Cross-platform entre Xbox One e PC “faz muito sentido”, segundo o vice-presidente da Microsoft

Renata Persicheto
Por

Com as últimas arestas do Windows 8 sendo polidas e a proximidade do lançamento do Xbox One, é natural que a Microsoft seja questionada sobre uma possível interação entre seus dois mais recentes produtos. Segundo Phil Spencer, vice-presidente e criador de confusões oficial da companhia, a conversa entre tais plataformas “faz muito sentido”.

“Este ecossistema conectado entre diferentes aparelhos é definitivamente pra onde eu acho que o futuro dos jogos está indo”, disse Spencer, citando experiências passadas da empresa, que já havia permitido a exploração desse tipo de interação entre plataformas em Shadow Run. “Nós não tivemos um sucesso muito grande no caso, mas aprendemos muito a partir disso”.

Ele continua: “você não precisa fazer isso como um desenvolvedor, mas tem a capacidade e eu acho que um sistema como a Xbox Live, através de todas as telas em que você pode saber onde uma pessoa e seus amigos estão, quais são seus Achievements e suas progressões, é fundamental para isso”.

xbox-one-microsoft

As arquiteturas dos consoles da nova geração se aproximam bastante das encontradas em PCs atuais, o que poderia – em termos – facilitar a conversa entre ambos. Muita gente já encara a opção como natimorta, principalmente por causa das diferenças de latência e precisão dos joysticks versus teclado e mouse, mas nada impede que as empresas desenvolvedoras deem um jeito de diminuí-las. Ou impede?

Spencer disse não poder vazar informações, mas estaria aí uma pista de algo em que a Microsoft viria trabalhando? Certamente seria uma forma de alavancar a popularidade de seu novo console, que já perde nas pesquisas de audiência para o PlayStation 4.

Apesar de, por enquanto, não revelar nada sobre interação entre plataformas, a empresa divulgou há pouco no blog oficial do Windows um comunicado em que diz que as novidades de desenvolvimento do Xbox One poderão ser aproveitadas também no Windows 8.

O texto diz que “com o lançamento do Xbox One, poderemos trazer a última geração do Direct 3D 11 para o console. A API gráfica do Xbox One é o Direct3D 11.x, e seu hardware permite uma funcionalidade plena do Direct 3D11.2”. No entanto, outras APIs gráficas, como OpenGL e a Mantle, não estarão no One.

Já no campo do que interessa aos consumidores finais do console, Larry Hyrb (que você deve conhecer como Major Nelson) e Graeme Boyd, ambos porta-vozes da empresa, lançaram na última segunda feira (14) um vídeo em que mostram as últimas melhorias que estão sendo feitas no sistema de multiplayer do Xbox One.

Na apresentação, dá pra ver um pouco do SmarterMatch, o novo sistema de matchmaking do Xbone, que chega às lojas do Brasil no próximo dia 22 de novembro, e já está em pré-venda por R$ 2.199.

Com informações: Forbes

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados