, o plano é fazer com que o robô consiga atingir aproximadamente 80 km/h, inclusive em terrenos acidentados. Sim, apesar de já impressionar por seu equilíbrio e velocidade razoável, o WildCat ainda é um projeto em fase inicial. Em uma etapa futura, os engenheiros podem pensar em um fonte de energia elétrica, por exemplo. Ao menos por enquanto, o robô utiliza combustível fóssil.

A princípio, o WildCat está sendo desenvolvido como parte do programa Maximum Mobility and Manipulation (M3), da DARPA, que estuda como robôs podem ter movimentos mais flexíveis e ágeis. Mas é inegável que ele pode ter grande utilidade em atividades militares – já pensou em um exército formado só por robôs?

Mas também é de se pressupor que tecnologias desenvolvidas em projetos como este possam ser empregadas em aparelhos criados para ajudar na locomoção de pessoas com restrição de mobilidade, por exemplo.

É interessante notar que, além de um felino e um canino (o já mencionado BigDog), a Boston Dynamics trabalha também no Atlas e no Petman, robôs bípedes, com aspecto humano. Assim, não estranhe se logo a empresa aparecer com um robô inspirado em um pássaro ou em um peixe.

Este é o Atlas, só que ele ainda não funciona tão bem quanto o Wildcat

Este é o Atlas, só que ele ainda não funciona tão bem quanto o WildCat

Com informações: ExtremeTech

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados