Pouco mais de quatro meses após o anúncio para desenvolvedores, a Apple liberou a décima grande atualização do OS X para todos os usuários. A versão 10.9, chamada Mavericks, traz os aplicativos Mapas e iBooks, novos recursos no Finder e melhorias debaixo do capô, que prometem aumentar a eficiência energética e o desempenho dos Macs.

os-x-mavericks-home

Os mapas da Apple, que viraram motivo de piada no lançamento do iOS 6, melhoraram e agora estão acessíveis por meio de um aplicativo dedicado no OS X, onde é possível ter uma visão 3D de algumas cidades, como Nova York e Londres, por meio do Flyover. Há integração com os aplicativos Calendário, Mail e Contatos, e os desenvolvedores agora possuem acesso a uma API, então é provável que vejamos novidades nos aplicativos em breve.

Outro aplicativo que apareceu no Mavericks é o iBooks. Com ele, você pode ler e comprar livros da iBooks Store. A sincronização com o iCloud faz com que as mesmas anotações, destaques e marcadores estejam no Mac e nos dispositivos com iOS. Isso também envolve a posição da página: você pode começar a ler um livro no Mac e continuar do ponto em que parou no iPad, por exemplo.

Couro no calendário: já era
Couro no calendário: já era

Os aplicativos Calendário e Notas não possuem mais aquela textura de couro e o Contatos deixou de se parecer com um livro: é o skeumorfismo sendo removido aos poucos dos produtos da Apple. No caso do Calendário, há integração com o Facebook, rolamento contínuo e mais detalhes sobre os eventos: ele mostra a previsão do tempo e uma estimativa do tempo de viagem para trajetos à pé ou de carro.

Também há melhor suporte a múltiplos monitores (o Mavericks não inutiliza a outra tela quando um aplicativo está em tela cheia); links compartilhados por amigos no Safari; sincronização de senhas com o iCloud; notificações mais completas (é possível responder uma mensagem direto da notificação); e melhorias no Finder, que passou a suportar abas e tags (ou etiquetas, com preferir).

finder-abas

Talvez as maiores mudanças estejam nas partes internas. O Timer Coalescing agrupa as operações para deixar a CPU mais tempo ociosa, reduzindo a atividade em até 72%. O App Nap diminui a velocidade de um aplicativo quando ele estiver oculto por outras janelas, diminuindo o consumo em até 23%. O Safari reduziu o consumo em até 35%, mesma porcentagem de economia do iTunes, que está mais eficiente para reproduzir vídeos em HD. Por fim, a Memória Comprimida faz com que o Mavericks libere RAM quando necessário.

O Mavericks já pode ser baixado na Mac App Store gratuitamente, independente de qual versão está rodando no seu Mac. Nas palavras da Apple, esta versão traz “mais de 200 recursos novos”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados