Atualização do Google Maps para desktop tem integração com Waze e retorno do Pegman

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google Maps para desktop acaba de receber mais uma atualização. Não foi desta vez que o serviço ganhou o recurso de mapas personalizados, mas as novidades anunciadas pelo Google são muito bem-vindas: retorno do Pegman, passeios do Google Earth e integração com o Waze.

Pegman

O Pegman é aquele “bonequinho” amarelo da versão clássica do Google Maps que, quando arrastado para um ponto do mapa, exibia imagens do Google Street View. A sua exclusão na versão atual foi bastante criticada por tornar menos prática a visualização do ponto de vista da rua, razão pela qual a companhia decidiu trazê-lo de volta.

Só que, agora, o Pegman aparece no canto inferior direito da tela. Um simples clique nele faz com que os traços azuis que indicam as ruas que têm Google Street View apareçam. Em seguida, basta clicar em qualquer ponto de um traço para ter a visão do nível da rua ou usar o antigo método de arrastar o bonequinho até o local desejado.

Pegman

Relacionada ao Street View, a visualização de passos é outra novidade. Ao traçar uma rota, o Google Maps poderá exibir uma sequência de imagens de pontos específicos do trajeto. É uma maneira de identificar curtas acentuadas, pedágios ou qualquer outra informação relevante que não fica evidente no ponto de vista do mapa.

Earth Tours

O Google Earth ainda existe, mas já não é preciso instalá-lo para usufruir de algumas de suas funções, como é o caso dos “passeios”. Ao encontrar o ícone do “Earth Tours”, você poderá acessar no próprio Google Maps um passeio virtual referente àquele ponto que inclui imagens 3D.

Quer um exemplo? Então veja os Alpes Suíços. Mas a visualização só vai acontecer se o seu navegador tiver WebGL habilitado. É o caso do Chrome, conforme o próprio Google destaca.

Earth Tours - Google Maps

Waze

Esta talvez seja a novidade mais útil, pelo menos para quem enfrenta diariamente o trânsito das grandes cidades. Quase cinco meses depois de adquirir o Waze, o Google integrou as informações de trânsito em tempo real do serviço ao Maps, tal como já vinha acontecendo com as versões móveis.

Sim, isso significa que ficará mais fácil escapar de congestionamentos ou pontos com tráfego interrompido. Para tanto, basta deixar a opção de trânsito do Maps ativada.

Disponibilidade

De acordo com o Google, o update do Google Maps já começou a aparecer para os usuários, mas pode levar algumas semanas para cobrir todas as contas.

De qualquer forma, é importante ressaltar que estas novidades, incluindo os recursos gráficos implementados desde a última atualização, deixaram o Google Maps pesado. Assim, caso o seu computador não tenha hardware razoável, talvez seja melhor clicar no botão de configurações (canto superior direito) e ativar a opção clássica do serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados